Ford Ka ou Up: Qual Carro Leva a Melhor? Comparativo Completo

Ford Ka ou Up? Ambos os modelos de hatch saíram de linha, mas ainda podem ser encontrados no mercado de carros usados e serem boas opções.

O Volkswagen Up! TSI ganhou fôlego e mesmo com seu motor 1.0 turbo ousa bater de frente com a Ford Ka de maior cilindrada. Contudo, ambos compartilham de preços semelhantes e lista de equipamentos recheada.

Qual deles é a melhor escolha para você: Ford Ka ou Up?

É isso que vamos descobrir em nosso comparativo de hoje, com seus prós e contras, para você ter certeza de qual deles vale mais a pena.

Para efeitos de comparação, vamos colocar o Volkswagen Move Up! TSI motor 1.0 Flex e Ford Ka SE Plus 1.5 frente a frente.

Acompanhe!

Ótimo Custo-Benefício

Ford Ka SE

A Ford saiu do Brasil, é verdade, mas deixou o seu legado em mais de 100 anos de existência

  • Leva até cinco pessoas, além de proporcionar comodidade no banco do motorista também
  • A suspensão do Ka garante maior estabilidade do veículo, principalmente nas curvas
  • Apresenta bons valores para revisões e seguro

Melhor Escolha

Volkswagen Up!

O Up! é um hatch subcompacto da marca alemã Volkswagen, que chegou ao mercado mundial no ano de 2011

  • Mesmo sendo 1.0, ele possui 101 cv de potência, a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina
  • Quando o assunto é economia de combustível, ele apresenta ótimos índices de consumo, seja na estrada ou na cidade
  • Controle de tração, sensor de estacionamento traseiro, farol de neblina, freios ABS com sistema de distribuição eletrônica e antitravamento e muito mais

Qual o melhor carro: Ford Ka ou Up?

Nem todo mundo gosta de comprar modelo de carro fora de linha, seja por conta de algumas características ultrapassadas ou porque não gosta de rodar com um design antigo.

Porém, tem o fator custo-benefício, já que veículos sem atualização podem sair mais baratos e se adequarem ao perfil do consumidor.

Esse é o caso tanto da Volkswagen Up! TSI motor 1.0 quanto da Ford Ka 1.5, dois hatches que compartilham de algumas semelhanças em sua ficha técnica.

Antes de tudo, vale destacar que as versões aqui apresentadas são intermediárias. Na versão SE Plus há três versões disponíveis na Ford Ka:

  • Se 1.0 Manual;
  • Se 1.5 Manual;
  • Se 1.5 Automático.

Já nas versões do Volkswagen Up! podemos encontrar os seguintes modelos com motor MPI ou TSI e transmissão I-Motion:

  • Move Up!;
  • High Up!;
  • Cross Up!.

Agora que você está ciente de cada versão intermediária dos modelos do nosso comparativo de hoje, vamos falar sobre onde eles empatam em suas características.

Para começar, há empate no quesito acabamento. O design do modelo Move Up da Volkswagen não é nada extraordinário – aliás, digamos que é básico. Pelo menos, a montadora caprichou no encaixe das peças.

Já na Ford Ka há problemas na montagem das peças, sendo possível notar algumas imperfeições que, com o tempo, podem dar dor de cabeça. Por outro lado, a textura do acabamento e do sistema de som garantem um tom elegante ao Ford Ka.

O empate também ocorre no quesito ergonomia. Enquanto o usuário do Move Up pode regular a altura dos bancos e ajustar a coluna do volante (ambos disponíveis na versão topo de linha do Ka SEL), o modelo Ka SE 1.5 pode agradar quem gosta de uma posição mais alta, mas acabar desagradando outros.

Até aqui, a Volkswagen Up e a Ford Ka empatam em ergonomia e acabamento, mas, em outras categorias, quem leva a melhor?

Confira!

Prós e contras da Ford

Ford Ka SE Plus
Fonte: Mundo do Automóvel para PCD

A Ford saiu do Brasil, é verdade. Mas deixou o seu legado em mais de 100 anos de existência.

Em uma das diversas histórias que rondam a empresa, um deles ganhou destaque durante a Ditadura Militar do Brasil: a Greve dos Metalúrgicos do ABC Paulista, ocorrida nas fábricas da Ford nos anos 80.

Ali nascia um movimento sindical que abria as portas para o fim de uma história dramática em nosso país, além da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Além disso, foi a partir dessas greves no ABC Paulista que surgiu o Partido dos Trabalhadores (PT) liderado pelo atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Veja quais os pontos positivos e negativos da Ford Ka SE 1.5.

Pontos positivos da Ford Ka SE 1.5

Conforto e espaço

Ford Ka ou Up! quando o assunto é conforto e espaço?

Bem, a Ford Ka consegue se dar bem em ambos os quesitos. Ainda que tenha sacrificado o porta-malas (216 litros contra 262 litros do Move Up!), o modelo deixa os passageiros confortáveis no banco traseiro.

São 2,49 m de entre eixos (2,42 m no Move Up! TSI), 1,69 m de largura e 3,88 m de comprimento, ou seja, sobre espaço para levar até cinco pessoas, além de proporcionar comodidade no banco do motorista também.

Ainda sobre conforto, os passageiros não vão sentir aquelas trepidações comuns em carros com suspensão ruim. Com perfil mais firme, a suspensão do Ka garante maior estabilidade do veículo, principalmente nas curvas.

Revisões e seguro

É verdade que a fábrica da Ford fechou e a montadora foi embora do país, no entanto, não é necessário entrar em desespero caso você já tenha, por exemplo, o seu Ford Ka SE 1.0.

Já ouviu falar da lei da oferta e da procura?

Enquanto houver procura pelas peças e pelas revisões, sempre haverá alguém para vender. Ainda mais quando falamos de uma marca famosa.

Sobre os preços das apólices de seguro que podem deixar os consumidores em dúvida se levam Ford Ka ou Up!, sai mais barato na Ford Ka. A apólice sai por cerca de R$ 1.600, R$ 100 a menos do que sua rival.

Pontos negativos da Ford Ka SE 1.5

Consumo

Infelizmente, não há uma boa notícia no que se refere a consumo médio da Ford Ka.

Para quem pensa em comprar a versão SE 1.5 saiba que ele bebe mais combustível do que o Volkswagen Up. Em testes realizados pela revista Quatro Rodas, foram 8,2 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada usando etanol.

Nesse ponto, o consumo econômico do Move Up! TSI, que era uma promessa da marca alemã, é comprovado nos testes: 11,3 km/l (cidade) e 14,7 km/l (estrada).

Ponto positivo para o Up! aqui.

Itens de série

Ford Ka ou Up? Os dois entregam uma boa lista de equipamentos de série.

Os consumidores não têm o que reclamar, já que ambos oferecem ar-condicionado, sistema de som com entradas USB, rádio e Bluetooth e vidros e travas elétricas com controle remoto.

Apesar disso, faltam alguns itens de série importantes no Ka SE 1.5, como o controle de tração, computador de bordo, retrovisores elétricos, sistema Sync, applink e assistente de emergência.

Assim, podemos afirmar que o Volkswagen Up TSI é mais interessante na categoria, principalmente pela presença do controle de tração.

Desvalorização

Mais uma vez, vamos falar da saída da Ford do Brasil. E para quem pergunta se os modelos da marca vão perder valor de mercado, a resposta é sim, mas isso não é exclusividade da Ford que fechou a fábrica.

A desvalorização é um efeito comum para qualquer carro ou modelo que sai de linha.

Ao mesmo tempo em que isso é bom para quem quer comprar barato, também é ruim, caso não haja oferta de peças para o veículo.

Além disso, se o veículo fica mais em conta para comprar, isso significa que para vender não será um bom negócio. Ainda mais se a desvalorização for grande.

Porém, para mostrar que o setor de automóveis é surpreendente, tanto a Ford Ka quanto a VW Up! aparecem na lista de carros que menos desvalorizam.

O Hyundai HB20, Honda Civic, Chevrolet Onix, Toyota Corolla, além de outros modelos da Volkswagen, também figuram na lista. Não esquece de conferir lá depois!

Prós e contras do Volkswagen Up!

up! (Volkswagen)
Fonte: Quatro Rodas

A Volkswagen é uma marca tradicional tanto quanto a Ford, sendo campeã de vendas durante anos.

Só em 2021, a VW garantiu oito versões no ranking dos 50 carros mais vendidos naquele ano e três versões na lista de SUVs mais vendidos em 2021 também.

Além disso, popularizou um dos modelos que mais apareceu nos rankings de outros anos: o Gol.

Um dos motivos da VW Gol ter se tornado líder de vendas é o seu baixo consumo. Para saber mais, compare o Gol com o Fiat Uno em um duelo feito pelo Review Auto.

Confira os pontos positivos e negativos do Volkswagen Up!, em seguida.

Pontos positivos do VW Move Up!

Desempenho

Entre Ford Ka ou Up!, o primeiro ponto positivo do Volkswagen Move Up! TSI tem relação com a potência do motor e seu desempenho na pista.

Ágil na aceleração e na retomada de velocidade, o Move Up! tem 105 cv, com 16,8 kgfm de torque a 1.500 rpm. Já a Ford Ka gera 16,6 kgfm a 4.500 rpm, sendo, portanto, mais potente do que seu rival.

Como assim?

O torque do Ka é um pouco maior do que o Move Up!, fazendo uma boa diferença para o desempenho. Isso é fundamental para ajudar o carro a ganhar velocidade sem perder muito tempo.

No entanto, o Move Up! TSI vai de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e retoma em 8,5 segundos para ir de 60 a 100 km/h. Isso também se deve ao seu câmbio manual de cinco marchas.

Já o modelo Ford Ka faz exatamente a mesma coisa, só que em 10,9 segundos e 10,7 segundos, isto é, mais demorado. Portanto, em matéria de desempenho, o Up! ganha.

Segurança

Em matéria de segurança entre Ford Ka ou Up!, o Move Up! mostra que está em melhor situação que o seu rival.

Como já mencionado neste artigo, o Ford Ka não conta com o controle de tração, item que vem de série no modelo do Volkswagen.

Esse ponto torna o Ford Ka bem desfavorável, porque se não tem controle de tração também não tem o de estabilidade. E esses dois itens são necessários para manter a segurança do veículo em pisos de baixa aderência.

Por exemplo, em áreas de grama molhada, neve ou poças d’água, o pneu pode perder tração, sendo necessário reduzir o torque e frear a roda para que o carro possa ficar em segurança.

Contudo, pelo menos os dois modelos trazem outros itens de série importantes para a segurança do motorista, como freios ABS, Isofix para ajudar a fixar as cadeirinhas de crianças, e o airbag duplo.

Manutenção

Comentamos neste artigo que a revisão é um dos pontos positivos da Ford Ka. Isso é verdade, considerando que muitas pessoas têm dúvidas sobre a manutenção em carros fora de linha e, principalmente, sem a fábrica no país.

Porém, quando o assunto é preço, as revisões de até 30.000 do Volkswagen Move Up! saem mais baratas do que na Ford Ka (R$ 750 contra R$ 1.200).

Nesse quesito, é uma grande desvantagem manter o Ka com esse valor e o receio de nenhuma empresa querer fabricar as peças dessa marca/modelo por falta de procura.

É um pouco difícil porque, como dissemos, a Ford no Brasil é famosa e ganhou muitos adeptos por aqui, mas não é impossível.

Falando nisso, aproveite e veja aqui os carros que têm manutenção barata. Uma das versões do Ford Ka aparece na lista.

Pontos negativos do VW Move Up!

Preço

Aqui, Volkswagen Move Up! TSI e Ford Ka SE 1.5 têm preços muito próximos, na faixa de R$ 49.000 a R$ 49.990. Tudo vai depender do mercado de carros usados e da quilometragem do veículo.

No entanto, a vantagem fica para o Up!, já que ele saiu de linha, mas a fábrica continua entre nós.

Sim, insistimos nesse assunto porque, hoje, a Ford ainda pode movimentar o setor, mas em alguns anos, com a chegada de novos modelos e tecnologias, esse cenário tende a mudar.

Por isso, ao fazer o comparativo de preços entre Move Up! e Ka SE 1.5, considere quem tem mais chance de desvalorizar em alguns anos.

Peças de reposição

É evidente que fica mais fácil repor peças de um carro atualizado do que outro fora de linha, e quem tem um carro cujo modelo não tem mais para vender, entende isso.

Para ninguém ter dor de cabeça na hora de uma revisão e precisar repor algum item, o ideal é investir em carros que ainda não entraram no setor de usados e seminovos.

Nesse sentido, a vantagem fica para o Volkswagen Move Up! TSI.

Portanto, Ford Ka ou Up?

Ainda que ofereça conforto, espaço e um seguro mais em conta, a Ford Ka peca pelo alto consumo, desvalorização e o fato de a fábrica ter saído do país.

Por isso, o vencedor da disputa de hoje é o Volkswagen Move Up! TSI com motor 1.0 Flex.

Além de bons pacotes de tecnologia, itens de segurança e consumo econômico de combustível, o Move Up! tem bom preço de revisão nos primeiros 30.000 km.

Vale mais a pena ter um Up! na garagem, não é?

Verifique, também, outros aspectos que você considera importantes, incluindo a ficha técnica e os itens de série, além de detalhes como controle de tração e controle de estabilidade, navegador por GPS, direção elétrica, ar condicionado, vidros elétricos, faróis de neblina, entrada USB e possibilidade de regular os bancos dianteiros, por exemplo.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Ford Ka ou Uno que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Up ou Sandero para descobrir qual é o melhor.

Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.

Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!