Duster ou Sandero: Afinal, Qual o Melhor Carro? Veja Aqui

Na busca por um Duster ou Sandero mais econômico da Renault para quem tem família grande, trouxemos duas versões que podem atender esse público: Dynamique e Stepway.

De um lado, o SUV robusto e potente do Duster, que também tem o maior porta-malas deste comparativo; de outro, o hatch compacto da Renault Sandero, que além de mais leve é também o que menos bebe no trânsito.

Juntos, os irmãos da Renault podem entregar ótimo desempenho e ser uma das melhores opções para quem procura por um carro para viajar. Entretanto, lado a lado, apenas um deles leva vantagem como um carro de família.

Acompanhe nosso comparativo de hoje e descubra se nesse duelo de irmãos, Duster x Sandero, quem vale mais a pena.

Melhor Escolha

Renault Duster Dynamique

Atualmente, o modelo está em sua segunda geração e já teve mais de 320 mil unidades vendidas

  • Câmbio manual de 5 marchas, direção hidráulica, tração dianteira e motor 1.6, que chega a 115 cv de potência com média de 15,5 de torque
  • Amplo espaço interno, com porta malas ainda mais generoso
  • Bem completo em termos de equipamentos, com ar condicionado, ar quente, travas elétricas, regulagem de altura no volante e computador de bordo

Ótimo Custo-Benefício

Renault Sandero Stepway

Possui motor 1.6 16v, de 115 cavalos de potência e câmbio automático CVT de 6 marchas

  • Além de espaçoso, também há uma boa distribuição do espaço, tornando-o mais confortável para os passageiros
  • Possui ar condicionado automático
  • Possui autonomia de 540 km na cidade e 590 km na estrada com gasolina, e um porta malas de 320 litros

Qual o melhor carro da Renault: Duster ou Sandero?

Duster ou Sandero é uma dúvida comum quando o assunto é Renault. Depois de se basear nos modelos da Dacia (incluindo Duster, Sandero e Logan) para criar sua linha de baixo custo, a marca de automóveis resolveu mudar.

Isto é, mudar de estratégia para concorrer com carros do mesmo segmento que, a essa altura, também apostavam em espaço amplo e boa média de preço.

Assim, o Duster e o Sandero se tornaram oponentes da mesma marca por conta de suas características que deixam o consumidor confuso sobre qual deles escolher.

Nessa disputa, colocamos a versão 2019 e 2018, respectivamente, cujos modelos são: SUV Duster Dynamique 1.6 AT, com câmbio CVT de 6 marchas, e o hatch Sandero Stepway Dynamique 1.6 16V, com câmbio manual de 5 velocidades.

Confira!

Prós e contras do Renault Duster Dynamique 1.6

Renault Duster Dynamique 4×4
Fonte: Motor Show

Pontos positivos do Renault Duster Dynamique 1.6

Desempenho

Por dois cavalos de potência a mais, o Renault Duster larga na frente com 120 cv, 16,2 kgfm de torque a 4000 rpm, contra 118 cv, 16,0 kgfm de torque nas mesmas rotações.

A diferença é mínima, mas faz diferença no fim das contas, mesmo que ambos tenham o mesmo motor 1.6. Isso também se deve ao câmbio, já que no Duster é CVT de 6 velocidades, enquanto no Sandero Stepway é transmissão manual de 5 velocidades.

O interessante aqui é que, apesar do bom desempenho na pista e com uma transmissão automática, o Duster não é tão bom nas arrancadas (peso/torque de 76,5 kgfm/kg contra 68,9 do oponente).

Dessa forma, é fácil entender por que o seu consumo não é o mais econômico e sua aceleração de 0-100 km/h leva 13,2 s, quando no Sandero Stepway’ são apenas 10,1 s.

Espaço, conforto e porta-malas

Esses são os pontos fortes da versão Dynamique da Renault Duster 2018. Para acomodar 5 pessoas da família, você pode contar com o bom espaço interno desse veículo.

O SUV entrega as seguintes medidas: comprimento (4329 mm) x largura (1822 mm) x altura (1683 mm) x distância entre eixos (2674 mm).

Já o hatch entrega esses números: comprimento (4066 mm) x largura (1761 mm) x altura (1559 mm) x distância entre eixos (2590 mm).

Temos também o generoso porta-malas de 475 litros contras 320 litros do modelo da Sandero.

O único ponto fora da curva é a falta de revestimento em couro nos bancos do modelo. Tirando isso, o Duster entrega bons itens de conforto, como ar-condicionado e vidros elétricos.

Pontos negativos do Renault Duster Dynamique 1.6

Rodas

As rodas de um carro também são muito importantes na avaliação de compra, sendo considerado, na maioria das vezes, apenas seu preço e design.

Contudo, pelo menos duas coisas estão presentes nos pneus: o consumo e a estabilidade do carro. Ambos têm aro 16, mas as rodas do Duster têm maior diâmetro, 215/65 contra 205/55.

Isso significa que o Duster é mais estável na pista, mas isso consome mais combustível.

Prós e contras do Renault Sandero Stepway Dynamique 1.6

Renault Sandero Stepway 1.6
Fonte: Comprecar

Pontos positivos do Renault Sandero Stepway Dynamique 1.6

Velocidade máxima

A velocidade máxima do modelo Stepway é de 177 km/h contra 166 km/h do concorrente, ainda que a sua potência seja um pouquinho menor.

Sim, estamos falando de dois modelos com o mesmo motor, mas o Stepway é mais leve, cuja relação peso/potência e peso/torque são favoráveis. Assim, é possível perceber, durante o uso, que esse modelo é bom nas arrancadas e na pista.

Consumo

Mesmo com um câmbio manual frente à versão automática do Duster, o irmão do SUV se garante na cidade e na estrada sem beber tanto.

Por exemplo, com o uso da gasolina, o Stepway faz 12 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, contra 10,2 km/l e 10,8 km/l do Duster, respectivamente.

Já com o uso de álcool (ou, se preferir, etanol), o Stepway faz 8,3 km/l e 8,5 km/l na cidade/estrada, enquanto o SUV faz 7 km/l e 7,4 km/l.

Pontos negativos do Renault Sandero Stepway Dynamique 1.6

Itens de segurança

O Sandero Stepway do nosso comparativo é do ano 2019 e, por incrível que pareça, a Renault não trouxe para ele dois itens de segurança que já constam no modelo Duster 2019: controle de tração e estabilidade.

Os dois têm prazo para se tornarem obrigatórios: a partir de 2024. Assim eles fazem companhia aos airbags e freios ABS como equipamentos que devem sair de fábrica.

Portanto, considere esse ponto negativo quando estiver na dúvida entre levar o Duster ou Sandero.

Afinal, o carro da Renault que vale a pena é o Duster ou Sandero?

O Sandero Stepway é uma das opções para quem tem família grande e precisa viajar sempre, por isso, é de suma importância considerar todas as características do veículo antes de fechar o negócio.

No entanto, o seu preço na faixa de R$ 58.240 contra R$ 72.951 não compensa, uma vez que a falta de alguns itens de série pode comprometer a “saúde” do carro.

Sendo assim, a melhor opção é a Renault Duster da linha 2018. Espaçoso, cheio de estilo e robustez e com bom desempenho, esse é um dos melhores modelos para família grande.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Sandero ou Prisma que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Corolla ou Duster para descobrir qual é o melhor.

Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Se puder, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.

Até mais!