Qual hatch é a melhor opção de compra: Onix ou Honda Fit?
Se você está buscando um carro novo para colocar em sua garagem, o vencedor dessa disputa pode ser a opção perfeita para você, já que são dois carros bastante completos e capazes.
No entanto, qual deles escolher? Como selecionar entre o Chevrolet Onix ou Honda Fit?
Para isso, é importante entender como fazer o comparativo dos dois veículos. Por exemplo, qual a velocidade máxima deles? Quem te vidros elétricos? Qual modelo oferece melhor custo-benefício?
É o que veremos a seguir!
Ótimo Custo-Benefício
Oferece uma versão de entrada bem mais popular, que é o Onix LT
- Destravamento remoto e interno do tanque de combustível
- Volante com profundidade e altura ajustáveis
- Computador de bordo
Melhor Escolha
O Honda Fit conquistou uma boa reputação no mercado brasileiro de veículos nos últimos anos.
- Possui direção elétrica
- Conta com um porta-malas com capacidade para 363 litros
- Trata-se de um carro mais robusto
Prós e contras do Chevrolet Onix
A seguir mostraremos os prós e contras do Chevrolet Onix. É importante frisar que estamos abordando a versão hatch do modelo, e não o Onix Plus, que é a versão sedã. Afinal, o Honda Fit também é um hatch e assim a disputa fica mais justa.
Prós do Onix
Preço
A primeira vantagem do Chevrolet Onix é que este é um “carro barato”. Em comparação com outros modelos na categoria, o Onix é considerado um dos veículos mais econômicos.
Esse baixo preço traz alguns benefícios, como uma menor taxa de juros na compra financeira (o financiamento fica mais barato e é possível dar uma entrada menor).
Além disso, um carro acessível pode ser uma opção atrativa para pessoas com orçamento limitado ou para quem procura um veículo para uso diário.
Esse é um dos fatores que explica o Onix ser o carro mais vendido do Brasil basicamente desde que era um estreante do mercado. Os rivais do segmento têm preços maiores e, na maior parte do tempo, oferecem uma ajuda menor para o motorista.
Consumo
Outro ponto positivo do Chevrolet Onix é o seu consumo de combustível. O total varia dependendo da versão e do modelo, mas em geral ele apresenta um consumo médio de cerca de 12 a 15 km/l na cidade e de cerca de 15 a 18 km/l na estrada.
Em comparação com outros carros do mesmo segmento, o consumo de combustível do Onix é considerado competitivo.
Em relação ao Honda Fit, por exemplo, o Onix 1.0 turbo é claramente superior: a melhor versão do seu rival faz 12 km/l de gasolina na cidade (o menor resultado do Onix).
Considerando que a gasolina gira ao redor de R$6/litro, esse desempenho faz diferença no bolso.
Custo de manutenção
Um fator importante de desempate entre Chevrolet Onix ou Honda Fit é o custo de manutenção. Nesse caso, o custo de manutenção do Chevrolet Onix é considerado baixo e competitivo em relação a outros carros do mesmo segmento.
Além disso, encontrar oficinas que trabalham com carros da Chevrolet é fácil em grandes cidades e regiões metropolitanas, já que a marca tem uma ampla rede de concessionários e oficinas autorizadas.
O preço das peças de reposição para o Onix pode variar, mas em geral são consideradas acessíveis se comparadas a outras marcas e modelos.
Algumas peças básicas e de manutenção corretiva podem ser encontradas a preços bastante acessíveis. No entanto, peças mais sofisticadas e de manutenção preventiva podem ser mais caras.
Contras do Onix
Acabamento
O acabamento do Onix é considerado por alguns proprietários como básico, principalmente comparado a modelos de categoria premium.
Os materiais usados incluem plástico duro e tecidos simples para revestimentos internos, principalmente no banco traseiro.
Isso acontece em praticamente qualquer versão do veículo, especialmente no modelo 1.0 turbo. Afinal, o Chevrolet Onix foi feito para ser um hatch acessível, com preços mais baixos.
Logo, havia de se cortar custos em alguma área e o acabamento foi o escolhido.
Isolamento acústico
Carros da categoria dos hatchs compactos não são conhecidos por seu excelente isolamento acústico e o Chevrolet Onix não foge à regra.
Seu isolamento acústico é considerado por algumas pessoas insuficiente, o que pode resultar em barulho interno elevado durante a condução.
Obviamente, o barulho pode variar dependendo das condições de uso do carro e da percepção de cada motorista.
Por isso, é recomendável experimentar o carro antes de tomar uma decisão para avaliar se atende às suas expectativas. Entretanto, no geral, esse é um ponto negativo do Onix.
Prós e contras do Honda Fit
Agora é a hora de mudar o lado do comparativo e ver o que o Honda Fit tem a oferecer de experiência.
Será que o modelo é melhor ou pior do que o Onix? Ele tem pontos positivos que te atraem ou negativos que te repelem?
Veremos a seguir!
Prós do Honda Fit
Magic Seat
Um dos principais pontos positivos do Honda Fit é a tecnologia Magic Seat, presente em quase todos o carro da montadora japonesa.
Basicamente, esse recurso transforma qualquer carro em um super-veículo de transporte, capaz de aumentar sua capacidade de carga em muitas vezes.
O Fit, por exemplo, tem um porta-malas de apenas 363 litros, mais ou menos o mesmo que Chevrolet Onix e outros da categoria. No entanto, quando o Magic Seat é ativado, o carro todo vira um bagageiro.
Isso mesmo: dá para dobrar literalmente todos os bancos (exceto o do condutor) para levar qualquer tipo de item dentro do carro: fogão, geladeira, bicicleta e um milhão de malas.
Dessa forma, o veículo transforma um porta-malas padrão, até pequeno, para um porta-malas gigantesco, que ocupa todo o entre-eixos e o que tiver de espaço dentro do hatch.
Baixa desvalorização
O Honda Fit é geralmente considerado um carro de baixa desvalorização. “Desvalorização” se refere à perda de valor de um automóvel ao longo do tempo.
Em geral, veículos de baixa desvalorização mantêm seu valor de revenda melhor do que carros de alta desvalorização.
Comprar um carro de baixa desvalorização pode ser vantajoso, pois significa que o veículo perde menos valor ao longo do tempo e, portanto, é mais valioso quando você decidir vendê-lo ou trocá-lo.
Isso também pode significar que o automóvel mantém sua aparência e funcionalidade melhor ao longo do tempo, o que pode ser importante para alguns compradores.
Versatilidade
Quando olhamos para os pontos positivos do Honda Fit e para sua ficha técnica, fica bastante evidente que este é um modelo versátil.
Ele tem bons índices de desempenho, bons itens de série (há versões com câmbio automático de muitas marchas ou câmbio manual, computador de bordo, ar-condicionado, conectividade com Android Auto e Apple CarPlay e mais) e muito mais.
Por isso, ele tende a ser um curinga na hora de avaliar. Ele é uma boa opção para quem não sabe exatamente o que quer.
Não é um líder de vendas, como o seu rival neste comparativo, tampouco está na lista dos automóveis com visual mais excitante, mas cumpre tudo que o motorista quer, sem necessidade de grande ajuste.
Contras do Honda Fit
Suspensão dura
Alguns proprietários do Honda Fit têm relatado que a suspensão do automóvel é rígida, o que pode resultar em uma experiência de condução mais áspera em superfícies irregulares ou com buracos.
Uma suspensão dura significa que ela não se ajusta facilmente a pequenas irregularidades na estrada, o que pode resultar em uma condução mais desconfortável.
Isso pode afetar a dirigibilidade do carro, pois uma suspensão mais dura pode transmitir mais vibrações e impactos do chão para a cabine do veículo, tornando a condução mais cansativa.
É claro que existem motoristas que preferem assim, pois isso pode melhorar a estabilidade do carro e a sensação de segurança ao dirigir em estradas sinuosas.
Mas, no geral, a suspensão dura é um problema para a maioria das pessoas.
Preço
O preço do Honda Fit pode ser considerado acima da média para o seu segmento, em comparação com outros veículos hatchback compactos.
É verdade que o valor pode variar de acordo com a região, a configuração do veículo e as condições de mercado, mas no geral, a média é que se trata de um automóvel mais caro do que o padrão.
Basicamente, ele tem um valor de carro premium, mas não está nessa faixa de desempenho.
Onix ou Honda Fit: qual dos dois você deve ter na garagem?
Agora que vimos tudo isso, é importante analisar cada ponto de vista e tentar decidir qual é o carro que você deve comprar: Chevrolet Onix ou Honda Fit?
Como são dois automóveis muito interessantes, é uma pena ter de escolher um só. No entanto, podemos entender que o “melhor” é aquele que atende às suas necessidades em específico.
Se você toma sua decisão pensando sempre no bolso, o Onix é o melhor. Ele é mais barato, tem custo de manutenção menor e gasta menos combustível. No geral, é a experiência mais em conta, sem dúvida. Por isso, é líder de vendas.
Já se você quer espaço ou um automóvel que seja um “all-around”, ou seja, um “pau para toda obra”, com um ótimo conjunto mecânico, então o Honda Fit é a melhor opção. Ele é mais completo e tem mais versatilidade do que o Onix.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Honda Fit ou Ecosport que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Honda Fit ou Corolla para descobrir qual é o melhor.
Pronto!
Agora que você já escolheu entre Chevrolet Onix ou Honda Fit, é hora de compartilhar este conteúdo com seus amigos nas redes sociais e no WhatsApp para o máximo de pessoas possível, assim, você também os ajuda a escolher.
Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Até mais!
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.