Entre os utilitários esportivos no mercado nacional, as pessoas podem ficar na dúvida entre Peugeot 2008 ou Duster. Afinal, eles têm muito mais diferenças ou características em comum?
É essa pergunta que vamos responder no comparativo Peugeot 2008 x Duster de hoje. Ambos são SUVs, do ano 2022, câmbio automático, com 5 lugares e a preços acima da faixa de R$ 100 mil.
Um deles é espaçoso e tem seguro mais barato, mas o outro ganha em acabamento caprichado e é mais econômico no combustível.
Para saber quem leva a vitória, é só continuar a leitura do comparativo que o Review Auto preparou para você.
Acelera!
Melhor Escolha
A Peugeot conseguiu colocar seus carros no topo de venda dentre os modelos hatch, compactos e econômicos
- Tem 165 cv com 24,5 kgfm de torque a 1400 rpm e velocidade máxima de 209 km/h
- Apresenta bons níveis de consumo de combustível
- As revisões de até 60.000 km bem em conta
- Seu motor turbo flex entrega 17o cv de potência e realiza o teste de aceleração de 0 a 100 km/h em 9.2 segundos
- Todos os bancos do veículo são de couro
- Dois conjuntos de airbags, controles de estabilidade e tração, alarme antifurto, faróis de neblina, luz diurna em LED e alerta de ponto cego
Qual o melhor SUV: Peugeot 2008 ou Duster?
Há mais de 5 anos no Brasil, o Peugeot 2008 ganhou um tapinha no visual sob a tutela da marca francesa Stellantis.
Mesmo não sendo um campeão de vendas, o carro do Peugeot 2008 tem preços competitivos e agrada pelo bom desempenho, enfrentando não só o Duster, como também o Citroën C4 Cactus, a versões de entrada Jeep Renegade Sport e Nissan Kicks, e também o Honda HR-V.
Já o Renault Duster conta com alguns pontos a favor, como o fato de ser um carro mais barato e ter um espaço interior melhor frente ao seu rival.
De semelhantes, ambos possuem uma boa central multimídia, com Android Auto e Apple Car Play, conexões USB e Bluetooth, volante multifuncional, computador de bordo e teto solar.
Além disso, eles também contam com ar-condicionado, airbags frontais, controle de tração e estabilidade, faróis de neblina, Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e assistente de partida em rampas.
Entre as diferenças, vamos conferir a seguir, usando os modelos Peugeot 2008 Griffe thp 1.6 e Renault Duster Iconic 1.6 AT.
Prós e contras do Peugeot 2008
Pontos positivos do Peugeot 2008
Potência
Em relação à motorização, tanto o Peugeot 2008 ou Duster estão longe do câmbio manual, oferecendo transmissão automática de 6 marchas, mas o Peugeot 2008 Griffe larga na frente com a sua potência.
Em comparação com o concorrente, o Peugeot tem 165 cv com 24,5 kgfm de torque a 1400 rpm e velocidade máxima de 209 km/h contra 118 cv, 16,2 kgfm a 4000 rpm e velocidade máxima de 173 km/h do Renault Duster.
Ou seja, a versão Griffe thp é muito mais potente, fazendo bom uso de suas 6 velocidades, sem precisar imprimir tanta força para a troca de marchas. Talvez se duelasse com a versão Duster Dynamique e seu motor 2.0, ele perderia.
Além disso, com uma relação peso/torque de 51 kg/kgfm, as arrancadas são mais rápidas do que no seu rival. Ponto mais do que favorável para o Peugeot 2008 Griffe!
Consumo médio
Considerando a boa relação peso, potência e um tanque de combustível maior (55 litros contra 50 do Duster), o consumo entre Peugeot 2008 ou Duster também tem diferença, sendo favorável para o carro do Peugeot.
Com gasolina, os rivais até se aproximam: 10,6 km/l na cidade em ambos, mas a vantagem é para o Peugeot com 13,1 km/l na estrada contra 11,1 km/l do Renault Duster Iconic.
A diferença é bem maior quando abastecido com álcool: 7,4 km/l e 9 km/l (cidade/estrada) contra 7,2 km/l e 7,8 km/l do rival.
Custo-benefício
Não bastasse o bom desempenho e consumo, o Peugeot 2008 também tem bom custo-benefício, mesmo saindo ligeiramente mais caro, cerca de R$ 1.500.
O mesmo vale para os custos com seguro automóvel e IPVA (a depender do estado, se é no Rio de Janeiro ou São Paulo, por exemplo).
Já as revisões de até 60.000 km são mais em conta, mas a diferença é muito pouca perto das vantagens da marca, que traz teto fixo panorâmico e controle de tração Grip Control.
Pontos negativos do Peugeot 2008
Espaço na cabine
Se o que você mais preza for espaço no carro, saiba que nesse ponto o Peugeot 2008 Griffe thp deixa a desejar.
Apesar da diferença não ser tão grande, alguns passageiros podem sentir incômodo para acomodar as pernas. A distância entre-eixos do Peugeot é de 2537 mm contra 2673 do rival.
O modelo Griffe thp também é menor no comprimento (4170 mm contra 4376 mm do Renault Duster) e mais estreito (1739 mm contra 1832 mm).
Ângulo de ataque e de saída
Uma das características de um SUV é a altura mínima do solo, do ângulo de ataque (de entrada) e de saída do veículo.
São esses itens que determinam qual SUV é bom para fazer off-road, sem raspar a traseira e o lado frontal no chão.
Afinal, tem gente que ama SUVs pela possibilidade de sair da estrada e encarar desafios. Mas não com o Peugeot.
O modelo Griffe thp tem 200 mm de altura mínima do solo contra 237 do rival. Além disso, seu ângulo de ataque e saída são de apenas 23 e 27 graus, respectivamente.
Isso comprova a liderança do Renault Duster quando o assunto é aventura fora da estrada (ele tem 30 e 34,5 graus de ângulos).
Prós e contras do Renault Duster
Pontos positivos do Duster
Espaço interno e porta malas
O Renault Duster ganha em espaço na cabine, com seus 4376 mm de comprimento, 1832 mm de largura, 1693 mm de altura e 2673 mm de entre-eixos.
Além disso, tem porta-malas maior (475 litros contra 355 do oponente). Para quem curte viajar com a família ou enfrentar lameira com amigos, o espaço interno é bem favorável no Duster Iconic.
Off-road
Batendo de frente com o Jeep Renegade e o Citroën C4 Cactus, o Renault Duster é líder na categoria entre os jipinhos modernos 4×4.
Justamente por conta da altura do ângulo de ataque e de saída, que mencionamos neste artigo, o Duster se destaca fora das estradas, encarando pistas íngremes e desafiantes.
Isso também é influenciado pela caixa automática convencional (CVT) que permite um controle maior sem usar a alavanca para trocas manuais de marchas. Ou seja, essa é uma das melhores opções de SUVs para Off-road.
Pontos negativos do Duster
Itens de série
Não importa sua escolha de compra, pois Peugeot 2008 ou Duster têm bons equipamentos.
O Peugeot tem tela multimídia de 7″, enquanto o Duster traz tela de 8″ e Display Link com conexão wireless para Android Auto e Apple CarPlay.
Contudo, faltam airbags extras no Duster Iconic, além de cinto de segurança com ajuste de altura, limpador de para-brisa automático e luz traseira de neblina.
Peugeot 2008 ou Duster: qual escolher, afinal?
Se você dá mais atenção ao preço final dos carros, tanto Peugeot 2008 ou Duster são bem próximos, na faixa do R$ 105 mil.
No entanto, o Peugeot 2008 tem melhor custo-benefício, agregando desempenho, consumo e bom preço. Portanto, quem vence o comparativo de hoje é o Peugeot 2008 Griffe 1.6.
Recomendamos que você faça um test drive em ambos os carros para sentir qual deles se adequa melhor às suas necessidades, além de conferir também a ficha técnica e os itens de série.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Nissan Kicks ou Peugeot 2008 que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Duster ou Corolla para descobrir qual é o melhor.
E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!
Se você acha que nosso blog também pode ajudar outras pessoas, não esqueça de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para o Review Auto.
Até a próxima vez – e dirija com segurança.
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.