Se você está na dúvida se compra um Kicks ou Ecosport, nós do Review Auto vamos te ajudar a escolher qual desses SUVs é o melhor.
Apesar de não ser um dos carros mais vendidos no Brasil (temos o Jeep Renegade e o Hyundai Creta), o Ecosport é pioneiro no segmento de SUVs e quer continuar lutando por seus direitos.
Para o nosso comparativo de hoje escolhemos os modelos topo de linha do Nissan Kicks SL e o Ford Ecosport Titanium.
Há muitas outras versões também que merecem atenção do consumidor, como o Ecosport Freestyle AT, Ecosport S AT, Ford Escoport SE MT, Kicks S MT, Ecosport Storm. Mas aqui vamos nos concentrar nos SUVs mais caros.
Vamos lá!
Ótimo Custo-Benefício
A marca japonesa traz alguns diferenciais para o seu modelo Kicks
- Oferece uma boa comodidade para quem vai no banco traseiro
- Ar-condicionado, ajuste de volante em altura, cinto de segurança com ajuste de altura
- Vidros elétricos, bancos revestidos em couro, luz e destravamento remoto do porta-malas
Melhor Escolha
É o carro topo de linha da Ford, quando falamos da categoria SUV
- O motor 1.5 do Ford Ecosport Titanium entrega potência de 137 cv, torque máximo de 16,2 kgfm
- Seis air bags, câmera traseira de manobras, travamento central das portas, monitoramento de pressão dos pneus, alerta de ponto cego e mais
- Limitador de velocidade, apoio de braço para o motorista, limpador automático de para brisa e regulagem de altura do banco do motorista
Qual é o melhor carro: Ecosport vs Nissan Kicks?
Nissan Kicks ou Ecosport é uma dúvida comum de quem deseja um SUV, mas você já pensou no nível de desvalorização após um ano, isto é, relação do preço atual em comparação com os preços anteriores praticados pelo mercado?
Essa nem sempre é uma preocupação imediata, visto que os consumidores procuram por desempenho, economia de combustível e conforto ao dirigir.
Mas quando a desvalorização após um ano acontece, pode ser difícil revender, seja por dificuldade de encontrar peças ou porque o próprio carro não oferece recursos modernos nem é possível atualizá-lo.
No ranking da tabela de desvalorização feito pela KBB Brasil, o Nissan Kicks e o Ford Ecosport aparecem na lista da seguinte maneira:
Versão/Taxa de desvalorização
- Nissan Kicks SL motor 1.6 16V: -7,05 %;
- Ford Ecosport Titanium 2.0: -7,88%.
Esses valores, segundo o levantamento da KBB Brasil, estão abaixo das versões Ecosport SE MT, Ecosport Freestyle MT, Kicks S MT, Ecosport S AT e Kicks S CVT. Na mesma lista da KBB Brasil aparecem o Ecosport Storm e o Kicks SV, com maior taxa de desvalorização no mercado.
Dito isso, vamos descobrir os prós e contras nessa batalha Ford Ecosport vs Nissan e definir o vencedor do comparativo de hoje.
Prós e contras do Nissan Kicks
Pontos positivos do Nissan Kicks
Espaço e conforto
Nissan Kicks ou Ecosport sofrem um quase embate quando o assunto é espaço na cabine.
Isso porque tanto a largura quanto o comprimento e a altura têm números muito parecidos, mas o Kicks ganha no entre eixos, oferecendo melhor comodidade para quem vai no banco traseiro.
No que diz respeito aos acessórios de conforto, ambos se igualam, com ar-condicionado, ajuste de volante em altura, cinto de segurança com ajuste de altura, vidros elétricos, bancos revestidos em couro, luz e destravamento remoto do porta-malas.
Pontos negativos do Nissan Kicks
Itens de série
Já deu para perceber, pelo tópico anterior, que muitos itens no Nissan Kicks SL 1.6 16v são opcionais ou não existem.
As versões opcionais têm um custo e nem todo mundo está disposto a pagar esse valor a mais, já que isso acaba não sendo um bom custo-benefício.
Além dos acessórios de segurança indisponíveis, há ainda os itens de conforto que podem fazer falta, como controle automático de velocidade, troca de marchas no volante, teto solar elétrico e luz de teto traseira.
Prós e contras do Ford Ecosport
Pontos positivos do Ford Ecosport
Desempenho
A ficha técnica do Ford Ecosport Titanium mostra que esse carro tem potência para conferir uma ótima performance nas ruas.
Ele possui 170 cv de potência e 20,6 kgfm de torque, enquanto o Nissan Kicks trabalha com 114 cv a 15,5 kgfm, ambos com gasolina.
Já abastecido com álcool, a potência chega a 176 cv a 22,5 de torque, mas nada muda no Nissan Kicks.
Há também uma boa diferença na aceleração de 0 a 100 km/h entre Kicks ou Ecosport: 9,5 s contra 12 s do Kicks. Na velocidade máxima, a diferença não é tão grande, indo a 180 km/h, enquanto no Kicks vai até 175 km/l.
Segurança
No embate Ecosport x Kicks, ambos trazem airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS, controle de tração e estabilidade, faróis de neblina e sensores de estacionamento traseiro.
Contudo, o modelo do Nissan Kicks passou no teste de impacto do Latin NCAP, recebendo quatro estrelas tanto na proteção para adultos quanto para crianças. Enquanto isso, o Ecosport Titanium recebeu cinco estrelas para adultos, mas apenas três na proteção para crianças.
Aqui temos quase um equilíbrio, já que o Ecosport não tem alerta de colisão frontal nem frenagem automática de emergência, sendo que esses dois são opcionais no rival.
Por outro lado, o Ford Ecosport tem alerta de ponto cego e chamada de assistência de emergência, dois itens que não aparecem nem como opcionais do outro lado.
Por isso, por mais acirrado que seja, a vitória na categoria segurança é o Ecosport Titanium.
Pontos negativos do Ford Ecosport
Consumo
Quando se trata de consumo de combustível, o duelo Kicks x Ecosport fica bem folgado. Isso porque os números são bem desanimadores para o lado da versão topo de linha da Ford.
Para começar, o Ecosport faz 8,8 km/l (cidade) e 12 km/l (estrada), isso com gasolina. Já o Kicks, na mesma configuração, faz 11,4 km/l e 13,7 km/l.
Considerando o uso do álcool, o Ford Ecosport faz apenas 6,1 km/l (cidade) e 8,3 km/l (estrada) contra 7,7 km/l e 9,9 km/l do Kicks, respectivamente.
Em desvantagem para o rival só mesmo o tanque de combustível de 41 litros, enquanto no Ecosport é de 52 litros.
Então, o melhor é Nissan Kicks ou Ford Ecosport?
Se você se importa muito mais com itens de segurança e com o desempenho, o melhor carro do segmento de SUV é o Ford Ecosport.
Mesmo com seu alto consumo, a performance desse carro não te deixa na mão, garantindo ótimos resultados na estrada ou na cidade.
Agora, se você prioriza o espaço na cabine, o ideal é escolher o Nissan Kicks. Ele não fica atrás do Ecosport, mesmo com os pontos negativos descritos neste artigo, sendo um bom carro para dirigir também.
No entanto, para você não sair daqui com dúvidas, para nós, o vencedor da categoria de SUVs é o Ford Ecosport. Bem equipado, o Ford Ecosport está custando R$ 79.716, mais barato do que o Kicks, a R$ 88.488, e com baixa desvalorização no mercado.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Ecosport ou Cruze que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Ecosport ou Civic para descobrir qual é o melhor.
Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.
Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.