Talvez você já tenha ouvido falar que carro de leilão é ruim. No entanto, como oferece um valor mais atrativo, há quem fique balançado a investir em nesse tipo de veículo.
Mas, então, como saber se vale a pena comprar um carro de leilão? Existem alguns aspectos que você precisa avaliar antes de assumir esse compromisso, para minimizar aos máximo os riscos do investimento.
Então, venha conferir tudo o que você precisa saber sobre veículos de leilão!
Carro de leilão é ruim?
Antes de responder a essa pergunta, é preciso analisar vários fatores que envolvem esse tipo de venda.
Por isso, reunimos aqui as principais informações que você precisa saber antes de comprar carros de leilão.
Quais são os principais tipos de leilão de carros?
É muito importante saber qual o tipo de leilão que você está participando, pois isso diz muito a respeito da origem do veículo que você vai comprar.
Existem cinco principais tipos de leilão de carros no mercado: promovidos por bancos; feitos por seguradoras; de empresas; clássicos; e judiciais.
1 – Leilão promovido por banco
Os leilões promovidos por bancos apresentam automóveis que foram recuperados de financiamentos. Isso significa, basicamente, que o proprietário financiou o veículo junto ao banco e não pagou.
Por isso, a instituição financeira recupera o bem e leva a leilão, então normalmente o carro não está batido.
2 – Leilão feito por seguradoras
No caso dos leilões feitos por seguradoras, existem diferentes motivos que podem levar um veículo a ser vendido. Confira os principais:
- Pequena monta: você encontrará automóveis que sofreram danos leves, sem prejuízos ao monobloco ou à estrutura;
- Média monta: envolve veículos com condições um pouco piores. Além de danos mais graves, normalmente você não pode circular antes de fazer os devidos reparos;
- Grande monta: são veículos que sofreram perda total, o que significa que não há mais como consertar. Nesse caso, as sucatas costumam ser adquiridas por empreendimentos de ferro-velho;
- Roubo e furto: sabe quando o seu carro é roubado e você aciona o seguro para receber a indenização? Pois bem, se esse automóvel for encontrado depois que você receber o valor do sinistro, ele será levado a leilão.
3 – Leilão de empresa
Esse tipo de leilão normalmente ocorre quando a empresa possui frota própria e decide vender algum ou alguns de seus veículos.
Como se tratam de carros utilizados como instrumento de trabalho, normalmente eles estão em bom estado, pois recebem manutenções frequentes. Em contrapartida, geralmente estão bastante rodados.
4 – Leilão clássico
Esse é o típico leilão dos colecionadores. Isso porque envolve a venda de veículos antigos, normalmente da década de 70 à década de 90.
Assim, são carros bem conservados, que estão sendo vendidos por escolha do dono. Mas é claro que, em razão do valor histórico, o preço também é mais alto.
5 – Leilão judicial
O último tipo de leilão é talvez o mais conhecido. Normalmente, o leilão judicial conta com veículos que foram apreendidos em processos criminais ou penhorados em razão de débitos.
Em ambos os casos, é possível encontrar carros em ótimo estado que podem resultar em um bom negócio.
Quais são as principais vantagens do carro de leilão?
1 – Preços mais baixos para pessoas físicas
Sem dúvidas, uma das principais vantagens de comprar carro de leilão é a possibilidade de encontrar valores mais baixos.
Especialmente considerando o cenário atual de inflação em alta, é fato que a maioria das pessoas não pode pagar muito caro para ter um carro.
Por outro lado, é praticamente impossível contar com o transporte público no Brasil. Assim, comprar um automóvel acaba se tornando uma necessidade básica.
Em um leilão, é possível encontrar carros com preços de 30% a 50% mais baixos, se comparados com a tabela FIPE.
2 – IPVA pago
Outra grande vantagem que acaba refletindo no preço é o fato de que os carros de leilão já são entregues com o IPVA pago. Assim, você só precisará se preocupar com isso no ano seguinte.
3 – Grande variedade de modelos
Além disso, a variedade de modelos disponível nos leilões é mais um motivo para considerar essa opção, já que você poderá escolher um modelo de acordo com as suas preferências e gosto.
Às vezes, com o desconto, você consegue comprar carros seminovos ainda melhores do que se fosse comprar na concessionária, por exemplo.
Quais são as principais desvantagens do carro de leilão?
1 – Pagamento à vista
A primeira delas é que você precisará fazer o pagamento à vista. Assim, é importante se planejar com antecedência e já saber qual o valor que você tem disponível antes de fazer um lance.
2 – Gastos extras de responsabilidade do comprador
Além disso, é preciso considerar que eventuais gastos extras são arcados pelos compradores. Entre os gastos que podem surgir, temos os problemas mecânicos e as despesas com a documentação.
Por isso, não se esqueça de contabilizar esses valores na hora de arrematar um automóvel, pois, com as despesas extras, é possível que ele fique bem próximo do valor de mercado.
Cuidados na hora de comprar carros de leilão
Atualmente, a maioria dos leilões ocorre por meio da internet. É claro que isso facilita muito o processo, pois já pensou se você tivesse que ir até São Paulo para participar de um leilão, sendo que você mora em Salvador?
Por outro lado, é preciso lembrar que existem inúmeros golpes acontecendo na internet, então, é preciso ter atenção antes de oferecer o seu lance.
Veja alguns dos cuidados que vão te ajudar a fazer uma compra segura:
1 – Analisar atentamente o veículo
Isso compreende olhar as fotos, procurar saber a origem do carro, ler a descrição do site, o prazo para entrega e eventuais danos decorrentes de acidentes.
Em muitos casos, o carro de leilão pode ser um carro de repasse. Vale a pena conferir do que se trata se você ainda não sabe.
2 – Pesquisar sobre a empresa leiloeira
Outro cuidado importante é procurar saber acerca da procedência da empresa que está organizando o leilão.
Com uma pesquisa rápida no Google é possível obter informações sobre o leiloeiro, para saber se é confiável.
3 – Ler o edital do leilão
Esse é um dos cuidados que nem precisaria estar na lista. Afinal, não há como participar de um leilão sem fazer a leitura do edital para saber quais são as condições relacionadas àquela negociação.
4 – Calcular o custo-benefício
Isso deve ser feito considerando o preço do veículo arrematado, as dívidas eventualmente existentes, os reparos que serão necessários e a despesa com os documentos.
Inclusive, é importante comparar os lances ofertados com os valores da tabela FIPE antes de fazer uma proposta.
5 – Fazer o pagamento diretamente na conta do leiloeiro
Se o seu lance for aceito, você precisará confirmar a compra com o pagamento. No entanto, nunca faça depósitos ou transferências em nome de terceiros, pois isso é um sinal de alerta para golpes!
Afinal, carro de leilão é ruim? Vale a pena comprar?
Não é possível afirmar, em definitivo, que carros de leilão são ruins. Por isso, depois de analisar todos esses aspectos, a nossa conclusão é: depende.
É possível fazer uma boa aquisição, mas você precisará avaliar cuidadosamente todos os fatores que nós mencionamos (preço, procedência, modelo, valor de mercado e mais).
Então, se você quiser adquirir um veículo de leilão, prepare-se para muita pesquisa e não tenha pressa para fechar o negócio!
Além disso, só faça um lance se realmente tiver o dinheiro para pagar, pois, caso contrário, você poderá pagar uma multa.
E então, gostou desse conteúdo? Deixe um comentário abaixo e, se puder, compartilhe com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós, do Review Auto.
Até a próxima!
Graduado em Letras e em Pedagogia, e Pós-graduado em Didática, atuo com redação desde 2019.
Apaixonado por carros e amante da escrita, pude unir minhas duas paixões por aqui.