Spin ou Spacefox: Afinal, Qual o Melhor Carro para Você? Descubra

Ao escolher um carro de família de 5 a 7 lugares, a dúvida dos consumidores é sobre qual dos grandões é melhor: Spin ou Spacefox?

A Volkswagen Spacefox é a perua preferida dos motoristas de transporte, prezando pela versatilidade, conectividade e espaço.

Já o Chevrolet Spin é uma perua/minivan derivada do Fox, vendida por 12 anos aqui no Brasil. Também chamada de station wagon, o Spin é um dos carros grandões da Chevrolet que chama atenção pelo porta-malas e pelo seu interior espaçoso.

Considerando que ambos são modelos de carros para família, qual deles têm mais vantagem: Spin ou Spacefox?

O Review Auto analisou e trouxe um comparativo entre as duas peruas/minivans do mercado. Confira o resultado!

Melhor Escolha

Chevrolet Spin LTZ

Chegou para revolucionar essa categoria e concorrer com outros modelos

  • Proporciona muito conforto aos ocupantes dos setes lugares disponíveis no carro
  • Porta malas com capacidade para 710 litros
  • O carro roda 11,3 km/l a gasolina e 7,8 km/l a etanol

Ótimo Custo-Benefício

Volkswagen Spacefox Trendline

A VW Spacefox é uma opção para quem gosta de uma perua mais compacta, mas, ainda assim, grande com seus 5 lugares

  • Motor 1.6 flex, o VW Spacefox é capaz de entregar 101 cv de potência na gasolina e 104 cv no etanol
  • O Spacefox conta com valores bastante atrativos
  • Na cidade, ele faz 7,8 km/l (etanol) e 11,1 km/l (gasolina). Já nas estradas, esse consumo é de 9,5 km/l (etanol) e 13,6 km/l (gasolina)

Qual o melhor carro: Spin ou Spacefox?

Tanto o Spin quanto o Spacefox são carros com câmbio manual, direção elétrica, 4 portas e de consumo médio muito próximo.

Para quem optar pelo Chevrolet Spin saiba que ele é uma perua com a versatilidade de uma minivan, 7 lugares e um porta-malas avantajado.

Entretanto, uma das maiores reclamações está relacionada à motorização + peso do veículo que influenciam no consumo de combustível.

Por outro lado, tem a VW Spacefox, uma opção para quem gosta de uma perua mais compacta, mas, ainda assim, grande com seus 5 lugares. Por ser um projeto da Volkswagen, muita gente pode considerar a marca ao comprar essa minivan.

No entanto, ele está fora de linha – seu último lançamento foi em 2019. E aí, será que esse modelo, ainda assim, conseguiria vencer o Spin em um comparativo?

Para essa comparação vamos usar a versão Trendline 1.6 do Spacefox e o LTZ 1.8 do Spin, ambos com motor flex, linha 2019.

Prós e contras do Chevrolet Spin

Chevrolet Spin 1.8
Fonte: Autoesporte

Pontos positivos do Spin

Conjunto mecânico

O Chevrolet Spin tem vantagem em seu conjunto motriz sobre o rival da Volks. São 106 cv de potência, 16,8 kgfm de torque a 5200 rpm contra 101 cavalos, 15,4 de torque a 5250 rpm do Spacefox.

Além disso, a relação peso/potência do Spin é de 10,87 kg/cv, garantindo ao motor 1.8 uma potência mais equilibrada na pista, por exemplo.

O câmbio de 6 marchas contra 5 do Spacefox também é um ponto positivo para o modelo Trendline 1.6 do Spin, já que isso garante menor força para troca de marchas.

E como sua relação peso/torque de 68,2 kg/kgfm está melhor do que o seu oponente, é evidente que o consumo de combustível também seja favorável ao Chevrolet.

Espaço interno

O Spin prova que é um carro grande, afinal, tem 7 lugares contra 5 do rival. Para melhor conforto das pernas dos ocupantes, a distância entre-eixos da minivan é de 2620 mm, enquanto no Spacefox é de 2467 mm.

A altura também é boa, com seus 1684 mm, mostrando que é uma station wagon altinha, fora os 136 mm de altura mínima do solo. Perfeito para evitar raspagem do carro no chão durante uma subida.

Pontos negativos do Spin

Desempenho

O conjunto mecânico pode até ser bom, mas não é suficiente para um desempenho de primeira.

Está certo que o câmbio de 6 velocidades garante menos força para troca de marchas, o peso/potência traz equilíbrio nas pistas aliado a um bom motor 1.8.

Porém, estamos falando de um carro grande, de 4,36 m de comprimento e pesando 1207 kg. Tais proporções exigem muito do motor, ainda mais se o carro estiver com todos os passageiros a bordo + porta-malas cheio.

A qualidade acaba não sendo o esperado.

Porta-malas

Já que falamos do bagageiro no tópico anterior, vale mencionar que os mais de 700 litros de capacidade do porta-malas do Spin não representam vantagem, segundo avaliação.

Isso porque, com todos os 7 lugares ocupados, o que sobra no bagageiro é uma capacidade tão mínima, que seria impensável viajar com toda a família. E o pior é que essa é a proposta do produto: ser um carro para famílias grandes.

Prós e contras do Volkswagen Spacefox

Volkswagen Spacefox
Fonte: Quatro Rodas

Pontos positivos do Spacefox

Preço do carro, seguro e IPVA

O ponto positivo do VW Spacefox está no preço do automóvel e em outros valores adicionais, tais como seguro auto e IPVA.

Antes de efetuar a compra de veículos seminovos é preciso verificar se há ofertas no mercado, já que a tendência é pagar barato – e ele está mais em conta cerca de R$ 20 mil.

O mesmo vale para o pagamento do seguro, na faixa de R$ 3.072, e IPVA por R$ 2.319, o que pode variar de acordo com o estado.

No mais, é um bom preço para competir com o grandão da Volks Spin, mas não para o líder do segmento, Fiat Weekend, que parte de R$ 49.150.

Pontos negativos do Spacefox

Itens de série

Spin ou Spacefox possuem uma boa lista de equipamentos de segurança, conforto e tecnologias. Isso inclui um sistema de som, com conexões USB e Bluetooth e computador de bordo. Além disso eles dispõem de ar-condicionado, airbags frontais e freios ABS.

Contudo, o Spacefox peca por não trazer monitoramento de pressão dos pneus, câmera traseira para manobras e cinto de três pontos para todos os ocupantes.

Consumo médio

Vimos que o desempenho do Spin não é dos melhores, visto se tratar de um carro grande, pesado, mesmo com sua potência e transmissão automática de 6 velocidades.

Isso contribui para o aumento de combustível do veículo, o que nos leva a considerar o seu rival. Então, entre Spin ou Spacefox, a minivan da VW leva?

Na verdade, não.

O Spin ainda se sai melhor no consumo médio, devido às suas outras configurações também, como o diâmetro do cilindro e curso de pistão, responsáveis pela mistura de ar/combustível na câmara de combustível.

Isso contribui para a economia na hora de abastecer.

Dessa forma, perdendo em potência e em câmbio, o Spacefox gasta mais combustível.

Afinal, Spin ou Spacefox?

Os dois são boas opções de compra para quem busca espaço e um porta-malas avantajado, que só tem grande serventia se o carro não tiver ocupado com todos os passageiros mais o motorista.

Considerando os preços dos modelos, seus itens, a quantidade de marchas e o espaço na cabine, vale mais a pena levar o Chevrolet Spin.

Você pode assistir aos vídeos na internet desse modelo e fazer sua melhor escolha.

Recomendamos que você faça um test drive em ambos os carros para sentir qual deles se adequa melhor às suas necessidades, além de conferir também a ficha técnica e os itens de série.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Spin ou Freemont que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Spin ou Duster para descobrir qual é o melhor.

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