Fiesta ou Voyage: Qual o Melhor Veículo? Veja Nosso Comparativo

Na faixa dos R$ 30 mil, Fiesta ou Voyage são boas opções de carros para comprar, mas qual deles vale mais a pena?

Ambos têm o mesmo conjunto de transmissão e câmbio, com motor 1.6, direção hidráulica e a mesma garantia de 1 ano.

A propósito, outra coisa na qual eles são muito parecidos é na dirigibilidade. Guiar um Fiesta ou Voyage é sempre tranquilo para o condutor.

Então, se você está em busca de um sedã com bom preço em comparação aos outros sedãs do mercado e já está de olho em um Ford Fiesta Sedan 1.6 ou Volkswagen Voyage 1.6, o Review Auto preparou um comparativo entre os dois carros.

Acompanhe!

Ótimo Custo-Benefício

Ford Fiesta Sedan

O Ford Fiesta estreou no mercado brasileiro em 1995, com a importação dos veículos de sua terceira geração, tornando-se nacional no ano de 1996

  • O Ford Fiesta Sedan garante bom espaço na cabine para ninguém ficar espremido durante o passeio
  • Porta-malas com capacidade para até 487 litros
  • Faróis de neblina, ar-condicionado, cinto de segurança com ajuste de altura, banco traseiro rebatível e computador de bordo e mais

Melhor Escolha

Volkswagen Voyage

Quando o assunto é mecânica, a VW sempre recebe opiniões positivas

  • A versão Voyage Comfortline 1.6, consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas 10,2 segundos
  • A sensação de segurança nas curvas e em alta velocidade se tornam evidentes
  • Se você circula muito na estrada e sente falta de segurança na velocidade máxima, vai de Voyage

Qual o melhor carro sedã: Fiesta ou Voyage?

Tanto o Ford Fiesta Sedan quanto o VW Voyage são excelentes carros de passeio no segmento de sedãs compactos, com boas vendas, mas nem tão repletos de novidades quanto os sedãs médios.

Pelo menos eles têm boa suspensão e direção hidráulica que garantem segurança na curva e menor sensação de “pesado” com o tempo.

Outras semelhanças estão no motor flex 1.6, câmbio manual de 5 marchas, 2 válvulas por cilindro e pneus com rodas de liga leve (opcionais) aro 14 nos respectivos tamanhos de 175/70 e 175/65.

Além disso, ambos também trazem vidros elétricos, banco traseiro rebatível e ajuste de altura no banco do motorista.

Sobre as versões, o Ford Fiesta Sedan 2013 no Brasil, que já foi rival do Fiat Siena, apresenta os seguintes:

  • Ford Fiesta Sedan 1.0 Rocam (flex);
  • Ford Fiesta Sedan 1.6 Rocam (flex);
  • Ford Fiesta Sedan Fly 1.0 (flex);
  • Ford Fiesta Sedan Pulse 1.0 (flex);
  • Ford New Fiesta Sedan SE 1.6 16V (Flex).

Já os modelos da Volkswagen Voyage 2013 no Brasil, são:

  • Volkswagen Voyage 1.0;
  • Volkswagen Voyage 1.6;
  • Volkswagen Voyage 1.6 I-Motion;
  • Volkswagen Voyage Comfortline 1.6;
  • Volkswagen Voyage Comfortline 1.6 I-Motion.

Para o comparativo Fiesta ou Voyage, vamos colocar lado a lado as versões de entrada do Ford Fiesta Sedan e o Volkswagen Voyage.

Confira os detalhes!

Prós e contras do Ford Fiesta Sedan

Ford Fiesta Sedan
Fonte: Autoesporte – Globo

Pontos positivos do Fiesta Sedan

Espaço e porta-malas

O Ford Fiesta Sedan garante bom espaço na cabine para ninguém ficar espremido durante o passeio. Sua distância entre eixos é de 2488 mm contra 2465 mm do rival, mostrando ser mais confortável para quem vai no banco traseiro.

Além disso, o modelo é mais alto também, tendo 1487 mm de altura, 1765 mm de largura e 4227 mm de comprimento. A altura do Voyage é ligeiramente menor (1462 mm), enquanto sua largura é de 1462 mm.

A vantagem também vai para o porta-malas, que no Ford Fiesta é de 487 litros contra 480 litros de capacidade no Volkswagen Voyage.

Itens de série

Embora estejam faltando alguns itens importantes nos dois sedãs da nossa análise de hoje do Fiesta ou Voyage, o carro da Ford consegue sair na frente.

Ao contrário do rival, o modelo da Ford Fiesta Sedan traz faróis de neblina, ar-condicionado, cinto de segurança com ajuste de altura, banco traseiro rebatível e computador de bordo, apenas para citar alguns equipamentos de série.

No Voyage, tais itens estão na lista de opcionais, mas os dois pecam por não trazerem de série os freios ABS, airbags e uma boa central multimídia.

Pontos negativos do Fiesta Sedan

Desempenho

Ainda que o Fiesta Sedan e o Volkswagen Voyage tenham um bom conjunto mecânico, é da marca Volkswagen que encontramos melhor desempenho nas curvas, por exemplo.

Considerando o peso dos veículos (985 kg contra 1098 do Fiesta) e as relações peso/potência/torque, a transmissão do câmbio manual se sobressai melhor no Voyage 1.6. Isso, inclusive, influencia no consumo de combustível do carro.

Prós e contras do Volkswagen Voyage

Volkswagen Voyage
Fonte: Car Blog

Pontos positivos do Voyage

Potência

Abastecido com álcool, o Fiesta com motor 1.6 até se sai bem, marcando 107 cv de potência contra 104 do concorrente. Entretanto, para por aí.

O Volkswagen Voyage com motor 1.6 também apresenta melhor torque: 15,6 kgfm a 2500 rpm, enquanto o Fiesta Sedan tem 15,3 de torque a 4750 rpm. No caso de gasolina, ambos estão iguais na potência: 101 cv (g), mas torque de 15,4 (g) e 14,5 (g) para o Fiesta.

Aliado a boa potência, o Voyage também se dá melhor nas arrancadas, sem precisar pisar tão fundo no acelerador, graças ao peso/torque de 63,1 kg/kgfm. O Fiesta tem 71,8 kg/kgfm.

Aceleração e velocidade máxima

A Volkswagen Voyage trabalha com o câmbio MQ200, o que imprime uma velocidade máxima de 191 km/h contra 170 do oponente.

Além disso, o Voyage acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 s, deixando o Fiesta Sedan para trás, já que faz o mesmo percurso em 12 s.

Consumo

Na briga do Fiesta x Voyage, o carro da Volks se mostra mais econômico, segundo dados do Inmetro.

Considerando um tanque de combustível com capacidades similares (55 e 54 litros, respectivamente), o Voyage garante melhor economia na cidade e estrada.

Veja os números:

  • Voyage (cidade/estrada) – 10,7 km/l e 13,7 km/l (g) | 7,3km/l e 9,4 km/l (a)
  • Fiesta (cidade/estrada) – 9,7 km/l e 12,4 km/l (g) | 7,1km/l e 8,4 km/l (a)

Pontos negativos do Voyage

Segurança

Alguns itens de segurança vêm na lista de opções tanto no Fiesta quanto no Voyage, mas é o carro da Ford que tem melhores notas do teste de impacto.

Tanto a proteção para adultos quanto para crianças, a versão 2013 do Fiesta Sedan recebeu 4 estrelas contra 3 e 2 estrelas, respectivamente, da linha 2013 do Voyage.

Afinal, qual o melhor sedã: Fiesta ou Voyage?

A escolha sobre levar o Fiesta ou Voyage vai depender do seu perfil de usuário. Por exemplo, quem procura por um sedã espaçoso, com bom porta-malas e um consumo razoável, vai gostar da dirigibilidade do Ford Fiesta.

Agora, se você preza pela melhor potência com baixo consumo por km/l na estrada e cidade, o ideal é considerar a compra do Volkswagen Voyage.

De todo modo, o valor deles é bem próximo, quase R$ 40 mil, assim como os preços do IPVA, que dependem da região, podendo ser mais caro ou barato no Rio de Janeiro ou São Paulo, por exemplo.

Recomendamos que você faça um test drive em ambos os carros para sentir qual deles se adequa melhor às suas necessidades, além de conferir também a ficha técnica e os itens de série.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Polo Sedan ou Voyage que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Fiesta ou Voyage para descobrir qual é o melhor.

Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Se puder, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.

Até mais!