Honda Civic ou Corolla? Qual Sedan Ganha a Batalha? Veja Aqui

Se você tem interesse em acompanhar de perto uma batalha de dois ótimos veículos, vai gostar do nosso conteúdo de hoje que vai comparar Honda Civic ou Corolla.

Honda e Toyota são duas gigantes japonesas no quesito de fábricas de automóveis. Em comum, além da origem, elas compartilham seu início tímido no mercado local até se tornarem empresas mundiais.

As duas empresas estão presentes no Brasil desde o início da década de 1990. É interessante notar que desde que chegaram ao território nacional, os modelos de Honda Civic e Toyota Corolla sempre disputaram a mesma faixa de mercado.

O Toyota Corolla chegou ao Brasil em 1992, via importação. A partir da geração seguinte do veículo ele passou a ser fabricado no Brasil, em Indaiatuba, no estado de São Paulo.

Curiosamente, o Honda Civic chegou ao país no mesmo ano, mas estava apenas na 5ª geração de fábrica. Cinco anos depois, a geração seguinte do modelo passou a ser produzida no Brasil, em Sumaré, também no estado de São Paulo.

Ótimo Custo-Benefício

Corolla

Se destaca em relação à equipamentos, consumo de combustível e painel multimídia cheio de detalhes

  • Ar condicionado manual, painel de instrumentos com tela digital de 4,2″, sensor crepuscular e DRL em Led
  • 7 airbags, faróis de neblina, luzes diurnas em LED, assistente de permanência em faixa, além de possuir alerta de colisão frontal e frenagem autônoma
  • Oferece uma central multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas

Melhor Escolha

Honda Civic

Apresenta um ótimo custo benefício em relação à equipamentos

  • Controles de tração e estabilidade, faróis com projetor, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, ar condicionado digital e piloto automático
  • Apresenta características mais esportivas em relação ao seu design exterior
  • O motor híbrido com o turbo, o motor 1.5 turbo do Honda leva bastante vantagem no quesito de desempenho

 

Honda Civic ou Corolla: quem vende mais?

Honda Civic Si
Fonte: Motor1

Desde o início o pódio sempre foi bastante disputado entre os dois modelos de Sedan que se tornaram favoritos na preferência do consumidor brasileiro.

Atualmente, o Corolla leva a melhor em vendas, com mais de 30 mil emplacamentos apenas nesse ano. Já o Civic obteve o segundo lugar, com menos da metade do primeiro, cerca de 14.000 unidades comercializadas.

Há algumas gerações de modelos, o Corolla é o líder absoluto em venda de unidades de carros do segmento Sedã no Brasil.

No entanto, o Civic também é há alguns anos o segundo lugar consolidado. Podemos confirmar que ambos os sedãs são versões de sucesso por aqui.

Então, entre Civic e Corolla, qual será o melhor carro para você? De acordo com suas expectativas e seu perfil, é melhor optar por Civic ou Corolla? Vamos descobrir a partir de agora.

Toyota Corolla

Toyota Corolla 2013
Fonte: Car Blog

Vamos analisar os principais aspectos de configurações e informações das linhas atuais de Toyota Corolla para avaliar seus pontos positivos e negativos.

Pontos positivos do Toyota Corolla

O modelo se destaca em relação à equipamentos, consumo de combustível e painel multimídia cheio de detalhes. Além disso, também apresenta um ótimo conjunto mecânico e de motor e é muito eficiente no quesito de segurança.

Equipamentos

Em termos de equipamentos, todos os modelos de Toyota Corolla contam com ar condicionado manual, painel de instrumentos com tela digital de 4,2″, sensor crepuscular e DRL em Led.

Além disso, eles contam com retrovisores elétricos com repetidores de seta em LED, controles de tração e estabilidade, volante multifuncional, câmera de ré e assistente de partida em rampas.

O modelo da Toyota oferece mais equipamentos, como exclusividade de assistentes de condução semi autônomos e piloto automático adaptativo.

Conjunto mecânico e consumo de combustível

O Toyota Corolla oferece duas opções de motores com câmbio automático.

O primeiro é o 2.0 Flex, que apresenta 177 cv de potência. Ele vai de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos.

Já o motor híbrido 1.8 apresenta 122 cv de potência e vai de 0 a 100 km/h em 11 segundos.

Em relação ao consumo, os números do Corolla híbrido ganham destaque por ser o principal flex do mundo. Assim, esse conjunto consegue ser mais econômico, independente do trajeto percorrido.

Segurança

A segurança dos modelos de Toyota Corolla, especialmente da linha Altis Hybrid Premium, impressiona.

Ele conta com 7 airbags, faróis de neblina, luzes diurnas em LED, assistente de permanência em faixa, além de possuir alerta de colisão frontal e frenagem autônoma.

No teste de colisão, a nota que o veículo obteve foi de 5 estrelas, tanto para crianças quanto adultos.

Multimídia

O modelo mais avançado da linha Altis Premium oferece uma central multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas.

Conta também com rádio AM/FM com conexões via USB e Bluetooth. É possível integrá-lo cos aplicativos de celular e painel de controle parcialmente digital.

Toyota Corolla Altis Premium

Os modelos Altis são as maiores faixas de preço do modelo atualmente e contam com ainda mais funcionalidades, como por exemplo teto solar elétrico e motorização híbrida.

Pontos negativos do Toyota Corolla

Por ser um modelo com grande aceitação entre o público brasileiro, a análise de pontos negativos acaba sendo muito subjetiva, de certa maneira. No entanto, um aspecto em relação ao visual do Toyota Corolla chama atenção.

Design e visual interior

Em termos de visual exterior, o modelo da Toyota entrega um visual bastante sóbrio e sofisticado.

Contudo, em relação ao interior, seu visual é construído com linhas mais conservadoras, o que lhe dá menos destaque.

Honda Civic

Honda Civic (usado)
Fonte: Autoesporte

Vamos analisar os principais aspectos de informações e configurações das linhas atuais de Honda Civic para avaliar seus pontos positivos e negativos.

Pontos positivos do Honda Civic

O modelo de Sedã da Honda apresenta um ótimo custo benefício em relação à equipamentos. Com motor turbo, ele apresenta um conjunto mecânico interessante além de um excelente nível de desempenho.

Além disso, ele se destaca no quesito visual e no aspecto das dimensões do porta malas.

Equipamentos e desempenho

O Honda Civic, especialmente a linha Touring, topo de linha, é muito bem equipado. Possui controles de tração e estabilidade, faróis com projetor, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, ar condicionado digital e piloto automático.

Apesar de em quantidade de equipamentos ele ser menos equipado que o concorrente direto, quando consideramos a questão do custo-benefício vemos que o Honda Civic apresenta vantagem.

Isso porque ele contém um ótimo conjunto de equipamentos e é sensivelmente mais barato do que o modelo mais vendido de Sedan.

Em termos de comparação do motor híbrido com o turbo, o motor 1.5 turbo do Honda leva bastante vantagem no quesito de desempenho.

Visual

O Honda Civic apresenta características mais esportivas em relação ao seu design exterior.

Em relação ao design interior, o veículo apresenta um excelente acabamento, com linhas mais ousadas e console central posicionado de maneira mais alta. Por isso, em termos de conjunto, ele oferece uma sensação maior de luxo.

Dimensões do porta malas

Em relação às dimensões os dois modelos de Sedan são muito semelhantes. No entanto, o Honda Civic entrega 55L a mais no porta malas. Portanto, obtém uma pequena vantagem sobre o concorrente nesse quesito.

Honda Civic Touring

Esse é o modelo premium dentre todas as linhas do sedan Honda Civic. Assim, ele é um modelo bastante refinado e completo e obtém uma grande vantagem em relação ao seu concorrente do mesmo quesito, o Corolla Altis Premium.

Isso porque o Civic Touring chega a ser quase R$ 15.000,00 mais econômico do que o seu semelhante de mesmo patamar. Portanto, o consumidor consegue obter um custo benefício maior em relação a este modelo de preço mais barato.

Pontos negativos do Honda Civic

O modelo da Honda Civic apresenta como principal ponto negativo o seu consumo de combustível, que é elevado em relação ao concorrente. Além disso, ele também apresenta um painel multimídia menos completo e menor nível de segurança.

Painel multimídia com tela menor

Por apresentar uma tela touchscreen de 7″ polegadas, o motorista do Honda Civic encontra uma pequena desvantagem nesse quesito. Contudo, de modo geral, ambos são semelhantes.

Segurança

Alguns dos pontos do Honda Civic Touring, por exemplo, que apresentam desvantagem é o fato dessa linha de veículos contar com 6 airbags ao invés de 7. Outro ponto negativo é que o carro recebeu 4 estrelas no Teste de Colisão para crianças.

Honda Civic ou Corolla: qual ganha na comparação?

Toyota Corolla Cross
Fonte: Motor1

Ambos os modelos de carro japonês são excelentes. Portanto, não é aleatório que há tantos anos eles sejam os líderes de vendas de veículos do tipo Sedã.

Tanto a Toyota quanto a Honda são marcas gigantes que apresentam uma confiabilidade forte, além de uma baixa taxa de manutenção.

A escolha por cada modelo, então, vai depender muito da necessidade de cada motorista em termos de preferência.

Para aqueles que priorizam um melhor desempenho, o ideal é o Honda Civic. No caso da busca por um modelo mais econômico em termos de consumo, o Toyota Corolla é mais indicado.

O comparativo, nesse caso, assume um aspecto pessoal.

Em relação ao custo benefício, o pacote da Honda é mais vantajoso do que o Corolla Altis Premium, por exemplo.

Isso porque na mesma versão de topo com motor 2.0 da Toyota os números podem chegar a custar até 30 mil reais a mais. Por isso, se o seu quesito principal para a escolha for o preço, o Honda Civic vai te atender de forma bastante satisfatória.

Enfim, antes de comprar seu novo veículo, analise também outros fatores que você julgar importantes, como freio de estacionamento eletrônico, motores elétricos, controles eletrônicos, sensor de ponto cego, conectividade com Android Auto ou Apple Car Play, computador de bordo e outros.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Honda Civic ou Fit que fizemos aqui no blog.

Veja, também, vídeos comparativos em plataformas como o YouTube. Assim, você poderá comparar cada detalhe e tomar a melhor decisão.

E então, já decidiu qual é a melhor opção de carro para você? Compartilhe esse artigo com seus amigos nas redes sociais ou por e-mail para ajudá-los a decidir.

Até a próxima!