Está em dúvidas entre o Fiat Mobi ou VW Up? Então, chegou ao lugar certo!
Fiat Mobi e Volkswagen Up representam um segmento do mercado que luta atualmente para se manter de pé: os hatches subcompactos e compactos.
Em linhas gerais, a categoria é mais básica entre os veículos e onde estão os modelos mais baratos, que é o que ajuda no seu desempenho nas vendas.
De todo modo, o mais provável é que no futuro eles se aproximem cada vez mais dos SUVs, tornando-se utilitários compactos, como já vem acontecendo.
Os hatchbacks sempre tiveram, é claro, grandes diferenciais frente a outras versões, já que são mais leves e mais econômicos também, mas pecam principalmente em espaço interno.
Independentemente, a construção e evolução da linha deve em muito ao Mobi e ao Up, que fazem parte da história da categoria e cumprem bem o que se comprometem a fazer.
Melhor Escolha
Disponibiliza as seguintes versões de modelos subcompactos: Trekking, Like e Easy
- A economia é a prioridade nas versões do Fiat Mobi
- Não gera vibrações incômodas no interior da cabine e, tampouco, a troca de marchas é confusa
- O motor Firefly 1.0 é um de seus maiores destaques
Ótimo Custo-Benefício
O Up! é um hatch subcompacto da marca alemã Volkswagen, que chegou ao mercado mundial no ano de 2011
- Mesmo sendo 1.0, ele possui 101 cv de potência, a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina
- Quando o assunto é economia de combustível, ele apresenta ótimos índices de consumo, seja na estrada ou na cidade
- Controle de tração, sensor de estacionamento traseiro, farol de neblina, freios ABS com sistema de distribuição eletrônica e antitravamento e muito mais
Fiat Mobi ou VW Up
Os dois subcompactos têm uma história de rivalidade interessante, que começou em 2016.
Nesse caso, o Up surgiu primeiro (2011), e 5 anos depois foi que a Fiat lançou o Mobi para concorrer nesse setor.
A disputa, no entanto, não durou muito tempo, já que a Volkswagen descontinuou o seu modelo em 2021, enquanto o Mobi ainda segue firme entre os 0 km.
Fiat Mobi
O Fiat Mobi é um hatch subcompacto criado pela Fiat em 2016, sendo um projeto de origem brasileira e que se destaca por dividir a plataforma do emblemático Fiat Uno G2, um dos gigantes por aqui (mas que já saiu de linha).
Um ponto interessante e que cabe muito bem ressaltar aqui é que sua criação tem uma relação direta com o próprio Volkswagen Up!, uma vez que seu objetivo era concorrer nesse segmento e disputar espaço com o modelo alemão.
Desde seu lançamento, o Mobi já contou com diversas versões, como o Fiat Mobi Easy, Fiat Mobi Easy On, Fiat Mobi Drive, Fiat Mobi Like on, Fiat Mobi Way, Fiat Mobi Way On e o Fiat Mobi Trekking.
No entanto, atualmente são produzidas apenas duas dessas versões do veículo italiano:
- Fiat Mobi Like 1.0 Flex
- Fiat Mobi Trekking 1.0 Flex
Pontos positivos do Fiat Mobi
Preço
Um dos grandes destaques do Fiat Mobi, mesmo sendo um 0 km, é justamente o seu preço.
Por ser um subcompacto hatch, o carro é simplesmente um dos veículos mais baratos do Brasil, dividindo a primeira posição com o Renault Kwid.
- Fiat Mobi Like 1.0 Flex – a partir de R$ 68.990,00
- Fiat Mobi Trekking 1.0 Flex – a partir de R$ 72.999,00
Ou seja, trata-se de uma oportunidade única de comprar um veículo novo, sem ter que investir valores astronômicos, como em versões de outras categorias.
Motor
O Mobi apresenta um bom conjunto mecânico, dentro do que se propõe a fazer e considerando o mercado em que disputa.
Nesse caso, as versões atuais contam com o motor Fire 1.0 flex de 8 válvulas e 4 cilindros, acoplado com um câmbio manual de cinco marchas.
O propulsor consegue desenvolver 71 cv de potência quando abastecido com gasolina e 74 cv de potência com etanol, ambos a 6.000 rpm.
Já o torque é de 9,3 kgfm para gasolina e 9,7 kgfm para etanol, atingidos a 3.250 rpm, o que ajuda o veículo a ter um bom desempenho também em baixa rotação.
Com esse motor, o Fiat Mobi alcança a velocidade máxima de 152 km/h, tendo acelerações diferentes, a depender do combustível.
Com a gasolina, por exemplo, conforme observado na posta de testes, ele sai de 0 a 100 km/h em cerca de 15,8 segundos, enquanto com etanol esse tempo desce para 14 segundos.
Obviamente que não se trata de uma potência significativa, considerando outros carros, mas é sim indiscutivelmente conveniente com seu mercado, sendo capaz de entregar bastante economia ao proprietário.
Consumo
Equipado com o motor 1.0, o Fiat Mobi é realmente muito econômico, sendo perfeito para as vias urbanas e as estradas em asfalto.
Ele consegue fazer, com etanol, 9,6 km/l e, com gasolina, 13,5 km/l na cidade.
Já nas estradas, seu desempenho sobe para 10,4 km/l com etanol e 15 km/l com gasolina.
Equipamentos de série e opcionais
A versão completa do Fiat Mobi traz um bom conjunto de equipamentos para o carro:
- Sensor para a pressão dos pneus
- Comando mecânico interno dos retrovisores externos
- Vidros dianteiros elétricos com sistema anti-esmagamento e one Touch
- Central Multimídia 7 polegadas Touchscreen
- Sistemas Apple CarPlay e Android Auto
- Volante multifuncional
- Conexão Wireless
- Conexão Bluetooth
- Sistema para o reconhecimento de voz
- Tomada de 12v
- Porta-objetos nos bancos dianteiros
- Regulagem de altura do banco do motorista
- Sistema Isofix
- Banco traseiro com apoio triplo
- Controle eletrônico para a aceleração
- 2 airbags
- Chave tipo canivete equipada com sistema de telecomando para o fechamento e abertura dos vidros e portas
- Freios ABS
- Ar condicionado
- Cinto de segurança com sistema de 3 pontos
- Rebatimento dos bancos traseiros
- Rodas em aço 14′
- Direção hidráulica
- Sistema para partida a frio (não utiliza o tanque auxiliar de combustível)
- Tampa do porta-malas em vidro ultra-resistente
- Computador de bordo
- Sistema de sinalização para a frenagem emergencial
- Controle de estabilidade
- Assistente de partida em rampas
O destaque, é claro, fica por conta dos opcionais controle de estabilidade e o assistente de partida em rampas, que garantem muito mais segurança para as viagens.
Pontos negativos do Fiat Mobi
Porta-malas e espaço interno
Como já é de se esperar de um hatch subcompacto, o espaço interno do Fiat Mobi não é lá dos melhores.
O veículo conta com um porta-malas de apenas 200 litros, além de dimensões pequenas. São 3596 mm de comprimento, 1666 mm de largura, 1552 mm de altura e 2304 mm entre-eixos.
VW Up
Assim como o Mobi, o Up! é um hatch subcompacto da marca alemã Volkswagen, que chegou ao mercado mundial no ano de 2011.
No Brasil, o veículo surgiu apenas em 2014, servindo como sucessor da geração antiga do famoso Gol. Nesse caso, ele se diferencia um pouco da versão europeia por ser maior.
Como mencionado, o Mobi surgiu exatamente para bater de frente com o modelo da VW, e por isso são versões bem similares.
O carro da Fiat, por exemplo, conta inclusive com o mesmo sistema da tampa traseira em vidro, que existe no Up! desde o seu lançamento.
A disputa entre as marcas, de todo modo, não pôde durar muito tempo, uma vez que o VW Up! foi descontinuado em 2021.
Em seu último ano por aqui, o carro chegou apenas com uma versão: o Volkswagen Up Xtreme 170 TSI.
Pontos positivos do VW Up!
Motor
O Up 2021 chegou ao mercado com um motor 1.0 TSI, que também já foi utilizado em outros modelos da marca, como o Golf, Virtus e Polo.
Trata-se de um propulsor de injeção de combustível direta, entregando um rendimento excepcional para o veículo, acoplado a um câmbio manual de 5 marchas.
Para se ter uma ideia, mesmo sendo 1.0, ele possui 101 cv de potência, a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina.
Já com etanol, essa potência sobe para 105 cv, nos mesmos 5.000 rpm. O torque, em ambos os casos, é de 16,8 kgfm, atingido a 1.500 rpm.
Com essa capacidade, o Up sai de 0 a 100 km/h em apenas 9,5 segundos, atingindo a velocidade máxima de 181 km/h.
Consumo
Além de potente, o VW Up é também um destaque quando o assunto é economia de combustível. O veículo alemão tem ótimos índices de consumo, seja na estrada ou na cidade.
Na cidade, ele consegue fazer 9,6 km/l quando abastecido com etanol e 14,1 km/l utilizando gasolina.
Já nas estradas, seu desempenho sobe para 11,1 km/l com etanol e 16 km/l com gasolina.
Espaço interno
Em outras situações, sem dúvidas, o espaço interno do Up! não seria um ponto positivo para o modelo, uma vez que se trata de um subcompacto.
No entanto, entre o Fiat Mobi ou VW Up, esse é sim um dos seus prós, já que ele é um pouco mais espaçoso que o veículo italiano.
As dimensões exatas da última versão são: 3689 mm de comprimento, 1645 mm de largura, 1500 mm de altura e 2421 mm de entre-eixos.
Além disso, o porta-malas é 85 litros maior, sendo 285 litros, frente aos 200 litros do rival.
Equipamentos de série
- Controle de tração
- Sensor de estacionamento traseiro
- Farol de neblina
- Freios ABS com sistema de distribuição eletrônica e antitravamento
- Direção elétrica
- Luz para condução diurna
- Alerta para frenagem emergencial
- 2 airbags
- Ajuste de altura do banco do motorista
- Sistema de som
- Ajuste dos apoios de cabeça no banco traseiro (2)
- Alto-falantes
- Cinto de segurança de 3 pontos
- Sistema de alerta sonoro e visual indicando a não utilização do cinto de segurança dianteiro
- Chave do tipo “canivete” com sistema de controle remoto
- Ar-condicionado com função de filtragem do pólen e da poeira
- Ajuste de altura para a coluna de direção
- Rodas aro 14″ de aço
- Computador de bordo
- Rádio FM/AM
- CD-Player
- MP3
- Bluetooth
- Entrada USB
- Tomada de 12 V
- Abertura elétrica da tampa do porta-malas
- Porta e também o porta-malas com sistema de travamento elétrico
- Volante multifuncional
- Vidros elétricos (dianteiros)
Pontos negativos do VW Up
Visual
Um dos grandes pontos negativos do VW Up está ligado ao seu visual nada atrativo para o mercado brasileiro.
Por ser um modelo mais internacionalizado, por assim dizer, as poucas modificações na plataforma quando chegou por aqui não retiraram o ar de “bom moço” do veículo.
As linhas, é claro, eram modernas, mas nada agressivas, como o público do país está acostumado.
No fim das contas, o visual do carro nunca chegou a encher os olhos dos compradores, e acabava retirando o brilho dos seus pontos positivos.
Preço
Quando se compara um veículo 0 km com um usado, que seja da mesma categoria, uma das vantagens mais claras é justamente o preço.
Afinal, um carro zero tende a ser bem mais caro que o usado, já que ao sair da loja seu valor começa a despencar. Nesse caso, porém, não é bem isso que acontece.
O Up, desde quando esteve em produção, nunca foi um destaque quanto a preços baixos, já que é um compacto moderno, que entrega conforto, espaço e segurança aos viajantes.
Em contrapartida, o Mobi é atualmente um dos carros mais baratos do Brasil, sendo a combinação perfeita para essa “coincidência”.
De acordo com os dados da Tabela Fipe, a versão Xtreme 170 TSI é negociada atualmente por um valor médio de R$ 80.376,00.
Ou seja, apesar de ser um usado, seu valor pode superar o do Mobi em uma negociação.
Isso se deve, em grande parte, a uma supervalorização do modelo assim que ele saiu de linha, fazendo com que ele ganhasse bastante força entre os usados.
Fiat Mobi ou VW Up: Qual Vale Mais a Pena?
Como foi possível observar, o Fiat Mobi e o VW Up seguem caminhos diferentes atualmente, uma vez que o Mobi ainda está em produção e briga diretamente com outros modelos atuais, como o Kwid, da Renault.
O Up, por outro lado, já é uma versão descontinuada, sem opções de 0 km, mas que encontrou força entre os usados.
Em uma comparação direta entre os dois, é claro, o modelo da Volkswagen sai na frente quando o assunto é consumo e espaço interno, sendo uma boa opção para quem está em busca de um compacto com essas características.
O Fiat Mobi, por sua vez, traz um custo benefício maior para o proprietário, já que está disponível em versões zero, e com preços muito atrativos, saindo mais em conta, em muitos casos, que o próprio Up.
Recomendamos que você faça um test drive em ambos os carros para sentir qual deles se adequa melhor às suas necessidades, além de conferir também a ficha técnica e os itens de série.
Analise todos os pontos mais importantes para você, como rodas de liga leve, faróis de neblina, volante com regulagem de altura, eixo de torção, painel de instrumentos, console de teto, repetidores de seta, sensores de estacionamento, banco do motorista com ajuste de altura, chave canivete e mais aspectos.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Fiat Uno ou Mobi que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Fiat Mobi ou Ford Ka para descobrir qual é o melhor.
Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Se puder, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.
Até mais!
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.