Etios Sedan ou Voyage: Qual o Melhor Carro? Veja o Comparativo

Entre o Etios Sedan ou Voyage, qual você escolhe para a sua garagem?

Os dois são sedãs chamativos e poderosos, que chamam a atenção no mercado brasileiro, mas que entregam experiências bastante diferentes.

De um lado, o Etios Sedan já saiu de linha e era a versão maior do hatchback que fez muito sucesso no mercado. Do outro, o Voyage ainda existe, mas não vem desempenhando muito bem nas vendas do segmento.

Qual deles você deve escolher: Etios Sedan ou Voyage? Vamos descobrir a seguir!

Ótimo Custo-Benefício

Toyota Etios Sedan

Excede o que se espera de carros com o seu mesmo compromisso e porte

  • Bom espaço para acomodar as bagagens
  • O Toyota Etios Sedan consegue chegar de 0 a 100 km h em apenas treze segundos
  • Perfeita articulação com seu câmbio manual de 5 marchas e boas retomadas

Melhor Escolha

Volkswagen Voyage

Quando o assunto é mecânica, a VW sempre recebe opiniões positivas

  • A versão Voyage Comfortline 1.6, consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas 10,2 segundos
  • A sensação de segurança nas curvas e em alta velocidade se tornam evidentes
  • Se você circula muito na estrada e sente falta de segurança na velocidade máxima, vai de Voyage

Toyota Etios Sedan ou Volkswagen Voyage 1.6: qual o melhor carro?

Para decidir entre um Etios Sedan ou Voyage, é importante que você entenda que os dois modelos são muito bons. São carros bem montados e com qualidades.

Por isso, a resposta “certa” entre eles está no modelo que melhor atende suas necessidades. Afinal, o carro “ideal” para você é aquele que resolve os problemas que você tem.

Para chegar nessa resposta, precisamos comparar os prós e contras de ambos. Assim, saberemos o tipo de experiência que eles proporcionam.

Com base nessa análise, você saberá qual sedã escolher. Acelere com o Review Auto e vamos lá!

Prós e contras do Toyota Etios

Toyota Etios sedan
Fonte: AutoPapo

Começaremos a nossa análise olhando os prós e contras do Toyota Etios Sedan.

Vamos ver o que o carro tem de bom para oferecer e o que você pode esperar quando pegar no volante de um modelo desses.

Prós do Etios

Porta-malas

O porta-malas do sedã Toyota Etios é útil para o motorista, pois oferece espaço suficiente para guardar malas, compras e outros itens. O porta-malas do Etios sedã comporta até 510 litros.

Alguns dos benefícios de ter uma mala grande incluem poder viajar com mais conforto e conveniência, carregar itens volumosos e armazenar itens extras para viagens mais longas.

Ar-condicionado

O ar-condicionado do Toyota Etios é projetado para manter o interior do veículo fresco e confortável.

Ele funciona usando uma unidade de compressor que circula o refrigerante através de tubos e serpentinas no sistema, que remove o calor do ar interno e o expulsa para fora do veículo.

O ar-condicionado do Etios tem controles manuais, permitindo que o motorista ajuste a temperatura e a velocidade do fluxo de ar para atender às suas necessidades.

Alguns modelos também incluem funções como filtro de ar, que remove impurezas e poluentes do ar interior e ajuda a manter o ar interno limpo.

Ou seja, não se trata de um ar-condicionado digital, mas é um modelo muito bem equipado e que traz bastante conforto térmico.

Retrovisores elétricos

Os retrovisores elétricos do Toyota Etios Sedan funcionam através de um motor elétrico que controla o posicionamento dos espelhos retrovisores.

Isso permite que o motorista ajuste o ângulo dos espelhos retrovisores sem precisar movê-los manualmente.

Os retrovisores elétricos são controlados por uma série de interruptores localizados no painel de instrumentos, ou podem ser controlados por comandos de voz ou comando no volante dependendo da versão.

Os retrovisores elétricos ajudam o motorista na prática, pois permitem que eles vejam melhor seus arredores, especialmente as áreas laterais do veículo.

Isso aumenta a segurança, pois o motorista pode ver outros veículos, pedestres e obstáculos que possam estar fora do campo de visão normal. Também ajuda a melhorar a visibilidade em condições de pouca luz, permitindo que o motorista veja melhor seus arredores quando dirige à noite.

Além disso, os retrovisores elétricos também são úteis quando o motorista precisa mudar de faixa, pois eles podem facilmente ajustar o espelho para ver melhor a traseira do veículo.

Contras do Etios

marcador de combustível

Um dos pontos de mais críticas do Toyota Etios é o seu marcador de combustível. Muitos motoristas reclamam constantemente na internet sobre como o marcado de combustível do Toyota Etios Sedã é pequeno e de difícil leitura.

É muito complicado fazer a visualização da quantia de combustível ainda disponível no tanque ou outras informações que o marcador deveria mostrar mais facilmente.

Macaco

Todo automóvel tem um macaco e com o Toyota Etios Sedã não seria diferente, claro. No entanto, o automóvel se destaca negativamente pela posição em que o equipamento está dentro do veículo.

No caso do Toyota Etios Sedan, o macaco vai alojado debaixo do banco do motorista. Em teoria, é uma boa ideia: o equipamento fica protegido e longe da vista de potenciais bandidos que possam querer roubá-lo ou furtá-lo.

Entretanto, por outro lado, é muito difícil tirá-lo de lá. E colocá-lo depois é ainda mais complicado.

Por isso, quando se faz necessário usar o macaco, o motorista tem muitos problemas. Há quem pense em outras opções ou simplesmente devolva o equipamento para o porta-malas.

Prós e contras do Volkswagen Voyage

Volkswagen Voyage
Fonte: Car Blog

Agora é a hora de avançar com o comparativo e ver os prós e contras do Volkswagen Voyage. Para isso, consideraremos todas as versões relevantes no mercado do Brasil, como Voyage 1.6 e Voyage Comfortline.

Prós do Voyage

Manutenção do conjunto mecânico

Um dos principais benefícios do Volkswagen Voyage é o fato do automóvel ter uma manutenção bastante facilitada do seu conjunto mecânico. Isso é particularmente uma surpresa porque os modelos do automóvel são bastante completos em termos de itens de série.

Além do câmbio automático, o Volkswagen Voyage ainda conta com um sistema de distribuição eletrônica de frenagem, vidros elétricos, câmbio com conversor de torque, sistema de som avançado e muitos outros equipamentos.

Ou seja, além de ter um conjunto mecânico mais avançado do que seu rival, o Voyage ainda apresenta uma manutenção mais barata e mais facilitada pela Volkswagen.

Assim, o consumidor não perde tanto tempo indo cuidar das revisões e outros detalhes.

Desempenho

Quer um automóvel veloz, com torque e que não te deixa na mão? Então o Volkswagen Voyage pode ser o sedã certo para você, pois está entre os sedãs mais potentes do mercado, com melhor desempenho.

Por exemplo, a versão Voyage 1.6 vai de 0 a 100 km/h em apenas 10,2 segundos, um dos melhores níveis de aceleração do mercado.

Sua velocidade máxima é de 190 km/h, maior do que o limite aceito nas estradas. Por isso, você poderá rodar tranquilamente com o sedã por aí.

consumo de combustível

Outro ponto positivo do Volkswagen Voyage é o seu nível de consumo de combustível. O veículo apresenta um ótimo nível de consumo de combustível, fazendo 14,3 km/l e 10,1 km/ (com gasolina e etanol, respectivamente) no ambiente urbano.

O Toyota Etios Sedan X Plus, por exemplo, faz 12,2 km/l e 8,4 km/l de gasolina e etanol respectivamente. Não é ruim, mas perceba como o veículo bebe bastante mais do que o concorrente.

Contras do Voyage

design

O Volkswagen Voyage possui design arredondado, com faróis e para choque redondos e linhas suaves nas laterais. Possui quatro portas e é disponível com opções de motores 1.6 e 1.8 flex.

O interior é espaçoso e confortável, com acabamento de boa qualidade e painel de instrumentos simples e intuitivo. Ele possui também espaço generoso na traseira, permitindo que passageiros e bagagem viajem com conforto.

No entanto, o seu design não chama tanta a atenção quanto deveria. É um visual padrão, que se esconde no meio da cidade. Parece o que muitos interpretariam como um “sedã padrão”, sem personalidade.

Além disso, o carro ainda sofre com alguns adicionais. Por exemplo, para ter uma pintura metálica e chamar um pouco mais a atenção do automóvel, é necessário pagar extra.

preço

Outro ponto negativo do Voyage é o seu preço. Quando comparado com outros carros da mesma categoria, o sedã da Volkswagen fica bastante acima da média.

Por exemplo, o modelo de entrada do Voyage, hoje, é vendido por mais de R$89 mil. Já o modelo mais completo do Etios Sedan tem preço médio de R$74 mil.

Dá para sentir a diferença entre os dois carros, não é?

Etios Sedan ou Voyage: qual comprar?

Agora que você já entendeu esses pontos entre os veículos, é hora de decidir: Etios Sedan ou Voyage? Qual deles você deve comprar?

O Etios Sedan é um modelo interessante para quem quer espaço, principalmente. Tem um bom entre-eixos, o que gera espaço no banco traseiro, além de um porta-malas enorme. Até seu porta-luvas é grande, o que chama a atenção.

No entanto, o carro sofre com alguns detalhes que poderiam ser melhor planejado, como a posição do macaco ou o marcador do combustível.

Já o Volkswagen Voyage é um modelo mais luxuoso e completo. Tem de tudo: vidros elétricos, câmbio automático ou manual, computador interno, rodas de liga leve, freios ABS, direção hidráulica ou elétrica e muito mais.

Além disso, consome menos combustível e ainda tem manutenção facilitada. É um carro completo: mas tem um preço alto e um design muito básico, nada chamativo.

Com base nisso, você já sabe qual comprar entre Etios Sedan ou Voyage. O que você prefere? Um carro mais completo? Então é o Voyage. Um modelo mais barato e com mais espaço? Então é o Etios Sedan.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Polo Sedan ou Voyage que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre HB20 Sedan ou Voyage para descobrir qual é o melhor.

Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Se puder, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.

Até mais!