Azera ou Civic: Qual Vale a Pena? Veja os Prós e Contras

Se você quer comprar um sedã barato para colocar em sua garagem, vale a pena considerar veículos que já saíram de linha aqui no Brasil, como o Azera ou Civic.

Afinal, mesmo essas opções e versões seminovas ou usadas ainda guardam muita lenha para queimar.

Para fazer a sua opção entre o Azera ou Civic, é importante acompanhar detalhes dos dois automóveis, verificar dados de desempenho e consumo e considerar fatores como as suas necessidades pessoais.

Se você está procurando um novo sedã para comprar, precisa seguir a leitura para se decidir entre um Azera ou Civic. Vamos lá?

Melhor Escolha

Hyundai Azera

Tradicionalmente fabricado no México e importado para o mercado nacional, o automóvel fez algum sucesso antes de sair de linha

  • Motor 3.3 V6 de 24 válvulas, feito de alumínio
  • Bancos de couro, direção hidráulica e elétrica, muita potência
  • Capaz de fazer velocidade máxima de 225,1 km/h e tinha aceleração para ir de 0 a 100 km/h em apenas 8,7 segundos

Ótimo Custo-Benefício

Honda Civic

Apresenta um ótimo custo benefício em relação à equipamentos

  • Controles de tração e estabilidade, faróis com projetor, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, ar condicionado digital e piloto automático
  • Apresenta características mais esportivas em relação ao seu design exterior
  • O motor híbrido com o turbo, o motor 1.5 turbo do Honda leva bastante vantagem no quesito de desempenho

Azera ou Civic: como escolher o melhor sedã usado?

O Honda Civic saiu de linha no Brasil já há mais de 2 anos. Hoje, a montadora japonesa foca seus esforços em outros modelos, como o City, por exemplo.

No entanto, isso não significa que o modelo esteja completamente fora de uso ou que não deve ser considerado por você.

O mesmo vale para o Hyundai Azera. Tradicionalmente fabricado no México e importado para o mercado nacional, o automóvel fez algum sucesso antes de sair de linha.

Entretanto, ainda existem unidades do carro pelo mercado de usados e seminovos, mesmo após sua saída do catálogo oficial da montadora sul-coreana.

Assim, para poder avaliar e escolher entre os dois veículos, precisaremos considerar seus pontos positivos e negativos.

Além disso, vamos pensar seriamente na durabilidade de ambos, uma vez que é preciso levar em conta a idade avançada dos dois automóveis.

E aí, quer saber se você deve escolher um Azera ou Civic? Então siga a leitura!

Prós e contras do Hyundai Azera

Hyundai Azera
Fonte: Autoesporte – Globo

Começaremos a avaliação vendo os pontos positivos e negativos do Hyundai Azera.

Prós do Azera

Veja, abaixo, 3 prós do Azera.

Carro de luxo com baixo custo

O primeiro ponto positivo que temos de mencionar é o fato de que o Hyundai Azera é, na falta de um termo melhor, um “carro de luxo”.

Isso porque o modelo tem recursos e um acabamento que outros carros da mesma categoria não têm.

Bancos de couro, direção hidráulica e elétrica, muita potência (como veremos a seguir), equipamentos avançados para a época… são todos recursos que fazem com que o Azera seja considerado um veículo acima dos padrões, mas com um custo aquisitivo bastante baixo (especialmente agora).

Potência

A última versão do sedã da Hyundai lançado no Brasil vinha com um motor 3.3 V6 de 24 válvulas, feito de alumínio.

Esse propulsor era capaz de gerar 245 cavalos de potência e 31 kgfm de torque, sendo um dos mais potentes da categoria. Ele é comandado por um sistema de câmbio sequencial de 5 marchas.

Essa potência toda se via nas pistas: ele era capaz de fazer velocidade máxima de 225,1 km/h e tinha aceleração para ir de 0 a 100 km/h em apenas 8,7 segundos, segundo a empresa que produziu o carro. Nada mal, não é?

A diferença fica mais óbvia quando comparamos este motor com o propulsor do Honda Civic. O carro japonês tem um motor 1.5 turbo (ou 2.0 na sua versão esportiva), que não é necessariamente ruim, mas fica abaixo desse motor 3.3.

Isolamento acústico e qualidade de som

Na lista de pontos positivos do Azera, precisamos falar sobre a qualidade do seu isolamento acústico e do seu sistema de som interno.

De acordo com quem já teve experiência com o veículo, o resultado desse isolamento acústico é um conforto sonoro sem igual. Não só o sistema de som do computador do carro fica mais vivo, como é possível eliminar os sons da cidade ou da estrada durante suas viagens.

Esse isolamento acústico surpreende o piloto do carro pela sua qualidade, claro, mas também pelas condições em que acontece.

Afinal, devemos lembrar que o carro tem um motor V6, que produz mais de 200 cavalos de potência acelerando ali.

Contras do Azera

Como é óbvio, o carro da Hyundai também conta com alguns pontos negativos. Veja quais são!

Poucos mecânicos disponíveis

Uma questão importante sobre o Hyundai Azera é que a sua manutenção fica um pouco dificultada porque são poucos os mecânicos que conseguem dar conta do modelo.

Ele não está entre os carros mais complexos do mercado, mas é fato que não é toda oficina que consegue lidar com carros da Hyundai.

Consumo muito alto de combustível

É verdade que o Azera é um dos carros mais potentes do mercado, capaz de fazer uma grande arrancada, mas isso vem com um custo: o alto consumo de combustível.

O carro faz, no melhor dos cenários, 7 km/l com gasolina na cidade (alguns motoristas relatam 6 km/l) e cerca de 10,3 km/l na estrada.

Isso faz com que os gastos sejam bem altos, especialmente em um cenário em que o litro da gasolina passa dos R$6.

Prós e contras do Honda Civic

Honda Civic
Fonte: Motor1

Para continuar nosso comparativo entre Azera ou Civic, veja a seguir os pontos positivos e negativos do carro japonês.

Prós do Honda Civic

Começaremos a análise pelos pontos positivos de tudo que o Civic tem a oferecer.

Sensor de estacionamento

Hoje em dia, é possível que você já tenha se acostumado com carros que têm câmera traseira para fazer visualizações na hora de estacionar. No entanto, isso não era tão comum assim no passado.

Nesse contexto, o Honda Civic se destaca por ter a seu lado um sensor de estacionamento que ajuda à medida que o motorista precisa estacionar. É um caso de inovação que, depois, se tornou regra do mercado, mas que era um diferencial importante.

Além do sensor de estacionamento, o Civic ainda é um carro que tem uma suspensão dianteira muito bem calibrada, de modo a trazer mais conforto para o seu público, enquanto roda por todos os tipos de terreno.

Teto Solar

O design do Honda Civic é um destaque particular.

Além de ser um veículo com uma aparência bastante profissional e elegante (é um modelo muito bom para ser Uber, por exemplo), ainda tem um teto solar bonito, que chama a atenção em qualquer lugar do mundo.

Porta-malas

O Honda Civic é um dos carros com maior porta-malas do mercado.

Sendo figura frequente em listas de sites que visam mostrar os veículos com mais espaço interno, o porta-malas do Civic tem mais de 525 litros de capacidade de armazenamento e o automóvel pode levar centenas de quilos de peso de carga.

Para quem é apaixonado por viajar, é algo excelente de saber.

Contras do Honda Civic

Veja, abaixo, os pontos negativos do Civic.

Preço

O Honda Civic é um carro com um preço elevado no mercado.

Mesmo usado ou seminovo, seria necessário fazer um financiamento com uma boa entrada ou tentar uma proposta de troca para seu nome invés de uma simples operação de compra.

Visado por ladrões

O Honda Civic é um carro muito visado por ladrões em uma cidade grande.

Por isso, o usuário precisa se tornar membro de um seguro de carros, o que custa um bom valor.

Azera ou Civic: qual comprar?

Agora que vimos todas essas informações, podemos decidir se o melhor é comprar Azera ou Civic, não é?

Se você busca um carro com tudo que você precisa, excelente acabamento e conforto, além de um baixo custo de aquisição, o Azera é a sua opção.

Já se você quer economizar no combustível e ter algumas vantagens ao dirigir, incluindo o sensor de estacionamento, o Civic é o carro para você.

Enfim, por hoje, é só!

Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.

Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!