Ao escolher um carro de família de 5 a 7 lugares, a dúvida dos consumidores é sobre qual dos grandões é melhor: Spin ou Spacefox?
A Volkswagen Spacefox é a perua preferida dos motoristas de transporte, prezando pela versatilidade, conectividade e espaço.
Já o Chevrolet Spin é uma perua/minivan derivada do Fox, vendida por 12 anos aqui no Brasil. Também chamada de station wagon, o Spin é um dos carros grandões da Chevrolet que chama atenção pelo porta-malas e pelo seu interior espaçoso.
Considerando que ambos são modelos de carros para família, qual deles têm mais vantagem: Spin ou Spacefox?
O Review Auto analisou e trouxe um comparativo entre as duas peruas/minivans do mercado. Confira o resultado!
Melhor Escolha
Chegou para revolucionar essa categoria e concorrer com outros modelos
- Proporciona muito conforto aos ocupantes dos setes lugares disponíveis no carro
- Porta malas com capacidade para 710 litros
- O carro roda 11,3 km/l a gasolina e 7,8 km/l a etanol
Ótimo Custo-Benefício
A VW Spacefox é uma opção para quem gosta de uma perua mais compacta, mas, ainda assim, grande com seus 5 lugares
- Motor 1.6 flex, o VW Spacefox é capaz de entregar 101 cv de potência na gasolina e 104 cv no etanol
- O Spacefox conta com valores bastante atrativos
- Na cidade, ele faz 7,8 km/l (etanol) e 11,1 km/l (gasolina). Já nas estradas, esse consumo é de 9,5 km/l (etanol) e 13,6 km/l (gasolina)
Qual o melhor carro: Spin ou Spacefox?
Tanto o Spin quanto o Spacefox são carros com câmbio manual, direção elétrica, 4 portas e de consumo médio muito próximo.
Para quem optar pelo Chevrolet Spin saiba que ele é uma perua com a versatilidade de uma minivan, 7 lugares e um porta-malas avantajado.
Entretanto, uma das maiores reclamações está relacionada à motorização + peso do veículo que influenciam no consumo de combustível.
Por outro lado, tem a VW Spacefox, uma opção para quem gosta de uma perua mais compacta, mas, ainda assim, grande com seus 5 lugares. Por ser um projeto da Volkswagen, muita gente pode considerar a marca ao comprar essa minivan.
No entanto, ele está fora de linha – seu último lançamento foi em 2019. E aí, será que esse modelo, ainda assim, conseguiria vencer o Spin em um comparativo?
Para essa comparação vamos usar a versão Trendline 1.6 do Spacefox e o LTZ 1.8 do Spin, ambos com motor flex, linha 2019.
Prós e contras do Chevrolet Spin
Pontos positivos do Spin
Conjunto mecânico
O Chevrolet Spin tem vantagem em seu conjunto motriz sobre o rival da Volks. São 106 cv de potência, 16,8 kgfm de torque a 5200 rpm contra 101 cavalos, 15,4 de torque a 5250 rpm do Spacefox.
Além disso, a relação peso/potência do Spin é de 10,87 kg/cv, garantindo ao motor 1.8 uma potência mais equilibrada na pista, por exemplo.
O câmbio de 6 marchas contra 5 do Spacefox também é um ponto positivo para o modelo Trendline 1.6 do Spin, já que isso garante menor força para troca de marchas.
E como sua relação peso/torque de 68,2 kg/kgfm está melhor do que o seu oponente, é evidente que o consumo de combustível também seja favorável ao Chevrolet.
Espaço interno
O Spin prova que é um carro grande, afinal, tem 7 lugares contra 5 do rival. Para melhor conforto das pernas dos ocupantes, a distância entre-eixos da minivan é de 2620 mm, enquanto no Spacefox é de 2467 mm.
A altura também é boa, com seus 1684 mm, mostrando que é uma station wagon altinha, fora os 136 mm de altura mínima do solo. Perfeito para evitar raspagem do carro no chão durante uma subida.
Pontos negativos do Spin
Desempenho
O conjunto mecânico pode até ser bom, mas não é suficiente para um desempenho de primeira.
Está certo que o câmbio de 6 velocidades garante menos força para troca de marchas, o peso/potência traz equilíbrio nas pistas aliado a um bom motor 1.8.
Porém, estamos falando de um carro grande, de 4,36 m de comprimento e pesando 1207 kg. Tais proporções exigem muito do motor, ainda mais se o carro estiver com todos os passageiros a bordo + porta-malas cheio.
A qualidade acaba não sendo o esperado.
Porta-malas
Já que falamos do bagageiro no tópico anterior, vale mencionar que os mais de 700 litros de capacidade do porta-malas do Spin não representam vantagem, segundo avaliação.
Isso porque, com todos os 7 lugares ocupados, o que sobra no bagageiro é uma capacidade tão mínima, que seria impensável viajar com toda a família. E o pior é que essa é a proposta do produto: ser um carro para famílias grandes.
Prós e contras do Volkswagen Spacefox
Pontos positivos do Spacefox
Preço do carro, seguro e IPVA
O ponto positivo do VW Spacefox está no preço do automóvel e em outros valores adicionais, tais como seguro auto e IPVA.
Antes de efetuar a compra de veículos seminovos é preciso verificar se há ofertas no mercado, já que a tendência é pagar barato – e ele está mais em conta cerca de R$ 20 mil.
O mesmo vale para o pagamento do seguro, na faixa de R$ 3.072, e IPVA por R$ 2.319, o que pode variar de acordo com o estado.
No mais, é um bom preço para competir com o grandão da Volks Spin, mas não para o líder do segmento, Fiat Weekend, que parte de R$ 49.150.
Pontos negativos do Spacefox
Itens de série
Spin ou Spacefox possuem uma boa lista de equipamentos de segurança, conforto e tecnologias. Isso inclui um sistema de som, com conexões USB e Bluetooth e computador de bordo. Além disso eles dispõem de ar-condicionado, airbags frontais e freios ABS.
Contudo, o Spacefox peca por não trazer monitoramento de pressão dos pneus, câmera traseira para manobras e cinto de três pontos para todos os ocupantes.
Consumo médio
Vimos que o desempenho do Spin não é dos melhores, visto se tratar de um carro grande, pesado, mesmo com sua potência e transmissão automática de 6 velocidades.
Isso contribui para o aumento de combustível do veículo, o que nos leva a considerar o seu rival. Então, entre Spin ou Spacefox, a minivan da VW leva?
Na verdade, não.
O Spin ainda se sai melhor no consumo médio, devido às suas outras configurações também, como o diâmetro do cilindro e curso de pistão, responsáveis pela mistura de ar/combustível na câmara de combustível.
Isso contribui para a economia na hora de abastecer.
Dessa forma, perdendo em potência e em câmbio, o Spacefox gasta mais combustível.
Afinal, Spin ou Spacefox?
Os dois são boas opções de compra para quem busca espaço e um porta-malas avantajado, que só tem grande serventia se o carro não tiver ocupado com todos os passageiros mais o motorista.
Considerando os preços dos modelos, seus itens, a quantidade de marchas e o espaço na cabine, vale mais a pena levar o Chevrolet Spin.
Você pode assistir aos vídeos na internet desse modelo e fazer sua melhor escolha.
Recomendamos que você faça um test drive em ambos os carros para sentir qual deles se adequa melhor às suas necessidades, além de conferir também a ficha técnica e os itens de série.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Spin ou Freemont que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Spin ou Duster para descobrir qual é o melhor.
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É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.