Nissan Kicks ou Renault Captur: Quem Ganha o Duelo?

Entre o Nissan Kicks ou Renault Captur, qual dos dois é melhor no comparativo?

As marcas Nissan e Renault têm uma aliança comercial, portanto, os dois carros contam com o mesmo conjunto de motor e transmissão e disputam o mesmo segmento SUV. Contudo, eles apresentam características bem diferentes um do outro.

Os dois compartilham também o mesmo tipo de carroceria, com grande altura em relação ao solo e posição de dirigir mais elevada. Outro ponto de equivalência nos dois carros é o porta malas.

Equipados com diversos itens de conforto e segurança, ambos estão na faixa de preço acima de R$ 90 mil.

Vamos analisar os pontos positivos e negativos de cada um desses veículos utilitários esportivos nessa batalha Renault Captur vs Nissan Kicks.

Melhor Escolha

Nissan Kicks

A marca japonesa traz alguns diferenciais para o seu modelo Kicks

  • Porta-malas com cerca de 432 litros de capacidade de armazenamento
  • Na cidade, faz 7,8 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina, na estrada, faz 9,6 km/l com álcool e 13,9 km/l com gasolina
  • Boa dirigibilidade, com alta recuperação de velocidade e uso racional e inteligente da sua potência

Ótimo Custo-Benefício

Renault Captur

O Captur é a versão topo de linha dos SUVs da Renault

  • Entrega uma excelente potência para a categoria SUV, com 170 cv e torque máximo de 27,5 kgfm
  • O baixo consumo de combustível também é um ponto positivo que chama a atenção dos consumidores
  • Apoio de braço para o motorista, ajuste da altura do volante, retrovisores elétricos e controle automático de velocidade

Nissan Kicks 1.6

Nissan Kicks Sense 1.6
Fonte: Motor1

O Nissan Kicks passou a ser produzido no Brasil. Contudo, segue à risca a escola asiática em alguns detalhes do seu visual, como a predominância de linhas retilíneas e os recortes na carroceria.

Seu valor de entrada fica em torno de R$ 98.390.

Pontos positivos

O Nissan é um carro bom de dirigir, com respostas precisas que auxiliam o motorista nas curvas e em mudanças bruscas de trajetória. A vida do motorista também é mais fácil nas acelerações graduais.

Ainda que os dois possuam o mesmo conjunto de motor e transmissão, eles são de gerações diferentes. Portanto, apresentam algumas diferenças.

O motor do Kicks pesa menos e conta com sistema de partida a frio. Isso oferece a essa motorização um desempenho levemente superior do que o modelo francês.

Sua média de consumo também é mais econômica. Ele faz 7,7 km/l com etanol em ambientes urbanos e 9,4 km/l na estrada. Já a gasolina atinge índices de 11,4 km/l em perímetro urbano e 13,7 km/l em rodovias.

O carro japonês oferece uma boa ergonomia e contém bancos dianteiros mais compridos, o que oferece mais espaço para as pernas dos passageiros. Conta com regulagem de distância do volante e ajuste de profundidade e altura.

É bastante completo quanto aos equipamentos de segurança básicos e ainda contém airbags de cortina, controle de estabilidade, freios ABS, ISOFIX, faróis de neblina, travas elétricas, sensores de estacionamento, alerta de ponto cego, câmera de 360 graus e controles eletrônicos em curva.

Os itens de série são diversos, como condicionado digital, vidros elétricos, ajuste elétrico dos retrovisores, computador de bordo, navegador GPS, DVD player, portas USB, volante multifuncional, espelhamento de tela do celular, leitor de cartão de memória e outras funcionalidades tecnológicas e de conforto.

Pontos negativos

Ainda que o Nissan Kicks apresente números um pouco acima do que seu concorrente Captur, a caixa de câmbio CVT torna difícil que qualquer um dos dois apresente um desempenho espetacular.

Os valores de seguro do Kicks também costumam assustar quem faz cotação e definitivamente, são um aspecto negativo desse ótimo SUV.

Apesar de oferecer um bom nível de ergonomia e ter uma ótima dirigibilidade, o motorista pode ter mais dificuldades de encontrar uma posição ideal para guiar no Kicks.

Pode ocorrer de, já em movimento, ter a percepção de que ainda não está completamente confortável.

Um item que faz falta no veículo, visto a quantidade de equipamentos de série, é a frenagem automática de emergência.

Renault Captur 1.6

Renault Captur
Fonte: Motor1

Uma novidade do Renault Captur na versão 1.6 é o seu câmbio automático. Produzido em São José dos Pinhais, no estado do Paraná, esse SUV conta com um visual é mais europeu, com linhas mais clássicas e laterais valorizadas.

Seu valor sugerido de partida custa em média R$ 94 mil.

Vamos ver quais são seus principais destaques, a seguir.

Pontos positivos

Um dos destaques do Captur são suas dimensões avantajadas, muito por conta da distância entre eixos, que é maior. Assim, ele oferece mais espaço interno a todos os passageiros.

A ergonomia do veículo é boa e o seu conjunto de roda e pneu é mais emborrachado, por isso, é mais confortável para os ocupantes. O eixo de torção na traseira é simples, porém eficiente.

Apresenta todos os itens de segurança básicos, como quatro conjuntos de airbags e apoios de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes.

Conta também com freios ABS, faróis de neblina, travas elétricas nas portas, sensores de estacionamento traseiro, alarme antifurto, desembaçador do vidro traseiro e ISOFIX para fixar cadeirinhas.

Em termos de equipamentos, ele conta com ar condicionado automático, câmbio automático CVT, vidros elétricos dianteiros e traseiros, rodas de liga leve, destravamento remoto do porta malas, partida por botão, central multimídia com navegador GPS, controle de tração, faróis de LED e mais outros itens de série.

Pontos negativos

O conjunto motor/transmissão é o mesmo, porém, de gerações diferentes. Por ser um pouco mais pesado, o Captur tem um desempenho pior que o seu rival, além de consumir mais combustível.

Ele faz 7,2 km/l com etanol na cidade e 8,1 km/l na estrada. Já a gasolina faz 10,5 km/l em perímetros urbanos e 11,7 km/l em percursos rodoviários.

O seu sistema misto hidráulico e elétrico se torna mais pesado nas manobras do que o modelo da Nissan e também necessita de manutenção de forma mais constante, o que gera custos ao proprietário.

Alguns itens que integram o veículo rival de fábrica, como airbags de cortina e controles de estabilidade, são ausentes no carro da Renault.

Outro ponto bastante desfavorável é a qualidade do acabamento, com materiais inferiores e plástico duro em demasia.

Nissan Kicks ou Renault Captur: qual dos dois SUVs é melhor?

Os dois modelos apresentam uma boa relação de custo benefício e compartilham semelhanças importantes, como o conjunto mecânico desfavorável, tamanhos próximos de porta malas e muitos itens de série.

Contudo, a linha Nissan Kicks oferece mais, de forma compatível com o seu custo.

O Kicks é mais completo, mais seguro, mais econômico, mais tecnológico, além de oferecer uma melhor ergonomia e um bom visual, dentro do que se espera de um SUV.

Outro ponto que conta muito a favor do carro da Nissan é a sua dirigibilidade, bastante confortável e precisa. Assim, ainda que seja um pouco mais caro, o veículo japonês é superior ao carro da Renault, linha Captur 1.6.

Verifique, também, outros aspectos que você considera importantes, incluindo a ficha técnica e os itens de série, além de detalhes como espaço no banco traseiro, computador de bordo e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, por exemplo.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Nissan Kicks ou Peugeot 2008 que fizemos aqui no blog.

Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Se puder, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.

Até mais!