Você tem dúvidas entre Kwid ou Sandero? Afinal, qual carro escolher?
Esta, com certeza, é uma disputa bastante acirrada entre irmãos hatches, que apresentam muitas semelhanças e diferenças ao mesmo tempo.
Vamos analisar os principais prós e contras, bem como as características mais marcantes de cada modelo, para que você possa tirar qualquer dúvida e tomar sua decisão.
Melhor Escolha
O modelo é, na prática, um hatch subcompacto com vão livre maior em relação aos solos
- Recebeu, do Inmetro, o “Selo A”, isso significa, portanto, economia e alta eficiência
- Tos carros possuem câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira, combustível flex e motor 12 V 1.0
- Um dos subcompactos com o melhor desempenho na subida de ladeiras íngremes
Ótimo Custo-Benefício
Possui motor 1.6 16v, de 115 cavalos de potência e câmbio automático CVT de 6 marchas
- Além de espaçoso, também há uma boa distribuição do espaço, tornando-o mais confortável para os passageiros
- Possui ar condicionado automático
- Possui autonomia de 540 km na cidade e 590 km na estrada com gasolina, e um porta malas de 320 litros
Kwid ou Sandero: dois modelos interessantes da Renault
Ambos sendo hatches da Renault, marca francesa já bastante conhecida no mercado brasileiro, Kwid e Sandero têm histórias diferentes, afinal, o Sandero chegou por aqui primeiro (2017) e seu irmão menor apenas em 2017.
O Kwid, de uma forma geral, pode ser entendido com uma versão mais compacta, com um design similar ao próprio Sandero.
No entanto, a maior diferença entre os dois atualmente é que o Kwid ainda está em produção, enquanto o Sandero foi descontinuado em 2022.
Kwid
O Renault Kwid chegou ao Brasil em 2017, substituindo a linha Clio, e desde então vem conseguindo bons números no mercado nacional.
Para se ter uma ideia, em 2022, o veículo ficou com a 6ª colocação entre os hatches compactos mais vendidos, com 57.388 emplacamentos. Atualmente, é possível encontrar o carro nas versões:
- Renault Kwid Zen 1.0
- Renault Kwid Intense 1.0
- Renault Kwid Outsider 1.0
Pontos positivos do Kwid
Preço
Apesar de ser mais caro que concorrentes diretos, como o Fiat Mobi, o Kwid tem um preço bastante atrativo dentro da disputa Kwid ou Sandero:
- Renault Kwid Zen 1.0 – a partir de R$ 66.590
- Renault Kwid Intense 1.0 – a partir de R$ 69.490
- Renault Kwid Outsider 1.0 – a partir de R$ 72.790
Motor
O propulsor do Renault Kwid é o 1.0 SCe, que é o mesmo do Logan e do próprio Sandero, apenas com modificações a fim de se tornar mais leve e consequentemente com um custo menor de produção.
São 3 cilindros, entregando 68 cv de potência, quando abastecido com gasolina e 71 cv potência, levando em consideração o etanol, ambos a 5.500 rpm.
Já o torque é de 9,4 kgfm (gasolina) e 10 kgfm (etanol), com transmissão manual de 5 marchas.
Consumo
O consumo do Renault Kwid também é um ponto extremamente positivo:
- Cidade – 10,8 km/l com etanol e 15,3 km/l abastecido com gasolina
- Estrada – 11 km/l com etanol e 15,7 km/l abastecido com gasolina
Equipamentos de série e acessórios
- 4 airbags (frontais e laterais)
- Isofix
- MEDIA NAV 8″ com espelhamento de smartphone
- Controle eletrônico de estabilidade (ESP)
- Assistente de partida em rampa (HSA)
- Sistema de monitoramento da pressão dos pneus
- Sistema de alerta da não utilização do cinto de segurança
- Direção elétrica
- Função Start&Stop
- Câmera de ré
- Sistema driving eco2
- Roda de liga leve diamantada 14″
- Computador de bordo
- Android Auto e Apple CarPlay
Pontos negativos do Kwid
Foco na mobilidade
O Kwid, de uma forma geral, é uma versão realmente bastante compacta e preza pela mobilidade.
Ou seja, para quem está em busca de uma maior atenção a pontos como conforto, acabamentos detalhados ou um pouco mais de luxo, essa não é a melhor opção.
Espaço interno
Atendendo muito bem o que se propõe a fazer, o Kwid tem pouco espaço interno, com 2,42 m entre-eixos e um porta-malas de apenas 290 litros.
Ou seja, super apertado para condutores com mais de 1,75 m e para famílias com mais de 2 membros.
Sandero
O Renault Sandero surgiu no Brasil em 2007, a partir do Logan, sendo direcionado para outros mercados ao longo do tempo.
Em 2022, porém, depois de 15 anos de atuação, a marca resolveu encerrar a linha devido à chegada da versão 1.0 do Renault Stepway, que veio para “substituir” o modelo.
Atualmente, é possível encontrar ainda a versão Renault Sandero S Edition no site da marca (até acabar o estoque). Depois disso, apenas em sites de vendas, como seminovo ou usado.
Pontos positivos do Sandero
Motor
A versão S Edition conta com um motor 1.0 SCe de 3 cilindros, duplo comando de válvulas e bloco e cabeçote de alumínio.
Assim, quando abastecido com gasolina, chega a 79 cv de potência, e com etanol alcança os 82 cv, ambos a 6.300 rpm.
Já o torque para gasolina é de 10,2 kgfm, enquanto para o etanol é de 10,5 kgfm. Ou seja, é um propulsor simples, mas com bom desempenho geral e ótimo custo-benefício.
Consumo
O consumo do Renault Sandero 1.0, apesar de ser superado pelo Kwid, não é nada negativo. Muito pelo contrário:
- Cidade – 10 km/l com etanol e 13,9 km/l abastecido com gasolina
- Estrada – 10,2 km/l com etanol e 14,7 km/l abastecido com gasolina
Equipamentos de série e acessórios
- 4 airbags (laterais e frontais)
- Cinto de segurança de 3 pontos
- Apoio de cabeça central no banco traseiro
- ISOFIX
- Freios ABS
- Media Evolution
- Sensor de estacionamento
- Comando satélite de áudio
- Alto-Falantes
- Direção eletro-hidráulica
- Abertura elétrica do porta-malas
- Computador de bordo
- Ar-condicionado
- Luzes diurnas em LED
- Rodas aro 15″
- Câmera de ré
- Alarme volumétrico
- Sensor de estacionamento
Espaço interno
Sendo maior que o Kwid, o Sandero conta com 2,59 m entre-eixos e capacidade de 320 l em seu porta-malas.
Pontos negativos do Sandero
Preço
O único ainda com estoque atualmente, como já mencionado, é o Sandero S Edition, que possui valores a partir de R$ 83.190, esperando em muito o Kwid.
Kwid ou Sandero: Qual Vale Mais a Pena?
Como foi possível observar, tanto o Kwid quanto o Sandero têm tecnologias e motorizações similares.
A diferença fica por conta do consumo, com o Kwid sendo mais econômico, principalmente nas estradas.
Por ser mais compacto, é claro, quem está em busca de mais espaço deve optar pelo Sandero, que é o irmão maior entre os Renaults.
No entanto, em um contexto geral, o Kwid sai na frente nessa disputa, por ser mais barato e também por contar com mais versões disponíveis.
Além disso, dentro de pouco tempo, será o único que estará disponível entre os 0 km, já que o Sandero já está descontinuado.
Recomendamos que você faça um test drive em ambos os carros para sentir qual deles se adequa melhor às suas necessidades, além de conferir também a ficha técnica e os itens de série.
Analise todos os pontos mais importantes para você, como faróis de neblina, central multimídia, tamanho do tanque de combustível e mais aspectos.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Kwid ou March que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Renault Kwid ou Up para descobrir qual é o melhor.
E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!
Se você acha que nosso blog também pode ajudar outras pessoas, não esqueça de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para o Review Auto.
Até a próxima vez – e dirija com segurança.
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.