Honda HR-V ou Jeep Renegade: Qual Top de Linha Comprar? Veja o Comparativo

Eventualmente, quem busca comprar um SUV potente e robusto no mercado do Brasil acaba considerando o Honda HR-V ou Jeep Renegade.

Claro, isso não significa necessariamente que estes são os únicos dois automóveis da categoria que vale a pena comprar, mas são dois dos mais populares do segmento.

No entanto, a briga entre Honda HR-V x Jeep Renegade não tem um vencedor fácil. Ambos contam com muitas vendas e diversos argumentos positivos para sua compra.

Por isso, para te ajudar a encontrar o automóvel certo para você, decidimos fazer um comparativo entre ambos, considerando os pontos fortes e fracos de cada um. Veja a seguir como vai funcionar!

Ótimo Custo-Benefício

Honda HR-V

Um dos SUVs compactos mais vendidos no Brasil, integrando o top 10

  • Assistente para redução de ponto cego
  • Espaço interno amplo, e com sistema de rebatimento dos bancos
  • Chave com a função Smart Entry, para travamento e destravamento automático

Melhor Escolha

Jeep Renegade

O Jeep Renegade 2021 foi lançado em 7 versões diferentes, com duas opções de motor

  • Sistema de som com conexão bluetooth (Android Auto e Apple CarPlay)
  • Esse motor consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas 11,1 segundos, além de atingir a velocidade máxima de 182 km/h
  • Ajuste de altura e profundidade do volante, banco traseiro bipartido e rebatível, ar condicionado

Comparativo Honda HR-V vs Jeep Renegade: como comparar os dois SUVs?

Decidir o vencedor da disputa Jeep Renegade x Honda HR-V não é tarefa fácil. Afinal, são dois carros muito atraentes, com diversos pontos positivos a considerar. Cada pessoa tem a sua perspectiva e, portanto, sua visão sobre eles.

Isso sem falar, claro, na infinidade de versões de cada automóvel, como Honda HR-V EXL, Renegade Longitude e Jeep Renegade Limited, por exemplo. São modelos específicos que trazem alguns atrativos exclusivos e que deixam a comparação ainda mais difícil.

Por isso, para fazer uma boa análise e te ajudar a escolher entre Honda HR-V ou Jeep Renegade, nós decidimos assumir uma abordagem mais focada às necessidades dos consumidores.

Para isso, vamos listar os pontos positivos e negativos de ambos e, dessa forma, permitir que você entenda qual dos modelos faz mais sentido para o seu contexto e suas necessidades.

Prós e contras do Honda HR-V

Honda HR-V 1.8
Fonte: iCarros

Para começar, vamos apresentar os prós e contras do Honda HR-V. O carro da montadora japonesa tem uma base fiel de fãs e se destaca bastante no mercado. Vamos entender o porquê a seguir!

Prós do Honda HR-V

Veja abaixo os pontos fortes do Honda HR-V!

Espaço interno

Se você busca um utilitário com bastante espaço interno para poder andar com conforto, levar sua família para aqui ou para ali e até mesmo fazer pequenos trabalhos, o Honda HR-V é uma ótima opção para você.

Um dos pontos que chama a atenção é a capacidade de 437 litros do porta-malas do veículo. Considerando que existem tão poucas versões de veículos com maior capacidade no mercado, a capacidade de armazenamento não é ridícula, mas é excelente.

Claramente, o espaço de armazenamento pode ser expandido rebaixando os bancos traseiros, total ou parcialmente. Se não houver passageiros no carro, você pode rebater o banco traseiro até o chão para maximizar o espaço de armazenamento.

Seu espaço interno continua com a análise do seu entre-eixos, que é de cerca de 2.610 milímetros, medido em relação à distância entre suas rodas. Ou seja, ele tem mais de 2,6 metros de espaço interior, para que todos possam andar com relativa facilidade.

Dirigibilidade

O Honda HR-V é um SUV crossover compacto que sempre foi conhecido por seu excelente manuseio. Isso inclui, mas não está limitado a ajustes completos para as costas do banco e coluna de direção.

Outro elemento que contribui para sua dirigibilidade é a presença de bancos de couro e um sistema de câmbio automático do veículo que é superior ao dos modelos concorrentes.

Assim, o motorista pode se sentar bastante confortavelmente para conduzir um carro que tem controle de tração e é muito gostoso de comandar.

Segurança

A segurança é um aspecto importante para o Honda HR-V. Afinal, a montadora japonesa é conhecida por sua dedicação à segurança do motorista e do veículo.

Todo tipo concebível de sensor de prevenção de acidentes foi incorporado ao carro. Além disso, o modelo vem de fábrica com recursos como assistente de partida em rampa, câmera de ré, alerta de ponto cego e até retrovisores com tecnologia antiofuscamento.

Outro fator de destaque é o sistema Hold Brake. Ele foi criado para proporcionar uma frenagem mais otimizada do automóvel e um freio de estacionamento mais confiável.

Por fim, o carro tem seis airbags para garantir ao máximo a segurança do motorista e passageiros em caso de acidente.

Contras do Honda HR-V

O Honda HR-V também conta com alguns aspectos negativos. Veja quais são, abaixo.

Consumo de combustível

O motor do HR-V bebe bastante, não resta dúvida. Quanto a isso, não há o que dizer ou discutir. Afinal, estamos falando de um motor 1.8, que gera muita potência e que, logicamente, precisa de combustível para se alimentar.

O modelo faz 10 km/l com gasolina na cidade e 12 km/l na estrada. Não é um valor propriamente ruim, mas é pelo menos 1 ou 2 km/l abaixo da média do mercado.

Na Europa, o carro tem um motor diesel que faz uma quilometragem maior e com baixo custo, mas essa versão ainda não chegou ao Brasil. Por isso, enquanto não temos esse benefício, precisamos usar o Honda HR-V que tem um desempenho energético ruim.

Prós e contras do Jeep Renegade

Renegade (Jeep)
Fonte: Motor1

Agora, veremos o que o Jeep Renegade tem a oferecer para os motoristas. Vamos mencionar seus pontos positivos e negativos, para que você saiba se este é o SUV certo para você.

Prós do Renegade

Começaremos, claro, pelos pontos positivos do Jeep Renegade.

Motorização

Para começar, o Renegade se destaca por ter uma excelente motorização, com especial destaque para a sua aceleração de 0 a 100 km/h: apenas 8,8 segundos na sua melhor versão.

Atualmente, dá para comparar em vídeo todos os SUVs do mercado e o Renegade tem um dos melhores desempenhos em relação à aceleração. Afinal, utilitários são pesados e, por isso, tendem a alcançar sua velocidade máxima depois de muitos segundos.

Ter uma boa aceleração faz com que o carro possa recuperar a velocidade rapidamente e, assim, promover uma experiência mais interessante no ambiente urbano.

Itens de série

Um fator interessante do Renegade é a sua composição de itens de série, como porta-objetos, direção elétrica, ar-condicionado digital e muito mais.

No entanto, além dos itens “comuns” que um carro deve ter, o Renegade também conta com alguns outros que são um pouco diferentes e, portanto, raros no mercado.

Estamos falando de itens como teto solar, um sistema de som bastante potente, banco traseiro mais confortável e até um controle eletrônico anticapotamento.

Dirigibilidade

Todos esses itens especiais e a sua grande aceleração fazem do Renegade um carro muito gostoso de dirigir.

Afinal, além do conforto oferecido pelos equipamentos, o automóvel recupera velocidade sempre que possível e seu câmbio automático trabalha bem a potência do motor.

Contras do Renegade

Como não poderia deixar de ser, é claro que o Renegade também tem um ponto negativo. Separamos aquele que é o ponto de maior queixa por parte dos motoristas do modelo.

Sistema Start & Stop

O sistema Start & Stop é uma criação da Jeep para alguns dos seus principais carros, mas não agrada aos motoristas do Renegade. Tanto é assim que já existem rumores de que o sistema deve ser abandonado em breve pela fabricante.

Em teoria, o Start & Stop deveria ser um recurso muito útil, que ajudaria a ligar e desligar o veículo automaticamente. Pouparia tempo, combustível e ajudaria bastante o motorista.

Entretanto, na prática, acaba trazendo alguns inconvenientes para o dia a dia, além de consumir muito da bateria do Renegade. Dependendo do contexto da situação, o Start & Stop é um fator que tira a paciência dos motoristas.

Honda HR-V ou Jeep Renegade: qual é o utilitário certo para você?

Pronto, agora que já vimos todos esses pontos, é hora de decidir qual é o SUV certo para você: Honda HR-V ou Jeep Renegade.

Se você prioriza a experiência de dirigibilidade ao máximo, então o Renegade é o carro certo. Conduzi-lo é muito prazeroso: recuperamos a velocidade muito rapidamente e há bastante conforto interno com todos os equipamentos.

Claro, não podemos negar que o sistema Start & Stop atrapalha um pouco no dia a dia, mas no geral o Renegade é o carro mais gostoso de dirigir desse comparativo. Se é isso que você prioriza, então escolha ele.

Já o Honda HR-V é o modelo mais prático para o dia a dia. Ele também tem boa dirigibilidade, inegável, mas se destaca por ter um espaço interno bastante grande e, especialmente, pela sua segurança.

Se você precisa carregar muitas pessoas, compras e bagagens e quer investir mais em segurança e em um carro que você pode confiar que não vai quebrar no meio do caminho, então o HR-V é a sua escolha.

Se nenhum dos dois te agradou, existem outros SUVs interessantes que podem ser úteis para você. A lista inclui:

  • Nissan Kicks
  • Hyundai Creta
  • Ford Ecosport
  • Chevrolet Tracker
  • Volkswagen T-Cross

Agora que você já pôde escolher entre Honda HR-V ou Jeep Renegade (ou, quem sabe, até preferiu conhecer outros SUVs do mercado), nós já cumprimos nossa missão com este artigo.

Afinal, você tem mais informações do que tinha antes e pode tomar sua decisão mais assertivamente.

Recomendamos que você faça um test drive em ambos os carros para sentir qual deles se adequa melhor às suas necessidades, além de conferir também a ficha técnica e os itens de série.

Analise todos os pontos mais importantes para você, como ar condicionado, direção hidráulica, Android Auto e Apple CarPlay e mais aspectos.

E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!

Se você acha que nosso blog também pode ajudar outras pessoas, não esqueça de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para o Review Auto.

Até a próxima vez – e dirija com segurança.