Se você busca comprar um bom SUV para usar, então deve comparar entre um Yaris ou Pulse. Ambos têm bastante destaque no mercado do Brasil, especialmente porque são recentes e tecnológicos.
Mas, qual é o melhor para você? Qual deles representa a opção certa para o seu caso? Será que o poder do motor 1.5 do carro da Toyota é o ideal? Ou a beleza do modelo da Fiat, que chama a atenção de qualquer câmera fotográfica?
Siga a leitura para saber qual dos dois você deve comprar!
- Frenagem emergencial autônoma
- Sistema de alerta para colisão frontal
- Piloto automático
Ótimo Custo-Benefício
A beleza do modelo da Fiat chama a atenção de qualquer câmera fotográfica
- Em termos de estilo, ele passa a impressão de ser maior e mais robusto do que realmente
- O carro fornece ao motorista vários recursos de segurança
- Ar-condicionado automático e digital, central multimídia, versão com câmbio CVT ou câmbio automático e muito mais
Prós e contras do Toyota Yaris
Para decidir qual é o melhor SUV para comprar, demos considerar os prós e contras de cada um. Por isso, vamos começar o nosso comparativo apresentando quais são os prós e contras do Toyota Yaris.
Prós do Yaris
Motor
Diferentes modelos e anos de Yaris têm diferentes opções de motor. Além disso, diferentes modelos têm diferentes tamanhos de motor: alguns têm motores de quatro cilindros de 1,3 litro, enquanto outros têm motores de 1,5 litro.
A potência varia de acordo com o modelo, mas geralmente vai de 106 a 122 cavalos de potência. Na maioria dos casos, a velocidade máxima é de cerca de 180 quilômetros por hora.
Na sua versão mais potente, o Toyota Yaris XS tem um motor 1.5 Flexfuel que se destaca por ter bastante confiabilidade em seu conjunto mecânico. Um dos seus pontos positivos é ter uma boa durabilidade e uma vida útil média de 10 anos.
Baixa manutenção
O Toyota Yaris é conhecido por seu baixo custo de manutenção e facilidade de reparo.
As peças principais, como o motor e a transmissão, são construídas para durar e contribuem para a alta confiabilidade do veículo. Suas peças e serviços de manutenção tendem a ter preços razoáveis.
A manutenção regular do seu veículo é fundamental para prolongar sua vida útil. Isso inclui trocar o óleo e os filtros e verificar os níveis de fluido.
No entanto, é importante que você siga as diretrizes de manutenção do fabricante para manter seu veículo em perfeitas condições.
Itens de série
Para completar, o Toyota Yaris tem alguns itens comuns incluem ar-condicionado, sistema de som com entrada USB e Bluetooth, vidros elétricos, travas elétricas, volante com ajuste de altura, direção elétrica, faróis de neblina, entre outros.
Todos esses itens garantem uma boa experiência de uso, o que faz com que a sua versão mais repleta, o Toyota Yaris XS, seja um dos SUVs mais completos do mercado e que garante um conforto maior ao motorista.
Contras do Yaris
Preço acima do mercado
Como é claro, existem pontos negativos do Toyota Yaris. Um deles é o fato de o carro ter um preço um pouco acima do mercado em relação a seus concorrentes do mesmo segmento.
Não significa, obviamente, que o automóvel é inacessível, mas ele tem um custo de aquisição mais alto.
Tecnologia antiga
Além disso, vale mencionar que o Toyota Yaris tem uma tecnologia um pouco mais antiga do que alguns concorrentes.
Isso não quer dizer que seu conjunto mecânico seja ruim ou que seus itens de série sejam de má qualidade, mas sim que são de uma ou duas gerações mais antigas do que os mesmos itens de rivais.
Prós e contras do Fiat Pulse
Agora, para completarmos o comparativo, vamos ver os prós e contras do Fiat Pulse. Assim, poderemos entender qual veículo é o mais adequado para as suas necessidades.
Prós do Pulse
Design
O primeiro ponto positivo a mencionar sobre o Fiat Pulse é o seu design premiado.
Em termos de estilo, ele passa a impressão de ser maior e mais robusto do que realmente é graças aos longos apliques nos retrovisores laterais do carro e para choque, ao capô alto que pode ser visto de dentro do veículo e aos novos emblemas nas laterais grau do carro.
Seu design é tão bonito e diferenciado que ele realmente foi premiado. O modelo ganhou o prêmio de Design do Museu da Casa Brasileira, além de outros prêmios no Brasil e no restante do mundo.
Basta um vídeo ou uma análise simples para perceber como o carro é bonito.
Segurança
Outro ponto importante que vale a menção como ponto positivo do Fiat Pulse é o seu foco em segurança.
O carro fornece ao motorista vários recursos de segurança, incluindo quatro airbags, um sistema de controle de estabilidade/tração, alertas de mudança de faixa, um indicador de frenagem de emergência e muito mais.
Seu principal foco em segurança, entretanto, é o pacote ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor), que conta com itens como Frenagem Autônoma de Emergência, Comutação automática de farol alto e alerta de saída de pista.
Tudo isso é pensado para evitar uma colisão frontal e reduzir os danos em caso de acidente.
Preços
Para completar, vale lembrar que o Fiat Pulse é um SUV completo.
Ele tem itens de série fantásticos, como ar-condicionado automático e digital, central multimídia, versão com câmbio CVT ou câmbio automático e muito mais.
Mesmo sendo completo, entretanto, o veículo tem um preço mais baixo do que seus rivais.
Por exemplo, sua versão de entrada custa ao redor de R$ 80 mil. Já um rival, como o Honda City, custa bem mais do que R$ 100 mil no mercado.
Contras do Pulse
Itens que param de funcionar
O Fiat Pulse, obviamente, também tem alguns pontos negativos. Nós fomos atrás dos comentários dos donos do carro para saber o que eles acham do SUV e quais são as queixas mais comuns.
Duas delas chamaram a atenção. A primeira é a queixa de que alguns desses itens de série simplesmente deixam de funcionar depois de um tempo. Eles têm a vida útil bastante reduzida, o que resulta na necessidade de trocas.
Porta-malas
Já a outra queixa é em relação ao seu porta-malas. Ele é bastante pequeno para a média da categoria: apenas 380 litros.
Um carro como o Corolla Cross, por exemplo, tem 440 litros e não é, nem de perto, o maior porta-malas do segmento.
Yaris ou Pulse: qual comprar?
Agora que chegamos ao fim do artigo, é hora de decidir: e aí, qual comprar entre o Toyota Yaris ou Pulse? Qual carro é o mais indicado para quem mora no Brasil?
A resposta depende muito da sua personalidade e necessidade.
Por exemplo, o carro da Toyota tem um excelente motor, é bastante completo com central de multimídia e muito mais, além de ter um custo de manutenção comparável ao de um hatch. Por isso, é indicado para quem quer pagar pouco na oficina e ter um modelo forte.
Mas se beleza é fundamental para você, então o Fiat Pulse é o ideal. Baixo custo (preço de hatch), design premiado, acabamento excelente e itens de série completos. É um carro bem redondo e indicado para um amplo público.
Verifique, também, outros aspectos que você considera importantes, incluindo a ficha técnica e os itens de série.
Fazer um test drive em ambos os modelos, se possível, também é uma forma de tomar uma decisão mais assertiva.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Yaris ou Prisma que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Yaris ou Kicks para descobrir qual é o melhor.
Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.
Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.