Carro Com Passagem Por Leilão: Vale a Pena? Como Investigar?

Você acaba de comprar um novo veículo e sai da concessionária todo feliz. O automóvel é usado, sim, mas parece em boas condições. O tempo passa e você precisa ajustar uma documentação automotiva. É quando descobre a verdade: é um carro com passagem por leilão.

E aí? Será que tem problema ou agora você acabou de pegar um abacaxi difícil de se livrar?

Essa é uma das questões que permeiam os carros que são vendidos em leilões em qualquer lugar do país, de São Paulo a Manaus.

Se você não sabe se deve ou não comprar carros de leilão ou como agir para investigar o histórico do automóvel, este é o guia completo para você.

Siga a leitura para obter todas as informações e entender se o risco dessa compra vale ou não a pena!

O que é um carro com passagem por leilão?

Carro de leilão é ruim?
Fonte: Quatro Rodas

Um carro com passagem por leilão, como o termo indica, é um automóvel que foi vendido em um leilão automotivo em algum momento da sua vida.

Na teoria, não há nada de errado com isso. Entretanto, na prática, existem muitas questões no mercado em relação a essa prática.

No geral, um veículo de leilão é visto de maneira bastante mista.

De um lado, há aqueles que enxergam um excelente valor nessa transação. Do outro, existem os que veem somente os problemas da operação.

Por isso, é importante considerar os prós e contras desse tipo de compra antes de bater o martelo e levar veículos desse tipo para casa.

Por quais motivos carros vão parar em leilões?

Existem muitos motivos para que um automóvel vá parar em um leilão.

A seguir, mostraremos alguns deles para que você entenda o tipo de contexto que encontrará se decidir ser o comprador de um veículo assim.

Não pagamento do financiamento

Muitos automóveis de leilão foram parar lá porque os antigos donos não fizeram o pagamento do financiamento e tiveram o veículo retomado pelo banco.

Para não perder dinheiro, a instituição bancária repassa o carro para que ele seja vendido em um leilão.

Recuperação após acidente

Muitas seguradoras investem em reformas de carros que passaram por acidentes para tentar recuperar o valor de mercado deles.

Após esse trabalho, os veículos são negociados em leilões por um preço acessível, de modo a reduzir os prejuízos da empresa ou até devolver algum lucro.

Recuperação após alagamento

Assim como as seguradoras recuperam veículos que sofreram algum tipo de sinistro, elas também podem fazer o mesmo com um carro que foi pego em uma enchente ou alagamento.

Nesses casos, os veículos passam por uma recuperação para eliminar o dano e depois voltam ao mercado em leilões.

Vale a pena comprar veículos com passagem por leilão?

Para ter certeza se vale ou não a pena comprar um veículo de leilão, você deve pesar os prós e contras antes de fazer a compra. Veja alguns deles a seguir!

Prós

Começaremos pelos benefícios dessa aquisição!

Preço baixo

Um dos principais motivadores para as pessoas se tornarem compradoras de carros de leilão é o baixo preço. Como esses automóveis podem ter passado por problemas, eles sofrem uma desvalorização e seu preço de venda é bastante baixo.

Bons modelos acessíveis

Um leilão é, em muitos casos, a única maneira das pessoas conseguirem adquirir modelos mais caros. É possível encontrar esportivos e SUVs de luxo de forma mais acessível por conta da situação que passaram.

Chance de carros ótimos

Uma vantagem de adquirir carros de leilão é que você tem a oportunidade de comprar um veículo com um histórico perfeito, sem defeitos. Muitas empresas, inclusive, aproveitam esse negócio.

Afinal, muitos dos carros à venda não tiveram qualquer problema em seu histórico. São apenas veículos que passaram por uma retomada de posse após ordem judicial.

Contras

Agora, veremos os pontos negativos para a operação!

Desvalorização

O primeiro contra de comprar um carro em um leilão é que ele sofrerá uma grande desvalorização após a aquisição. Assim como ele é mais barato para você, também é mais barato para o próximo dono.

Dificuldade de revenda

Muitas pessoas simplesmente não compram um veículo de leilão. Elas se recusam mesmo. Concessionárias e empresas automotivas podem fazer o mesmo. A maioria argumenta ter medo do estado do carro e sofrer depois com a perda do automóvel.

Riscos automotivos

Em muitos casos, a procedência de um carro de leilão é de acidentes ou alagamentos. Isso significa que ele ainda pode ter defeitos, falhas e não ser seguro para rodar.

Por isso, representa um risco para os compradores, especialmente quando não há informação ou a possibilidade de fazer consultas sobre seu passado.

Como identificar carros com passagem por leilão?

Carro de Leilão é Ruim
Fonte: Jornal do Carro – Estadão

Agora que você já entendeu os prós e contras, é hora de aprender a identificar um veículo que tenha sido leiloado em algum momento!

Peça uma vistoria cautelar

Uma das principais ferramentas para identificar um veículo que passou por leilão, mas que vale a pena comprar, é solicitar uma vistoria cautelar.

Esse processo é feito por uma empresa independente que analisa todo o histórico documental do veículo e identifica se ele passou por alguma situação específica ou algum leilão.

Consulte com um despachante

Fazer uma consulta a um despachante pode ajudar a obter a informação se o carro que você quer comprar é seguro.

Essa pode ser uma opção mais interessante, ao invés da análise cautelar, que é um pouco mais cara.

Há, inclusive, opções de despachante online, como o Dok Despachante, que já avaliamos aqui no blog.

Busque informações no documento do carro

Caso você tenha acesso ao documento principal do carro, você pode fazer uma consulta e verificar todos os procedimentos mecânicos realizados nele.

A relação de todas as revisões e reparos é registrada no documento, então é possível verificar se houve algum sinistro no passado.

Peça uma avaliação profissional

Uma boa opção é buscar uma avaliação de um profissional, de forma a entender melhor o caso e fazer a consulta do histórico do automóvel.

Concessionárias costumam fazer isso, caso participem de algum leilão.

Pesquise a placa do veículo

Por fim, você pode fazer uma pesquisa pela placa do veículo após analisar seu estado. Assim, poderá descobrir se ele foi fruto de algum furto, por exemplo.

Mas atenção: tenha em conta que nem sempre essas informações estão disponíveis.

No geral, tome cuidado com preços baixos demais. Essa é uma forma de atrair potenciais compradores e “disfarçar” carros com muitas questões.

Conclusão

Pronto! Agora que você já entendeu quais são os riscos e os benefícios de adquirir um veículo que esteve em um leilão, já pode tomar a sua decisão de compra de maneira mais racional.

Lembre-se de que, para alguns, valerá a pena, mas para outros compradores, esse negócio não compensa.

Na sua opinião: vale ou não a pena adquirir automóveis de leilão? Compartilhe este artigo com seus amigos que estão pensando em comprar veículos dessa procedência!

Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Até a próxima!