Captiva ou Duster: qual o melhor entre os dois modelos? Acompanhe o nosso artigo de hoje e descubra!
O Chevrolet Captiva e o Renault Duster são dois SUVs que fazem parte da história da categoria no Brasil.
No entanto, atualmente vivem situações bastante distintas, com uma certa distância entre si, dados os mercados em que são encontrados.
A Captiva já está há um bom tempo fora de linha, enquanto o veículo francês ainda segue em produção por aqui.
Neste artigo, você verá um comparativo completo entre os dois carros, levando em consideração seus prós e contras, além de todos os detalhes mais importantes que você precisa conhecer para tomar sua decisão.
Confira!
Ótimo Custo-Benefício
O Chevrolet Captiva chegou ao Brasil em 2008, como um SUV esportivo, entregando luxo e comodidade ao mercado
- Seu valor é bem mais em conta que qualquer outro SUV 0 km
- Freios ABS, 6 airbags (frontais, laterais e cortina), faróis com duplos refletores, controle de tração e de estabilidade, ar-condicionado automático
- Vidros elétricos, rádio, computador de bordo, conexão Bluetooth, USB, volante multifuncional e outros
Melhor Escolha
Atualmente, o modelo está em sua segunda geração e já teve mais de 320 mil unidades vendidas
- Câmbio manual de 5 marchas, direção hidráulica, tração dianteira e motor 1.6, que chega a 115 cv de potência com média de 15,5 de torque
- Amplo espaço interno, com porta malas ainda mais generoso
- Bem completo em termos de equipamentos, com ar condicionado, ar quente, travas elétricas, regulagem de altura no volante e computador de bordo
Captiva ou Duster: principais informações
Em alta nos últimos anos, o mercado de SUVs compactos tem crescido de forma acelerada no Brasil. Uma mostra disso é que cada vez mais ele “esmaga” a categoria de sedans e hatches médios por aqui.
Entregando mais conforto, espaço, robustez e qualidade de utilização, tanto em vias urbanas quanto em outras estradas, algo que não falta para o grupo é concorrência.
Nomes de peso como o Chevrolet Tracker, Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Jeep Renegade, Fiat Pulse, Volkswagen Nivus, Nissan Kicks, Citroën C4 Cactus e Honda HR-V são apenas alguns dos nomes.
Assim, a escolha entre Captiva ou Duster é somente um dos vários comparativos possíveis.
Ao colocar os dois modelos lado a lado, qual será que leva a melhor? Vamos descobrir agora.
Captiva
O Chevrolet Captiva chegou ao Brasil em 2008, como um SUV esportivo, entregando luxo e comodidade ao mercado.
Após 9 anos por aqui, porém, acabou sendo descontinuado pela empresa, dando lugar ao Equinox.
Em seu último ano no Brasil (2017), o veículo foi lançado na versão SPORT FWD 2.4 16V 171/185cv.
Pontos positivos da Captiva
Preço
Por já estar fora do mercado desde 2017, um ponto bastante positivo do Chevrolet Captiva é o seu valor, que é bem mais em conta que qualquer outro SUV 0 km.
Para se ter uma ideia, a versão Sport custa, de acordo com a Tabela Fipe, R$ 89.263,00.
E considerando que o preço da tabela é apenas uma média geral, é possível encontrar o veículo por valores abaixo disso.
Nos dias atuais, esse é basicamente o valor cobrado por muitos carros básicos 0 km, sejam sedans ou hatches compactos. Então, poder pagar esse valor em um SUV é uma vantagem.
Equipamentos
Por ser um modelo mais luxuoso, por assim dizer, é inegável que a Captiva, mesmo em 2017, já vinha muito bem equipada.
Para se ter uma ideia, entre os equipamentos e opcionais, o carro chegava ao cliente com:
- Freios ABS
- 6 airbags (frontais, laterais e cortina)
- Faróis com duplos refletores
- Controle de tração e de estabilidade
- Ar-condicionado automático
- Rodas liga leve 18”
- Teto solar elétrico
- Freio elétrico de estacionamento
- Motor com acionamento remoto
- Controle automático de velocidade
- Vidros elétricos
- Rádio
- Computador de bordo
- Conexão Bluetooth e USB
- Volante multifuncional
- Dentre outros
Pontos negativos da Captiva
Motor e câmbio
Na versão Sport de 2017, o Chevrolet Captiva chegou ao mercado com um motor 2.4 Ecotec de 4 cilindros, aspirado e de injeção direta, gerando 184 cv de potência e um torque de 23,3 kgfm.
Um ponto negativo, nesse caso, é que o veículo não é flex, funcionando apenas com a utilização de gasolina em seu tanque.
Outro contra deve-se ao seu câmbio automático de 6 velocidades, que apesar da ótima teoria, não serviu muito bem na prática, sendo um calcanhar de Aquiles do modelo.
Consumo
O consumo nunca foi um dos pontos mais atrativos da Captiva, ainda mais em comparação com os dias atuais.
Sua última versão faz apenas 7,2 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada, o que realmente não é nada econômico.
E por ser abastecido apenas com gasolina, isso se torna ainda menos atrativo, já que não há a opção do etanol, combustível mais barato.
Está desatualizado
O mundo dos carros evolui a cada ano, com o advento de novas tecnologias, designs atuais e mais.
E por estar há tanto tempo fora do mercado, a Captiva não consegue mais acompanhar esse desenvolvimento.
O mais moderno que o veículo pôde chegar foi justamente ao seu modelo de 2017, não mais que isso.
Apesar de ainda ser, sim, uma versão arrojada, é inegável que se trata de um carro fora dos padrões atuais.
Duster
Dando continuidade ao comparativo entre o Captiva ou Duster, agora é o momento de falar do Renault Duster.
O veículo chegou ao país em 2011 e, ao contrário do modelo da Chevrolet, ainda está em produção atualmente.
Em 2023, por exemplo, está disponível nas versões:
- Renault Duster Intense 1.6 MT
- Renault Duster Intense 1.6 CVT
- Renault Duster Iconic 1.6 CVT
- Renault Duster Iconic 1.3 Turbo CVT
Pontos positivos do Duster
Motor
Atualmente, o Duster pode ser equipado com motores 1.3 ou 1.6, a depender de cada versão.
O destaque, de todo modo, vai para o propulsor 1.3 TCe flex da marca francesa, que é capaz de entregar 162 cv de potência com gasolina (G), além de 170 cv de potência com etanol (E).
O torque, em ambos os casos, é de 27,5 kgfm, mantendo também os 5.500 rpm, independentemente de qual combustível for utilizado.
Assim, consegue sair de 0 km a 100 km/h em apenas 9,2 segundos, chegando à velocidade máxima de 190 km/h.
Acoplado ao motor está o câmbio CVT de oito marchas, sem mais alternativas de 4×4.
Além dessa opção, o Renault Duster ainda mantém o seu motor 1.6 S Ce, com 4 cilindros, cabeçote e bloco em alumínio.
Equipamentos de série
A versão mais completa do Duster, com motor 1.3, vem de série com:
- Desembaçador traseiro
- Regulagem profundidade e altura do volante
- Chave com sensor presencial
- Regulagem elétrica dos retrovisores externos
- Ar-condicionado automático
- Apoio para o braço no banco do motorista
- Central multimídia de segurança e controle
- Sistema Multi View camera
- Multimídia EasyLink de 8 polegadas
- Vidros dianteiros com one touch e antiesmagamento
- Vidros traseiros com one touch e antiesmagamento
- Duas luzes de ré
- Airbag do passageiro com sistema de desativação
- Sensor traseiro de estacionamento
- Três apoios para cabeça no banco traseiro
- Cintos de segurança com três 3 pontos
- Assistente para frenagem emergencial
- Freio antitravamento
- Dois airbags frontais
- Controle eletrônico para estabilidade e auxílio na partida em rampa
- ISOFIX com posição dupla
- Faróis de neblina
- Faróis com sistema de acendimento automático
- Sistema para detectar o ponto cego
- Pré-tensionador do cinto de segurança
- Piloto automático com ação limitadora de velocidade
- Sistema de alerta indicando o não afivelamento do cinto de segurança
- Eco mode
- Indicador para a troca de marcha
- Sistema Stop&Start
- Câmbio automático CVT de 8 velocidades
- Direção elétrica
- Retrovisor externo preto
- Skis traseiro e frontal
- Revestimento Premium do volante
- Barras do teto na cor preta
Porta-malas
O porta-malas de 475 litros do Duster é também um ponto a se destacar – apesar do tanque de combustível de apenas 50 litros – garantindo um bom alcance do peso de carga útil.
Em comparativo, a Captiva, por exemplo, conta com espaço de somente 383 litros.
Já a largura do entre-eixos do Duster é de 2.673 mm, um bom número.
Pontos negativos do Duster
Consumo
Embora seja atrativo em relação à Captiva, não dá para colocar o consumo do Renault Duster entre seus pontos positivos.
Afinal, o veículo francês também tem fama de beberrão entre os proprietários. E isso em ambas as configurações de motor:
- Motor 1.3 – consegue fazer 7,7 km/litro com etanol e 10,8 km/litro com gasolina na cidade, enquanto na estrada seu consumo é de 8,4 km/litro com etanol e 11,5 km/litro com gasolina
- Motor 1.6 – consegue fazer 8,1 km/litro com etanol e 11,6 km/litro com gasolina na cidade, enquanto na estrada seu consumo é de 8,5 km/litro com etanol e 12,3 km/litro com gasolina
Preço
Levando em consideração outros concorrentes atuais da categoria, como o Chevrolet Tracker ou o Jeep Renegade, o Renault Duster tem um preço interessante:
- Renault Duster Intense 1.6 MT – a partir de R$ 110.790
- Renault Duster Intense 1.6 CVT – a partir de R$ 120.690
- Renault Duster Iconic 1.6 CVT – a partir de R$ 128.890
- Renault Duster Iconic 1.3 Turbo CVT – a partir de R$ 143.390
No entanto, quando comparado a outros carros do mercado de usados, é impossível equiparar os preços.
Uma versão moderna do Duster supera, e muito, o valor pago por uma Captiva, apesar da injusta comparação.
Captiva ou Duster: Qual Vale Mais a Pena?
Como foi possível observar, a comparação entre Captiva ou Duster é um pouco injusta, dada a descontinuidade não tão recente do modelo da Chevrolet.
Ainda em operação no Brasil, o Duster conseguiu acompanhar a evolução da categoria, sendo capaz de entregar bem mais em questão de qualidade geral.
A Captiva, é claro, sai em disparada quando o assunto é preço, já que os usados têm valores muito inferiores a um 0 km.
No fim das contas, se é para apostar em um dos modelos, aposte em um Duster novo, que entregará mais conforto, comodidade e segurança para as viagens.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Renault Duster ou Ecosport que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Duster ou TR4 para descobrir qual é o melhor.
E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!
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Até a próxima vez – e dirija com segurança.
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.