Elantra ou Corolla: Qual Carro Vence a Batalha? Compare os Veículos Aqui

Comprar um Elantra ou Corolla? Eis a questão de quem está em busca de um sedan médio usado no mercado brasileiro.

Aqueles que não fazem questão de um 0 km, mas preferem um carro com pouca quilometragem, direção elétrica e 5 lugares, pode investir no Elantra ou Corolla. Mas, um aviso: ambos estão na faixa dos R$ 80/100 mil.

Isso porque tais modelos são as versões topo de linha Toyota Corolla Altis 2.0 e Hyundai Elantra 2.0 de 2018, muito bem equipados com motor flex 2.0.

Contudo, qual deles vence o nosso comparativo de hoje?

Analisamos os dois modelos e trazemos a resposta que você procura. Acompanhe!

Ótimo Custo-Benefício

Hyundai Elantra

A versão topo de linha é da geração 6 e ganhou potência e velocidade máxima, além de estar “mais barato”

  • Motor 2.0 com câmbio automático de 6 marchas
  • O Hyundai Elantra é, além de potente, tranquilo nas arrancadas
  • Apresenta bons números no consumo de combustível nas estradas

Melhor Escolha

Toyota Corolla Altis

Além de ser um dos líderes de vendas no Brasil, os proprietários que compram esse modelo fazem ótimos comentários

  • O consumo do Corolla com motor híbrido sempre será superior à maioria dos sedans disponíveis no mercado
  • Apresenta um ótimo custo-benefício
  • A experiência pós venda é relatada pelos consumidores da Toyota como sendo a melhor possível

Qual o melhor sedã médio: Elantra ou Corolla?

Desempenho, porta-malas, consumo de combustível, itens de série, manutenção – essas são as informações mais importantes que os compradores precisam ter antes de adquirir um veículo.

No caso do Elantra ou Corolla, você estará diante de dois carros de marcas conceituadas no Brasil – Hyundai e Toyota –, tanto quanto a Volkswagen e a Chevrolet.

De um lado, o Elantra, também conhecido como i30 sedan em alguns mercados. A versão topo de linha é da geração 6 e ganhou potência e velocidade máxima, além de estar “mais barato”, cerca de R$ 88.346.

Inclusive você pode conferir um comparativo entre o i30 versão hatch e o Chevrolet Cruze aqui no Review Auto.

De outro, tem o Toyota Corolla, um modelo da geração 11, um dos carros mais vendidos em 2022 no Brasil, mas também aparece na lista de carros que mais se desvalorizaram em 3 anos. Ele está na briga hoje contra o sedan do Elantra.

Entre as semelhanças, podemos destacar o porte médio de 5 lugares e 4 portas, direção elétrica, 4 válvulas por cilindro, além dos seguintes itens de série:

  • Ar-condicionado;
  • Freios ABS;
  • Faróis de neblina;
  • Ajuste do volante em altura;
  • Vidros elétricos;
  • Rodas de liga leve;
  • Entre outros.

Será que o modelo da Hyundai é páreo para o carro que está entre os 20 mais vendidos em 2022?

Antes de descobrir, vamos conferir as versões de cada um, lançadas em 2018.

Elantra

  • 2.0;
  • Special Edition 2.0;
  • Top 2.0.

Corolla

  • Altis 2.0;
  • GLi 1.8 AT;
  • Gli Upper 1.8;
  • XEi 2.0;
  • XRS 2.0.

Vamos comparar agora mesmo a versão Altis 2.0 do Corolla e 2.0 do Elantra!

Prós e contras do Hyundai Elantra

Hyundai Elantra GLS
Fonte: Loocalizei Veículos

Pontos positivos do Hyundai Elantra

Potência

Para não perder o ritmo nas estradas, o Elantra traz um motor 2.0 com câmbio automático de 6 marchas, direção elétrica, potência de 167 cv com etanol, 20,6 kgfm de torque a 4700 rpm (154 cv, 20,7 kgfm de torque a 4800 rpm no Corolla).

Embora potente, ele não consegue atingir uma velocidade máxima maior do que seu rival (195 km/h contra 199 km/h). Nem mesmo vai de 0 a 100 km/h mais rápido (o Toyota Corolla faz em 9,6 s o que o Elantra faz em 10,5 s).

No entanto, por ter uma boa relação peso/potência de 7,54 kg/cv e peso/torque de 61,2 kg/kgfm contra 8,67 e 64,5 do rival, respectivamente, podemos dizer que o Hyundai Elantra é, além de potente, mais fácil nas arrancadas, mantendo um certo equilíbrio na economia de combustível.

Consumo

Aqui existe um quase empate no quesito consumo para o Elantra x Corolla. Isso porque, o modelo da Hyundai Elantra tem bons números na estrada, abastecido com gasolina ou etanol, enquanto o Toyota Corolla se dá bem na cidade com o mesmo combustível.

Compare os números:

  • Elantra (cidade/estrada) – 10,1 e 13,8 km/l (gasolina) e 6,9 e 9,7 km/l (etanol)
  • Corolla (cidade/estrada) – 10,6 e 12,6 km/l (gasolina) e 7,2 e 8,8 km/l (etanol)

Porém, para intensificar a briga entre Elantra ou Corolla, vamos lembrar que o consumo de combustível é influenciado por um conjunto de fatores, como torque, câmbio e peso do veículo, por exemplo.

Apesar de um câmbio automático de 6 marchas frente ao câmbio CVT de 7 velocidades do oponente, o Elantra apresenta menor torque e peso.

São 4700 rpm contra 4800 do Corolla (sim, pouca diferença, mas são 100 rotações por minuto a menos para acelerar sem esforço) e é menos pesado (1260 kg contra 1335 kg). Quanto mais leve for o carro, mais rápido ele será e menos combustível vai consumir.

A diferença também é mínima no tanque de combustível (56 contra 60 litros do Corolla).

Pontos negativos do Hyundai Elantra

Avaliação/segurança

A segurança de um carro é fundamental para não incorrer em problemas mais sérios no futuro, e não estamos falando apenas no seguro de automóveis – o que é essencial também.

Estamos falando dos itens de segurança e da avaliação de proteção do Latin NCAP, que confere uma nota de 1 a 5 estrelas ao modelo, sendo 5 estrelas uma nota excelente.

E, em comparação aos outros sedãs médios, o Hyundai Elantra não foi avaliado – ainda –, mas surpreende de forma negativa com a falta de alguns equipamentos, como o controle de tração estabilidade.

Visto que ambos se tornarão obrigatórios a partir de 2024, o proprietário desse carro poderá ter problemas para revendê-lo.

Além disso, não traz airbags extras nem cinto de três pontos para os ocupantes nem mesmo assistente de partida em rampa. Ou seja, no embate Elantra ou Corolla na segurança, o Toyota Corolla vence com folga.

Central multimídia

Apesar de ser uma opção interessante para quem busca por consumo e potência, infelizmente o Elantra deixa a desejar nos itens de série da central multimídia.

Enquanto o Corolla topo de linha se apresenta com um sistema de som mais moderno e de acabamento luxuoso, o Elantra não traz GPS nem TV digital nem conexões Bluetooth e USB. Rádio para ouvir as notícias? Sim, pelo menos isso.

Possivelmente é um carro bom para quem se distrai facilmente, então o foco é mais na estrada, mas se você faz algumas viagens maiores, vai sentir falta dessa opção.

Ao menos ele tem computador de bordo, volante multifuncional e indicador de temperatura externa.

Prós e contras do Toyota Corolla

Toyota Corolla Altis Premium 2.0 Dynamic Force
Fonte: CarPoint News

Pontos positivos do Toyota Corolla Sedan

Câmbio/desempenho

Em relação a desempenho, o Toyota Corolla é mais vantajoso, pois seu motor 2.0 é aliado a um câmbio CVT de 7 marchas, garantindo que o motorista não vá precisar pisar tão fundo no acelerador.

Além disso, o CVT confere uma dirigibilidade mais confortável, aumenta o desempenho do motor e garante economia de combustível.

Mesmo sendo mais custoso para o carro e para fazer manutenção, não restam dúvidas de que o tipo de câmbio tem influência direta no desempenho do motor.

Além disso, o diâmetro do cilindro do Corolla é de 80,5 mm contra 81 mm, e quanto maior o diâmetro, melhor será a energia do motor, graças a mistura de ar/combustível mais rápida na câmara de combustão. Contudo, as emissões do motor aumentam também.

Já o curso de pistão maior reduz o consumo de combustível, e nesse caso, o Toyota Corolla sai em vantagem com 97,6 mm contra 97 do Hyundai Elantra.

Por serem números muito próximos, a dúvida entre Elantra ou Corolla pode persistir, mas quem vence a disputa é o Corolla por conta do seu câmbio de 7 velocidades.

Espaço, porta-malas e conforto

Se fosse apenas pela distância entre eixos, tanto o Elantra quanto o Corolla empatavam neste comparativo com seus 2700 mm.

Sabe que o entre-eixos maior garante mais conforto para os passageiros do banco traseiro – e ninguém que ficar apertado em uma viagem longa, não é? Só que tanto faz você pegar um Hyundai Elantra ou Corolla, porque eles estão iguais nesse quesito.

A partir daí, o Elantra só vence na largura com seus 1800 mm, pouca coisa em relação aos 1775 do rival.

Já no comprimento (4620 mm contra 4570 mm) e na altura (1475 mm contra 1465 mm), percebe-se que o Toyota Corolla confere mais espaço.

A diferença também está no porta-malas do Corolla que tem capacidade de 470 litros contra 407 do concorrente.

Isto é, o carro topo de linha 2018 da Toyota é mais espaçoso e confortável do que o Hyundai Elantra.

Equipamentos de segurança/conforto

Enquanto o Hyundai Elantra sofre para conquistar o consumidor com a ausência de itens de série fundamentais para o carro, o Toyota Corolla se mostra promissor.

Sua nota é de 5 estrelas no Latin NCAP, isto é, proteção garantida contra impactos, seja para adultos ou para crianças.

Isso é reforçado com a presença de airbags extras (laterais e de cortina, além dos frontais), freios ABS, Isofix, piloto automático e controle de estabilidade e tração. Além disso, há câmera traseira para manobras e assistente de partida em rampa.

Portanto, o Toyota Corolla é um dos sedans mais equipados do mercado quando o negócio é manter o carro seguro, tanto para quem está dentro quanto para quem está fora do automóvel.

Sobre o conforto do carro, o Corolla traz alguns itens em falta no Elantra, como o ar-condicionado dual zone e limpador de para brisa automático.

Pontos negativos do Toyota Corolla Sedan

Rodas

O sedã Corolla tem as rodas maiores do que o seu rival, 215/50 aro 17 contra 205/60 aro 16 do Elantra. Mas, o que isso significa na prática?

Significa um ponto positivo e negativo para o modelo da Toyota, isso porque quanto maior a largura do pneu – no caso, 215 x 205 –, maior será sua estabilidade na pista. Isso influencia na aderência ao asfalto para manter o veículo no controle.

Por outro lado, já sabemos que rodas de aro maior custam a economia de combustível, deixando evidente que o consumo entre Elantra x Corolla não daria empate, justamente por conta de diversos fatores.

Também temos uma altura (50 x 60) pequena em relação ao solo, ainda alta em comparação às rodas do Ford Fusion, que têm pneus 235/45 aro 18. Entre eles, entra o Peugeot 408, com rodas 205/55 aro 16, bem semelhante ao Elantra.

Porém, quem está em jogo aqui é o embate entre os carros Elantra x Corolla, e a versão topo de linha 2018 da Hyundai vence nessa categoria.

Custo/manutenção

Manter um carro, seja ele de entrada ou topo de linha, algumas vezes sai mais caro do que se imagina.

É preciso considerar desde o valor de aquisição, a desvalorização, taxas obrigatórias, até os preços das revisões. Juntando tudo, sabe qual seria seu gasto anual?

Pois, muitas vezes, as pessoas compram o carro visando tão somente o valor de aquisição – e aqui nós temos um Corolla acima dos R$ 100 mil –, mas esquecem de todos os custos, mensais e anuais,

No caso do Toyota Corolla, além de custar bem mais caro do que o Hyundai Elantra – que está por volta de R$ 88 mil –, tem outros gastos necessários, além do combustível.

Leva-se em conta o valor do seguro, beirando os R$ 8 mil, a depender da empresa escolhida, e também do IPVA, que depende da região do Brasil.

Fora as taxas obrigatórias, o condutor ainda precisa pensar na desvalorização no mercado, visto que, quanto mais caro for o carro, maior será sua perda de valor.

Aqui temos um Corolla caro, com taxas caras e garantia de apenas 3 anos, sendo que o Elantra tem 5 anos. É um ponto negativo a considerar antes da compra.

Afinal, o melhor sedan é o Elantra ou Corolla?

Ainda que o Corolla seja mais caro, pelo menos ele tem a seu favor a segurança, alguns equipamentos fundamentais para o carro, bom desempenho e ótimo espaço interno.

O que pesa bem mais para o lado do Elantra é a falta do controle de estabilidade e tração, além de uma boa central multimídia.

Portanto, entre Elantra ou Corolla, o vencedor do duelo é o Toyota Corolla Sedan.

Recomendamos que você faça um test drive em ambos os carros para sentir qual deles se adequa melhor às suas necessidades, além de conferir também a ficha técnica e os itens de série.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Corolla ou C4 Lounge que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Lancer ou Corolla para descobrir qual é o melhor.

E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!

Se você acha que nosso blog também pode ajudar outras pessoas, não esqueça de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para o Review Auto.

Até a próxima vez – e dirija com segurança.