Optar por Kia Cerato ou Honda Civic significa escolher entre as marcas de maior destaque na atualidade.
Vale lembrar que vivenciamos uma das mais promissoras fases do mercado automotivo, pois a quantidade de consumidores em busca de seu primeiro automóvel cresce a cada dia.
Isso ocorre, em grande medida, pela facilidade de comprar carros – o que vem se tornando mais simples a partir das alternativas de financiamentos existentes e as baixas taxas de juros oferecidas pelos bancos.
Ou seja, o setor permanece aquecido e as montadoras disputam entre si a liderança de vendas.
Nesse contexto, Kia e Honda se destacam por investir em design e tecnologia, com automóveis modernos e bonitos para atender as necessidades do público – como o Cerato e o Civic.
Ótimo Custo-Benefício
O Cerato é produzido desde 2000 pela Kia, tendo sido originalmente comercializado como hatchback
- O visual do Cerato é bastante elogiado
- A capacidade do porta malas é de 415 litros
- Ar condicionado dual zone digital, conectividade para USB e entrada auxiliar, computador de bordo e mais
- Controles de tração e estabilidade, faróis com projetor, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, ar condicionado digital e piloto automático
- Apresenta características mais esportivas em relação ao seu design exterior
- O motor híbrido com o turbo, o motor 1.5 turbo do Honda leva bastante vantagem no quesito de desempenho
Kia Cerato ou Honda Civic?
Na batalha Honda Civic vs Kia Cerato, podemos observar que ambos os modelos são bons, estilo sedã, sendo bastante procurados em todas as regiões do Brasil.
Enquanto o Cerato foi totalmente remodelado, o Civic continua como o veículo mais completo em sua categoria. Logo, é altamente recomendável que você faça uma escolha da qual não se arrependa depois.
Kia Cerato
Sob a “classe C”, o Cerato é produzido desde 2000 pela Kia, tendo sido originalmente comercializado como hatchback. Ao ser remodelado, em 2004, converteu-se no líder de vendas da montadora sul-coreana.
Pontos positivos do Kia Cerato
Design
O visual do Cerato é bastante elogiado, principalmente por suas linhas agressivas, esportivas e retas, compondo o perfil que termina em uma parte traseira mais curta.
Desde uma perspectiva estética, isso deixa o modelo com um design muito agradável na carroceria, distribuídas na seguinte conformidade 1.460 mm (altura) x 1.775 mm (largura) x 4.530 mm (comprimento).
Espaço e segurança
A capacidade do porta malas é de 415 litros. Além do espaço no bagageiro, o interior do Cerato acomoda confortavelmente até cinco passageiros.
Isso não significa que a montadora sul-coreana tenha se esquecido da segurança: o modelo possui freios ABS com EBD, air bags frontais para o motorista e o passageiro e encostos de cabeça ativos.
Itens de série
Outro destaque positivo do Cerato é o painel, dotado de grafismos claros e precisos, com informações úteis no display digital. Além disso, há itens de série vantajosos, como:
- Rodas de 16” (liga leve);
- Ar condicionado dual zone digital;
- Conectividade para USB e entrada auxiliar;
- Rádio MP3 Player (controle remoto junto ao volante);
- Computador de bordo;
- Retrovisores e setas com comando elétrico;
- Travamento elétrico central;
- Vidros elétricos;
- Assistência hidráulica progressiva.
Câmbio
O câmbio consiste em uma caixa automática com 6 velocidades, assim como a opção de efetuar trocais manuais. O Cerato apresenta bom escalonamento e apresenta suavidade nas trocas.
Ademais, essas características estão perfeitamente equilibradas com motor 16 V, bloco de alumínio, 1.6 (cento e vinte e seis cavalos de potência) um dos mais robustos aspirados disponíveis no mercado.
Suspensão
Os elementos supramencionados se completam com o excelente acerto da suspensão, assegurando uma boa articulação entre estabilidade e conforto.
Nesse ponto, o Kia Cerato também se destaca, à medida que sua carroceria sofre ligeira inclinação nas curvas, transmitindo a confiança necessária para o motorista.
Pontos negativos do Kia Cerato
Desvalorização
A ausência da tecnologia Flex faz com a liquidez do Cerato seja baixa junto ao mercado de usados, ocasionando uma desvalorização bastante acentuada.
Imediatamente, é possível afirmar que o modelo está entre os sedãs com maiores índices de perda de valor, com uma queda média da ordem de 17% ao ano.
Dirigibilidade
A dirigibilidade é comprometida devido à falta de ajuste de profundidade no volante e iluminação no porta-luvas. Por exemplo, outro ponto negativo pode ser encontrado nos pontos cegos (colunas A e B), atrapalhando a visão do condutor.
Logo após, ressaltamos a falha do Cerato ao não oferecer a função de acionamento de vidros com um toque e, ainda, uma saída de ventilação para os bancos traseiros (o que não está diretamente relacionado com a direção, mas, em viagens longas, pode incomodar passageiros e motoristas).
Confiabilidade
O Kia Cerato é tido, nos Estados Unidos, como “mediano” no quesito confiabilidade, à medida que obteve baixa pontuação nos cálculos realizados pela renomada empresa de análise de dados dos consumidores J.D. Power – que se baseou no histórico dos últimos 3 anos.
Honda Civic
O modelo Civic começou a ser produzido pela Honda em 1973. Na atualidade, encontra-se na décima primeira geração, tendo sido eleito, por duas vezes, “Carro do Ano” pela imprensa especializada (revista AutoEsporte), nos anos de 2007 e de 2017.
Pontos positivos do Honda Civic
Estética
Sem dúvidas, a estética do Civic deve ser o primeiro ponto positivo em nossa lista. Portanto, enfatizamos que o design deste automóvel é totalmente diferenciado.
Ao dirigir o veículo pelas ruas, dificilmente os transeuntes deixarão de “virar o pescoço” para vê-lo passar!
Motorização
A motorização do Civic deve ser elogiada: sua dupla opção (motor Turbo 1.5 e motor 2.0) permite que os proprietários priorizem a economia em consumo de combustível (km/l) ou o desempenho (km/h), adequando-se a cada necessidade.
O câmbio CVT, por seu turno, é um fator essencial para entregar a melhor performance.
Conforto
O conforto deve ser elencado entre os pontos positivos do Civic, justamente porque o modelo tem a capacidade de levar até 5 ocupantes de modo bastante adequado.
Ademais, carregar os pertences não é problema: o porta malas comporta 525 litros!
Dirigibilidade
Os consumidores que priorizam estabilidade e performance ao dirigir encontram no conjunto de suspensões do Civic um grande diferencial. O modelo apresenta suspensões dianteiras com barras estabilizadoras, do tipo MacPherson.
Na parte traseira, o Civic possui o sistema Multi Link, que também conta com as barras estabilizadoras a fim de assegurar dirigibilidade e conforto únicos.
Para os novos proprietários, o modelo tende a parecer duro. Porém, isso é resultado de um sistema de suspensões altamente funcionais e bem reguladas.
Acabamento
Quando o acabamento do Honda Civic é comparado ao presente em rivais diretos (Kia Cerato, Toyota Corolla, Volkswagen Virtus, Volkswagen Jetta, entre outros), a montadora japonesa obtém clara vantagem: há menos plástico em seus painéis e portas e o acabamento de alta qualidade contribui, inclusive para o conforto acústico.
Segurança
Em relação à segurança, o Honda Civic é claramente superior ao Kia Cerato.
Os desenvolvedores do modelo pensaram em tudo, tanto no exterior quanto no interior do veículo. Bons exemplos são a câmera de ré, o sistema de partidas em rampa e o sensor de pontos cegos.
Tecnologia
Os recursos tecnológicos são atrativos importantes para quem está considerando a aquisição de um Civic. Este modelo possui uma ampla gama de gadgets eletrônicos para facilitar a vida de motoristas e passageiros.
Nesse contexto, o carregador por indução é uma novidade interessante trazida pela Honda, descartando a utilização de fios para que os smartphones, tablets ou quaisquer outros dispositivos eletrônicos permaneçam carregados.
Consumo
O consumo (a despeito da ausência da opção Flex, como veremos a seguir) tende a agradar os proprietários do Civic.
O motor, mesmo com o peso do carro, trabalha de modo eficiente, mantendo a média do sedã dentro de limites considerados aceitáveis pela maioria das pessoas.
Assim, caso o motorista tenha uma maior sensibilidade na tocada, poderá atingir níveis similares aos mensurados em modelos mais acessíveis, tais como o Fiat Argo, o Volkswagen Polo, o Toyota Corolla e outros carros intermediários (em relação a valores).
Pontos negativos do Honda Civic
Motor não é Flex
Não contar com um motor Flex não é, propriamente, um defeito. No entanto, seria muito positivo se o motor Turbo 1.5 do Civic tivesse a opção bicombustível.
Ainda mais relevante: em alguns estados brasileiros é mais compensador abastecer com etanol, em detrimento da gasolina.
Seria possível reduzir, também, as médias de consumo.
Para a Honda, essa alternativa pode não oferecer retorno satisfatório para o investimento. Seja como for, muitas pessoas reclamam dessa falta de opção no modelo.
Valor do seguro
Conforme anteriormente mencionado, o Honda Civic possui uma verdadeira legião de fãs.
Como o modelo é muito visado, ele também é um dos alvos prediletos dos ladrões, especialmente, com a finalidade de promover desmanches e vendas de suas peças.
Consequentemente, o valor do seguro vai às alturas.
Custos de manutenção
Os custos de manutenção fazem com que seja necessário, para os compradores do Honda Civic, uma boa reserva financeira. Além disso, manter o carro não é, tampouco, uma tarefa fácil.
Sob o mesmo ponto de vista, há uma reclamação comum a quase todos os proprietários: os preços excessivos de mão de obra em casos de necessidade, nas intervenções corretivas e, sobretudo, nas manutenções da concessionária.
Preço
Embora o preço figure como último ponto negativo, ele não é o fator menos importante ao considerar o Honda Civic como opção de compra.
Antecipadamente, é preciso considerar que, a despeito de ser um carro seguro, tecnológico e bonito, o seu valor é bem alto.
Desse modo, o Civic é um modelo que não é acessível para uma boa parte dos consumidores – algo tão relevante que faz com que o seu preço de mercado apareça como uma das reclamações mais frequentes.
Afinal, qual é o melhor carro: Kia Cerato ou Honda Civic?
Levando em consideração o custo benefício, em nossa opinião, a melhor opção de compra é o Honda Civic.
O Cerato foi realmente competitivo até 2014. Depois disso, as versões que chegaram ao mercado oferecem mais equipamentos por preços mais caros.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Kia Cerato ou Honda City que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Honda Civic ou Fit para descobrir qual é o melhor.
Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.
Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.