Sandero ou Prisma? Esses são dois modelos atrativos do mercado nacional. Mas, qual vale mais a pena comprar? Acompanhe o artigo de hoje e saiba mais sobre o assunto!
Ótimo Custo-Benefício
Com a versão 2022, a Renault conseguiu colocar o Sandero no topo do mercado
- Câmbio superior, central multimídia moderna e um visual mais sofisticado e atual
- Possui quatro air bags, travas elétricas e aviso de não afivelamento de cinto de segurança
- Com capacidade para 320 litros, é um ótimo atrativo para famílias ou para quem precisa de um espaço amplo
- Ele tem um valor mais baixo do que um 0 km
- Acoplado com versões de câmbio automático e manual de 6 marchas
- Se trata de um modelo econômico, o que é indispensável para um semi-novo
Sandero ou Prisma
Ambos com produções encerradas no Brasil atualmente, Renault Sandero e Chevrolet Prisma trilharam caminhos diferentes em seus últimos anos de mercado.
Isso porque enquanto o Prisma se destaca entre os sedãs, o Sandero entrou de vez no mundo dos hatches.
Renault Sandero
O Renault Sandero foi introduzido dentro do mercado brasileiro em 2007, e teve sua produção ininterrupta até 2022, quando saiu de linha.
Em sua última versão, o hatch chegou apenas com o S Edition, que ainda pode ser encontrado 0 km.
Pontos positivos do Renault Sandero
Motor
Apesar de não ter tanta potência, o Renault Sandero conta com uma motorização atrativa, por seu custo-benefício.
A versão S Edition está equipada com um motor 1.0 SCe 12v 3 cilindros, capaz de entregar 79 cv de potência (gasolina) e 82 cv (etanol), a uma rotação de 6.300 rpm.
O torque também oferece uma pequena diferença a depender do combustível. São 10,2 kgfm para gasolina e 10,5 kgfm para o etanol.
A versão conta com um câmbio manual de 5 marchas, que não atrapalha o desempenho geral do carro.
Consumo
Com seu motor 1.0, o Renault Sandero consegue fazer:
- Na cidade – são 10 km/l no etanol e 13,9 km/l na gasolina
- Na estrada – são 10,2 km/l no etanol e 14,7 km/l na gasolina
Equipamentos e acessórios
- 4 airbags
- Freios ABS com sistema antitravamento
- Vidros elétricos
- ISOFIX
- Sensores de Estacionamento
- Direção eletro-hidráulica
- Computador de bordo
- Sistema que realiza a abertura elétrica do porta-malas
- Ar-condicionado
- Luz diurna em LED
- Câmera de ré
Pontos negativos do Renault Sandero
Porta-malas
Mesmo que não tenha um espaço interno ruim dentro de sua categoria, levando em consideração o comparativo entre o Sandero ou Prisma, o modelo da Renault não consegue levar a melhor nesse quesito, justamente por ser um hatch.
São apenas 320 litros de capacidade em seu porta-malas, frente a 500 litros do Prisma sedan.
Preço
Outro ponto negativo, levando em consideração os modelos recentes do Sandero, é que ele sai mais caro que o Prisma, por ainda ser um 0 km, ou ao menos estar inserido no mercado de semi-novos.
Como o modelo da Chevrolet foi descontinuado em 2019 ainda, ele acaba saindo mais em conta, dentro desse contexto. Atualmente, o valor do Sandero 2022 é de cerca de 83 mil reais.
Chevrolet Prisma
O Chevrolet Prisma, por outro lado, é da categoria sedan, conseguindo entregar outros diferenciais para o proprietário.
Sua introdução no mercado nacional aconteceu ainda em 2006, e como informado, ele acabou saindo de linha em 2019, para dar espaço ao Onix Plus, também da Chevrolet, e atual líder do segmento.
Quando em produção, o Prisma teve grande destaque por aqui, liderando as vendas entre os anos de 2015 e 2019. Em seu último ano com essa configuração, ele chegou com versões 1.0 e 1.4:
- Chevrolet Prisma Joy motor 1.0
- Chevrolet Prisma Advantage motor 1.4
- Chevrolet Prisma LT motor 1.4
- Chevrolet Prisma LTZ motor 1.4
Pontos positivos do Chevrolet Prisma
Preço
Apesar de ter valores altos quando estava em linha, o Chevrolet Prisma tem preços bem mais atrativos atualmente, por ser um usado, variando entre 54 e 71 mil reais (modelo 2019):
- Chevrolet Prisma Joy motor 1.0 – R$ 54.076,00
- Chevrolet Prisma Advantage motor 1.4 – R$ 69.624,00
- Chevrolet Prisma LT motor 1.4 – R$ 66.526,00
- Chevrolet Prisma LT motor 1.4 Aut. – R$ 70.201,00
- Chevrolet Prisma LTZ motor 1.4 – R$ 69.395,00
- Chevrolet Prisma LTZ motor 1.4 Aut. – R$ 71.163,00
Motor
Quanto à motorização, o modelo conta com opções 1.0 e 1.4, que apresentam desempenhos bem diferentes.
O 1.0 entrega 78 cv na gasolina e 80 cv no etanol, sempre a 6.400 rpm de rotação máxima.
Por outro lado, o motor 1.4 entrega cerca de 98 cv na gasolina e 106 cv no etanol, agora com 6.000 rpm.
Quanto ao câmbio, as versões diferentes entre automáticos e manuais, ambos de 6 velocidades. Assim, alcança a velocidade máxima de 167 km/h (1.0) e 180 km/h (1.4).
Porta-malas
Diferentemente do Sandero, o Prisma tem 500 litros de capacidade em seu porta-malas.
Além disso, seu amplo espaço interno é outro diferencial, com seus 1705 mm de largura, 4275 mm de comprimento, 1484 mm de altura e 2528 de entre-eixos.
Consumo
Com suas diferentes motorizações, o Prisma consegue fazer:
- Motor 1.0 – 12,9 km/l nas vias urbanas e 15,6 km/l nas estradas (gasolina) / 9,0 km/l nas vias urbanas e 11,1 km/l nas estradas (etanol)
- Motor 1.4 – 12,9 km/l nos trechos urbanos e 15,4 km/l nas estradas (gasolina) / 8,8 km/l nos trechos urbanos e 10,7 km/l nas estradas (etanol)
Pontos negativos do Chevrolet Prisma
Acabamento interno
Apesar de buscar entregar um pouco mais de “luxo” aos consumidores, o Prisma peca quanto ao seu acabamento interno, apresentando uma quantidade desmedida de plástico em seu interior.
Há um bom tempo no mercado de usados
Enquanto o Sandero saiu de linha em 2022, o Prisma já não é mais produzido desde 2019, o que sem dúvidas é um grande ponto negativo, já que as unidades têm, ao menos, 3 anos de uso.
Sandero ou Prisma: Qual Vale Mais a Pena?
Após acompanhar o conteúdo, é possível perceber que tanto o Sandero quanto o Prisma conseguem entregar qualidade para as viagens.
Embora a mais tempo fora de linha, no entanto, o modelo da Chevrolet sai na frente pelo conjunto geral, entregando um bom desempenho, consumo, espaço interno e também contando com preços atrativos atualmente.
Quem está em busca de um carro novo ou semi-novo, porém, deve optar pelo Sandero, que é o único que ainda pode oferecer essa opção.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Prisma ou Fox que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Celta ou Prisma para descobrir qual é o melhor.
E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!
Se você acha que nosso blog também pode ajudar outras pessoas, não esqueça de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para o Review Auto.
Até a próxima vez – e dirija com segurança.
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.