Fiat Pulse

Carros Populares Mais Vendidos: Conheça os 27 Modelos Mais Consumidos

Neste artigo, trazemos uma breve lista dos carros populares mais vendidos no momento, ou seja, primeiro semestre de 2022.

Vale ressaltar, antes de mais nada, que o conceito de “popular” tem mudado ao longo do tempo.

No passado, era mais fácil delinear quais modelos eram realmente acessíveis junto ao mercado, devido a múltiplos fatores.

Porém, com a natural evolução das relações de compra e venda (aliada à instabilidade econômica de nosso país), essa realidade foi drasticamente alterada.

27 carros populares mais vendidos

1. Fiat Pulse

Fiat Pulse
Fonte: Motor Show

Este modelo produzido pela Fiat é um SUV subcompacto crossover destinado, principalmente, ao mercado sul-americano.

Tendo sido revelado como um automóvel sem nome (curiosamente, isso já ocorreu com muitos carros) em meados de 2021 no mercado nacional.

A nomenclatura foi posteriormente anunciada, depois que 3 alternativas foram oferecidas aos consumidores: Domo, Tuo e Pulse.

Projetado sob o codinome de “Projeto 363”, o Fiat Pulse foi construído em uma plataforma aprimorada pelo hatchback do modelo Argo.

2. Fiat Mobi

Fiat Mobi
Fonte: GZH

O Fiat Mobi é um automóvel de carroceria hatch, pertencendo ao segmento dos subcompactos, que marca presença nessa lista de carros populares mais vendidos.

O veículo é produzido, no Brasil, pela fábrica da Fiat em Betim, no estado de Minas Gerais.

Tendo sido lançado em 2016, o Fiat Mobi consiste em um projeto nacional que, aliás, divide a sua plataforma com a segunda geração do Fiat Uno, bem como a sua transmissão e o motor.

3. Fiat Strada

Fiat Strada
Fonte: Motor1

O Strada é um veículo fabricada pela montadora Fiat. Ele era a versão picape, até 2020, do modelo Palio. Analogamente, é fabricado desde 1996, contando com cabines dupla, estendida e simples.

Na atualidade, o Fiat Strada é produzido das versões Freedom, Endurance e Volcano, todas com a motorização Flex.

4. Ford Ka

Ford Ka 1.0
Fonte: Motor Show

O Ford Ka é um modelo urbano fabricado no Brasil, mais precisamente, na cidade de Camaçari, e que também está entre os carros populares mais vendidos.

Antes, o veículo era produzido no município de São Bernardo do Campo e em algumas localidades do continente europeu.

A versão nacional era exportada a todas as partes da América Latina. Por seu turno, a versão europeia é fabricada na cidade espanhola de Valencia.

A primeira geração do Ford Ka, no Brasil, era composta por subcompactos.

5. Chevrolet Onix Plus

Chevrolet Onix Plus
Fonte: Quatro Rodas

A nomenclatura “Chevrolet Onix Plus” refere-se aos modelos notchback, sedan e hatchback produzidos pela fabricante estadunidense, sendo desenvolvido pela célebre companhia General Motors (GM) do Brasil.

O Chevrolet Onix Plus foi apresentado, em 2013, no Salão do Automóvel de São Paulo, consolidando-se como uma das principais atrações da marca. O lançamento do Chevrolet Onix visou substituir o Celta.

6. Fiat Argo

Fiat Argo 1.0
Fonte: Autoesporte

O Fiat Argo é um carro hatch lançado, em nosso país, no ano de 2017, visando substituir os modelos Palio, Bravo e Punto.

Você pode encontrá-lo em 6 versões distintas:

  • Opening Edition Mopar AT 6 1.8;
  • HGT AT 6 1.8;
  • HGT 1.8;
  • Drive GSR 1.3;
  • Drive 1.3;
  • E Drive 1.0.

7. Fiat Toro

Fiat Toro
Fonte: Revista Carro

Classificado como um SUP (sigla para Sport Utility Pickup), o Fiat Toro foi lançado em 2016 e atualmente é um dos carros populares mais vendidos. O veículo é fabricado no Brasil, na cidade de Goiana, Pernambuco.

A montadora italiana decidiu comercializar o carro nos Estados Unidos sob outra marca, chamada de “Ram Trucks”.

8. Jeep Renegade

Jeep Renegade
Fonte: Motor1

O Jeep Renegade é considerado um SUV compacto, lançado no ano de 2014. Este modelo é fabricado tanto na Itália (em Melfi) quanto na Alemanha (em Rüsselsheim). A produção começou no primeiro semestre de 2015.

A suspensão, a tração, o frame e a plataforma do Jeep Renegade são originárias do projeto responsável pela criação do Fiat 500 X. Quando ele foi apresentado, pela primeira vez, ao público, o evento ocorreu no célebre Salão de Genebra.

9. Fiat Uno

Fiat Uno
Fonte: Motor1

O Fiat Uno foi originalmente lançado, em 1983, na Europa. O modelo chegaria ao Brasil apenas em 1984. A nova geração (inteiramente projetada em nosso país) chegou ao mercado apenas em 2010, destinada às nações latino-americanas.

Isto é, a versão antiga teve a sua produção encerrada no ano de 2013 – sendo comercializada sob a marca “Fiat Mille” a partir da década de 1990, quando um motor de menos de mil cilindradas foi adotado.

10. Volkswagen Gol

Volkswagen Gol
Fonte: Quatro Rodas

O Volkswagen Gol foi desenhado no Brasil para ser comercializado em diversos países sob várias designações, dentre eles, Argentina e México. Lançado em 1980, o modelo é tido como um dos maiores sucessos de vendas da montadora em todos os tempos.

Vale destacar, ainda, que o Volkswagen Gol é o único e o primeiro carro produzido em nosso país a exceder a marca de cinco milhões de unidades fabricadas até hoje, convertendo-se, no único automóvel a superar o popular Fusca em vendas.

11. Renault Kwid

Renault Kwid Life 1.0
Fonte: Quatro Rodas

O Renault Kwid foi inicialmente lançado, em 2015, na Índia. Em nosso país, o lançamento ocorreu em 2017, com o modelo passando a ser fabricado na cidade paranaense de São José dos Pinhais.

Este veículo apresenta, como os seus principais concorrentes, tanto o Fiat Mobi quanto o Volkswagen Up (pode-se incluir, em certo sentido, o Hyundai HB20.

No entanto, o Renault Kwid diferencia-se de ambos pelo design – similar ao de um crossover.

12. Hyundai HB20S

Hyundai HB20s Vision 1.6
Fonte: Notícias Automotivas

O Hyundai HB20S é um dos primeiros carros populares da montadora fabricado no Brasil.

O seu lançamento ocorreu em 2012, dando início a uma nova linha (a sigla “HB” é de “Hyundai Brasil”) e trazendo um sedan e, ainda, um crossover de qualidade (o HB20X) ao mercado nacional.

13. Citroën C4 Cactus

Citroën C4 Cactus
Fonte: Quatro Rodas

Este modelo é um crossover considerado compactado, tendo sido apresentado, em 2014, em Genebra, no Salão do Automóvel.

O Citroën C4 Cactus é comercializado na Europa, apenas, em versões dotadas de tração 4 x 2. A sua base é compartilhada com o outro compacto da montadora, o C3.

14. Renault Sandero

Renault Sandero
Fonte: Autoesporte

O Renault Sandero é um carro hatch desenvolvido no Brasil, em parceria com a montadora romena Dacia, visando atingir, especificamente, os mercados emergentes da América Latina e do Leste Europeu.

O veículo se baseia na plataforma M0, a mesma usada pelo Renault CIO III (comercializado na Europa) e pelo Renault Logan.

Trata-se, porém, de um hatch que está posicionado, desde uma perspectiva de mercado, acima do Logan.

15. Volkswagen Voyage

Volkswagen Voyage
Fonte: Car Blog

O Volkswagen Voyage é um carro sedan compacto baseado no Gol. O modelo foi lançado no ano de 1981, saindo de linha apenas em 1995.

A partir de 1997, ele foi substituído pelo Volkswagen Polo Classic. Não obstante, foi eleito “Carro do Ano”, pela imprensa especializada, em 1982.

16. Fiat Cronos

Fiat Cronos
Fonte: Quatro Rodas

O Fiat Cronos é um carro derivado do modelo Argo, originalmente lançado em 2018. Os seus principais concorrentes são o Ford Ka, o Hyundai HB20 e o Volkswagen Virtus.

Os motores disponíveis no Fiat Cronos são o Etorq 1.8 e o Fire Fly 1.3, dotados de caixa manual de cinco marchas (válida em todas as versões) e caixa automática de seis marchas para a sua motorização.

17. Honda HR V

Honda HR-V 1.8
Fonte: iCarros

O Honda HR V é um esportivo SUV compacto, inicialmente produzido para atender aos mercados europeus e japoneses. O modelo foi lançado em 1999. Porém, seis anos depois, em 2005, a montadora decidiu encerrar a sua fabricação.

18. Volkswagen Up

Volkswagen Up! 1.0
Fonte: Motor Show

O Volkswagen Up é o “minicarro” urbano da montadora alemã, tendo sido lançado no Salão de Frankfurt em 2011. A produção deste modelo começou, na Eslováquia (cidade de Bratislava), visando atender ao mercado europeu.

Três anos depois, no entanto, o Volkswagen Up chegou ao mercado latino-americano e sua fabricação só foi descontinuada em nosso país sete anos após a sua chegada, isto é, em 2021.

19. Volkswagen Fox

volkswagen fox

O Volkswagen Fox foi produzido até o ano de 2021, sendo comercializado para a América Latina.

Na Europa, o modelo deixou de ser vendido em 2011. O veículo apresenta, ainda, as variantes off road Cross Fox e a perua Space Fox.

20. Chevrolet S10

Chevrolet S10
Fonte: Motor1

A Chevrolet S10 pode ser considerada como uma picape “porte médio”.

O modelo é produzido, em nosso país, desde 1995. Devido, em grande medida, à sua mecânica relativamente simples, o veículo foi campeão de vendas entre 1996 e 2005.

21. Toyota Hilux

Toyota Hilux
Fonte: Motor1

Assim como o modelo Tacoma, a Toyota Hilux é uma caminhonete compactada produzida pela montadora japonesa.

A marca “Hilux” foi adotada como uma forma de substituir, em 1969, o nome “Stout”, permanecendo em utilização até os dias de hoje.

22. Nissan Frontier

Nissan Frontier
Fonte: Motor1

O Nissan Frontier é chamado, nos continentes asiático e europeu, de “Nissan Navara”. Seja como for, trata-se de uma picape média, desenvolvida originalmente para atender às necessidades do mercado estadunidense.

23. Renault Duster

Renault Duster
Fonte: Quatro Rodas

O Renault Duster (também conhecido como “Dacia Duster”) representa o primeiro crossover produzido pela montadora, oficialmente exibido no Salão de Genebra no ano de 2009.

24. Toyota Etios

Toyota Etios
Fonte: Motor Show

O Toyota Etios é um automóvel compacto, especialmente projetado para os mercados dos países emergentes. Ele foi apresentado – ainda como um protótipo – no Salão da Índia, em 2010.

25. Renault Logan

Renault Logan
Fonte: Revista Carro

O Renault Logan é um dos melhores carros sedan compactos, produzido sob a parceria estabelecida entre as montadoras Dacia e Renault. O projeto também visava atender, preferencialmente, os mercados emergentes.

26. Toyota Corolla

Toyota Corolla
Fonte: Instacarro

Oferecido em versões hatchback, perua e sedan, o Toyota Corolla é o compacto mais vendido da história, sendo um carro popular produzido nos 5 continentes e apresentando vendas totais que excedem a marca dos 50 milhões de unidades comercializadas, desde o seu lançamento original, em 1966.

27. Peugeot 208

Peugeot 208
Fonte: AutoPapo

O modelo Peugeot 208 começou a ser produzido na Europa em 2012 e, no ano seguinte, também no Brasil.

A montadora francesa o desenvolveu para substituir, tanto em nosso país quanto em Portugal, a versão 207.