Duster ou Renegade? Esses são dois SUVs compactos que disputam o mesmo segmento do mercado brasileiro. Mas, qual o melhor deles?
Um ponto interessante, nesse caso, é que ambos os veículos apresentam diferenciais próprios, tornando o comparativo bem interessante.
O Renault Duster é mais robusto e espaçoso, enquanto o Jeep Renegade é mais tecnológico e off-road.
Mas, não é apenas isso que os diferencia. Quer saber mais? Acompanhe o restante do conteúdo e veja qual leva a melhor!
Ótimo Custo-Benefício
O Duster é o carro de entrada da Renault, quando falamos de SUV
- Motor 1.6 de quatro cilindros, injeção multiponto, com potência máxima de 120 cv, torque de 16,2 kgfm e câmbio CVT de seis marchas
- Ar condicionado automático, câmbio automático, banco do motorista e volante com ajuste de altura, retrovisores elétricos, rodas de liga leve e muito mais
- Porta malas com capacidade para 475 litros
Melhor Escolha
O Jeep Renegade 2021 foi lançado em 7 versões diferentes, com duas opções de motor
- Sistema de som com conexão bluetooth (Android Auto e Apple CarPlay)
- Esse motor consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas 11,1 segundos, além de atingir a velocidade máxima de 182 km/h
- Ajuste de altura e profundidade do volante, banco traseiro bipartido e rebatível, ar condicionado
Duster ou Renegade
Tanto o Renault Duster quanto o Jeep Renegade já têm bastante história aqui pelo nosso mercado, sendo duas ótimas opções de compra.
O segmento, é claro, é um dos mais recheados atualmente, e conta com diversos outros rivais de peso, tais como VW T-Cross, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, Peugeot 2008, etc.
Mas isso já é assunto para outros comparativos.
Renault Duster
O Renault Duster estreou no mercado brasileiro no ano de 2011 e continua em produção por aqui.
Entre os SUVs compactos, o modelo conta com desempenho modesto de vendas, ficando com a 10ª posição no ranking da categoria em 2022, com 22.690 emplacamentos.
Entre as opções 0 km atuais, é possível encontrar o utilitário nas seguintes versões:
- Duster Intense MT 1.6
- Duster Intense CVT 1.6
- Duster Iconic CVT 1.6
- Duster Iconic Turbo CVT 1.3
Pontos positivos do Renault Duster
Espaço interno
Sem dúvidas, esse é um dos grandes benefícios que o Duster oferece ao público, tendo um espaço interno bem amplo.
São 4376 mm de comprimento, 1693 mm de altura, 1832 mm de largura e 2673 mm de distância entre-eixos.
Motor
Na linha atual, dá para encontrar duas motorizações no Duster, a depender da versão, seja o 1.3 ou 1.6.
Nesse caso, o destaque vai para o Renault Duster Iconic 1.3 turbo, na variação topo de linha, que é o mais completo de todos.
Sendo flex, ele entrega 162 cavalos de potência na gasolina e 170 cavalos de potência no etanol, a 5.500 rpm, mantendo o mesmo torque em ambos os combustíveis: 27,5 kgfm.
Nessa configuração, o utilitário é capaz de alcançar os 190 km/h, com aceleração de 9,2 segundos, devido a associação com o câmbio CVT de 8 velocidades.
Nas demais versões, há o motor SCe 1.6 16v X-TRONIC CVT ou manual, que alcança os 173 km/h.
Equipamentos e opcionais
Quantos aos equipamentos e opcionais, o Renault Duster 1.3 turbo apresenta em seu modelo completo:
- Airbag duplo
- Câmera de ré
- Volante com sistema de regulagem de profundidade e de altura
- Chave presencial
- Retrovisores elétricos
- Ar-condicionado digital
- Start&Stop do motor
- Sistema de monitoramento do ponto cego
- Sensor crepuscular
- Rodas aro 17”
- Android Auto
- Apple CarPlay
- Farol de neblina
- Câmera 360
- Direção elétrica
- Vidros elétricos e com sistema antiesmagamento
- Sensores de estacionamento
- Assistente de frenagem de emergência
- Freios ABS
- Controle de tração
- Controle de estabilidade
- Assistente para partida em aclives
- ISOFIX
- Acendimento automático do farol
- Piloto automático
- Dentre outros
Porta-malas
Algo que também não dá para negar que o Duster oferece é um porta-malas espaçosíssimo.
São 475 litros de capacidade, superando bastante a média dos SUVs compactos, que é de 400 litros.
Preço
Levando em consideração os valores cobrados na categoria, e o próprio comparativo entre o Duster ou Renegade, o SUV compacto da Renault tem um preço bem atrativo:
- Duster Intense MT 1.6 – a partir de 110.790 reais
- Duster Intense CVT 1.6 – a partir de 120.690 reais
- Duster Iconic CVT 1.6 – a partir de 128.890 reais
- Duster Iconic Turbo CVT 1.3 – a partir de 143.390 reais
Considerando a versão de entrada, por exemplo, esse é o 4ª SUV mais barato disponível no Brasil atualmente, sendo superado apenas pelo Fiat Pulse (R$ 98.990), pelo Peugeot 2008 (R$ 102.990), e pelo Citroën C4 Cactus (R$ 108.990).
Pontos negativos do Renault Duster
Consumo
O consumo é um dos pontos fracos do modelo francês, que apresenta números baixos de economia de combustíveis.
Cidade:
- Versões 1.6 – são 8,1 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina
- Versão 1.3 – são 7,7 km/l com etanol e 10,8 km/l com gasolina
Estrada:
- Versões 1.6 – são 8,5 km/l com etanol e 12,3 km/l com gasolina
- Versão 1.3 – são 8,4 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina
Apenas 2 airbags
Um ponto bem negativo do Duster é que o modelo não conta com airbags laterais ou de cortina, apenas as com as opções frontais, que são obrigatórios por lei.
Diversos modelos, mesmo de categorias menores, já dispõem de ao menos 4 desses equipamentos, e os superiores chegam inclusive com 7 ou 8 airbags, com os adicionais para os joelhos.
Jeep Renegade
O Renegade foi lançado no Brasil em 2015 e conseguiu bons números de lá para cá, sendo inclusive o SUV compacto mais vendido de 2021.
O modelo, porém, não repetiu o feito em 2022, ficando com a 5° colocação no ranking, emplacando 51.398 unidades.
Sendo o irmão menor do Jeep Compass, o utilitário entra em 2023 com metas altas, estando disponível nas versões:
- Renegade Sport
- Renegade Longitude
- Renegade S
- Renegade Trailhawk
Pontos positivos do Jeep Renegade
Motor
Atualmente, o Renegade é comercializado com o motor 1.3 T270. Ou seja, versões anteriores, como o 1.8 Flex e o 2.0 Diesel já saíram de linha.
Mesmo 1.3, ele ainda entrega 185 cv com etanol e 180 cv com a gasolina, atingindo um torque máximo de 27,5 kgfm.
Associado a esse propulsor há um câmbio automático com 6 ou com 9 velocidades, a depender da versão, bem como diferentes opções de trações, com os topos de linha sendo 4×4.
No fim das contas, o Renegade consegue alcançar facilmente os 210 km/h, indo de 0 a 100 km/h em somente 8,7 segundos.
Equipamentos e opcionais
A lista de equipamentos e opcionais do Jeep Renegade é bem extensa e varia a depender de cada versão.
De todo modo, o modelo entrega bastante tecnologia e segurança para as viagens, desde as opções de entrada. A versão completa, para se ter ideia, pode chegar com:
- 7 airbags
- Teto solar
- Sensores de estacionamento
- Câmera de estacionamento
- Sensor de chuva
- Sistema de monitoramento do ponto cego
- Sensor crepuscular
- Android Auto
- Apple CarPlay
- Rodas aro 19”
- Sistema que realiza a leitura automática das placas de trânsito
- Ar-condicionado digital
- Bancos de couro
- Sistema multimídia 8,4”
- Assistente para manutenção de faixa
- Controle de tração
- Controle de estabilidade
- Chave presencial
- Piloto automático
- Stop&Start do motor
- Computador de bordo
- Sistema que realiza o monitoramento da pressão dos pneus
- Assistente para detectação da fadiga do motorista
- Isofix
- Dentre outros
6 airbags de série
Dentro do comparativo Duster ou Renegade, um ponto que vale o destaque é justamente a quantidade de airbags do utilitário da Jeep. Isso porque todas as suas versões já vêm com ao menos 6 airbags de série.
O topo de linha, no entanto, tem o adicional para o joelho, chegando a 7 desses equipamentos, o que supera em muito os 2 disponíveis no Duster.
Pontos negativos do Jeep Renegade
Preço
Apesar dos seus pontos positivos, o Jeep Renegade peca quando o assunto é preço, tendo valores altos para as versões zero:
- Renegade Sport – partindo de R$ 134.190,00
- Renegade Longitude – partindo de R$ 149.490,00
- Renegade S – partindo de R$ 173.690,00
- Renegade Trailhawk – partindo de R$ 173.690,00
Porta-malas e espaço interno
O porta-malas do Renegade também entra na lista de pontos negativos do modelo. São apenas 320 l de capacidade, algo inferior à categoria e ao próprio Duster.
E o mesmo vale para o espaço interno, que é sempre alvo de reclamações do público. São apenas 4268 mm de comprimento, 1696 mm de altura, 1805 mm de largura e 2570 mm de distância entre-eixos.
Consumo
Assim como o concorrente, o Renegade não é um grande exemplo de economia de combustível, principalmente nos trechos urbanos:
- Na cidade ele faz 7,7 km/l no etanol e 11 km/l na gasolina
- Na estrada ele faz 9,1 km/l no etanol e 12,8 km/l na gasolina
Duster ou Renegade: Qual Vale Mais a Pena?
Como foi possível observar, no geral, tanto o Duster quanto o Renegade são boas opções de compra.
O Renegade, é claro, faz jus aos ótimos números de vendas, sendo um utilitário mais potente e tecnológico que o rival.
Com opções inclusive de tração 4×4, o modelo é ideal para quem está em busca de viagens urbanas e experiências off road.
O ponto fraco mais destacável, obviamente, fica por conta do pouco espaço interno, não se adequando para quem está em busca de um carro mais confortável para a família.
O Duster, embora não entregue tanto em custo-benefício, se destaca por seu amplo espaço interno, sendo uma alternativa viável para quem procura um SUV com essas características, ou não quer investir tanto em outro utilitário.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Peugeot 2008 ou Duster que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Mitsubishi ASX ou Jeep Renegade para descobrir qual é o melhor.
E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!
Se você acha que nosso blog também pode ajudar outras pessoas, não esqueça de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para o Review Auto.
Até a próxima vez – e dirija com segurança.
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.