Volkswagen Taos

Carros Populares Mais Seguros: 10 Modelos que Valem a Pena

A segurança é um quesito fundamental para a aquisição de um veículo, principalmente se temos, além de nossa vida, outras pessoas a quem proteger. Por essa razão, fizemos uma seleção com os 10 carros populares mais seguros que estão em circulação.

Quando escolhemos um carro, vários critérios entram em jogo: o design, o espaço e a economia são exemplos óbvios.

No entanto, há ainda outras preocupações nas quais seria melhor nem pensar, mas que são tão importantes (ou até mais) do que os critérios citados acima.

A imprevisibilidade da vida é um fator que precisamos considerar ao fazer boa parte dos investimentos financeiros.

Por exemplo, ainda que sejamos excelentes motoristas, é possível que nos envolvamos em algum tipo de acidente com outros motoristas, pelos mais diversos motivos.

Caso esse problema venha a ocorrer, você gostará de estar em um veículo seguro o suficiente para proteger todas as pessoas que estiverem junto com você.

A proteção precisa ser adequada não só para adultos, mas para as crianças se você tem filhos.

A escolha de um carro seguro vem principalmente a esse propósito: paz de espírito para quem quer proteger as pessoas que ama e a si mesmo.

Conheça 10 dos carros populares mais seguros de acordo com o Latin Ncap!

Neste artigo, consideramos alguns dos carros populares mais bem avaliados pela Latin Ncap.

Escolhemos 10 bons carros populares para que você avalie caso esteja preocupado com a segurança do seu próximo veículo.

E caso ainda não saiba o que é a Latin Ncap, não se preocupe: explicamos tudo no final desse artigo.

Falaremos principalmente sobre os critérios: proteção para crianças, proteção para adultos e a quantidade de equipamentos de segurança para cada veículo.

Sem mais delongas, confira os carros que selecionamos!

1. Toyota Corolla com 7 airbags

Toyota Corolla
Fonte: Instacarro

O primeiro dos 10 carros populares mais seguros em nossa seleção é o Toyota Corolla com 7 airbags, merecedor do destaque Latin Ncap Advanced Award porque cumpre muitos critérios com relação à segurança.

Sua classificação de cinco estrelas corresponde à excelente pontuação em segurança para adultos e crianças.

No que diz respeito à segurança para os adultos, o carro atinge 29.60 pontos de 34 possíveis.

Enquanto isso, a proteção para os pequenos cumpre 44.88 pontos de 49 possíveis.

A quantidade de equipamentos de segurança do veículo merece destaque entre os carros que circulam no Brasil.

O veículo conta com 7 airbags e sistema de aviso para os cintos de segurança.

Também tem sistema ISOFIX para as cadeirinhas das crianças, sistema de frenagem antibloqueio e protensores para os bancos da frente.

2. Volkswagen Polo com 4 airbags

Volkswagen Polo
Fonte: Motor1

Em segundo lugar, merece muito destaque em termos de segurança o Volkswagen Polo com 4 airbags, que também conta com o selo de Advanced Award e 5 estrelas de classificação.

Novamente, a boa pontuação vem da segurança que o veículo oferece para adultos e crianças.

A proteção para o adulto atingiu 32.13 pontos de 34 possíveis, enquanto no caso das crianças a pontuação foi de 43 pontos de 49 possíveis.

No que diz respeito a sistemas de segurança, o Volkswagen Polo é um dos mais completos do Brasil.

Ele conta com 4 airbags, protensores nos bancos da frente, sistema ISOFIX para as cadeirinhas infantis, sistema de aviso dos cintos de segurança e sistema de frenagem antibloqueio.

3. Chevrolet New Onix Plus com 6 airbags

Chevrolet New Onix Plus
Fonte: Chevrolet

O Chevrolet Onix também está entre os carros populares mais seguros, pois também é um dos carros 5 estrelas na classificação do Latin Ncap.

No que diz respeito à proteção dos adultos, o Chevrolet New Onix Plus atinge 28.34 pontos de 34 possíveis, enquanto a proteção para as crianças atinge 42.33 pontos de 49 possíveis.

Passando agora para os equipamentos de segurança, o Chevrolet Onix Plus conta com 6 airbags e sistema de aviso para os cintos de segurança.

Além disso, também tem protensores para os cintos da frente, sistema ISOFIX para cadeiras infantis e sistema de frenagem antibloqueio.

Com tantas medidas de proteção para os passageiros de um carro, não é à toa que o Chevrolet Onix é um dos veículos mais seguros do Brasil.

4. Volkswagen Taos com 6 airbags

Volkswagen Taos
Fonte: Autoesporte

Um outro bom carro para considerar se está buscando por segurança no Brasil é o Volkswagen Taos com 6 airbags. Ele também recebeu uma classificação de 5 estrelas.

A proteção para adultos e crianças é garantida com alguns sistemas de segurança: 6 airbags (frontais e laterais), assentos de popa para as crianças, lembrete de cinto de segurança, sistema GTR 9 para proteção de pedestres e sistema limitador de velocidade.

5. Volkswagen Up! com 2 airbags e freios ABS

Volkswagen Up! 1.0
Fonte: Motor Show

O quinto item em nossa lista é o Volkswagen Up!

Sua pontuação é razoavelmente alta em termos de segurança, principalmente dos adultos ainda que seja um bom carro para crianças também.

O número de airbags é reduzido em comparação aos outros veículos que comentamos, mas o Volkswagen Up! é um dos 10 carros populares mais seguros do Brasil pela oferta ampla em equipamentos e sistemas de segurança.

Alguns exemplos são o sistema com freios ABS, ISOFIX e protensores dos cintos de segurança.

6. Renault Kwid com 4 airbags

Renault Kwid
Fonte: Motor1

Seguindo com a nossa seleção, temos ainda o Renault Kwid com 4 airbags como um veículo de referência em segurança.

A proteção para adultos atinge 22.85 pontos de 34 possíveis enquanto a proteção que o Renault Kwid oferece para as crianças tem uma pontuação de 33.87 pontos de 49 possíveis.

Essa pontuação faz com que o veículo receba a classificação de 3 estrelas e esteja entre os 10 carros populares seguros.

Além dos 4 airbags, o Renault Kwid oferece ao consumidor protensores para os cintos da frente, sistema de aviso do cinto de segurança, ISOFIX e sistema de frenagem antibloqueio.

Se estas características satisfazem os seus requisitos de segurança, com certeza o Renault Kwid está entre um dos mais seguros do Brasil para você!

7. Toyota Yaris com 2 airbags

Toyota Yaris
Fonte: Motor1

O sétimo item da nossa lista é o Toyota Yaris com 2 airbags, referência em segurança principalmente para crianças. Assim, se está à procura de um veículo para proteger seus filhos, esse é um modelo a considerar.

Na proteção para adultos, o veículo atinge 25.49 pontos de 34 possíveis. Por outro lado, no que diz respeito à proteção para crianças, o Toyota Yaris atinge 38.05 de 49 possíveis.

Como dissemos, o Toyota Yaris está entre os 10 carros populares mais seguros que há no Brasil e em termos de equipamentos e sistemas de segurança, ele não deixa a desejar.

O Toyota Yaris conta com 2 airbags, protensores para os cintos de segurança dos bancos da frente, sistema de frenagem antibloqueio, sistema de aviso do cinto de segurança e ISOFIX para as cadeirinhas infantis.

8. Honda Fit com 2 airbags

Honda Fit
Fonte: Quatro Rodas

Em oitavo na nossa lista está o Honda Fit, um veículo extremamente bem avaliado principalmente no tocante a proteção de adultos, atingindo 5 estrelas neste critério.

A segurança para as crianças também é razoavelmente alta no caso do Honda Fit, já que o veículo marca uma pontuação de 39.48 pontos de 49 possíveis.

No Brasil, é um dos carros mais seguros, pois além dos 2 airbags, o Honda Fit conta com protensores para os cintos de segurança dos bancos da frente, sistema de frenagem antibloqueio e ISOFIX.

9. Toyota Etios com 2 airbags (quatro estrelas)

Toyota Etios
Fonte: Motor Show

O penúltimo item da nossa seleção é o Toyota Etios com 2 airbags, veículo que recebe uma classificação de 4 estrelas em segurança tanto para a proteção de adultos quanto de crianças.

Especificamente, o Toyota Etios marca 25.42 pontos de 34 possíveis no quesito proteção adulta e 40 pontos de 49 possíveis no caso da proteção infantil.

O modelo está entre os mais seguros do Brasil por oferecer, além dos airbags, protensores para os cintos de segurança dos bancos da frente do veículo.

Ademais, o Etios tem ISOFIX, sistema de aviso do cinto de segurança e sistema de frenagem antibloqueio.

10. Renault Sandero com 4 airbags

Renault Sandero
Fonte: Autoesporte

O Renault Sandero é o último entre os 10 carros populares mais seguros do Brasil que selecionamos.

Ele se destaca principalmente na proteção de crianças, categoria em que recebe 4 estrelas, com 38.52 pontos de 49 possíveis.

No caso dos adultos, a pontuação geral é de 3 estrelas, com 23.40 pontos de 34 possíveis.

No que diz respeito aos equipamentos e sistemas de segurança, o Renault Sandero apresenta 4 airbags, sistema de frenagem antibloqueio, sistema de aviso do cinto de segurança, protensores para o cinto do banco do motorista e ISOFIX para a cadeira das crianças.

Como avaliar se um carro é seguro?

Nesse contexto, é importante saber como avaliar a segurança de um carro.

Por exemplo, você saberia dizer quais equipamentos e sistemas de segurança garantem o melhor cenário em termos de proteção para o seu veículo?

Você pode fazer uma pesquisa para responder a essa pergunta, mas pode conseguir respostas de uma maneira muito mais fácil e rápida.

Existe um programa de reconhecimento internacional que reúne todas as informações relevantes para a segurança de uma série de veículos e as divulga gratuitamente – e é ele que consultamos para fazer a seleção de veículos que você acabou de conhecer.

Nossa lista considerou a pontuação dos veículos no Latin Ncap, um programa que avalia o quão seguro um veículo é considerando questões como a segurança para crianças e para adultos, fora os equipamentos disponíveis nos carros.

Como funciona a avaliação do Latin Ncap (Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe)

A Latin Ncap é uma organização que busca trazer ao mercado e aos motoristas informações independentes e transparentes sobre o nível de segurança apresentado pelos mais variados modelos de carros.

É importante que essa avaliação seja independente para evitar críticas parciais, por exemplo.

Ademais, encontrar um relatório direto e completo sobre a segurança de vários veículos é útil para o consumidor que está em dúvida sobre qual carro escolher.

De modo geral, a organização classifica as suas avaliações entre 0 e 5 estrelas, seguindo principalmente quatro critérios: proteção para adultos, proteção para crianças, proteção de pedestres e sistemas de assistência à segurança.

Ainda nessa avaliação, a Latin Ncap divide a avaliação dos veículos em duas classificações de 0 a 5 estrelas:

  • A proteção para passageiros adultos pode atingir até 34 pontos;
  • A proteção para crianças tem o máximo de 49 pontos.

Quanto mais alta for a pontuação nestas duas avaliações, mais seguro é o veículo.

Então, já sabe: na próxima vez que pensar em um teste de segurança, a Latin Ncap pode vir imediatamente à sua mente.

Considerações finais

Neste artigo, falamos sobre alguns dos carros seguros em que você pode investir caso a segurança seja um critério relevante para escolher um veículo.

A escolha entre qualquer um destes 10 carros que apresentamos deve levar em consideração o tipo de proteção que você quer oferecer.

Por exemplo, se você não tem filhos ou não se imagina transportando crianças em seu carro em um futuro próximo, uma boa pontuação na proteção de crianças não deve ser tão relevante quanto a proteção dos adultos.

Por outro lado, se ter filhos está em seus planos ou crianças já fazem parte da sua realidade, é importante considerar a segurança delas ao comprar um veículo.

Listamos as opções que nos pareceram mais adequadas seguindo algumas das melhores pontuações no Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe, que avalia veículos com a imparcialidade necessária para ganhar a confiança do consumidor.

Ademais, as informações cedidas pelo programa são extremamente precisas.

No site oficial, é possível ver fotos e vídeos de análises e testes conduzidos com os veículos para verificar mais a fundo o quanto são seguros.

Esperamos que nossas dicas sejam bem aproveitadas na hora de escolher o seu próximo carro.

Esteja você solteiro, casado ou com filhos, há muitas opções para analisar e então escolher o carro que reflete como está a sua vida.

Não se esqueça: perfis diferentes têm necessidades diferentes, ou seja, o melhor carro para o seu amigo pode não ser o melhor carro para você.

Gostou? Então, para conferir mais seleções de carros e outras informações úteis, continue navegando pelo blog ReviewAuto.