Honda Fit ou Etios: Quem Leva a Melhor? Comparativo Completo

Responda rapidamente: você prefere comprar um Honda Fit ou Etios? Se você gosta de veículos japoneses e procura por opções dentro do segmento de hatches, eventualmente ouvirá falar desses dois.

Por isso, nós decidimos ajudar você ao fazer uma avaliação justa de ambos.

Vamos olhar para o que o Fit tem a oferecer de melhor e para o que o Etios pode entregar e, assim, garantir que você comprará aquele que oferece melhor custo-benefício para você.

E aí, quer saber se o melhor é o Honda Fit ou Etios? Então siga a leitura!

Melhor Escolha

Honda Fit

O Honda Fit conquistou uma boa reputação no mercado brasileiro de veículos nos últimos anos.

  • Possui direção elétrica
  • Conta com um porta-malas com capacidade para 363 litros
  • Trata-se de um carro mais robusto

Ótimo Custo-Benefício

Toyota Etios

Ainda é possível encontrar muitas versões e unidades dele nas lojas de usados e seminovos

  • Recurso de Revisão Expressa, exclusivo da Toyota e disponível para todos os veículos da marca japonesa
  • Seus custos de manutenção (e a frequência com que é necessário solicitá-la preventivamente) são baixos
  • Um dos melhores pontos positivos do Etios é o seu consumo

Honda Fit ou Etios: ambos fora de linha

Como você verá a seguir, tanto o Fit quanto o Etios saíram de linha por parte das suas montadoras. Logo, não existem mais, exceto em concessionárias de usados e seminovos.

Para fazer a avaliação, comparamos apenas as versões mais recentes de ambos.

É claro que o Fit leva vantagem sobre o Etios nesse quesito, pois saiu há menos tempo, mas mesmo assim podemos fazer uma boa avaliação dos veículos, com bastante justiça.

Agora é a sua vez: continue lendo para saber se você vai se beneficiar mais comprando um Honda Fit ou Etios.

Prós e contras do Honda Fit

Honda Fit EXL
Fonte: Motor1

Para começar a avaliação, vamos apresentar os pontos positivos e negativos do Honda Fit. Este é um modelo da marca japonesa já aposentado do mercado do Brasil, sendo substituído pelo atual City.

Entretanto, a mudança foi recente, apenas em 2022 e, por isso, é bastante fácil encontrar modelos do Honda Fit em concessionárias de usados e seminovos.

Portanto, versões desse automóvel ainda são comuns e uma opção bastante válida para quem quer comprar um hatch no mercado, mas sem optar por modelos mais populares, como o HB20, Onix e outro carros semelhantes.

Para decidir se o Honda Fit é para você ou se é a hora de dar a vez para um automóvel da Toyota, nós montamos uma lista com prós e contras do veículo.

Para criá-la, fizemos uma avaliação do carro e comparamos com as opiniões de donos.

Prós do Honda Fit

Para começar, preparamos uma lista com os pontos positivos do Honda Fit. Siga a leitura para saber mais!

Porta-malas e espaço interno

Não restam dúvidas de que um bom porta-malas e bastante espaço é algo essencial para um motorista. Afinal, ter esses recursos ajuda muito durante o dia a dia e ao lidar com as necessidades básicas do cotidiano.

Por exemplo, um grande porta-malas é a resposta que permite aos donos de um carro carregar as compras do mercado para casa ou mesmo planejar uma viagem e pegar a estrada.

O mesmo vale para o interior do veículo. Quanto maior o espaço ali, mais conforto para todos os ocupantes. Em muitos casos, mais vale um automóvel espaçoso do que um apertado e com bancos mais confortáveis, de couro.

Nesse contexto, o Honda Fit se apresenta como uma excelente opção para os motoristas que querem comprar um hatch para usar no dia a dia. O porta-malas do Fit tem capacidade de incríveis 363 litros.

Para se ter uma ideia, existem SUVs no mercado que têm capacidade menor. O Chevrolet Tracker, por exemplo, tem capacidade de apenas 306 litros.

Agora, imagine ter um hatch que tem mais capacidade de carregar itens do que um SUV. Apenas o Honda Fit pode proporcionar algo assim. Portanto, este é nosso ponto de vantagem número um nesta avaliação entre carros.

Conforto

Outro ponto muito importante para avaliar carros é o conforto que proporcionam. Como vimos, o Honda Fit já tem um ponto positivo nessa avaliação por ser bastante espaçoso, o que contribui positivamente para ser usado com frequência.

Existe outro fator, entretanto, que merece ser mencionado aqui: o histórico da Honda.

A marca japonesa é conhecida por oferecer muito conforto aos usuários. Os bancos do Fit, por exemplo, são especialmente desenvolvidos para serem mais confortáveis.

Além disso, o volante do automóvel é multifuncional, trazendo o uso de paddle shifts e controles à mão, o que é mais ergonômico também.

Para completar, ainda vale mencionar as barras de ajustes na profundidade e altura da direção e da central de multimídia e ar-condicionado digital, que oferecem entretenimento aos passageiros e conforto térmico.

Somando tudo isso, o Honda Fit se torna um ótimo carro para dirigir por muito tempo. É, portanto, uma boa opção pra um carro para Uber, por exemplo.

Segurança

Com segurança não se brinca e o Honda Fit mostra que a montadora japonesa valoriza bastante esse elemento em seus veículos.

O carro conta com um sistema de 6 airbags diferentes, garantindo uma boa absorção de impacto e proteção aos usuários em caso de acidente.

Além disso, o carro sai de fábrica com sistemas que ajudam na condução, como sistemas de tração e estabilidade. Também há um sistema de partida em aclives.

Para completar, sensores e câmeras multivisão oferecem as informações e dados necessários para que o motorista possa manobrar o Honda Fit sem riscos de batidas.

Contras do Honda Fit

O Honda Fit também apresenta alguns problemas. Se você tem dúvida sobre quais são, veja a seguir os principais contras.

Preço

O primeiro ponto negativo do Honda Fit é o seu preço, bastante acima da linha dos hatches do mercado brasileiro. Hoje em dia, sem modelos novos, é difícil comparar. No entanto, é fácil encontrar um seminovo ou usado por mais de 70 ou 80 mil reais.

Compare com o preço de um Onix zero quilômetro, por exemplo. É de 74 mil reais. Ou seja, modelos seminovos ou usados do Fit podem equivaler a unidades totalmente zeradas de um carro da mesma categoria.

Isso significa que o Fit não vale o preço? Claro que não é esse nosso argumento.

Significa que não há como comprá-lo? Com um bom financiamento, é possível.

Entretanto, é fato que há uma diferença do automóvel em relação a essa questão nas concessionárias.

As qualidades do Fit compensam esse preço? Depende para quem você perguntar. Para alguns, sim. Mas, para outros, talvez o custo-benefício não seja tão evidente assim.

Suspensão

Uma das palavras que as pessoas mais usam para se referir ao Fit é “versatilidade”. Para muitos, o modelo se destaca por ser espaçoso e ser capaz de oferecer muitas opções do que fazer.

Entretanto, uma reclamação comum dos donos do carro é que ele tem uma suspensão dura, que tem dificuldade para absorver o impacto de uso.

Esse é o tipo de problema que pode não afetar em um primeiro momento, mas, aos poucos, conforme o motorista está sentado no banco, começa a afetar mais.

Em alguns casos, o problema pode ser resolvido comprando peças novas, mas, no geral, esse tipo de coisa é um problema mesmo.

Prós e contras do Toyota Etios

Toyota Etios 1.5
Fonte: Autoesporte

Agora é a hora de vermos o que o Toyota Etios tem a oferecer.

Esse também é um carro que saiu de linha no Brasil recentemente, assim como aconteceu com o Fit. No caso dele, a substituição foi feita pelo Corolla Cross, que tenta ser um automóvel para colocar a fabricante japonesa com mais destaque no mercado.

Para muitos, é uma pena que o Etios não esteja mais nas concessionárias, mas ainda é possível encontrar muitas versões e unidades dele nas lojas de usados e seminovos.

Por isso, vamos analisar seus pontos positivos e negativos para decidir, de uma vez por todas, se o melhor é o Honda Fit ou Etios para você comprar.

Prós do Toyota Etios

Vamos começar mencionando os pontos fortes do Toyota Etios para avaliação em comparação com o Fit.

Revisão Expressa

Um dos grandes benefícios que o Toyota Etios tem a oferecer aos seus motoristas é o recurso de Revisão Expressa, exclusivo da Toyota e disponível para todos os veículos da marca japonesa.

A Revisão Expressa é um serviço que garante a assistência técnica e revisão mecânica do automóvel em até uma hora, em caso de panes ou qualquer outra necessidade.

Se você estiver em uma estrada, por exemplo, e sofrer com uma falha mecânica, é só solicitar o serviço que você será atendido em até uma hora. Ótimo, não?

Manutenção fácil e barata

Outra vantagem muito grande do Etios é que ele é, bem, um Toyota. Isso é algo que o Fit e nenhum outro carro que não os da marca japonesa podem experenciar.

Quem já teve um Toyota sabe que um carro da montadora dificilmente dá problema mecânico. Além disso, seus custos de manutenção (e a frequência com que é necessário solicitá-la preventivamente) são baixos.

Para completar, ainda é bastante fácil achar peças ou mecânicos que trabalhem com o Etios. Logo, é muito mais tranquilo fazer correções ou mudanças no carro.

Consumo

Por fim, um dos melhores pontos positivos do Etios é o seu consumo, proporcionado na sua versão mais recente por um motor 1.3 Dual VVT-i flex, capaz de fazer 88 cavalos de potência quando alimentado com gasolina e 98 cv com etanol.

Há um modelo de motor um pouco mais forte também, um 1.5 flex que faz 102 cavalos com gasolina e 107 cv com etanol. No primeiro, o torque fica entre 12,5 e 13,1 kgfm, enquanto no segundo chega a 14,3 e 14,7 kgfm.

Em ambos os casos, as versões da linha Etios usam um câmbio manual de até 6 marchas ou um câmbio automático de 4 velocidades.

O motor do Etios é capaz de alcançar uma velocidade máxima de 170 ou 173 km/h, dependendo se for um 1.3 ou 1.5.

Entretanto, o fator mais relevante é a sua eficiência energética, que é de 12,4 km/l com gasolina na cidade no motor 1.5, e de 11,9 km/l nas mesmas condições no motor 1.3.

Na estrada, os valores chegam até a 17 km/l de gasolina, como alguns motoristas já relataram.

Com um consumo desses, é fácil entender por que o Etios é um carro tão querido. Além disso, é flex, o que faz muita diferença para quem controla o volante, uma vez que vai pagar menos ao abastecer e tem mais opções de escolha.

Contras do Toyota Etios

Existem, claro, alguns fatores negativos sobre o Toyota Etios que merecem menção. A seguir, vamos apresentá-los para que você os tenha em mente ao decidir entre Honda Fit ou Etios.

Design

O primeiro ponto de queixa dos motoristas que conduzem o Etios é, sem dúvida, o seu design. Não que o carro seja “feio”, por assim dizer, mas é fato que falta uma certa qualidade nessa parte.

É verdade, também, que o mercado de hatches não é propriamente o mais bonito. O próprio Honda Fit não chega a ser um carro lindo. Quando comparado com um sedã ou SUV, normalmente o hatch é o menos interessante visualmente.

Entretanto, mesmo com essa avaliação, ainda assim o Toyota Etios sai de cena como um dos designs menos inspirados da categoria, sem o uso de um teto solar ou qualquer outro recurso que possa fazê-lo se sobressair.

Sem travamento automático nas portas

Outra queixa comum dos condutores de um Etios é que o modelo não apresenta aos seus donos um recurso de travamento automático nas portas, algo já bastante comum para um hatch ou veículos em uma faixa de preço um pouco maior.

A ausência desse recurso não chega a ser um problema de segurança, mas é um incômodo para o motorista, que não pode simplesmente descer do carro e apertar um botão na chave para travá-lo por completo.

É preciso travar cada porta individualmente, o que leva tempo e esforço.

Honda Fit ou Etios: qual comprar?

Agora que já vimos os prós e contras de ambos, é hora de decidir: e aí, Honda Fit ou Etios, qual o melhor para você?

Para começar, a resposta correta dependerá, claro, do seu perfil de consumo, já que os dois são bons carros de um modo geral.

Para algumas pessoas, que preferem um carro mais seguro, espaçoso e confortável, a resposta certa é optar pelo Fit.

Já para quem quer um carro que tenha uma ótima manutenção e consumo, a resposta mais adequada é o Etios.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Fox ou Honda Fit que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Etios ou Sandero para descobrir qual é o melhor.

Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.

Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto. Boa sorte em sua compra!