Civic ou Elantra: Qual Vence a Disputa? Descubra Aqui

Escolher entre Civic ou Elantra pode ser bem complicado: os modelos figuram entre os sedãs médios com melhores resultados em vendas no mercado brasileiro. Este, por sua vez, está ficando cada vez mais asiático.

O Hyundai Elantra é sul-coreano e o Honda Civic (que é produzido em nosso país, na cidade de Sumaré, estado de São Paulo) tem origem japonesa. Ou seja, semelhanças não faltam entre os dois carros.

Por isso, as informações que trazemos neste artigo são fundamentais para fundamentar a sua decisão de compra. Boa leitura!

Ótimo Custo-Benefício

Honda Civic

Apresenta um ótimo custo benefício em relação à equipamentos

  • Controles de tração e estabilidade, faróis com projetor, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, ar condicionado digital e piloto automático
  • Apresenta características mais esportivas em relação ao seu design exterior
  • O motor híbrido com o turbo, o motor 1.5 turbo do Honda leva bastante vantagem no quesito de desempenho

Melhor Escolha

Hyundai Elantra

A versão topo de linha é da geração 6 e ganhou potência e velocidade máxima, além de estar “mais barato”

  • Motor 2.0 com câmbio automático de 6 marchas
  • O Hyundai Elantra é, além de potente, tranquilo nas arrancadas
  • Apresenta bons números no consumo de combustível nas estradas

Civic ou Elantra?

O Honda Civic, que já era um carro bom, está presente com versões que trouxeram o que faltava ao modelo, como um porta malas de maior capacidade. A tabela de configuração EXS não subiu. Em outras palavras, todos os carros têm motores 16 V 1.8.

O Hyundai Elantra é consideravelmente mais versátil e não deixa a desejar no quesito desempenho, com boa agilidade nas retomadas e nas acelerações. As mudanças de marcha são na alavanca.

Honda Civic

Honda Civic
Fonte: Motor1

O Civic é produzido pela Honda desde o ano de 1973. Na atualidade, encontra-se na décima primeira geração. Ademais, o modelo foi eleito, por duas vezes, “Carro do Ano” (em 2017 e em 20007) pela revista especializada “Auto Esporte”.

Pontos positivos do Honda Civic

Altura do solo

O Honda Civic não possui chapa para a proteção da caixa de marchas e do cárter. Existe, somente, um prolongamento plástico situado abaixo do para choque, de eficiência limitada e pouca espessura.

Em outras palavras, mesmo com o veículo suportando carga máxima, não há interferências diretas prejudiciais com o solo.

Direção

A coluna da direção, no Honda Civic, possui ajuste em profundidade e altura. Seu diâmetro de giro pode ser considerado bom, sobretudo, para as manobras de estacionamento.

O carro possui boa velocidade no efeito retorno. Para o motorista, a sensação de dirigir é bastante agradável, à medida que, embora as reações sejam muito leves e diretas, ficam em um nível aceitável.

Ferramentas

Os proprietários podem encontrar o estepe dentro do porta malas. Felizmente, este pneu é exatamente igual aos demais. Enfim, os procedimentos de troca podem ocorrer sem incidentes.

Para tanto, o motorista terá o auxílio de 5 prisioneiros afixados por cubo, obtendo um ótimo apoio e assegurando a centragem da roda. Além disso, há uma chave de fenda muito útil – conjugada com Philips.

Freios

Os freios do Honda Civic obtêm uma boa performance no uso misto. Nesse ínterim, o pedal do freio possui boa sensibilidade.

O modelo entrega uma desaceleração eficiente, com espaço percorrido até sua imobilização coerente com a velocidade sem, para tanto, prejudicar a trajetória.

Um ponto positivo que merece destaque, quanto aos freios do Honda Civic, é a alta resistência térmica, mesmo após utilização severa em descidas longas e sinuosas, com o carro em alta velocidade.

Motor

O motor possui boa elasticidade e o desempenho é adequado tanto na estrada quanto na cidade. O Civic rende melhor quando o modo sequencial do câmbio é ativado, permitindo que a rotação máxima seja atingida mais rápido.

Assim também, as retomadas de aceleração e de velocidade são boas. Por seu turno, o pedal de aceleração é bastante sensível ao toque.

De acordo com isso, o torque e a potência satisfazem, ainda que o modelo tenha seu ponto máximo de força às quatro mil e trezentas rotações por minuto (rpm).

Limpador de para brisa

Uma grata surpresa aos novos proprietários, as palhetas contam com construção (e, também, fixação) bem diferentes no braço, incorporando aletas aerodinâmicas para incrementar a pressão exercida sobre o para brisa, segundo a velocidade do carro.

Ou seja, elas varrem uma boa área e trabalham cruzadas.

Pontos negativos do Honda Civic

Nível de ruídos

O habitáculo do Honda Civic não é silencioso, apresentando vários ruídos, especialmente, os barulhos gerados no interior da coluna B (responsável pela conexão entre o teto e o assoalho do veículo).

O efeito aerodinâmico é relativamente contido, pelo menos, antes dos 100 km/h.

Suspensão

As versões atuais não apresentam o acerto dos antigos modelos do Civic – em termos de conforto de marcha (carregado ou vazio).

Nesse sentido, a estabilidade nas curvas com raios variados e a inclinação da carroceria não melhoraram com o passar do tempo e o lançamento de novos veículos da montadora japonesa.

Climatização

O ar condicionado do Honda Civic é automático e digital, mas não oferece a opção de manter uma climatização diferenciada para condutor e passageiros. Tampouco, há difusores específicos para atender quem viaja no banco traseiro.

A despeito de seu bom funcionamento, vedação e baixa rumorosidade, o tempo dispendido para atingir a sensação de conforto climático em todo o habitáculo, com o carro sob o sol, não é satisfatório.

Vão do motor

Todo o vão é preenchido pelo motor – que não é grande. Desse modo, ele invade a zona imediatamente superior ao painel de fogo, reduzindo o espaço acessível para as tarefas de manutenção.

Em suma, o isolamento acústico (painel de fogo e interior do capô) tem resultado inadequado para a categoria, em termos de insonorização.

Na prática, quando o carro está em alta rotação, há uma incômoda e significativa transferência de ruídos do motor.

Acabamento da carroceria

O acabamento da pintura poderia ser melhor, principalmente, quando consideramos os preços de mercado do Honda Civic.

Igualmente, os frisos protetores de suas portas são montados em uma área mais baixa, impedindo que sua função seja integralmente cumprida.

Os para choques, as lanternas traseiras e os faróis são distribuídos de forma razoável, mas, as portas apresentam desnivelamento em relação à tampa do porta malas e à montagem do capô.

Câmbio

O câmbio do Honda Civic é de 5 marchas, automático, com funcionamento razoavelmente inferior aos seus concorrentes diretos. Isto é, as trocas não são tão suaves.

O display posicionado em seu quadro de instrumentos é confuso, de modo que não permite a fácil identificação da marcha selecionada pelo motorista.

Hyundai Elantra

Hyundai Elantra GLS
Fonte: Loocalizei Veículos

Lançado em 1990, o sedã médio Elantra é fabricado pela famosa Hyundai Motor Company para suceder o modelo Stellar.

Encontra-se na sua quinta geração – que chegou ao mercado em 2010 – com design que segue o estilo “escultura fluída”, similar ao do Sonata, um modelo maior da mesma fabricante.

Pontos positivos do Hyundai Elantra

Estabilidade

A dirigibilidade do Hyundai Elantra é muito boa, com a assistência indexada à velocidade. Isso gera uma ótima articulação entre estabilidade e conforto, superando modelos com maior popularidade no mercado.

O acelerador e o freio possuem pesos adequados – nem pesados e nem leves em demasia. Os motoristas encontram, também, um bom apoio ao pé esquerdo, tornando a condução mais segura e tranquila.

Espaço interno

Tanto quanto é bonito por fora, o interior do Hyundai Elantra é bem acabado. Ao mesmo tempo, o espaço interno acomoda bem cinco adultos.

Porém, pessoas com altura superior a 1,80 m podem raspar suas cabeças no teto quando viajarem no banco traseiro – isso ocorre em função do design da carroceria.

Equipamentos

Dentre os principais recursos da lista de equipamentos do Elantra, destaca-se o sistema multimídia dotado de tela 8 polegadas (versões de entrada) ou 10 polegadas (nas versões topo de linha).

Dessa forma, os proprietários podem dispensar a utilização de cabos para usarem os sistemas Apple Car Play e/ou Android Auto.

Desenho

Utilizando uma nova plataforma para a atual interação de uma identidade visual classificada, pela montadora, como “esportividade sensual”, as novas versões do Hyundai Elantra passaram a medir 4,67 m de comprimento.

Isso representa um aumento de quase 6 centímetros em relação à sua geração anterior. Boa parte desses ganhos podem ser evidenciadas pelo equilíbrio do carro, uma vez que o entre eixos é apenas 2 centímetros mais longos (agora possui 2,72 m).

Pontos negativos do Hyundai Elantra

Câmbio

O câmbio automático do Hyundai Elantra não possui comando de tipo borboleta junto ao volante.

Assim, quando o motorista coloca em marcha ré ou Drive, o carro começa a vibrar, apresentando muita trepidação e, também, a emitir um leve assovio ou ronco.

Consumo

Como o motor do Hyundai Elantra é muito potente, os níveis de consumo de combustíveis, consequentemente, ficam mais altos.

Porém, com o recente lançamento da versão hibrida, é possível obter uma autonomia maior, especialmente, para os consumidores que apreciam veículos esportivos.

Todavia, esta autonomia não excede cerca de 25 km – na melhor das configurações do carro – o que é verificado, por exemplo, em automóveis híbridos bem menos potentes.

Segurança e conforto

O Hyundai Elantra não oferece cinto de 3 pontos e, tampouco, encosto de cabeça a tosos os ocupantes.

A segurança e o conforto podem ser prejudicados pelo obsoleto cinto de segurança de colo – aquele antigo sistema de 2 pontas, com regulagem manual.

Afinal, qual é o melhor carro: Honda Civic ou Hyundai Elantra?

Apesar de ser um pouco mais caro, achamos que o Hyundai Elantra é uma melhor opção de compra, à medida que oferece uma lista de recursos superior, além de uma boa relação entre custo e benefício, modernidade visual, desempenho superior e excelente dirigibilidade.

Evidentemente, isso não retira os grandes méritos do Civic, que prioriza o prazer de dirigir.

Recomendamos que você faça um test drive em ambos os carros para sentir qual deles se adequa melhor às suas necessidades, além de conferir também a ficha técnica e os itens de série.

Analise todos os pontos mais importantes para você, como teto solar, controle de tração, conjunto mecânico e mais aspectos.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Lancer ou Civic que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Veloster ou Civic para descobrir qual é o melhor.

Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.

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Até mais!