SW4 ou Discovery Sport: Quem Vence o Duelo de Modelos? Confira

A dúvida entre SW4 ou Discovery Sport, além de bastante comum entre os consumidores, encerra aspectos interessantes para quem gosta de carros.

Afinal, a partir do posicionamento atual da Toyota no mercado brasileiro, o modelo da fabricante japonesa atinge o mesmo patamar de veículos premium, como o seu concorrente da Land Rover.

Ótimo Custo-Benefício

Toyota SW4

Também chama a atenção pelo design robusto, moderno e imponente

  • Quando falamos de consumo de combustível, o Toyota SW4 SRX é um dos mais econômicos
  • Veículo completo e que garante muito conforto a todos os ocupantes e, em especial, ao motorista
  • Faróis dianteiros e traseiros de neblina, controle de tração e estabilidade, tração integral, controle automático de descida e muito mais

Melhor Escolha

Land Rover Discovery Sport

Mundialmente reconhecido como um dos mais chamativos, potentes, confortáveis, luxuosos e elegantes do mundo

  • Disponibiliza 7 assentos para adultos, carregamento dos dispositivos de todos os ocupantes e 5 pontos ISOFIX
  • O porta malas do Land Rover Discovery Sport comporta até 1790 litros
  • Os recursos tecnológicos inovadores do Discovery incluem o Pivi Pro, um sistema intuitivo de entretenimento e informação

Toyota SW4 ou Land Rover Discovery?

Fazer a comparação entre o Land Rover Discovery e o Toyota SW4 é, de fato, muito interessante, uma vez que permite contrapor um modelo de marca generalista (da Toyota) a um fabricante tido como premium, no caso, a Land Rover.

Em termos práticos, o Toyota SW4 entra na concorrência trazendo consigo a reputação da marca, amplamente consolidada no mercado brasileiro, sendo referência em confiabilidade, robustez e qualidade no atendimento.

De outro lado, o Discovery Sport, tem como aliado o apelo representado pela montagem nacional, levada a cabo na fábrica da Land Rover situada na cidade de Itatiaia, estado do Rio de Janeiro.

Toyota SW4

Toyota SW4
Fonte: Quatro Rodas

O Toyota SW4 serve para quase tudo. É por isso que, a despeito de custar relativamente caro, detém excelentes resultados de vendas. Todavia, os seus diferenciais, que chamam a atenção do público, residem na tração 4 x 4 e no motor a diesel.

De modo geral, o Toyota SW4 pode ser classificado como um SUV clássico – ideal para motoristas que realizam viagens longas. Confiável, espaçoso e robusto, você nunca ficará “na mão” com este carro, parando em atoleiros ou estradas acidentadas.

Pontos positivos do Toyota SW4

Segurança

A segurança é prioridade absoluta do Toyota SW4.

O modelo é equipado com sete air bags, controles eletrônicos de tração e de estabilidade, controles eletrônicos para descida e subida em rampas e um sistema exclusivo que entrega estabilidade, controle e proteção em quaisquer jornadas.

Evidentemente, trata-se do sistema Toyota Safety Sense, capaz de reconhecer os sinais do trânsito e monitorar os obstáculos diante do veículo. Estas informações são exibidas aos motoristas (restrições de ultrapassagens, limites de velocidade etc) de modo muito nítido no ecrã colorido TFT instalado no cockpit.

Ademais, o sistema Toyota Safety Sense fornece avisos sonoros e visuais caso o motorista não esteja seguindo as normas e / ou indicações que são fornecidas pela sinalização de trânsito.

Sofisticação e força

O Toyota SW4 conta com a melhor articulação existente no mercado brasileiro entre dois elementos fundamentais na decisão de compra dos consumidores: força e sofisticação!

Antes de tudo, o visual característica da Toyota transparece nas linhas cromadas a acompanhar a lateral do carro. Está presente, também, nas lanternas em LED e no conjunto ótico de faróis, remetendo os proprietários ao refinamento e à tecnologia.

Similarmente, as rodas aro 18” (de liga leve) entrega um nível de robustez ainda maior ao seu design – completamente desenvolvido sob a plataforma global da Toyota.

Cumpre ressaltar o motor a diesel, o 50,9 kgfm de torque, o consumo reduzido e a melhor aceleração e um engate mais ágil entre as trocas.

Conforto

O conforto do Toyota SW4 é um dos principais destaques positivos, à medida que traz uma das melhores experiências a borda disponíveis no mercado. Com opções de cinco e de sete lugares, as bagagens e os passageiros podem se acomodar com bastante tranquilidade.

Todos esses aspectos são articulados com um interior moderno e refinado, contendo soft touch e acabamentos texturizados que propiciam a comodidade que os consumidores tanto buscam.

Em outras palavras, o conforto é garantido pelo modelo a partir de recursos como:

  • Start Button / Push Start;
  • Smart Entry;
  • Power Back Door;
  • Câmera de ré;
  • Conectividade com Apple Car Play e Android Auto;
  • Bluetooth;
  • USB;
  • MP3;
  • Tela de 8’’;
  • Sistema multimídia.

Performance

O Toyota SW4 possui motor 16 V 2.8 S 10 movido a diesel. A sua potência é de duzentos e quatro cv, com torque de 50,9 kgfm.

De antemão, convém mencionar que a transmissão automática de seis velocidades sequenciais faz toda a diferença, assim como a tração 4 x 4, que é reduzida mediante acionamento eletrônico e bloqueio no diferencial traseiro.

Essas características trazem claras vantagens ao SW4 em diferentes aspectos. Definitivamente, as trocas de marcha são mais rápidas, durando milissegundos, em média.

Por esse motivo, essa transmissão é frequentemente empregada nos veículos esportivos. Outro benefício é que o funcionamento tende a ser extremamente suave, assim como ocorre nas caixas automáticas.

A performance do Toyota SW4 é garantida, também, pelo conversor de torque – um componente que efetua a ligação entre motor e caixa de transmissão.

Consequentemente, as marchas são definidas pelas engrenagens epicicloidais, que são popularmente conhecidas como “planetárias”.

Pontos negativos do Toyota SW4

Eixo atravessado

É importante ressaltar algumas das experiências que os proprietários do Toyota SW4 tiveram no momento da revenda. Infelizmente, os profissionais que atuam nesse segmento continuam despreparados para solucionar certas situações.

Isto é, os consumidores podem levar problemas e defeitos de serviços e produtos para muitas pessoas, dada às facilidades de encontrar profissionais disponíveis na internet, por exemplo.

No entanto, quando o veículo é um SW4, é muito difícil encontrar mecânicos e oficinas capazes de solucionar a perda de estabilidade que o modelo apresenta com o passar do tempo.

Assim, o ideal é verificar o alinhamento tanto da suspensão dianteira quanto do eixo traseiro.

Após alguns anos de uso do Toyota SW4, é natural que estes componentes fiquem totalmente desalinhados, ou seja, com “folgas” de quatro a seis centímetros.

Bicos injetores

Alguns novos proprietários reclamam do funcionamento da turbina do utilitário esportivo Toyota SW4.

Porém, uma das queixas mais frequentes relacionam-se a defeitos similares e, principalmente, acompanhados por avarias junto aos bicos injetores.

Em termos práticos, estes consumidores consideram que esta é uma espécie de problema crônico do modelo – uma consequência da qualidade inferior do óleo diesel que, infelizmente, é comercializado no Brasil.

Este ponto negativo deve ser levado em consideração pois as válvulas injetoras (ou bicos injetores) de combustível são responsáveis pela pulverização do óleo, de modo estequiométrico, junto à câmara de combustão.

Esse processo é realizado por meio de pulsos elétricos que são comandados pela ECU (sigla inglesa para “Módulo de Injeção”, em tradução livre).

Quando essa unidade apresenta mau funcionamento, os bicos injetores passam a funcionar com defeito, provocando o entupimento das peças, isto é, os combustíveis deixam de ser corretamente pulverizados.

Itens de série

Embora a segurança seja um ponto positivo do Toyota SW4, existem outros acessórios que deveriam estar presentes em um veículo desta categoria – e faixa de preços.

Um bom exemplo disso pode ser encontrado em seu computador de bordo, que é ainda mais lento que o presente no Land Rover Discovery Sport.

Desse modo, os chamados “recursos intuitivos” não apresentam a qualidade esperada no modelo.

Land Rover Discovery Sport

Land Rover Discovery Sport
Fonte: Motor1

Mundialmente reconhecido como um dos mais chamativos, potentes, confortáveis, luxuosos e elegantes do mundo, o Discovery Sport trouxe atualizações eficazes para impressionar aficionados da marca e o público em geral.

Semelhantemente, as novidades não se resumem aos efeitos de estilo, à medida que incorpora uma nova motorização para aprimorar todas as performances e resultados dos modelos que antecederam a linha 0 km atualmente comercializada.

Pontos positivos do Land Rover Discovery Sport

Versatilidade

O Land Rover Discovery Sport disponibiliza 7 assentos para adultos, carregamento dos dispositivos de todos os ocupantes e 5 pontos ISOFIX.

O modelo foi projetado para atender as mais diversas ocasiões e, também, necessidades familiares.

Em suma, é um veículo bastante versátil, que pode ser conduzido tanto nas estradas quanto na cidade, carregando encomendas, cargas e, evidentemente, pessoas. O Discovery Sport oferece praticidade, segurança e conforto.

Acima de tudo, muitos consumidores visam adquirir este carro para transportar encomendas e / ou cargas. Trata-se de um diferencial em relação aos veículos convencionais que, por exemplo, são indicados para transportar apenas poucos passageiros.

Além de propiciar um excelente espaço interno para acomodar a sua família, o generoso porta malas permite a acomodação, até mesmo, de materiais que você venha a transportar por motivos profissionais!

Porta malas

O porta malas do Land Rover Discovery Sport comporta até mil setecentos e noventa e quatro litros! Como resultado, se você aprecia realizar viagens mais longas, sabe da importância de contar com esse nível de capacidade, não é mesmo?

Sempre que chega a hora de organizar as suas bagagens, este ponto positivo do Discovery Sport permite que todo e qualquer item necessário possa ser levado – algo de suma importância nas viagens em família ou com grupos formados por muitas pessoas que, evidentemente, demandam muitos lugares

Portanto, caso os seus deslocamentos requerem um bom espaço interno para a acomodação de malas e de passageiros, saiba que o Land Rover Discovery Sport pode ser ocupado por sete adultos. Por sua vez, a capacidade do porta malas alça o modelo ao topo de sua categoria.

Tecnologias

Os recursos tecnológicos inovadores do Discovery incluem o Pivi Pro, um sistema intuitivo de entretenimento e informação, dotado de uma tela sensível ao toque de 11,4”.

De acordo com os princípios da marca, as soluções tecnológicas devem ser ininterruptas – tanto no carro quanto na casa dos proprietários. Dito de outra forma, o Pivi Pro está pronto para ser utilizado em qualquer lugar.

A inicialização do sistema é bastante rápida, de tal forma que estará sempre pronto assim que o motorista se sentar no banco.

A interface é similar à dos smartphones (este, aliás, é uma de suas principais vantagens competitivas em relação ao Toyota SW4).

Itens de série

O Discovery Sport é um SUV que pode ser considerado “de luxo”.

Como tal, vem equipado com ampla gama de itens, além do mencionado motor V 8 e suas nove marchas, disponibiliza freios a disco, tração nas quatro rodas, controle eletrônico para a estabilidade do veículo e suspensão a ar.

Constantemente, há muitos outros itens de série do Land Rover Discovery Sport que recebem elogios, como as rodas em liga leve, a transmissão automática de oito velocidades, os bancos de couro, os faróis de xenônio e sistema GPS de navegação.

Dentre os opcionais, os motoristas podem escolher pacotes para a visualização panorâmica, sistema de som e faróis diurnos de LED.

Pontos negativos do Land Rover Discovery Sport

Manutenção

O custo de revisões e manutenções do Land Rover Discovery é bastante alto. Para trocar correias e / ou polias, assim como as demais intervenções que são relativamente simples em outros veículos, é necessário que o mecânico retire, na íntegra, a carroceria do chassi.

Isso representa, além de altos custos, muito tempo na oficina. A engenharia da montadora, infelizmente, não alterou o projeto das primeiras versões do Discovery, optando por incluir ligações e conexões que simplificam a desmontagem do carro.

Em seguida, é imprescindível refletir sobre esse aspecto antes de se decidir pela compra. Nesse sentido, é altamente recomendável calcular a estimativa de gastos com reparos de câmbio automático e de freios, trocas de óleo, dentre outros.

Compressor de ar

Dentre os problemas de acabamento relatados pelos proprietários, figura o compressor de ar que, com o passar do tempo, desgasta-se completamente. Em algumas ocasiões, o aparelho apresenta defeitos após ter funcionado excessivamente durante algum vazamento.

Seja como for, essa situação faz o compressor do carro, simplesmente, parar de funcionar. Em outras situações, o defeito se manifesta logo após a instalação, na fábrica, do compressor de ar.

Um dos impactos mais negativos, em tal contexto, é a danificação do sistema responsável pela suspensão a ar. Quando isso acontece, os motoristas enfrentam percursos cheios de solavancos.

Blocos de válvulas

Fique atento aos blocos de válvulas caso adquira o Land Rover Discovery Sport. Eles auxiliam na circular de ar no sistema de suspensão. Porém, eles se danificam com relativa facilidade no modelo, gerando diversos problemas.

Em muitas ocasiões, isso causa vazamento de ar pela suspensão pneumática, reduzindo a distância do solo e obrigando o compressor a operar em excesso.

Em outras vezes, estes blocos de válvulas tendem a insuflar mais ar do que o necessário no compressor, provocando danos imediatos e dispendiosos.

Afinal, qual é o melhor carro: Discovery Sport ou Toyota SW4?

Apesar de ser uma decisão bastante difícil, o nosso veredito é que o Land Rover Discovery Sport, no cômputo geral, é um melhor carro. Ele mantém uma excelente capacidade off road, aliando-a ao requinte de uma marca consagrada pela qualidade.

O conjunto mecânico do Discovery Sport é mais avançado, bem como suspensão independente em suas quatro rodas e uma carroceria monobloco, contemplando um layout multibraço exclusivo da fabricante britânica.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Evoque ou SW4 que fizemos aqui no blog.

Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.

Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!