Entre o HB20s ou Honda City, qual dos dois veículos é a melhor opção de compra atualmente?
Os dois carros são muito semelhantes, contudo, têm algumas diferenças importantes. Por isso, vamos debater suas características principais neste comparativo entre os dois modelos.
Melhor Escolha
O Hyundai HB20 possui em seu catálogo atual sete versões, sendo as principais a Sense, Vision, Platinum e Platinum Plus
- Motor 1.0 turbo com três cilindros, 120 cv e 17,5 de torque, com câmbio automático de seis marchas
- Frenagem autônoma de emergência, correção do volante no sistema de manutenção de faixa, alertas de tráfego cruzado e de ponto cego e sistema start-stop
- O volante tem ajuste de altura e profundidade, os retrovisores são elétricos e o carro ainda conta com assistente de farol alto
Ótimo Custo-Benefício
O modelo apresenta um bom comprimento, largura e entre eixos maiores
- Motor 1.5 com 126 cv de potência e 15,5 de torque com transmissão CVT
- Conta com frenagem autônoma, piloto automático adaptativo e correção do volante na manutenção em faixa
- Seis conjuntos de airbags, ar condicionado digital, luz diurna de LED, além de central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay
Mudanças no mercado de sedã compacto e a comparação com o Toyota Yaris Sedan XLS
Tanto a Hyundai quanto a Honda realizaram mudanças recentes em relação à venda de seu portfólio de veículos. Enquanto a Hyundai deixou o Elantra no passado, a Honda anunciou em 2012 que o Honda Civic deixaria de ser fabricado.
Assim, não é de espantar que tanto o Hyundai HB20s Platinum Plus quanto o Honda City Touring tenham passado por um processo de sofisticação recente.
Além de claramente buscar suprir o espaço deixado pelos outros irmãos, há uma intenção também de fazer frente na concorrência com outro sedã oriental, no caso, o Toyota Yaris Sedan XLS.
Então, vamos analisar cada um dos modelos topo de linha para entender melhor suas especificidades.
Hyundai HB20s Platinum Plus
O Hyundai HB20 possui em seu catálogo atual sete versões, sendo as principais a Sense, Vision, Platinum e Platinum Plus, que é a que vamos analisar nesse comparativo.
O valor da versão mais sofisticada é de R$ 122 mil reais.
Pontos Positivos
O Hyundai HB20S tem motor 1.0 turbo com três cilindros, 120 cv e 17,5 de torque, com câmbio automático de seis marchas.
Ele tem bom fôlego em estradas e apresenta bons percentuais de consumo, em torno de 10,9 km/l nas rodovias, enquanto na cidade ele faz 8,6 km/l.
Em termos de equipamentos de condução, o HB20s conta com frenagem autônoma de emergência, correção do volante no sistema de manutenção de faixa, alertas de tráfego cruzado e de ponto cego e sistema start-stop.
Como é de se esperar em veículos topo de linha, o Platinum Plus apresenta controle de tração, seis conjuntos de airbags, ar condicionado, luz diurna de LED e os programas Android Auto e Apple CarPlay fazem parte do centro multimídia.
O volante tem ajuste de altura e profundidade, os retrovisores são elétricos e o carro ainda conta com assistente de farol alto. O porta malas tem abertura por aproximação e é possível carregar o celular por indução.
Vale a pena ressaltar que os bancos de couro do HB20s têm uma qualidade excelente e a ideia de fazê-los na cor bege aumenta a sensação de sofisticação ao entrar no veículo, cujas laterais de porta cinza claro também dão um toque refinado.
Pontos negativos
Apesar de ter câmera de ré, o equipamento não apresenta uma boa qualidade de funcionamento. O couro do volante também é ruim.
Outro equipamento que deixa uma má impressão é a central multimídia. Ainda que seja fácil de operar e conte com bons softwares, a tela não tem uma boa qualidade de definição.
Outro aspecto negativo do modelo da Hyundai fica por conta do espaço interno. A própria cabine teve um certo espaço suprimido e isso se verifica ainda mais em relação ao espaço reservado para os ocupantes do banco traseiro.
O porta malas de 475 litros também perde em relação ao rival japonês.
Honda City Touring
Alguns especialistas do mercado automotivo acreditam que essa versão atual do Honda City hatch supera a rival Toyota Yaris 2023, o que sempre foi um parâmetro importante para a fabricante japonesa.
O modelo apresenta um bom comprimento, largura e entre eixos maiores.
A versão Touring topo de linha tem preço a partir de R$ 130.000.
Pontos positivos
O Honda City é equipado com motor 1.5 com 126 cv de potência e 15,5 de torque com transmissão CVT. Ele apresenta uma direção linear e calibrada, além de ser bastante silencioso.
Seus níveis de consumo na cidade são de 9,2 km/l e, na estrada, 10,5 km/l.
Como é típico na escola oriental, o City se volta ao conforto do motorista e passageiros e é bem sólido nesse quesito. Conta com frenagem autônoma, piloto automático adaptativo e correção do volante na manutenção em faixa.
O City Touring é um carro bastante completo quando o assunto é o conjunto de equipamentos e tecnologia. Ele conta com seis conjuntos de airbags, ar condicionado digital, luz diurna de LED, além de central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay.
Além disso, o carro faz trocas de marcha e também é possível ajustar a altura e profundidade do volante. Ele ainda tem retrovisores elétricos e fotocrômico, farol full led, sensor de ré e sensor de estacionamento dianteiro.
Os bancos de couro bege ajudam na sensação de sofisticação e o visual moderno da cabine também colaboram para que o carro pareça mais refinado.
Um fator bastante positivo sobre o Honda City é o seu espaço interno, que se reflete especialmente na cabine, que é mais ampla. Além disso, os ocupantes do banco traseiro não precisam se apertar ao sentar e ainda contam com uma exclusiva saída de ar.
O seu porta malas é bem robusto, com 519 litros.
Pontos negativos
O Honda City parece perder um pouco de potência quando está na estrada. Contudo, de modo geral, o desempenho do conjunto mecânico e os níveis de consumo são bons.
Um fator negativo é em relação ao funcionamento multimídia. Ele tem uma tela opaca e uma definição que deixa a desejar, mesmo contando com bons sistemas operacionais e bom tamanho em termos de polegadas.
HB20S ou Honda City: qual dos dois vence o comparativo?
Como você conseguiu observar nesse comparativo, ambos os modelos têm características muito semelhantes e positivas em termos de desempenho, consumo, visual, conjuntos de equipamentos e refinamento.
Se levarmos em consideração os preços, vemos que o Hyundai HB20s Platinum Plus apresenta custo benefício melhor que o Honda City Touring, além de um excelente nível de dirigibilidade.
Por outro lado, o City é um dos hatches mais completos no quesito de conjunto de equipamentos além de ter um visual moderno e amplo espaço interno e de porta malas.
Portanto, em nossa opinião, a escolha por um ou por outro deve se guiar mais por escolhas pessoais.
Verifique, também, outros aspectos que você considera importantes, incluindo a ficha técnica e os itens de série, além de detalhes como velocidade máxima, tamanho do tanque de combustível, câmbio manual ou automático, alerta de ponto cego, computador de bordo e pacote de equipamentos, por exemplo.
E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!
Se você acha que nosso blog também pode ajudar outras pessoas, não esqueça de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para o Review Auto.
Até a próxima vez – e dirija com segurança.
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.