Carros populares como o Ford Ka ou HB20 têm disputado a preferência dos consumidores brasileiros. Nesse sentido, é altamente recomendável conhecer as características de cada um antes de tomar a sua decisão de compra.
Além disso, ambos os modelos disputam acirradamente as primeiras posições no ranking de automóveis mais vendidos em nosso país.
Esses carros apresentam atrativos diferenciados, de modo que o fator preponderante para a escolha são as necessidades dos clientes. Afinal, os dois são opções interessantes.
Como a diferença de preços não é grande o bastante para determinar a escolha, é fundamental avaliar todos os detalhes possíveis, não é mesmo?
Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, as principais características e os pontos negativos e positivos do Ford Ka e do Hyundai HB20. Boa leitura!
Ótimo Custo-Benefício
O Hyundai HB20 foi um dos maiores motivos do aumento da credibilidade da Hyundai aqui no Brasil.
- Câmbio de mão com 6 marchas e tração na frente
- Suspensão tem eixo de torção na parte de trás e McPherson na parte da frente
- Confere tecnologia de bordo, com central multimídia sensível ao toque
- A versão de entrada traz um console muito prático, com tampa para carregar pequenos objetos e estrutura para prender o smartphone
- Possui direção elétrica, ar condicionado, vidros elétricos dianteiros, freios ABS e air bags
- Os espaços são bem distribuídos tanto atrás quanto na frente
Ford Ka ou HB20: principais características do Ford Ka
O Ford Ka chegou ao mercado bem recheado, incluindo a sua versão de entrada: possui direção elétrica, ar condicionado, vidros elétricos dianteiros, freios ABS e air bags.
Muitos consumidores reportam que o carro parece, ao vivo, menor do que nas fotos, mas o visual agrada a maioria dos consumidores. De fato, o novo visual agressivo distancia o modelo das versões anteriores.
Assim, os destaques ficam por conta de retrovisores e maçanetas na cor do automóvel, das rodas em liga leve belíssimas (aro 15”) e da grade com vários detalhes cromados.
No interior do Ford Ka, tudo é novo. As melhorias implementadas pelos engenheiros da fábrica são incontestáveis. Tanto que a cabine remete os proprietários às características do New Fiesta, agradando quem o vê.
A versão de entrada traz um console muito prático, com tampa para carregar pequenos objetos e estrutura para prender o smartphone, permitindo que o motorista utilize o dispositivo como um GPS.
O controle do Sync – sistema de conectividade da Ford – fica neste mesmo local na versão superior do modelo, de modo que o comando no volante fica do lado esquerdo. Logo abaixo do mostrador da velocidade fica o computador de bordo.
Os controles de tração e de estabilidade, de suma importância, são encontrados apenas na versão topo de linha do Ford Ka. Os dois controles contam com entrada USB / Auxiliar e Bluetooth.
Os espaços são bem distribuídos tanto atrás quanto na frente, de modo que os ocupantes encontram bom espaço para a cabeça, devido ao teto alto. Há porta objetos espalhados em todos os lados do carro.
Pontos negativos
Os pontos negativos, por sua vez, também chamam a atenção. Por exemplo, há um painel de instrumentos bastante simples e que, de tão pequeno, parece ficar escondido na parte de trás do volante.
Este tom minimalista engloba também os bancos – muito estreitos e desprovidos de abas laterais capazes de segurar o corpo.
Os vidros elétricos e o ar condicionado possuem botões que passam a sensação de fragilidade quando são acionados, gerando um ruído desagradável no manuseio.
A forração das portas dianteiras é mínima, presente apenas na área mais próxima ao cotovelo. Na traseira, o material predominante é uma espécie de plástico duro.
Caso decida adquirir o novo Ford Ka, não recomendamos a aquisição de algum modelo recentemente lançado, pois a fábrica costuma efetuar ajustes depois do lançamento.
Ford Ka ou HB20: principais características do Hyundai HB20
Muitos consumidores relatam um certo preconceito inicial com a marca, o que tem mudado ao longo do tempo a partir, sobretudo, das indicações espontâneas de amigos e familiares.
Enquanto essa visão muda, os consumidores tendem a apreciar o fato de que a revisão do Hyundai HB20 é barata em comparação aos outros modelos, dispondo, ainda, de cinco anos de garantia.
O design exterior consagrado, porém, tem agradado à maioria dos compradores. Suas linhas são bem mais ousadas do que as existentes no Ford Ka, com ressaltos e vincos.
Evidentemente, trata-se de uma preferência subjetiva, embora seja considerado por muitos como um dos visuais mais belos do mercado automobilístico.
A versão intermediária do Hyundai HB20, a Comfort Plus, com motor 1.0, chegou ao mercado com preços bastante competitivas.
Ela é bem completa, proporcionando freios ABS (dotados do sistema EBD – “Electronic Brake force Distribution”), air bags, travas, vidros elétricos nas 4 portas, direção hidráulica, ar condicionado, telefonia no volante, som ativado via comandos de áudio além de outros detalhes interessantes.
A qualidade construtiva surpreende quem entra no modelo pela primeira vez: o painel segue esteticamente as linhas do exterior, apresentando recortes bem destacados.
Enfim, o volante possui telefone em 6 botões, comando de áudio e um painel de instrumentos funcionais, com canhões distintos para os mostradores.
Essas características remetem aos automóveis de categorias superiores, assim como um computador de bordo com boa visualização e posicionado ao centro do painel.
Há detalhes emborrachados ou cromados nos comandos centrais de ventilação e de som, bem como um fundo dos porta trecos destinado a eliminar quaisquer barulhos.
O túnel central fica rente ao assoalho, de tal forma que não atrapalha a pessoa que viajar no meio do carro. Outros destaques ficam por conta das dimensões superiores do porta malas e do Isofix nos cintos de segurança.
De acordo com os comentários publicados pelos proprietários os bancos são largos e confortáveis, tendo uma aba maior nas laterais.
O Hyundai HB20 não decepciona nos detalhes interiores, fato que deve fazer com que as vendas do modelo cresçam ainda mais.
Pontos negativos
O revestimento das portas dianteiras é de tecido, diferentemente da parte traseira. O espaço disponível para a cabeça dos ocupantes, infelizmente, é menor que no Ford Ka, cujo teto é mais elevado.
Nos test drives, o modelo não tem um desempenho tão bom em arrancadas. De modo geral, a direção elétrica do Ford Ka é melhor que a direção hidráulica presente no Hyundai HB20, embora este possua quase os mesmos níveis de leveza.
Ford Ka ou HB20: prós e contras
Antes de abordarmos os prós e contras dos modelos, convém ressaltar que, de modo geral, o Ford Ka pode ser considerado bem elaborado (desde uma perspectiva mecânica), possuindo itens de segurança qualificados (na versão topo de linha).
Todavia, o Hyundai HB20 não fica muito longe nesses quesitos, destacando-se por sua qualidade construtiva geral. Este carro se sobressai, também, no design, com vincos marcantes e bem definidos.
A grade hexagonal, no Hyundai HB20, é bem mais suntuosa em comparação à existente no Ford Ka. Assim, este hatch conta com maçanetas do lado de fora na mesma cor do veículo.
Lembre-se de que esse item não foi incluído em algumas versões do Hyundai HB20 (como o “Unique”). Ambos os carros vêm, de fábrica, com rodas de aço (aro 14) e seis opções de cores para você escolher.
Espaço e conforto
O Ford Ka tem maior espaço interno, sendo capaz de acomodar confortavelmente cinco passageiros (sem espaço de sobra).
Nesse ponto, o modelo supera o Hyundai HB20 que dispõe de menores dimensões, contudo, não decepciona no conforto em comparação ao seu concorrente (apesar de sua maior limitação na área interna).
O porta-malas do Hyundai HB20 tem 300 litros, ao passo que o porta malas do Ford Ka possui 257 litros de capacidade.
Esses 43 litros a menos fazem diferença, pois equivalem a uma bagagem de médias proporções que, desse modo, precisa ser deixada de fora.
Dirigibilidade e desempenho
Os dois hatches possuem transmissão manual de cinco velocidades. Em conclusão, as trocas de marchas são precisas, as suspensões são firmes e a direção é considerada bastante macia.
O fator que “desempata” pode ser encontrado na diferente performance das versões.
O Ford Ka possui alguns cavalos de potência a mais, demonstrando um rendimento superior em relação ao Hyundai HB20. Isso fez com que o Inmetro o classificasse na “Categoria A”.
Segundo as definições da montadora sul coreana, o Hyundai HB20 tem um motor 1.0 de oitenta cavalos de potência e torque de 10,2 kgfm. Isso o permite atingir uma velocidade máxima que excede os 160 km/h.
Em relação ao consumo, o Hyundai HB20 rende quase 9 km/l na zona urbana e cerca de 10 km/l nas estradas. Com gasolina, esses indicadores chegam a 14 km/l nas estradas e 12,5 km/l no trânsito urbano.
Primordialmente, o Ford Ka tem um motor 1.0 de oitenta e cinco cavalos de potência e torque de 10,7 kgfm, chegando a quase 170 km/h.
Com etanol, o rendimento supera a marca de 9 km/l na zona urbana e de 10 km/l na estrada. Utilizando gasolina, o modelo faz cerca de 13 km/l nas ruas da cidade e 16 km/l nas estradas.
Segurança
Além de elementos obrigatórios, como Isofix e freios ABS, o Hyundai HB20 possui uma estrutura com “deformação programada” e, ainda, “coluna colapsável de direção”.
Entretanto, o passageiro do meio ainda terá um cinto de segurança abdominal.
Isso confere uma vantagem substancial ao Forda Ka, já que possui um cinto de segurança com três pontos para os cinco ocupantes do veículo.
Adicionalmente, o Ka possui trava de segurança específica para crianças (junto às portas traseiras).
Outro diferencial do Ford Ka é a possibilidade de travamento automático – mesmo com o carro em movimento –, acendimento de luzes de emergência em resposta às frenagens bruscas (EBL), sistema antifurto, luzes elevadas de freio e alertas de manutenções programadas – tanto por quilometragem quanto por tempo.
A despeito do fato de o Ford Ka proporcionar uma quantidade maior de itens de segurança, o Hyundai HB20 conquistou melhores resultados nos testes do Latin NCAP: 4 estrelas contra 3.
Custo-benefício
O Hyundai HB20 e o Ford Ka se aproximam no quesito acabamento interno. Os materiais usados nas cabines foram bem escolhidos, de modo a afastar a sensação de simplicidade – algo corriqueiro em veículos compactos com motor 1.0.
Quem estiver a bordo não terá do que reclamar do Ford Ka, sobretudo, se desejar uma cabine confortável para se instalar.
De fato, são 21 compartimentos ao todo, incluindo bandeja para celular, porta garradas, porta copos, dentre outros.
Os bancos dianteiros, no Ford Ka, são dignos de elogio, dada a qualidade do apoio oferecido.
Com os valores mantidos no mesmo patamar há algum tempo, a montadora promete acirrar ainda mais a concorrência.
Em seguida, você notará que este hatch propicia muito mais elementos quando levamos em consideração as versões consideradas topo de linha.
Nesse contexto, a Ford teve a iniciativa de trazer recursos ousados para o segmento, tais como o serviço de chamada emergencial, o controle de tração e o controle de estabilidade.
Ademais, a Sync (sua central multimídia), embora não ostente o painel com touchscreen (como ocorre no My Link do Onix), é tido como um sistema bastante robusto.
A Sync permite o controle preciso da execução de músicas diretamente do smartphone mediante comandos de voz, além de receber e efetuar ligações, impedindo que o condutor tenha que retirar as suas mãos do volante.
Os consumidores que não desgrudam de seus celulares certamente apreciarão o fato de que o Sync é capaz, até mesmo, de ler as mensagens de texto recebidas no dispositivo (desde que o smartphone ofereça o suporte necessário para esse recurso), prevenindo o risco de desviar a atenção do tráfego para manipular o aparelho.
Como se não bastasse, o excelente pacote de itens do Ford Ka é completado por elementos como as rodas de liga leve (e aro 15”), os vidros e travas com acionamento elétrico, ar condicionado e assistência elétrica da direção.
O ponto negativo fica por conta da falta de retrovisores elétricos – item que não poderia faltar nesse modelo.
Para compensar, a Ford proporciona uma ampla gama de acessórios interessantes, como o revestimento interno em couro e o retrovisor interno dotado de câmera ré já integrada de fábrica.
Ford Ka ou HB20: qual escolher?
Passageiros e motoristas usufruem de mais espaço interno com o Ford Ka.
O Hyundai HB20, por outro lado, tem um porta malas com maior capacidade. Em relação à potência, o Ford Ka conta com alguns cavalos (hp) de vantagem.
Ademais, o Ford Ka é consideravelmente mais econômico que o Hyundai HB20.
Os modelos se equivalem no quesito “segurança”, à medida que o Ford Ka possui 1 estrela a mais junto ao “Latin NCAP” (programa internacional de avaliação da segurança dos automóveis) e, também, um visual mais moderno e clean.
Por fim, faça um test drive para avaliar os veículos e tire suas próprias conclusões.
Esperamos que tenha gostado desse conteúdo do Review Auto. Se puder, compartilhe com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais, pois o seu apoio faz toda a diferença para nós. Até a próxima vez!
Graduado em Letras e em Pedagogia, e Pós-graduado em Didática, atuo com redação desde 2019.
Apaixonado por carros e amante da escrita, pude unir minhas duas paixões por aqui.