SW4 ou Pajero Sport: qual é a melhor SUV do mercado?
Mitsubishi Pajero Sport e Toyota SW4, sem dúvidas, travam um duelo equiparado dentro da categoria, apresentando muitos pontos positivos e negativos similares.
Sendo SUVs de grande porte, ambos os modelos mantêm firmes as características iniciais da categoria, oferecendo viagens tranquilas para até 7 ocupantes.
Confira, no artigo de hoje, as principais características e recursos de cada modelo – tais como litragem do motor, equipamentos de série e características gerais – para fazer a melhor escolha de compra.
- Quando falamos de consumo de combustível, o Toyota SW4 SRX é um dos mais econômicos
- Veículo completo e que garante muito conforto a todos os ocupantes e, em especial, ao motorista
- Faróis dianteiros e traseiros de neblina, controle de tração e estabilidade, tração integral, controle automático de descida e muito mais
Ótimo Custo-Benefício
Com 41 anos de história para contar, a Mitsubishi Pajero original é uma das SUVs raízes do mercado
- A motorização é um dos grandes destaques do Mitsubishi Pajero Sport
- 7 airbags disponíveis, sendo 2 frontais (para a proteção do ocupante dianteiro e do motorista), 1 de joelho (motorista), 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina (para proteger os ocupantes traseiros)
- Os bancos contam com 32 modos de configuração, ajudando a acomodar perfis diferentes de pessoas
SW4 ou Pajero Sport: comparativo completo
SW4 e Pajero Sport travam um duelo entre marcas japonesas, que são mundialmente conhecidas pela tecnologia implementada em seus veículos.
A rivalidade entre as marcas, aliás, segue também para outros universos, como o das picapes: Hilux X L200.
Vale lembrar, é claro, que esses SUVs têm como base justamente as picapes da marca, com a SW4 tendo surgido a partir da Toyota Hilux e o Pajero Sport sendo um derivado da Mitsubishi L200.
Ambas têm espaço para 7 pessoas, motores potentes e a implementação de diversos itens ligados à segurança e ao conforto dos ocupantes.
Aliás, possuem a estrutura de uma picape média, ou seja, chassi separado da carroceria e não monobloco, assim como os modelos compactos.
Além disso, a média de preço dos modelos também é similar, enquadrando-se em um mesmo patamar da categoria.
Para saber qual delas escolher, nesse caso, nada melhor do que conferir os prós e contras de cada uma. Acompanhe!
Toyota SW4
O utilitário esportivo Toyota SW4 foi lançado pela primeira vez em 2005, tendo como base a própria Hilux, que é a picape da marca japonesa.
Ambos os veículos, vale lembrar, compartilham muitos traços em comum, desde a mecânica até a própria estrutura geral.
Com quase duas décadas de existência, o SUV conseguiu um bom destaque no mercado mundial e nacional, chegando atualmente com 4 versões:
- Toyota SW4 SRX 5 lugares
- Toyota SW4 SRX 7 lugares
- Toyota SW4 Diamond
- Toyota SW4 GR-Sport
Pontos positivos da Toyota SW4
Motor
A Toyota SW4 conta com duas opções de motorização, a depender da versão escolhida.
Nesse caso, as SRX e a Diamond estão equipadas com um propulsor 2.8 litros, de 16V Turbo, que utiliza diesel S10 como combustível.
Nessas versões, o motor entrega 204 cv de potência, 50,9 kgfm de torque, sendo acoplado com um câmbio automático de 6 velocidades e Tração 4×4 com reduzida.
Isso é o suficiente para fazer o veículo chegar à velocidade máxima de 180 km/h, saindo de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos.
O GR-Sport, por outro lado, conta com um motor 2.8 litros 16V, mas que entrega 224 cv de potência e 55,0 kgfm de torque.
Espaço interno e conforto
O SW4 chama a atenção também por seu espaço interno, garantidos pelas boas dimensões do veículo.
São 4,795 mm de comprimento; 1,855 mm de largura; 1,835 mm de altura e 2,745 mm de entre-eixos.
Assim, quando configurada para 5 lugares, consegue dispor de até 565 litros em seu porta-malas.
Além do espaço, o conforto é garantido também pelos demais itens de série e opcionais presentes no modelo. A versão completa dispõe de:
- Sensor de presença para a abertura eletrônica do porta-malas
- Ar-condicionado dual zone com display digital
- Carregador por indução
- Faróis com acendimento automático
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Bancos do passageiro e motorista com ajuste elétrico de distância, altura e inclinação
- Ventilação nos bancos dianteiros
- Regulação da altura e da profundidade da coluna de direção
- Modo de seleção de condução Power, Eco e Sport
- Regulagem elétrica dos retrovisores externos
- Bancos revestidos em couro e material sintético
- Seletor que realiza a troca da tração
- Vidros elétricos
Segurança
O SW4 conta com 7 airbags, sendo 2 frontais (para a proteção do ocupante dianteiro e do motorista), 1 de joelho (motorista), 2 laterais nos bancos dianteiros, e 2 de cortina (para proteger os ocupantes traseiros).
A segurança das viagens, no entanto, é garantida por diversos outros itens, como:
- Regulagem de altura para os apoios de cabeça dianteiros e traseiros
- Assistente de descida
- Sistema assistente para pré-colisões
- Assistente para subida em aclives
- Diferencial traseiro com sistema de bloqueio por acionamento elétrico
- Controle eletrônico de tração e estabilidade
- Luz para condução diurna
- Câmera 360º
- Sistema de alerta para o ponto cego
- Sensores de estacionamento traseiro e dianteiro
- Sistema assistente para frenagens emergenciais
- Isofix
- Sistema que alerta a mudança de faixa
- Freios ABS com sistema antiblocante
- Sistema de alerta que indica o tráfego traseiro
Equipamentos de série, tecnologias e design
Além dos já citados itens que integram os quesitos segurança e saúde, a SW4 se destaca por sua alta tecnologia e design:
- Computador de bordo
- Faróis de neblina
- Botão Start
- Destravamento das portas através de sensores
- Rodas liga leve aro 18
- Aerofólio traseiro
- Multimídia 8 polegadas (sensível ao toque)
- Rádio MP3
- Câmera de ré
- Quadro de instrumentos
- Entrada USB
- Conexão Bluetooth
- Android Auto
- Apple CarPlay
Pontos negativos da Toyota SW4
Consumo
Na média, a Toyota SW4 faz 9,8, km/l na cidade (percursos urbanos) e 11,2 km/l nas estradas (ciclo rodoviário), isso levando em consideração as versões SRX e a Diamond.
O GR-Sport, por outro lado, faz apenas 9 km/l na cidade e 10,5 km/l nas estradas, por ser mais potente.
Em comparação, o Jeep Commander, por exemplo, consegue fazer 10,3 km/l e 12,9 km/l, respectivamente.
Preço
Com tanta qualidade e desempenho, não é nada barato comprar um SW4 do ano, sendo esse um ponto negativo a se considerar. Os valores atuais de cada versão são:
- Toyota SW4 SRX 5 lugares – R$ 374.690,00
- Toyota SW4 SRX 7 lugares – R$ 381.190,00
- Toyota SW4 Diamond – R$ 420.090,00
- Toyota SW4 GR-Sport – R$ 433.790,00
Em termos de comparação, o já citado Jeep Commander, que também concorre na categoria, parte de R$ 236.990,00, sendo bem mais barato.
Mitsubishi Pajero Sport
Com 41 anos de história para contar, a Mitsubishi Pajero original é uma das SUVs raízes do mercado, com nome consolidado entre as gigantes das estradas.
As primeiras unidades do modelo foram vendidas pela marca japonesa apenas em 1982, mas sua construção parte de bem antes disso.
Ainda em 1934, durante as tensões pré-Grande Segunda Guerra, o governo japonês solicitou a construção de um veículo potente para utilização militar.
Assim, a Mitsubishi criou o protótipo PX33 4×4, que só não vingou porque o pedido foi cancelado. De todo modo, ficou na base de criações marca.
Quase 5 décadas depois, foi justamente o PX33 que serviu como base para a produção da Pajero.
Desde então, diversas gerações e variações surgiram, com destaque para a Pajero Full, Pajero TR4 e a própria Pajero Sport, uma variação da original, que tem como base a picape L200, sendo o único em produção por aqui atualmente.
Nesse caso, vale lembrar que é possível encontrar duas versões atuais do carro:
- Mitsubishi Pajero Sport HPE
- Mitsubishi Pajero Sport HPE-S
Pontos positivos do Mitsubishi Pajero Sport
Motor, câmbio e tração
Como não poderia ser diferente em uma boa SUV, a motorização é um dos grandes destaques do Mitsubishi Pajero Sport.
Ambas as versões são equipadas com um motor MIVEC Diesel 2.4L em alumínio, com 4 cilindros em linha, um turbo super silencioso, tornando o veículo o primeiro SUV a utilizar esse tipo de propulsor diesel com esse material
Assim, ele consegue entregar 190 cv de potência, com um torque de 43,9 kgfm, garantindo potência e qualidade nas estradas e trechos urbanos.
Acoplado ao motor está um câmbio automático de 8 marchas, que ajuda o veículo a andar sem forçar tanto a máquina.
Com tração 4×4, a Pajero Sport possui o sistema Super Select II, com opções para cada terreno.
O Off Road Mode ajuda a otimizar a performance do veículo em cada situação, com quatro modos disponíveis: Gravel, Sand, Mud/Snow e Rock.
A ativação de um modo altera de forma automática os ajustes de transmissão, potência do propulsor e o freio.
Assim, o SUV consegue sair do 0 a 100 km/h em 12,3 segundos, alcançando a velocidade máxima de 180 km/h.
Conforto / espaço interno amplo / porta-malas
A Pajero Sport é uma SUV com destaque também quanto ao seu espaço interno, com 7 lugares disponíveis.
Os bancos contam com 32 modos de configuração, ajudando a acomodar perfis diferentes de pessoas.
São 4785 mm de comprimento, 1815 mm de largura, 1805 mm de altura, e 2800 mm de entre-eixos.
Assim, com 5 pessoas no carro, a capacidade do porta-malas é de 502 litros, sendo possível ampliar esse número para 1.731 litros, quando todos os bancos estão abaixados.
O conforto é garantido, ainda, além do próprio espaço, pelos demais detalhes e itens do veículo:
- Os comandos de telefone, ACC, áudio, voz, computador de bordo, limitador de velocidade e computador de bordo ficam no volante
- Opcionais com bancos de couro
- Console central elevado
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Ar-condicionado dual-zone digital
- Função Auto Hold, que mantém o acionamento automático dos freios após o veículo parar
- Fechamento e abertura automáticos da tampa do porta-malas
- Banco do motorista com ajuste lombar (de acionamento elétrico)
Segurança
Além de qualidade e conforto nas viagens, a Pajero Sport é sinônimo de segurança para o motorista e ocupantes.
Um bom exemplo são os 7 airbags disponíveis, sendo 2 frontais (para a proteção do ocupante dianteiro e do motorista), 1 de joelho (motorista), 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina (para proteger os ocupantes traseiros).
E as próprias tecnologias presentes no carro também contribuem de forma direta para a segurança nas viagens, como:
- Farol auxiliar para as curvas
- Função Auto Hold, que mantém o acionamento automático dos freios após o veículo parar
- Câmeras 360º, para um monitoramento completo do carro
- Sistema para o monitoramento da pressão dos pneus
- Sinal de parada emergencial
- Câmera de ré
- Faróis e faróis de neblina em LED
- Luz para a rodagem diurna em LED
- Limitador de velocidade
- Sensor de chuva que aciona o limpador de para-brisas dianteiro
- Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro
- Piloto automático adaptativo
- Assistente para frenagem emergencial
- Sistema para o monitoramento emergencial do acelerador e do freio
- Controle de estabilidade e tração
- Freio ABS com sistema antitravamento e frenagem autônoma
- Controle de descida em aclives
- Assistente para partida em aclives
- Sistema que previne a aceleração involuntária
Equipamentos de série e opcionais
A versão mais completa da Pajero Sports é repleta de tecnologia e detalhes em seu design robusto.
Muitos desses pontos já foram devidamente mencionados na lista de segurança e conforto do veículo. Mas há muito mais:
- Lanterna traseira em LED
- Teto solar
- Rodas liga leve Aro 18″ e acabamento diamantado
- Grade inferior na cor preto brilhante
- Painel totalmente digital
- Comandos remotos através do smartphone
- Botão Start&Stop
- Sistema para a entrada sem chaves
- Multimídia touch de 8 polegadas
- Android Auto
- Apple CarPlay
- GPS offline
- Bluetooth
- Comando de voz
- 2 entradas USB
- Entrada HDMI no console central
Pontos negativos do Mitsubishi Pajero Sport
Consumo
Com um motor 2.4 movido a diesel, o Pajero Sport é vencido por outros concorrentes da categoria quando o assunto é consumo, mas mantém números similares à SW4.
Na média, o veículo faz 8,9 km/l na cidade (percursos urbanos) e 11,4 km/l nas estradas (ciclo rodoviário).
Preço
Quanto ao preço, as versões do Pajero também não estão entre as mais baratas em comparação aos SUVs de 7 lugares:
- Mitsubishi Pajero Sport HPE – R$ 387.392,00
- Mitsubishi Pajero Sport HPE-S – R$ 423.550,00
SW4 ou Pajero Sport: Qual Vale Mais a Pena?
Como foi possível observar, a disputa entre SW4 ou Pajero Sport é realmente bastante equilibrada, e em um mercado ainda repleto de concorrentes, como a Chevrolet Trailblazer e o próprio Jeep Commander.
A SW4, no entanto, tem um melhor conjunto mecânico, e entrega mais potência em seus motores, seja na versão completa ou na mais básica.
O consumo é praticamente igual em ambos os casos, com vitórias específicas de cada modelo a depender da via utilizada.
Os preços também não se diferenciam tanto assim, a ponto de decidir a disputa entre as SUVs de luxo com tração nas quatro rodas.
A vitória, para nós, fica com a SW4, que entregará mais custos benefícios ao longo do tempo, e também uma revenda mais valorizada, por pertencer à Toyota.
Mas o modelo da Mitsubishi é, também, um bom veículo para ser considerado.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Hilux SW4 ou Pajero Dakar que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre SW4 ou Discovery Sport para descobrir qual é o melhor.
E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!
Se você acha que nosso blog também pode ajudar outras pessoas, não esqueça de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para o Review Auto.
Até a próxima vez – e dirija com segurança.
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.