A briga de hoje é entre um SUV e um sedã das marcas Ford e Chevrolet. Quem será que vence a disputa: Ecosport ou Cruze?
Para quem está em busca de um carro esportivo para viver aventuras fora da estrada, o Ford Ecosport é uma boa pedida. Ele é líder do segmento de SUVs, mas não está entre os mais vendidos da categoria – Jeep Renegade, Jeep Compass e Hyundai Creta estão no topo.
Já o Chevrolet Cruze é um sedã médio, de porte pesado, com bom espaço interno e potência incrível. Ele entra na briga contra o Honda Civic e Toyota Corolla.
Nessa disputa, colocamos as versões de entrada do Ford Ecosport (Freestyle motor 1.6 AT) x Chevrolet Cruze (LT motor 1.8 AT).
Vamos de comparativo?
- Sistema multimídia Sync 3 com tela de 6,5 polegadas e conectividade Android Auto e Apple CarPlay
- Média de 8,3 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol, e 11,6 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada com gasolina
- Airbag duplo frontal, assistente de partida em rampas, volante multifuncional (ajuste de altura e profundidade)
Melhor Escolha
O Chevrolet Cruze, ainda em produção em 2023, segue com o futuro a médio e longo prazo indefinido
- Motorização turbo de 153 cv de potência, torque de 24,5 kgfm e câmbio automático de 6 velocidades
- O consumo do Chevrolet Cruze também é bastante atrativo
- Faróis autoadaptativos, Easy Park, Carregador wireless, Easy Entry, Câmera de ré HD, Chevrolet MyLink e muito mais
Qual o melhor carro: Ecosport ou Cruze?
Na dúvida se leva um Ecosport ou Cruze, muitos consumidores pensam em uma lista de prioridades sobre o que o carro deve ter para ser bom.
Na lista, manutenção, desempenho, conforto, consumo e acabamento são itens fundamentais para saber se o veículo corresponde às expectativas.
Além disso, o perfil do usuário conta bastante na hora da compra, levando-se em conta que há carros para viajar, carros para aventura e para quem usa apenas para trabalhar.
Nesse sentido, trouxemos o SUV Ford Ecosport, um carro com design esportivo, e o Chevrolet Cruze, um sedã elegante, ambos com câmbio automático de 6 marchas, direção elétrica, 5 lugares e 4 portas.
Confira os prós e contras dos dois carros em nosso comparativo de hoje!
Prós e contras do Ford Ecosport
Pontos positivos do Ecosport
Preço
O primeiro ponto positivo do Ford Ecosport está no preço. Na faixa de R$ 60 mil, você compra o Ecosport e ainda paga mais barato no seguro e no IPVA, em relação ao Cruze.
Isso é praticamente o preço de um seminovo, embora a versão que apresentamos aqui seja do ano 2016. Além disso, a empresa Ford não está mais no Brasil, o que poderia afastar as pessoas de comprar um carro da marca por medo de não encontrar peças de reposição.
Porém, a lei da procura e da oferta pode fazer com que as peças dos carros da Ford ainda perdurem no Brasil por mais tempo.
Design
O design da Ford Ecosport chama bastante atenção e é um dos pontos positivos do carro para quem curte atrair olhares.
A frente com grade cromada, o visual mais robusto e suas curvas elegantes garantem um estilo moderno ao SUV compacto da Ford. Bonito e com bom acabamento, agrada facilmente.
Pontos negativos do Ecosport
Itens de série
Ao comprar um Ford Ecosport esteja ciente de que a versão Freestyle 1.6 não acompanha airbags extras nem possui faróis com regulagem de altura.
Além disso, o conforto pode ficar comprometido pela falta de um ar-condicionado automático e dos bancos revestidos em couro.
Espaço e porta-malas
Tanto o Ford Ecosport ou Cruze têm porta-malas grande e que agrada quem precisa de um bagageiro espaçoso, entretanto, a vantagem fica para o Chevrolet Cruze.
A marca estadunidense de automóveis colocou 362 litros de capacidade contra 450 litros do Cruze da marca GM.
Além de menor no bagageiro, o Ecosport também é pouco espaçoso. São 4241 mm de comprimento contra 4603 mm do oponente e largura de 1765 mm contra 1790 mm.
A surpresa fica por conta da distância entre eixos, já que, na prática, um SUV deveria ser mais altinho do que um sedã. No entanto, o Ecosport tem entre eixos de 2521 mm contra 2685 mm do rival.
Prós e contras do Chevrolet Cruze
Pontos positivos do Cruze
Motorização e potência
Mesmo trazendo o câmbio Powershift e motor 1.6, duas principais novidades na linha 2016 do Ecosport, a potência e motorização ficam por conta do Chevrolet Cruze.
O modelo da marca norte-americana traz uma engine 1.8, com câmbio automático de 6 marchas, 140 cv de potência (gasolina), com 17,8 kgfm de torque a 3800 rpm.
Isso representa força para um bom desempenho e respostas rápidas nas arrancadas, graças às baixas rotações. Já o Ecosport faz 126 cv, com 15,3 kgfm de torque a 4750 rpm.
Velocidade máxima e aceleração
Cruze tem velocidade máxima de até 196 km/h, deixando o Ecosport comendo poeira, já que a sua velocidade máxima chega a 180 km/h.
De 0 a 100 km/h, o Cruze também sai na frente, fazendo o percurso em 10,2 s contra 11,8 s do concorrente.
Consumo
Segundo dados do Inmetro, o Chevrolet Cruze não possui bom consumo diante do Ford Ecosport. Porém, há controvérsias.
Tudo bem que o Cruze é um carro grande, pesado (1415 kg contra 1274 kg do Ecosport) e com 450 litros de porta-malas.
Todas essas características, por si só, aumentam o consumo de combustível quando o carro está com todos os ocupantes mais o bagageiro cheio.
No entanto, ele tem alta potência, aproveita bem o câmbio de 6 marchas e ainda tem torque em baixas rotações, evitando ter que pisar fundo para sair com o carro. Por isso, é econômico.
Pontos negativos do Cruze
Manutenção
Cuidar de um Chevrolet Cruze custa caro. Por se tratar de um carro recheado de itens de série, isto é, bem equipado, a manutenção não é das mais fáceis – nem das mais baratas.
É comum a dificuldade de encontrar boas oficinas que saibam mexer no carro e de peças para reposição.
Revenda
Devido à manutenção alta, negociar a venda de um Chevrolet Cruze exige paciência. Afinal, a maioria dos consumidores pesa na balança os gastos que vão ter futuramente para manter o veículo.
Ou seja, não é só pensar no preço final, do seguro e do IPVA, mas os custos a médio e longo prazo para continuar rodando com o carro.
Afinal, quem vence a batalha: o SUV Ecosport ou o sedã Cruze?
Ecosport ou Cruze não é exatamente uma batalha muito justa, até porque, um é SUV e o outro é sedã. Contudo, apesar de propostas diferentes, o sedã tem mais espaço e porta-malas que faltam em um utilitário esportivo.
Por outro lado, o SUV da Ford tem um excelente design, bom preço e altura mínima do solo suficiente para encarar desafios em solos difíceis.
Então, entre Ecosport ou Cruze, escolha o que melhor atende suas expectativas. Se você quer um carro com bom espaço e desempenho, vá de Cruze. Mas se você procura um carro com bom preço e manutenção, prefira o Ecosport.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre HR-V ou Ecosport que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Cruze ou i30 para descobrir qual é o melhor.
Gostou deste comparativo do Ecosport x Cruze e quer comparar outros veículos? Então continue no Review Auto para acompanhar tudo sobre o universo automotivo.
Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.
Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.