Entre Fit ou HR-V, qual o melhor veículo? Esses são dois modelos excepcionais da Honda e que, embora atuem em segmentos diferentes, entregam benefícios similares. Mas, qual o melhor deles?
Nesse artigo, você irá conferir um comparativo completo entre os dois veículos japoneses, e ver qual vale mais a pena comprar. Acompanhe!
Ótimo Custo-Benefício
O Honda Fit conquistou uma boa reputação no mercado brasileiro de veículos nos últimos anos.
- Possui direção elétrica
- Conta com um porta-malas com capacidade para 363 litros
- Trata-se de um carro mais robusto
- Assistente para redução de ponto cego
- Espaço interno amplo, e com sistema de rebatimento dos bancos
- Chave com a função Smart Entry, para travamento e destravamento automático
Fit ou HR-V
O Honda Fit é um monovolume e que já não é mais produzido por aqui, deixando milhares de fãs desamparados quando saiu do mercado nacional.
O Honda HR-V, por outro lado, é um SUV compacto e que ainda está em atividade no Brasil.
Sendo dois modelos japoneses, tem como destaque a tecnologia empregada em suas linhas, e também o bom espaço interno que possuem.
Honda Fit
O Honda Fit é um monovolume, quase como uma minivan, com características únicas por aqui.
Infelizmente, ele deixou nosso mercado ainda em 2021, quando saiu de mercados emergentes para dar lugar a versão hatch do City.
Em outros lugares, o modelo agora é elétrico, e parte de preços altíssimos, incompatíveis com a realidade brasileira atual, considerando a proposta do veículo.
Seu grande destaque fica por conta do seu amplo conforto, sendo um carro pensado em realmente trazer viagens tranquilas para as cidades.
Em seu último ano de fabricação no Brasil, o Fit entregou mais 5 versões, todos com motor 1.5:
- Honda Fit DX Mec.
- Honda Fit Personal Aut.
- Honda Fit LX Aut.
- Honda Fit EX/S/EX Aut.
- Honda Fit EXL Aut.
Pontos positivos do Honda Fit
Motor
Potência não é um sinônimo do Honda Fit, é verdade. No entanto, o conjunto mecânico do motor é invejável, sendo sim um grande ponto positivo do modelo.
Como mencionado, as últimas versões contam com um propulsor 1.5 i-VTEC Flexone, capaz de entregar até 115 cv, quando abastecido com gasolina, e 116 cv, quando abastecido com etanol, sempre a 6.000 rpm.
Com pouquíssima variação de torque entre os combustíveis, ele gera 15,2 kgfm (G) e 15,3 kgfm (E), alcançados a 4.800 rpm.
Quanto a transmissão, as versões manuais possuem câmbio de marchas, enquanto as automáticas contam com 7 velocidades (CVT).
Espaço interno e conforto
Seu grande destaque é justamente o seu espaço interno vantajoso, mesmo sendo um monovolume.
O que acontece é que o Honda Fit tem um dos melhores aproveitamentos de estrutura do mercado.
Assim, mesmo sendo pequeno por fora, entrega muito conforto para os 5 ocupantes.
No banco traseiro, por exemplo, cabem tranquilamente 3 adultos com estaturas padrões.
Além disso, o Fit é repleto de tecnologias voltadas para atender a comodidade do público. Uma versão completa do veículo pode chegar com:
- Ar-condicionado digital
- Banco do motorista com sistema de ajuste da profundidade e da altura
- Volante com sistema de ajuste da profundidade e da altura
- Farol com sistema de acendimento automático
- Vidros elétricos
- Retrovisores elétricos
- Porta-malas com sistema de iluminação interna
- Bancos com revestimento em couro
- Volante multifuncional revestido em couro
- Câmera de ré com sistema de luz indicadora de direção
- Dentre outros
Porta-malas
Além de aproveitar bem o espaço para os ocupantes, o Fit conta também com um porta-malas bem atrativo, superando inclusive as atuais versões do HR-V.
São 363 litros de capacidade, frente aos 354 litros do SUV compacto da marca.
Tecnologias e segurança
Embora não seja tão completa quanto um SUV atual, uma versão completa do Fit é muito bem equipada:
- Controles eletrônico de estabilidade
- Controle eletrônico de tração
- 6 airbags
- Assistente para as partidas em aclive
- Freios ABS
- Direção elétrica progressiva
- Isofix
- Computador de bordo
- Controle da velocidade de cruzeiro
- Multimídia 7 polegadas
- Farol de neblina
- Farol LED para condução diurno
- Apple CarPlay
- Câmera de ré
- Dentre outros
Consumo
No comparativo entre o Fit ou HR-V, o monovolume apresenta bons números de economia de combustíveis.
Na cidade, por exemplo, ele consegue fazer cerca de 11,6 km/l quando abastecido com etanol, e 12,3 km/l quando abastecido com gasolina.
Já nas estradas, esses valores sobem para 13,6 km/l quando abastecido com etanol, e 14,1 km/l quando abastecido com gasolina.
Pontos negativos do Honda Fit
Preço
Em linhas gerais, o Fit não tem fama de ser um carro barato – e realmente não é. Mesmo fora de linha, o veículo tem preços bem similares aos hatches 0 km:
- Honda Fit DX Mec. – preço médio de R$ 80.960,00
- Honda Fit Personal Aut. – preço médio de R$ 87.120,00
- Honda Fit LX Aut. – preço médio de R$ 91.099,00
- Honda Fit EX/S/EX Aut. – preço médio de R$ 98.966,00
- Honda Fit EXL Aut – preço médio de R$ 101.169,00
Fora de linha desde 2021
O modelo já não é fabricado no Brasil desde 2021. Ou seja, não dá para comprar o Fit zero nas concessionárias.
Modelo mais urbano
O Honda Fit é um modelo mais urbano e entrega qualidade para o dia a dia nas cidades e viagens curtas. De todo modo, não é tão versátil quanto o HR-V.
Veículo de pequeno porte
Embora aproveite realmente bem sua estrutura, o Fit é um carro pequeno, pouco robusto e que não marca tanta “presença” assim.
São apenas 4096 mm de comprimento, 1695 mm de largura, 1535 mm de altura e 2530 de distância entre-eixos.
Ou seja, quem está em busca de uma versão mais imponente, não encontra no Fit a melhor escolha.
Honda HR-V
O Honda HR-V é um SUV compacto que chegou no Brasil em 2015, com grandes pretensões para o nosso mercado.
Apesar dos bons números iniciais, o modelo não conseguiu tanto destaque em 2022, mesmo com a introdução dos motores turbo.
Para se ter uma ideia, considerando todos os SUVs, o japonês caiu da 6ª posição em 2021 para a 12ª no ranking de vendas em 2022, emplacando 15.404 unidades.
O segmento, é claro, é muito acirrado, devido a grande quantidade de rivais imponentes, tais como o Chevrolet Tracker, Jeep Renegade, Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross, Toyota Corolla Cross (entre os compactos) e Jeep Compass, Toyota SW4, Jeep Commander (de categorias superiores).
A concorrência, aliás, foi um dos motivos que levou ao encerramento do Honda WR-V EXL, outro compacto da categoria, que esteve por aqui até 2021.
Ainda em produção no Brasil, é possível encontrar 4 versões do HR-V saindo diretamente da fábrica, todas com motor 1.5:
- HR-V EX SENSING
- HR-V EXL SENSING
- HR-V Advance
- HR-V Touring
Pontos positivos do Honda HR-V
Motor
Atualmente, o utilitário japonês chega com um motor 1.5 em todas as suas versões. No entanto, a depender da versão, há variações, já que os topo de linha são turbo.
No EX e no EXL, por exemplo, há um propulsor flex, que é mais básico, entregando 126 cv, a 6200 rpm, tanto com gasolina quanto com etanol.
Os números do torque, no entanto, variam de acordo com o combustível utilizado. São 15,5 kgfm para gasolina e 15,8 kgfm para etanol, todos entregues a 4600 rpm.
As versões Advance e Touring, por outro lado, são turbo e entregam bem mais potência ao veículo: 177 cavalos, a 6000 rpm, e 24,5 kgfm de torque, alcançados entre as 1700 rpm e as 4500 rpm, o que permite um melhor desempenho também em baixa rotação.
Com isso, é possível chegar aos 200 km/h (velocidade máxima) e sair do 0 km aos 100 km/h em somente 8,9 s.
Vale lembrar que associado ao motor há um câmbio automático com 7 marchas (CVT).
Tecnologias e segurança
Um dos grandes destaques do HR-V é justamente a alta tecnologia que carrega, sendo essa uma marca registrada dos carros japoneses.
Assim, em sua versão completa, é possível encontrar o SUV recheado de equipamentos e opcionais:
- Computador de bordo
- Sensores de estacionamento dianteiro
- Sensores de estacionamento traseiro
- Freios ABS
- Alarmes de segurança
- Tomada 12V
- Apple CarPlay
- Central Multimídia 8”
- Android Auto
- 6 airbags
- Controle de tração
- Sistema de freio de estacionamento eletrônico
- Controle eletrônico de estabilidade
- Assistente para as partidas em declives
- Assistente para as partidas em aclives
- Câmbio CVT
- Sensor de chuva
- Sistema de iluminação emergenciais
- Cintos de segurança com 3 pontos
- Partida remota
- My Honda Connect
- Sistema de alerta indicando o não afivelamento do cinto
- Câmera de ré
- Isofix
- Sistema alerta indicando a pressão dos pneus
- Sistema assistente para a redução do ponto cego
- Assistente que auxilia a evitar a saída da pista
- Sistema alerta indicando o esquecimento de algum objeto no banco traseiro
- Honda SENSING
- Sistema que aciona automaticamente os freios após detectar uma possível colisão frontal
- Assistente para manter a distância segura para o veículo da frente
- Farol com sistema de ajuste automático
- Assistente para permanência na faixa
- Piloto automático
Conforto
Quem está em busca de conforto, encontrará também uma ótima opção no HR-V, garantidos pelas tecnologias presentes no modelo:
- Câmera de ré
- Coluna de direção com sistema de ajuste da altura e da profundidade
- Vidros elétricos
- Porta-malas com sistema de abertura e fechamento automático
- Botão para o travamento das portas
- Sensores de estacionamento
- Retrovisor interno fotocrômico
- Farol com sistema de desligamento automático
- Start/Stop
- Ar-condicionado digital
- Sistema de indução para o carregamento dos smartphones
- Dentre outros
Espaço interno
Sendo um SUV, mesmo compacto, o HR-V conta com um amplo espaço interno, superando bastante os números do Honda Fit.
As versões turbo, por exemplo, contam com 4,385 metros de comprimento, 1,79 metros de largura, 1,59 metros de altura, e 2,61 metros de distância entre-eixos.
Comparado com categorias superiores, são números médios, mas o suficiente para superar com folga o espaço do rival.
Pontos negativos do Honda HR-V
Consumo
Dentro do comparativo entre Fit ou HR-V, o SUV da Honda tem economia bem inferior ao rival.
Para a categoria, é claro, não são números tão altos assim, mas levando em consideração o Fit, ele fica bem atrás nesse ponto:
Versões EX e o EXL:
- Na cidade, o consumo desses modelos é de 8,8 km/litro considerando o etanol, e 12,7 km/litro considerando a gasolina;
- Na estrada o consumo é de 9,8 km/litro considerando o etanol, e 13,9 km/litro considerando a gasolina.
Versões Advance e Touring:
- Na cidade, esses modelos fazem 7,9 km/litro considerando o etanol, e 11,3 km/litro considerando a gasolina;
- Na estrada, o consumo é de 8,8 km/litro considerando o etanol, e 12,6 km/litro considerando a gasolina.
Porta-malas
Embora conte com até 437 litros em versões disponíveis no mercado de usados, o HR-V atual oferece apenas 354 litros de capacidade.
O número é inferior a uma boa parte dos concorrentes do segmento, e ficam atrás também do próprio Honda Fit, que é um veículo bem menor.
Preço
Por fim, outro destaque negativo para o utilitário japonês, dentro desse comparativo, é o seu preço de zero km:
- HRV EX – os valores partem de R$ 148.900,00
- HRV EXL – os valores partem de R$ 156.700,00
- HRV Advance – os valores partem de R$ 182.900,00
- HRV Touring – os valores partem de R$ 190.900,00
Nesse caso, os preços são altos desde a versão de entrada, superando muitos dos rivais do segmento.
E mesmo entre os usados, o HR-V ainda conta com números impressionantes. A versão EX 1.8 Flexone 16V 5p Aut. 2021, por exemplo, custa em média R$ 125.514,00, de acordo com dados da Tabela Fipe, enquanto o HR-V LX 1.8 Flexone 16V 5p Aut. do mesmo ano custa R$ 118.811,00.
Fit ou HR-V: Qual Vale Mais a Pena?
Sendo um SUV compacto, o Honda HR-V é indiscutivelmente mais completo que o Honda Fit.
O utilitário oferece um pacote de equipamentos também mais atrativo, com mais itens ligados à segurança e praticidade de uso.
Além disso, trata-se de um veículo mais robusto e versátil, capaz de marcar presença onde chega.
O Fit, é claro, é uma opção mais barata atualmente, e que oferece bastante qualidade para as viagens do dia a dia. Isso sem falar em todo o conjunto do veículo, que tem fama de “inquebrável”.
Enfim, por hoje, é só!
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É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.