HB20 ou Honda City: Qual Leva a Melhor? Prós e Contras

HB20 ou Honda City? Na corrida para saber qual é o melhor carro para comprar, elegemos o Hyundai HB20 e o Honda City para entrar nessa batalha.

Aqui vamos fazer um comparativo entre a versão de entrada do Honda City EXL e a versão topo de linha do HB20 Platinum Plus.

Vamos considerar qual desses carros tem melhor custo-benefício, um bom pacote de equipamentos e quem entrega mais desempenho na estrada/cidade. E, claro, quais os preços de cada um desses veículos.

Vamos aos comparativos?

Melhor Escolha

HB20 Platinum Plus 2023

A nova versão promete trazer melhorias e atualizações tecnológicas

  • Alerta de saída, de fluxo cruzado e de ponto cego
  • Pacote de ferramentas Smart Sense
  • Central multimídia com conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio

Ótimo Custo-Benefício

Honda City

O novo Honda veio para substituir o Fit, trazendo uma boa lista de equipamentos e um motor econômico

  • Melhor economia de combustível
  • Câmbio automático CVT de 7 marchas
  • Comprimento, largura e entre eixos maiores

 

Qual carro vale a pena: HB20 ou Honda City hatch?

Honda City
Fonte: Plaza Motors

Que o HB20 é um dos carros mais populares e queridinhos do Brasil, disso não restam dúvidas, mas será que ele consegue bater de frente com o novo City hatchback?

A nova geração do compacto está mais moderna e com mais recursos tecnológicos, mas para competir com as concorrentes, como Toyota Yaris Sedan XLS, Chevrolet Onix, VW Polo e, claro, Hyundai HB20, faremos um comparativo com a versão de entrada do Honda City.

Entenda os detalhes de ambos e conheça também as versões de cada um deles, a seguir.

Versões do HB20 e City

A Hyundai HB20 possui um catálogo de sete versões, entre elas:

  • Sense;
  • Vision;
  • Platinum;
  • Platinum Plus.

Em todas elas, ou você encontra o motor 1.0 com câmbio manual ou motor 1.0 turbo flex, uma vez que as versões da marca com 1.6 não serão mais vendidas.

Já o Honda City chega mais tímido, com poucas versões. São elas:

  • EX;
  • EXL;
  • Touring.

Diferente do Hyundai HB20, todas as versões do novo City trazem um motor 1.5 aspirado com câmbio automático.

Agora que você conhece os modelos de cada marca, vamos conhecer os modelos Platinum Plus e City EXL.

Honda City, melhor do que Toyota Yaris sedan

Honda City 1.5
Fonte: Autoesporte

Mesmo na versão menos equipada e saindo mais caro, o Honda City hatch conseguiu se sair melhor do que o Yaris 2023.

Além disso, o novo Honda veio para substituir o Fit, trazendo uma boa lista de equipamentos e um motor econômico.

Diferente do Honda Fit, o novo City hatch já vem de fábrica com tração e estabilidade, central multimídia de 8 polegadas, ar-condicionado digital, piloto automático, acesso por chave presencial e faróis de full-LED.

Além dos acessórios, o novo City possui muitos itens de segurança, incluindo frenagem automática de emergência, airbags laterais, frontais e também de cortina, faróis de neblina, sensor de estacionamento e alerta de ponto cego.

No quesito consumo, o novo City surpreende com seu motor 1.5 aspirado que garante economia mesmo frente aos modelos com turbo.

A prova disso é que esse carro faz médias de 9,1 km/l e 10,5 km/l (cidade/estrada) abastecido com etanol. Enquanto isso, com gasolina, o novo City faz 13,3 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada, respectivamente.

Sim, com gasolina há uma boa média e isso poderia entrar em vantagem para competir com o HB20, a depender da versão.

O design é outro ponto favorável, com bancos de couro preto, lanterna de LED, painel semi-virtual e configurável com 7 polegadas de tela e com linhas gerais bonitas, mais voltadas para o público jovem.

Em outras palavras, o novo modelo City hatch é uma boa aposta para quem não faz questão de versões topo de linha nem de um porta-malas grande.

HB20, o queridinho do Brasil

Hyundai HB20X 2020
Fonte: Motor1

Líder de vendas entre os sedãs e hatches, o HB20 já tirou o Onix do páreo e tratou de renovar o design dos seus modelos para acabar com a má impressão que causou lá no início da geração.

Assim, surgiu o Platinum Plus, a versão topo de linha que não sai por menos de R$ 100 mil.

Falando da concorrente, veja os prós e contras do HB20 e Onix e compare!

E já que estamos falando da era do design polêmico, vamos destacar essa e outras questões de um dos carros mais vendidos da categoria.

O design da Hyundai melhorou?

Em relação aos anos anteriores, podemos afirmar que sim. Agora o HB20 vem com peças horizontais e com uma grade em formato de colmeia.

Faltam aqui as luzes LEDs, mas ele ganha em robustez, uma vez que todo o conjunto foi pensado para tornar o carro mais vistoso.

Por exemplo, as setas foram parar próximas dos faróis de neblina e o capô ganhou um visual mais vincado. As rodas, com acabamento diamantado, têm 16 polegadas e combinam com as maçanetas cromadas.

Sobre as lanternas em bumerangue que foram alvo de polêmicas, elas saíram – que bom! – e entraram as lanternas em LEDs igualmente polêmicas. Isso porque essas lanternas só se acendem completamente no Hyundai HB20s.

Sem grandes mudanças estruturais, o novo HB20 não é o maior da categoria, já que falta espaço no banco traseiro para as pernas. Contudo, o design ficou bonito por fora, mas com pouca novidade por dentro.

É o caso do acabamento de portas, o painel geral e a central multimídia que não tiveram muitas diferenças. Por outro lado, o ar-condicionado ganhou um sistema digital e automático, já que antes era apenas digital.

Somado ao painel com tela de 4,2 polegadas juntamente aos mostradores de velocidade, rotação, temperatura do motor e combustível, o HB20 tem tudo para agradar os novos compradores.

Motorização e equipamentos

Na parte de motorização, o HB20 Platinum Plus não teve tantas mudanças. O motor 1.0 turbo se mantém, bem como os 120 cv de potência com 17,5 kgfm de torque, injeção direta e câmbio automático de 6 marchas.

Apesar disso, essa falta de mudança não afeta o desempenho, uma vez que o HB20 está entre os carros compactos com o melhor conjunto de obra.

Além disso, o HB20 com motor 1.0 turbo está entre os mais econômicos para rodar na cidade, mas o desempenho do seu conjunto mecânico não fica atrás do novo City.

São cerca de 8,9 km/l com etanol e 13,2 km/l (fica na faixa de 11,0 km/l) na estrada. Essa queda se deve a motores recalibrados que pioram o consumo na estrada.

Em relação ao desempenho, os testes entregaram uma retomada de 40 a 100 km/h de 6,8 segundos para 7 segundos, no entanto, consegue ir de 80 a 120 km/h em 6,4 segundos.

O que mudou também foi a chegada do sistema Start & Stop, os 6 airbags e também os controles de tração e estabilidade.

Outros acessórios que integram o Platinum Plus é o alerta de ponto-cego, alerta de objetos no carro, bem como o Saída Segura, que avisa aos ocupantes sobre a proximidade de outro veículo.

Como se não fosse pouco, essa versão traz ainda detector de fadiga, sistema que monitora a pressão dos pneus e farol-alto adaptativo.

Prós e contras dos novos HB20 e City

Agora que você conhece algumas características dos novos HB20 e City, como consumo, motorização, desempenho e equipamentos, é hora de conferir os principais pontos positivos e negativos deles.

Afinal, sozinhos eles podem se garantir, mas em uma batalha quem vai valer mais a pena: HB20 ou Honda City? Compare!

Prós do HB20

  • 5 anos de garantia;
  • Farol de neblina;
  • Sensor de estacionamento;
  • Computador de bordo;
  • Alerta de colisão com frenagem automática;
  • Porta-malas maior (300 litros);
  • Melhor custo-benefício;
  • Revisão mais barata.

Contras do HB20

  • Pouco espaço interno;
  • Ruídos na parte interna;
  • Altura do carro baixa;
  • Faróis com visão noturna ruim.

Prós do Honda City

  • Melhor economia de combustível;
  • Câmbio automático CVT de 7 marchas;
  • Comprimento, largura e entre eixos maiores;
  • Ótima dirigibilidade.

Contras do Honda City

  • Garantia de apenas 3 anos;
  • Preço alto para um modelo de entrada;
  • Revisão mais cara.

Já que citamos a economia das revisões, do consumo e do preço do automóvel, nós preparamos uma lista com os carros mais econômicos do mercado. Um deles é o Hyundai HB20s, que encabeça a lista dos carros com melhor preço do Brasil.

Afinal, qual é o melhor carro: HB20 ou Honda City?

Hyundai HB20 Sedan
Fonte: Quatro Rodas

Nessa análise, procuramos destacar as versões mais comentadas do HB20 e do Honda City para efeitos de comparação. A conclusão é de que o melhor carro é o HB20 Platinum Plus.

Apesar de não contar com as melhores taxas de consumo de combustível nem ser um dos maiores carros do segmento, essa linha HB20 consegue se destacar em outros quesitos.

Além de um porta-malas interessante para quem gosta de fazer viagens e um preço mais baixo do que o modelo anterior, o HB20 também conta com preços mais baixos na revisão.

Esse é um dos fatores que coloca a Hyundai na frente do Honda, já que não valeria a pena pagar R$ 115.500 e ainda arcar com as manutenções caras, não é?

A propósito, esse valor é cobrado em quase todo o Brasil, com exceção de São Paulo, devido ao ICMS.

Sendo assim, o HB20 versão topo de linha consegue ser mais econômico e mais interessante do que o City.

E então, HB20 ou Honda City? Aqui no Review Auto já demos nosso veredito e revelamos os prós e contras.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre HB20s ou Honda City que fizemos aqui no blog.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo. Se puder, compartilhe com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais, pois o seu apoio faz toda a diferença para nós. Até a próxima vez!