Civic ou Focus: Quem Leva a Melhor no Duelo? Prós e Contras

Entre o Civic ou Focus, qual dos modelos sedã leva a melhor no comparativo?

Um deles é um sucesso comercial absoluto, enquanto o outro busca se firmar no mercado, turbinando o carro com novos equipamentos. Mas, afinal de contas, há mais semelhanças ou diferenças entre eles?

Melhor Escolha

Honda Civic LXS

Com uma pegada mais esportiva, agrada bastante a quem busca uma direção comunicativa, com uma suspensão mais certinha

  • Apresenta um ótimo câmbio automático convencional, com cinco marchas e borboletas no volante para a realização de trocas manuais
  • O sistema elétrico do automóvel é mais comunicativo
  • Visual bem marcante, seja pelos faróis e lanternas ou pelas quinas da carroceria

Ótimo Custo-Benefício

Ford Focus Titanium Plus

Atrai bastante o consumidor por conta dos seus itens de conforto e tecnologia, além do bom nível de segurança

  • Motor 2.0 Duratec Direct Flex tem um inovador sistema de partida a frio que se baseia na compressão do motor
  • A transmissão de câmbio do Focus tem seis marchas e, por conta da sua dupla embreagem, proporciona trocas bem rápidas
  • O carro conta com GPS, bancos de couro, teto solar, tela sensível ao toque de sete polegadas, seis conjuntos de airbags

Toyota Corolla e Honda Civic, os dominantes no mercado automotivo de sedãs médios no Brasil

Apesar de estar fora de linha desde o final do ano de 2021, o Honda Civic ainda é um dos carros mais buscados em plataformas de anúncios de compra e venda modelos usados.

Seu concorrente, o Corolla, segue à venda no mercado de revenda e também tem um bom volume de buscas nas plataformas de carros usados.

Isso ocorre porque já faz alguns bons anos que os carros das montadoras japonesas são os favoritos do público brasileiro quando se trata de sedãs médios. Atualmente, o Corolla é o atual líder do segmento e costumava alternar com o Civic nas primeiras colocações.

Há uma previsão de retorno do Honda Civic ao Brasil em 2023, como um modelo híbrido e importado. Enquanto isso, vamos analisar algumas características da última versão, para traçar o comparativo Civic ou Focus.

Honda Civic LXS

Honda Civic LXS
Fonte: Car Blog

Com uma pegada mais esportiva, o Honda Civic agrada bastante quem busca uma direção comunicativa, com uma suspensão mais certinha.

Atualmente, o preço da versão 2021 deste modelo Honda Civic se aproxima de R$ 137 mil segundo a tabela FIPE.

Pontos positivos

O carro da Honda apresenta um ótimo câmbio automático convencional, com cinco marchas e borboletas no volante para a realização de trocas manuais. Outro ponto de destaque nesse quesito é a confiabilidade de sua transmissão.

Com uma suspensão independente nas quatro rodas, o Civic apresenta uma estabilidade superior aos sistemas dos concorrentes como Corolla, Jetta Tsi e Cruze, que têm sistemas com eixo de torção na traseira.

Assim, o japonês agrada bastante aos motoristas que gostam de obter respostas rápidas ao volante, de forma mais estável.

O sistema elétrico do automóvel é mais comunicativo, por isso, é mais fácil tanto para o motorista achar uma posição ideal ao volante quanto obter informações sobre aderência. Isso oferece ao condutor uma direção mais natural.

O carro da Honda é bastante conhecido por suas linhas atraentes e a última versão não decepciona nesse sentido.

Ele segue com um visual bem marcante, seja pelos faróis e lanternas ou pelas quinas da carroceria. O acabamento do veículo também é bem feito.

Um grande diferencial do carro japonês é o seu espaço interno, muito amplo tanto na frente quanto no banco traseiro, de modo que até o quinto ocupante se aloja bem, com mais espaço para os joelhos.

O porta malas abriga de forma excelente a bagagem necessária para viajar em família, com 449 L.

Pontos negativos

O motor 2.0 Flex-One do Honda teve um desempenho pior que o seu concorrente americano. Ele alcançou cerca de 155 cv de potência com média de 19,4 kgfm.

Além disso, seus índices de consumo de combustível também foram piores: 5,3 km/l na cidade e 11,5 km/l nas estradas.

A Honda se esforçou para turbinar o seu conjunto de equipamentos, adicionando à última versão do veículo teto solar, bancos de couro, controle de estabilidade, quatro conjuntos de airbags, GPS e tela sensível ao toque.

No entanto, ele ainda está bem abaixo do seu concorrente americano.

Ford Focus Titanium Plus

Ford Focus Titanium Plus
Fonte: Autoesporte

O Ford Focus sedã atrai bastante o consumidor por conta dos seus itens de conforto e tecnologia, além do bom nível de segurança.

Em relação à faixa de preço, o Titanium do ano de 2019 pode ser adquirido por um custo de R$ 78 mil.

Pontos positivos

Seu motor 2.0 Duratec Direct Flex tem um inovador sistema de partida a frio que se baseia na compressão do motor.

Ele tem um ótimo nível de potência e injeção direta de combustível, alcançando 178 cv com etanol e 175 cv com gasolina com média de 22,5 de torque. Os resultados de aceleração também são melhores nesse modelo.

Aliás, a injeção direta de combustível promete uma queima mais precisa, o que resulta em uma maior economia. Isso se verificou nos testes, especialmente no ambiente urbano.

O Ford Focus fez 6,7 km/l na cidade e 11,8 km/l em rodovias.

A transmissão de câmbio do Focus tem seis marchas e, por conta da sua dupla embreagem, proporciona trocas bem rápidas. Um ponto a observar é em relação ao sistema Powershift, que já apresentou defeitos na Europa e nos Estados Unidos.

Um dos principais destaques do último Focus sedan é o seu conjunto de equipamentos. Isso porque, no caso do Titanium, ele é muito completo.

O carro conta com GPS, bancos de couro, teto solar, tela sensível ao toque de sete polegadas, seis conjuntos de airbags, câmera de ré, chave de presença, sensores de estacionamento, botão de ignição, dentre outros itens.

O acabamento do Focus foi mais caprichado nessa última versão, com costuras destacadas nos bancos de couro e painel macio. Em relação ao estilo, a sua traseira curta com lanternas largas dá uma ligeira aparência de um hatch alongado.

Ainda que esse quesito seja bastante pessoal, a Ford fez um bom trabalho no quesito visual.

Pontos negativos

A direção elétrica do Focus é menos extrovertida, de modo que o condutor demora mais para se sentir à vontade ou até mesmo para estar na posição ideal ao volante.

Alguns fatores no Ford Focus sedã roubam espaço interno no veículo, como o degrau no assoalho (consequência do encaixe do estepe) e os braços muito grandes na tampa, que roubam um espaço não desprezível no porta malas.

A diferença para o concorrente japonês é de 28 L a menos de espaço para bagagem.

Civic ou Focus: qual leva a melhor nesse comparativo?

O Focus tem como suas principais vantagens o quesito de economia de consumo, desempenho e itens de equipamento. O fator preço também pesa a favor da Ford.

No entanto, o Civic tem enorme vantagem no quesito de espaço interno e ótima dirigibilidade.

Por esses últimos, acreditamos que o Honda leve uma pequena vantagem porque também houve uma melhora no conjunto de equipamentos do carro.

De qualquer forma, são dois ótimos carros com boas qualidades para os consumidores.

Recomendamos que você faça um test drive em ambos os carros para sentir qual deles se adequa melhor às suas necessidades, além de conferir também a ficha técnica e os itens de série.

Analise todos os pontos mais importantes para você, como controle de tração, ar condicionado, conjunto mecânico, velocidade máxima (km/h) e mais aspectos.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Civic ou Fusion que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Focus ou Cruze para descobrir qual é o melhor.

Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.

Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!