Cadeirinha Galzerano TransBaby

Melhor Cadeirinha para Auto: 10 Modelos para Escolher

Em busca da melhor cadeirinha para auto? Não busque mais! Reunímos as informações mais importantes para você escolher o melhor modelo.

Há mais de uma década que a instalação de cadeirinhas para carros se tornou obrigatória no Brasil para quem tem crianças pequenas.

O equipamento, usado no mundo todo, oferece muito mais segurança às crianças nas viagens.

Por isso, hoje vamos abordar o assunto e ajudar você a escolher a melhor cadeirinha para auto.

A cadeira para auto é um equipamento de segurança com preço relativamente acessível – as mais baratas partem de valores como R$ 500.

Todas têm alguns itens obrigatórios, sendo que as principais diferenças se referem a aspectos voltados ao conforto.

Esse, contudo, é um ponto que não deve ser desprezado.

Sempre é bom lembrar que as crianças precisam se sentir à vontade nas cadeirinhas, e muitas vezes precisarão encarar viagens demoradas. Então, considere também isso na hora de definir a sua.

Cadeira para auto: como escolher

A resolução 819 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi publicada em março de 2021 e substituiu a anterior, ainda de 2008.

Ambas tratam do transporte de crianças, e o texto da que está em vigor diz o seguinte:

“Para transitar em veículos automotores, as crianças com idade inferior a dez anos que não tenham atingido 1,45 m (um metro e quarenta e cinco centímetros) de altura devem ser transportados nos bancos traseiros usando individualmente cinto de segurança ou dispositivo de retenção equivalente”.

Na sequência, a resolução explica o que é o “dispositivo de retenção” – a popular cadeirinha para auto:

“Dispositivo de retenção para o transporte de crianças (DRC) é o conjunto de elementos que contém uma combinação de tiras com fechos de travamento, dispositivo de ajuste, partes de fixação e, em certos casos, dispositivos como: um berço portátil porta-bebê, uma cadeirinha auxiliar ou uma proteção antichoque que devem ser fixados ao veículo”.

Vale a pena ler a resolução na íntegra, mas o que nos importa por aqui é isso: crianças menores de dez anos ou com menos de 1,45 m de altura devem viajar no banco traseiro.

Mas apenas isso não é suficiente; o cinto de segurança deve ser eficiente, e para tal o uso das cadeirinhas é fundamental.

Como você verá ao longo deste artigo, opções de cadeira para auto destinadas à proteção das crianças é o que não falta. Há de todo tipo, das mais simples às mais estilosas.

Em comum a todas elas está seu propósito: proteger as crianças e estar de acordo com a lei de trânsito brasileiro.

Na hora de escolher a melhor para sua família, tenha em mente os seguintes pontos:

Considere o tipo ideal

Como vimos, a legislação brasileira de trânsito determina que crianças menores de dez anos devem viajar sempre no banco traseiro.

E é claro que existem muitas diferenças entre crianças de dois ou três anos e outras de seis ou sete.

Assim, a cadeira para auto que você deve utilizar varia de acordo com a idade.

No caso de bebês pequenos, por exemplo, a exigência é pelo uso do bebê-conforto. Ele precisa ser posicionado de costas para os bancos da frente – ainda que alguns pais torçam o nariz para isso.

As cadeirinhas para crianças entre 1 e 4 anos, por sua vez, são presas pelo cinto de segurança no banco de trás. Entre 5 e 7, a orientação é pelo uso do chamado “assento de elevação”.

Vale ressaltar que, a partir dos sete anos, não há mais a exigência do uso de cadeirinha para auto, sendo obrigatório apenas que as crianças fiquem no banco de trás e com o cinto de segurança afivelado.

Há, contudo, de se observar a altura da criança: para não usar o assento de elevação, ela precisa ter pelo menos 1,45m de altura.

Avalie o modelo

Além do tipo dedicado a diferentes idades, outro ponto que você deve escolher na hora de comprar a melhor cadeira para auto são as questões que dizem respeito ao conforto da criança.

Para bebês, por exemplo, opte por aquelas que sejam reclináveis. Isso porque alguns modelos ficam apenas a 90°, o que é bastante desconfortável para o bebê no caso de ele pegar no sono.

As que possuem proteção lateral, e especialmente protetores acolchoados, também oferecem uma dose adicional de segurança. Se puder, opte por esse produto.

Na mesma linha, algumas cadeirinhas para carros têm opções de ajuste na altura, seja do encosto da cabeça da criança, seja para ajuste do cinto de segurança.

Em suma: o item ‘conforto’ precisa ser levado em consideração, porque muitas vezes a viagem poderá ser demorada, e ninguém gosta de viajar de forma desconfortável, não é mesmo?

Cinto de segurança

O cinto de segurança é um item fundamental para todos os passageiros, e como não poderia deixar de ser merece atenção especial também na cadeirinha para carro. Aqui, entretanto, há duas questões a se observar.

A primeira delas diz respeito ao cinto da própria cadeirinha, que é para a proteção da criança. Nesse caso, dê preferência ao cinto de segurança 5 pontos.

Nesse modelo, a proteção prende acima do ombro, nas laterais, próximo ao quadril e no meio das pernas. Assim, há garantia de que o seu filho ou filha ficará firme junto ao assento.

A outra questão se refere ao cinto do banco traseiro, e que servirá para manter a cadeirinha fixa junto ao assento.

Procure se informar bem, em especial junto a conhecidos, se o modelo não é de fácil alcance das crianças. Opte por um modelo que não ofereça riscos de a criança acabar soltando.

Custo benefício

Esse ponto vale para todo tipo de produto, inclusive na hora de se escolher a melhor cadeirinha para auto.

Há inúmeros modelos à venda, de diferentes fabricantes e com as mais diversas características.

A mais cara não é necessariamente a melhor, e mesmo uma cadeira para auto que pode ser ideal para um, pode não vir a ser para outro.

Sobre isso, você precisa considerar as características do próprio carro, quantidade de pessoas que costumam viajar, etc.

Em suma, o custo-benefício das melhores cadeirinhas para auto é algo que cada pessoa precisa avaliar, mas sempre considerando os aspectos de segurança.

Fabricante e certificação

Esse ponto é extremamente importante.

Você pode encontrar a cadeirinha para auto mais confortável e com aparente ótimo custo-benefício, mas isso pouco adiantará se ela não estiver devidamente certificada.

Antes de adquirir uma, verifique se ela possui o selo que atesta estar de acordo com as normas técnicas e que tenha passado por todos os testes de segurança e resistência.

Além disso, modelos de fabricantes mais conhecidos costumam ser mais seguros. Uma dica que podemos dar a você é verificar a reputação em sites como o Reclame Aqui.

Evite produtos usados

A gente sabe que as melhores cadeirinhas para auto não são exatamente baratas.

Mais do que isso, o fato de haver diferentes tipos de tamanho – são os grupos, que abordaremos a seguir – certamente obrigará você a trocar o modelo com o passar dos anos.

E, muitas vezes, adquirir uma usada pode ser um bom negócio para os dois lados – para quem vende e para quem compra.

A questão a se considerar é que essas cadeirinhas têm um propósito muito nobre: proteger as crianças.

Ao adquirir uma usada, você não tem como saber se o antigo proprietário utilizou e preservou o item de maneira correta.

Aliás, também não tem como saber se a cadeira já sofreu algum tipo de impacto capaz de afetar sua segurança e assim por diante.

Por isso, opte sempre por comprar cadeirinhas novas.

Entendendo os grupos

Como você já sabe, existem diferentes tamanhos de cadeira para auto, e cada uma delas é adequada para crianças de diferentes pesos e alturas.

A fim de não haver nenhum tipo de dúvida na hora de adquirir a correta, criou-se um sistema de padronização que divide as cadeirinhas em grupos.

Os grupos consideram as características físicas típicas da fase de crescimento, e inclui indicação de idade e massa (peso) das crianças. Como uma mesma criança pode ser mais alta/pesada que a outra de mesma ideia, pondere na hora da escolha.

É importante ressaltar que, em geral, a melhor cadeirinha para auto se adequa a mais de um grupo.

Boa parte das que apresentaremos mais adiante, aliás, serve para absolutamente todos eles. Algumas, no entanto, são mais restritas.

Grupo 0 e 0+

A cadeira para auto dos grupos 0 são os conhecidos “bebê-conforto”, ou seja, atendem bebês de até dois anos e meio e, no máximo, 13 kg.

O Grupo 0 tem uma característica distinta em relação aos demais. Você precisa instalar as cadeirinhas de costas para os bancos dianteiros, como forma de reforçar a segurança dos bebês.

Para você ter uma ideia, um estudo da Academia America de Pediatria apontou que crianças até dois anos de idade tem 75% menos risco de morte ou de sofrerem lesões sérias se estiverem sentadas de costas para o impacto.

Isso porque a pressão exercida no pescoço é cinco vezes menor se comparada a um ocorrida no sentido da marcha.

Grupo 1

Essa categoria é adequada para crianças de até 4 anos e 10 meses, ou então com altura máxima de 1,09 m.

Grupo 2

Entram nesse grupo as cadeirinhas para carro adequadas para crianças de 15 kg a 25 kg. Em geral, isso se adéqua a meninos de até 7 anos e 10 meses (ou 1, 26 m)  e meninas de 8 anos e 1 mês.

Grupo 3

Por fim, o último grupo a se considerar é o grupo 3. Essa categoria chega a crianças de até 36 kg, o que na prática ultrapassa os 10 anos exigidos pela legislação brasileira para que crianças viagem no banco traseiro.

Conheça as 10 melhores cadeirinhas para auto

Até aqui, você já descobriu como escolher a melhor cadeirinha para auto e quais são as características a se observar antes de comprar uma. Agora, vamos apresentar diferentes modelos à venda no Brasil.

A nossa lista inclui modelos importados, mas pode ficar tranquilo: todas elas seguem as diretrizes do Contran e são certificadas pelo Inmetro.

Assim, estão de acordo tanto com a legislação, quanto no que se refere às questões de qualidade e segurança.

Todos os modelos são boas escolhas, e, como dissemos, a relação custo-benefício passa por uma constatação bem pessoal. E vale para cadeira auto o que vale para outras listas: a melhor para um, pode não ser a melhor para outro.

Por isso selecionamos uma lista de melhores para não ter erro.

Vamos conhecê-las?

1. Cadeirinha Unique 0 a 36 kg

Cadeirinha Unique 0 a 36 kg
Fonte: KaBuM!

A Cadeirinha Unique até 36 kg possui diferentes versões e trata-se, sem dúvida, de uma bela opção de produto, sendo considerada por muitos a melhor cadeirinha para auto.

Isso porque as características dessa cadeirinha para auto permitem adaptá-la para bebês desde os seus primeiros dias de vida até quando atingirem os 36 kg.

Em outras palavras, ela se adapta ao Grupo 0, ao Grupo 1, ao Grupo 2 e ao Grupo 3 – ou seja, para todas as fases.

Essa cadeirinha possui redutores de assento, o que permite às crianças ficarem adequadamente sentadas de acordo com seus tamanhos. Além disso, há 10 posições distintas de apoio de cabeça e do cinto de segurança.

Ou seja, a segurança e o conforto estão garantidos.

Como bebê-conforto, você pode posicioná-la de costas para os bancos da frente – como determina a resolução do Contran que trata do tema. A partir do Grupo 1, você pode posicioná-la de três maneiras distintas.

A cadeirinha conta com laterais reforçadas, capazes de oferecer maior proteção à cabeça, corpo e pernas dos bebês e crianças.

A cadeirinha também possui capa removível, que pode ser lavada em máquina.

2. Cadeirinha com Isofix Multifix 0 a 36 kg – Cadeirinha Safety 1st

Cadeirinha com Isofix Multifix
Fonte: Ri Happy

A cadeirinha Safety 1st é outro modelo que se propõe a acompanhar o seu filho durante todo o período em que ele precisar fazer uso de uma cadeira para auto.

Ela funciona como bebê conforto nos primeiros meses, e depois se adapta para os diferentes grupos.

Por ter tipo de instalação Isofix Multifix, a Safety 1st pode ser colocada em qualquer automóvel, garantindo a segurança da criança.

Você olha para a Multifix da Safety 1st e vê uma cadeirinha toda estilosa, mas o fundamental é que todo aquele estilo traz consigo muitos itens de segurança.

Ela possui almofadas redutoras acolchoadas, com espuma extra para as crianças menores. O equipamento também tem sistema de proteção lateral Air Protect.

Além disso, o uso dos elásticos laterais é simples para o apoio das fivelas do cinto de segurança no momento de colocar e retirar a criança.

Essa cadeirinha para auto vem com quatro posições de inclinação – lembrando que isso é um aspecto muito importante para deixar as crianças, em especial as menores, mais confortáveis.

O ajuste do apoio de cabeça e dos cintos da criança é simultâneo – eles sobem e descem ao mesmo tempo, facilitando a colocação.

Para completar, você pode deixar seu filho ou filha bem à vontade, porque essa cadeirinha para auto também vem com capa removível e que você pode lavar na máquina.

Indicada para todos os grupos – e com selo de certificação do Inmetro -, a cadeirinha com Isofix Multifix tem indicador que aponta sua correta instalação.

3. Cadeirinha Avant 0 a 25 kg

Cadeirinha Avant
Fonte: Magazine Luiza

Esta, considerada por muitos a melhor cadeirinha para auto, é projetada para bebês recém-nascidos até chegarem aos 25 kg.

Isso é possível porque ela conta com redutores reposicionáveis – isso inclui uma posição super reclinada virada contra o motorista.

Como vimos anteriormente, a legislação brasileira exige que o bebê-conforto seja colocado de costas para o motorista – e isso é uma característica da cadeirinha Avant 0 a 25 kg.

O produto, entretanto, é adaptável. Além de integrar o Grupo 0, ela também pode ter sua instalação voltada para a frente, como ocorre para os Grupos 1 e 2.

Esta é uma das melhores cadeirinhas para carros que você encontrará à venda no mercado brasileiro.

Ela vem com almofadas redutoras super acolchoadas, o que assegura conforto para as crianças ao longo de seu crescimento.

Além disso, a cadeirinha conta ainda com altura regulável para o apoio de cabeça e do cinto de segurança de 5 pontos, protetores para ombros mais seguros, clip de travamento e passagens para os cintos do veículo claramente identificadas.

Ela é reclinável em três posições.

Outro aspecto bem legal dessa cadeirinha é que ela possui revestimento removível. Assim, você pode retirá-lo a qualquer momento e jogá-lo diretamente na máquina de lavar.

Essa cadeirinha para auto tem o selo de aprovação e certificação do Inmetro.

4. Cadeirinha Matrix Evolution

Cadeirinha Matrix Evolution
Fonte: Zoom

Este é um modelo de cadeira para auto que também se adapta para diferentes tamanhos de crianças, mas não tão flexível quanto às anteriores. Ela serve para os grupos 0+, Grupo 1 e Grupo 2 – ou seja, você pode comprá-la para bebês pequenos até crianças de, no máximo, 25 kg.

A cadeirinha Matrix Evolution é uma das mais clássicas do mercado e é oferecida em diversas cores. Ela conta com apoio de cabeça regulável para até sete posições e vem com proteção contra impacto lateral.

Com quatro posições diferentes para ser reclinada, a Matrix Evolution tem cinto de segurança de 5 pontos de fixação.

Na parte dos ombros, ele conta com protetores acolchoados que oferecem maior conforto para quem está sentado.

O ajuste do cinto é feito através de um sistema central, e a cadeirinha ainda vem com um porta-copos removível.

Você pode realizar a instalação do item tanto no lado direito, quanto no esquerdo.

A estrutura da cadeirinha é toda feita em plástico de engenharia, o que assegura leveza e resistência.

5. Cadeirinha All Stages Fix 2.0 – Fisher-Price

Cadeirinha All Stages Fix 2.0
Fonte: Maçã Verde Baby

Esta é outra dentre as melhores cadeirinhas para auto, e o nome dela já dá um indicativo do porquê. Ela serve para todos os estágios da criança, sendo adaptável para recém-nascidos até os 36 kg.

A All Stages Fix 2.0 da Fisher-Price recebeu inovações em relação à primeira geração dessa cadeirinha da empresa.

Ela vem com novo tipo de tecido, novo tipo de almofada e o dobro da quantidade de espuma. No caso do uso para recém-nascido, ela acrescenta uma almofada interna.

Como você pode perceber, o conforto da criança parece ser uma preocupação da fabricante.

O encosto de cabeça conta com nada menos do que 14 posições diferentes, o que assegura seu uso sem nenhum tipo de incômodo durante todo o período de crescimento da criança.

Quando o assunto é reclinar, essa cadeirinha está entre as melhores. Sua inclinação chega aos 145° para o Grupo 0+.

Ou seja, você poderá viajar com seu bebê com a certeza de que ele está bem acomodado e acompanhar isso durante o trajeto.

Para as crianças maiores, ela possibilita que elas mesmo a reclinem com ativação por apenas uma das mãos. São quatro posições diferentes.

No que diz respeito a itens de segurança, o produto da Fisher-Price vem com proteção lateral contra impactos que fornece maior segurança para cabeça, tronco e quadris

Essa cadeirinha para auto conta com cinto de 5 pontos com regulagem de 3 posições de altura, isofix com 3 pontos de travamento, 2 ganchos isofix e cinto de ancoragem.

6. Cadeirinha Galzerano TransBaby

Cadeirinha Galzerano TransBaby
Fonte: Balloarts Baby

Esta é uma cadeira para auto importada pela Galzerano e se adapta aos grupos 0+ a 2. Ou seja, serve tanto para bebês quanto para crianças de até 25 kg.

A cadeirinha TransBaby possui cinto de segurança 5 pontos com indicador de travamento. Ele ainda possuir três posições de altura.

Ela vem com sistema de proteção lateral e uma base em formato L, que permite que seja reclinada sem influência da instalação.

Limpar essa cadeirinha para auto é uma tarefa bastante simples. O tecido é lavável e você pode removê-lo para levar à máquina.

Você também pode remover o protetor de ombro, o redutor de cabeça e o redutor do assento para limpeza.

Em relação a outras cadeirinhas, ela deixa a desejar no quesito reclino, uma vez que oferece “só” três posições.

7. Cadeirinha Tutti Baby Ninna

Cadeirinha Tutti Baby Ninna
Fonte: Tutti Baby

Este modelo é um pouco diferente das cadeirinhas para auto que apresentamos até aqui.

Ela é aprovada para o transporte em segurança de crianças a partir de um ano, sendo adaptável até que ela chegue aos 36 kg.

A diferença básica em relação ao que mostramos até agora está no uso do cinto de segurança.

Na primeira fase, quando a criança tem entre 9kg e 18kg, é o cinto da cadeirinha que mantém seu filho ou filha seguros – ele é do tipo de três pontos.

A partir daí, quando ela tiver entre 18 kg e 36 kg, o cinto de segurança a ser utilizado será o do banco traseiro.

Isso, entretanto, não levará qualquer risco para a criança.

Vale lembrar que, como mencionamos anteriormente neste artigo, a legislação brasileira estabelece que a partir dos sete anos a criança não precisa mais do uso da cadeirinha, apenas um “assento de elevação”, o que basicamente é o caso.

A Tutti Baby Ninna tem revestimento em tecido macio e lavável. Como ocorre com as melhores cadeirinhas para auto, ela vem com almofada redutora e protetores acolchoados para os ombros.

Sua estrutura, em plástico de engenharia, assegura leveza, segurança e durabilidade.

8. Cadeirinha para auto Cosco Avant KX-26

Cadeirinha para auto Cosco Avant KX-26
Fonte: Magazine Luiza

Apesar de ser indicada para crianças de 0 a 25 kg, o grande atrativo da Avant KX-26 é seu uso para o bebê.

Isso porque esta cadeirinha para auto possui uma de suas posições reclináveis para virá-la de costas para o motorista, e outras duas para instalação de frente. Assim, dá para ficar de olho no seu filho ou filha o tempo todo.

Assim como as melhores cadeirinhas para auto, a Avant KX-26 vem com almofadas redutoras acolchoadas.

Ela tem altura regulável para apoio de cabeça e do cinto de segurança (é do tipo de 5 pontos), além de vir com protetores para ombros.

A limpeza dela também é simples. Esta cadeirinha para carro tem revestimento em tecido, ou seja, você pode levá-lo para a máquina de lavar.

9. Cadeirinha Chicco Seat Up 012

Cadeirinha Chicco Seat Up 012
Fonte: Magazine Luiza

Esta é uma cadeirinha para carro das mais caras à disposição no mercado.

Super segura e extremamente confortável, crianças de 0 a 25 kg pode utilizá-la com segurança. Assim, sua homologação funciona para os grupos de 0 a 2.

Um dos atrativos dessa cadeirinha é sua versatilidade. Você pode instalá-la a partir do sistema isofix (isso, claro, nos veículos que oferecem a possibilidade) ou através do cinto de segurança.

A Seat Up 012 pode ser reclinada em até quatro posições e possui ajustes de altura.

Como nas melhores poltronas, o ajuste para a cabeça e o cinto se segurança são integrados – ou seja, ocorrem de forma simultânea.

10. Multikids Prius

Multikids Prius
Fonte: Zoom

A Multikids Prius é outro modelo de cadeira para auto que não atende a todos os grupos – ela pode ser utilizada até o 2, que prevê capacidade de peso de 15 a 25 kg.

Com quatro posições de recline, que você ativa por uma única mão e, portanto, a própria criança pode ativar, estamos falando de um modelo bastante confortável.

Além disso, mais do que o tecido, o próprio estofado é removível, o que facilita no momento da limpeza.

Em termos de segurança, essa cadeirinha para auto da Multikids vem com cinto de segurança 5 pontos, que pode ser regulado em 3 posições diferentes de altura.

Completa os itens de segurança uma proteção lateral contra impactos. Ela assegura a proteção da cabeça, do tronco e dos quadris em caso de impacto.

Como é feita a instalação da cadeirinha para carro?

Agora que você já conhece diversos modelos e marcas – e, considerando tudo o que mostramos até aqui, já tem condições de escolher a melhor cadeirinha para auto de acordo com o seu perfil -, vamos mostrar como fazer para instalar.

Você pode ficar tranquilo, porque a colocação delas é bastante simples.

Você precisa apenas observar o tipo – se é apenas através do cinto de segurança ou se você tem uma cadeirinha com isofix multifix – e seguir algumas recomendações.

A primeira pergunta que pode surgir é: afinal, em que parte do banco traseiro devo colocar a cadeira para auto do meu filho?

Ainda que você possa instalá-la em qualquer posição, recomendamos colocá-la sempre no meio.

Estatísticas mostram que crianças posicionadas no centro do assento traseiro têm quase 25% menos chances de risco de morte em caso de acidente em comparação com aquelas que estão sentadas atrás de algum dos bancos dianteiros.

Há, contudo, uma ressalva: você só pode instalar a cadeira no meio se a posição tiver um cinto de segurança de cinco pontos para fixá-la. Caso contrário, necessariamente você precisará instalá-la em uma das pontas.

Outro ponto muito importante a se considerar é que, no caso dos grupos 0 e 0+, a do bebê-conforto, você precisa desativar o airbag do banco de trás.

Lembre-se que a instalação da cadeira nesse caso é de costas para o motorista, e em caso de acionamento do airbag isso poderia trazer consequências ruins à criança.

Tipos de instalação

O isofix é um padrão de fabricação internacional que considera os encaixes entre o automóvel e a cadeirinha.

Seu modelo segue normas da Organização Internacional de Normalização (ISO, na sigla em ingês). As regras determinam não apenas as características funcionais das peças, mas também um padrão de segurança e qualidade de produção.

No Brasil, desde 2020 todos os carros que saem de fábrica têm obrigação prevista em lei de contar com o sistema isofix de instalação.

Nesse modelo, as peças fazem com que a cadeirinha seja fixa diretamente na carroceria do veículo.

Assim, torna-se ainda mais segura.

Veículos mais antigos (e nem precisa ser tanto), entretanto, podem vir sem essa opção. Nesse caso, a instalação seguirá o padrão de ser feita junto ao cinto de segurança de cinco pontos.

Há ainda a opção de se adquirir um adaptador isofix.