Entre o Fluence ou Cruze, quer descobrir quem leva a melhor num comparativo de prós e contras? Continue aqui no Review Auto e descubra qual o melhor carro para você!
Não é novidade, para quem está por dentro do mundo automotivo, que a dupla Toyota Corolla e Honda Civic são as grandes lideranças de venda no setor, ainda que o leque de opções no segmento venha se expandindo cada vez mais e o número maior de sedãs médios venha tentando ocupar o seu espaço.
O Cruze e o Fluence são dois desses veículos que entram na briga e tentam acompanhar ou até mesmo superar os concorrentes do mesmo segmento.
Portanto, para você descobrir qual dos dois é o melhor carro de acordo com suas necessidades, acompanhe agora nosso comparativo com os prós e contras dos modelos.
Ótimo Custo-Benefício
O Renault Fluence, é um sedã médio, mas que surgiu apenas em 2009, chegando ao Brasil em 2011 para substituir o Renault Mégane
- O Fluence destaca-se pelo propulsor 2.0 16V recente, que entrega 143 cavalos no etanol e 140 cavalos na gasolina
- Um ponto realmente bem positivo do Renault Fluence é justamente o seu preço atual
- O porta-malas do Fluence é bem atrativo, com uma média de 530 litros de capacidade
Melhor Escolha
O Chevrolet Cruze, ainda em produção em 2023, segue com o futuro a médio e longo prazo indefinido
- Motorização turbo de 153 cv de potência, torque de 24,5 kgfm e câmbio automático de 6 velocidades
- O consumo do Chevrolet Cruze também é bastante atrativo
- Faróis autoadaptativos, Easy Park, Carregador wireless, Easy Entry, Câmera de ré HD, Chevrolet MyLink e muito mais
Renault Fluence
O Fluence é um sedã de porte médio, que foi apresentado pela Renault em 2009.
O veículo foi vendido aqui no Brasil até 2018, quando saiu de linha, nas seguintes versões:
- Renault Fluence Expression 1.6 16v
- Renault Fluence Dynamique 2.0 16v
- Renault Fluence Privilège 2.0 16v
- Renault Fluence GT Line 2.0 16v
- Renault Fluence GT 2.0 Turbo
Pontos positivos do Fluence
Tecnologia
A tecnologia incorporada ao Renault Fluence, desde o seu primeiro lançamento, garante todo o conforto e luxo que o consumidor procura nos veículos da mesma categoria.
Alguns dos destaques, nesse sentido, são os faróis de neblina, LEDs diurnos, regulador e limitador de velocidade, sensor de chuva, vidros elétricos “one touch” e computador de bordo.
Câmbios
O câmbio CVT com mudanças sequenciais de marcha, presente no Renault Fluence, é extremamente confortável e moderno, pois conta com relações infinitas e não dá solavancos, garantido que o carro atinja sua velocidade máxima sem maiores contratempos.
O item também garante ao motorista uma direção dinâmica e bastante agradável.
E, é claro, junto ao ótimo sistema de motorização, essa combinação garante que o Fluence atinja um bom desempenho e consiga ganhar nota 10 nesse quesito.
Porta-malas
Ter bastante espaço no carro, principalmente para aquelas viagens mais longas e acompanhado de muita gente, é um aspecto muito positivo na avaliação da maioria dos consumidores.
Nesse quesito, o Renault Fluence não deixa a desejar, afinal, possui um dos maiores porta-malas dentre os sedãs médios.
Seus 530 litros acabam deixando a maioria de seus concorrentes para trás.
Itens de série
Fechando a lista de pontos positivos do Renault Fluence, vamos falar dos seus itens de série. Afinal, desde a versão básica, o veículo da Renault já conta com um aparato que, na maioria dos concorrentes, são opcionais ou nem mesmo existem.
Podemos citar, por exemplo, a chave Keyless, o ar-condicionado dual zone, seis airbags frontais, freios a disco nas quatro rodas, sistema-antiesmagamento, console central dianteiro com porta-objetos, porta-latas e apoio de braço integrado, banco do motorista com regulagem de altura, direção elétrica com assistência variável, indicador de temperatura exterior, porta-luvas refrigerado e retrovisores elétricos.
Pontos negativos do Fluence
Design
O Renault Fluence, apesar de não ser um carro feio, também não é uma primazia no design.
Talvez a maior crítica, nesse sentido, seja a traseira muito alta, que dificulta bastante a visão durante manobras de ré.
Outro detalhe é o perfil lateral elevado, que deixa as rodas aparentes e passa a impressão de um design mal delineado.
Peças caras
Apesar de que, no geral, os valores de revisão associados ao Renault Fluence sejam relativamente baixos, suas peças são muito raras e acabam por sair caras, mesmo no mercado paralelo.
Chevrolet Cruze
Com sua produção ainda em andamento, o Chevrolet Cruze caminha por um futuro ainda indefinido.
Entre os sedãs, o veículo conta com as versões Chevrolet Cruze LT Turbo, Chevrolet Cruze Midnight, Chevrolet Cruze LYZ Turbo e Chevrolet Cruze Premier Turbo.
Na linha de hatches esportivos, a única versão lançada até agora foi o Chevrolet Cruze Sport6 RS.
Pontos positivos do Cruze
Equipamentos
Com certeza, a quantidade de equipamentos de série que vêm no Cruze é um de seus pontos altos. Alguns dos principais itens são:
- Sensor de estacionamento
- Easy Park
- Wi-fi nativo
- Chevrolet MyLink
- Porta-malas de 440 litros
- Lanternas em LED
- Seis airbags
- Alerta de ponto cego
- Tecnologia OnStar
Motor
O Cruze possui um motor turbo de 153 cv de potência, mais um torque de 24,5 kgfm e um câmbio automático de seis marchas.
Tudo isso é capaz de oferecer um ótimo desempenho ao motorista, ao mesmo tempo em que consome menos combustível que os seus principais concorrentes no segmento.
Consumo
E por falar em consumo de combustível, o Cruze oferece bastante economia nesse ponto.
As versões em sedã, por exemplo, consomem 7,6 km/l com etanol na cidade e 9,4 km/l na estrada. Abastecido com gasolina, o Cruze faz, em média, 11,1 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.
Pontos negativos do Cruze
Preço
O principal ponto negativo do Cruze é seu preço. Afinal, estamos falando de um carro que ainda se encontra em produção e suas vendas giram, principalmente, em cima das versões 0 km.
A versão mais básica do Cruze, por exemplo (Chevrolet Cruze LT Turbo) custa a partir de R$ 148.650,00.
Fluence ou Cruze: qual dos dois é o melhor carro?
Chegou a hora do nosso veredito nesse nosso comparativo entre o Fluence ou Cruze e descobrir qual o melhor carro para se comprar.
O Chevrolet Cruze se destaca principalmente pelo bom conjunto motor/câmbio/direção, uma boa opção para quem gosta de dirigir.
Em termos de conforto, o Fluence acaba levando a melhor. O veículo roda bem macio e silencioso, através de um bom desempenho e condução mais relaxada.
Portanto, ainda que ambos sejam equivalentes em vários quesitos, a melhor recomendação é o Cruze, que se mostra um carro mais completo e moderno, apesar de ser mais caro.
Por outro lado, o Fluence pode apresentar um bom custo-benefício para quem não pretende gastar tanto dinheiro em sua próxima compra de veículo. Assim, também pode ser considerado uma boa opção.
Verifique, também, outros aspectos que você considera importantes, incluindo a ficha técnica e os itens de série, além de detalhes como espaço no banco traseiro, velocidade máxima (km/h), teto solar, isolamento acústico, acionamento do motor por controle remoto, controle de tração, piloto automático, conjunto mecânico e freios ABS, por exemplo.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Cruze ou Fusion que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre HR-V ou Cruze para descobrir qual é o melhor.
Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.
Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.