Honda City ou Virtus: Quem Ganha a Batalha? Veja Aqui

Honda City ou Virtus: qual desses dois sedãs será o próximo que você vai dirigir pela cidade?

Se está em dúvida, é importante conhecer os detalhes de cada um, avaliar bem os seus prós e contras para decidir qual é o mais adequado para o seu perfil de motorista.

Neste conteúdo, nós vamos ajudar você a chegar nessa resposta.

Para isso, vamos analisar por completo os dois automóveis e fazer um comparativo, indo desde a sua velocidade máxima em km/h até fatores como o seu porta-malas, computador na central multimídia e muito mais.

Dessa forma, você terá todas as informações para analisar bem os dois sedãs, mesmo sem um vídeo para isso, e fazer a sua opção entre Honda City ou Virtus com bastante assertividade.

Por isso, siga a leitura do artigo até o fim!

Melhor Escolha

Honda City

O novo Honda veio para substituir o Fit, trazendo uma boa lista de equipamentos e um motor econômico

  • Melhor economia de combustível
  • Câmbio automático CVT de 7 marchas
  • Comprimento, largura e entre eixos maiores

Bom Custo-Benefício

Volkswagen Virtus

O Volkswagen Virtus vendeu algo em torno de 15 mil unidades

  • É um automóvel pensado para a utilização rodoviária e urbana
  • Sua aceleração, de 0 a 100 km h, pode ser atingida em menos de 11 segundos
  • Suas 3 opções de motores são capazes de atender a quase todos os perfis de condutores, assegurando agilidade com médias superiores a 10 km l de gasolina

Honda City ou Virtus: como escolher o sedã mais adequado para você?

Comparar carros nunca é uma tarefa fácil e há uma razão bastante simples para isso. Não existe, com algumas exceções, um “carro ruim”. O que existe é um automóvel que não faz sentido dentro do seu contexto e das suas necessidades.

Por exemplo, uma Ferrari pode ter tudo que você quer, mas ser inacessível, muito cara. Não está no seu contexto. Já um Fiat 147 pode ser bastante acessível, mas não ter nada do que você precisa. Não atende suas necessidades.

Pensando nisso, nós vamos analisar bem os dois automóveis mencionados e, assim, tentar entender para quem eles servem. Ou seja, quais são os contextos em que o Honda City ou o Volkswagen Virtus são mais indicados.

Aqui, obviamente, faremos o comparativo entre sedãs. Portanto, estamos considerando a versão mais potente do Honda City desse tipo, sem comparar a sua versão hatch.

Do outro lado, estamos usando a versão mais potente e avançada do carro da montadora alemã, o Volkswagen Virtus Highline 200 TSI, desconsiderando a versão GTS, que é um modelo esportivo e um pouco fora da comparação que estamos fazendo.

Por exemplo, existem fatores em que os dois automóveis são bem parecidos. Em relação ao porta-malas, ambos estão mais ou menos na mesma faixa. O City tem capacidade de 519 litros em seu porta-malas, contra 521 litros do Virtus Highline. É um empate técnico.

Entretanto, há que se comparar outro fator: as dimensões. Os dois sedãs têm mais ou menos o mesmo tamanho, mas o Virtus tem um entre-eixos um pouco maior (o que talvez ajude a justificar seu porta-malas com mais capacidade).

Enfim, é ao analisar esses detalhes que vamos entender qual carro você deve comprar.

Assim, fica mais fácil entender qual escolher na batalha Volkswagen Virtus x Honda City.

Prós e contras do Honda City

Honda City 1.5
Fonte: Autoesporte

Para começar o comparativo, vamos apontar os pontos positivos e negativos do City e onde ele se sai melhor do que o seu rival.

Prós do Honda City

Vamos abrir o comparativo analisando o que o Honda City tem de melhor para oferecer e como pode chamar a atenção dos consumidores.

Manutenção

O primeiro fator que vale a pena mencionar sobre o Honda City é que o carro se beneficia do que todos os modelos Honda têm a oferecer: a qualidade e foco em mecânica de qualidade da montadora japonesa.

A Honda é muito conhecida por ser uma fabricante que faz automóveis de bastante qualidade, sem economizar e nem tomar atalhos para reduzir custos. Por isso, os veículos da marca são vistos como modelos que “não quebram nunca” ou “nunca dão problema”.

É claro que “nunca” é uma palavra forte para modelos como o City, mas sua manutenção realmente é muito menos frequente do que outros sedãs, além de mais barata.

Estamos falando de algo como R$ 3.700, mais ou menos, para as manutenções até 60 mil quilômetros do veículo (divididas a cada 10 mil quilômetros).

Consumo

Um outro fator que chama a atenção sobre o Honda City e é uma vantagem na comparação com o VW Virtus é o seu consumo energético. Como veremos mais adiante, o Virtus Highline é mais potente, mas bebe mais combustível também.

Para efeitos de comparação, o novo Honda City faz 9,2 km/l com etanol e 13,1 km/l com gasolina no ambiente urbano. Já na estrada, os valores são de 10,5 e 15,2 km/l, respectivamente.

Já o Volkswagen Virtus faz apenas 8,3 km/l com álcool e 12 km/l com gasolina na cidade, além de 10,5 km/l e 14,9 km/l, respectivamente, na estrada. Ou seja: em ambiente rodoviário, a diferença diminui, mas na cidade ela é bastante acentuada.

Câmbio CVT

O câmbio CVT da Honda é um dos chamativos do City. O sistema de transmissões automatizado simula sete marchas e trabalha em conjunto com o novo motor para permitir que o carro pareça ser mais potente do que é.

Isso porque o sistema (que conta com mudança de marchas via paddle shifts no volante) tem um conversor de torque que ajuda a gerar uma aceleração mais rápida e recuperação de velocidade em ambiente urbano.

Assim, parece que o City se recupera mais agilmente do que seus concorrentes nas constantes curvas e paradas da cidade.

Na estrada, entretanto, esse sistema não brilha tanto assim. De jeito algum isso significa que o City é ruim de estrada, é só que as vantagens do sistema não são postas em prática tão frequentemente.

Contras do Honda City

O Honda City também tem pontos negativos e vamos mostrar quais são, a seguir.

Isolamento acústico

Segundo a Honda, a nova geração do City foi trabalhada para receber um melhor isolamento acústico. Esse foi um trabalho feito em conjunto com várias áreas, desde a suspensão até o motor, para reduzir o barulho interno do automóvel.

Na cidade, dá para sentir as diferenças.

Como informamos, o câmbio CVT traz mais agilidade para a operação do motor e garante um funcionamento mais suave. Por outro lado, ao pegar a estrada, é normal de “assustar” com a mudança de cenário, já que o motor começa a fazer mais barulho.

Essa é uma realidade dos modelos com câmbio CVT, então não há muito o que fazer em relação a isso, pelo menos neste momento.

Altura do solo

Um problema do Honda City é a sua altura do solo, que é um pouco menor do que a maioria dos outros sedãs médios do mercado.

A montadora japonesa não explicou o porquê dessa decisão, mas é fato que ela impacta na direção (e é algo que não atrapalha os donos do Volkswagen Virtus, por exemplo).

Muitos motoristas reclamam da altura do veículo para o solo por conta do fato de que as cidades brasileiras estão cheias de ladeiras e quebra-molas (também chamados de “lombadas” em alguns estados).

Por estar tão perto do chão, o Honda City tem alguma dificuldade para lidar com esses obstáculos e pode “raspar” neles, especialmente quando vai carregado de compras, malas e pessoas.

Essa é uma queixa que já existia em modelos do Honda City de outras gerações, mas ainda não foi resolvido pela montadora. Mesmo com uma recalibragem na sua suspensão, ainda assim é possível notar o problema.

Preço

Por fim, fazemos notar o fato de que o Honda City tem um preço bastante acima da média do VW Virtus, pelo menos na comparação entre ambos.

Basicamente, o valor da versão de entrada do Honda City é o mesmo do Highline, que é a versão mais cara do VW Virtus.

Há um ponto positivo nisso que é o fato de o Honda City não sofrer tanta desvalorização assim.

Como mencionamos, é um carro com conjunto mecânico bastante apurado e baixa manutenção (tanto em custo, quanto em idas), o que faz com que ele tenha sucesso no mercado de seminovos e usados.

Entretanto, mesmo assim, o Honda City fica um pouco mais inacessível, se comparado com o VW Virtus, que é um dos mais baratos do segmento.

Prós e contras do Volkswagen Virtus

Volkswagen Virtus
Fonte: Motor1

Pronto! Agora que vimos os prós e contras do Honda City, é hora de fazer a mesma coisa com o VW Virtus. Afinal, só ao comparar e dar contraste aos dois, saberemos como escolher entre Honda City ou Virtus.

Prós do VW Virtus

Começaremos com a lista de pontos positivos do VW Virtus. Vamos lá?

Potência e desempenho

Um dos seus pontos de chamariz, pelo menos nessa comparação, é que o Volkswagen Virtus é um carro mais potente, simples assim. Isso garante um desempenho numericamente maior, especialmente em um ambiente de estrada.

O Highline, sua versão mais potente, tem um motor que garante potência máxima de 128 cavalos quando alimentado com etanol e 116 quando alimentado com gasolina, em ambos os casos, gerando torque máximo de 20,4 kgfm a 2000 rotações por minuto.

Somando tudo isso, o veículo consegue chegar à velocidade máxima de 194 km/h (algo que você não poderá testar nas rodovias brasileiras) e tem uma aceleração que permite ir de 0 a 100 km/h em apenas 9,9 segundos.

Equipamentos e tecnologias próprias

O VW Virtus é um dos principais modelos da montadora alemã (que, por sua vez, é uma das principais fabricantes do mundo).

O carro foi pensado pela Volkswagen para entrar com tudo no segmento de sedans médios, superando as diferenças dos rivais, como o Honda City.

Esse foco deve subir ainda mais agora, que a Volkswagen tirou o Voyage de cena e pretende investir e dar mais divulgação ao VW Virtus.

Na prática, isso significa que o VW Virtus tem muitos equipamentos e tecnologia que seus rivais não possuem.

Por exemplo, conta com o sistema Keyless, que configura o alarme com comando remoto.

Também tem o ar-condicionado Climatronic (que tem filtro de poeira e pólen), além do Kess, que permite entrar no carro sem precisar usar a chave, tornando a experiência mais segura e com menos riscos de assalto.

O setor de infotretenimento (entretenimento com informação) também merece destaque.

Há um painel digital bastante robusto, com muitas informações e um computador que permite acessar músicas, rádio e outras fontes de entretenimento.

Dirigibilidade

Para finalizar, um fator importante do VW Virtus é sua dirigibilidade.

É claro que a transmissão CVT oferece ao Honda City bastante agilidade dentro de ambientes urbanos, mas o Volkswagen Virtus tem alguns recursos para se orgulhar.

Para começar, o veículo é equipado com direção elétrica, o que facilita muito a vida do motorista. A direção elétrica é tão boa que já faz a direção hidráulica parecer uma tecnologia ruim em comparação.

Além disso, o automóvel conta com sensor de estacionamento com câmera traseira bastante ampla. Há também assistentes de partida em rampa, de estabilidade e tração, garantindo uma experiência de dirigibilidade mais prazerosa.

Contras do VW Virtus

Como nem tudo são flores, o VW Virtus também tem alguns pontos negativos. Veja quais são.

Excesso de plástico

Na versão Highline, o VW Virtus até que não sofre tanto disso (tem revestimento de couro no volante e couro sintético nos bancos e portas).

Entretanto, nas versões mais básicas, o automóvel é repleto de plástico por todos os lados: painel digital, portas, tudo.

Isso dá uma aparência um pouco ruim ao automóvel, no geral. Além disso, é desagradável ao toque dentro do veículo.

Consumo

Como mencionamos, o VW Virtus não tem um consumo energético melhor do que o do Honda City.

Não chega a ser um valor ruim, especialmente para um veículo com tanta potência e velocidade, mas em comparação com o City, ele perde nesse quesito.

Conta Volkswagen

O VW Virtus, assim como outros modelos da Volkswagen, sofre com o acesso digital à área dos clientes para o pós-venda e ajuda técnica.

Muitos motoristas já reclamaram online que é difícil fazer o login na plataforma indicada pela empresa. No entanto, a marca alemã já iniciou as atualizações para mudar a situação.

Honda City ou Virtus: qual é o melhor sedã para você?

Finalizando a comparação entre Honda City ou Virtus, é hora de entender qual sedan médio é o mais indicado para você.

Para isso, claro, teremos de considerar as características de cada um e as necessidades do motorista.

Se você busca um veículo com manutenção barata e pouco gasto energético, então o Honda City é o melhor. Ele vence o VW Virtus nesses dois quesitos.

Sim, o seu preço é um pouco maior, mas é facilmente compensado na baixa desvalorização e economia do dia a dia.

Já se você quer um veículo com mais potência e equipamentos ou itens de série, a melhor opção no seu caso é o VW Virtus. Ele tem problemas, claro, mas oferece ótima experiência de dirigibilidade.

Recomendamos que você faça um test drive em ambos os carros para sentir qual deles se adequa melhor às suas necessidades, além de conferir também a ficha técnica e os itens de série.

Analise todos os pontos mais importantes para você, como sensor de estacionamento dianteiro, faróis de neblina, controle de tração, partida por botão, sensor de chuva, computador de bordo, ar condicionado digital, piloto automático, entre outros.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Virtus ou Corolla que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Voyage ou Virtus para descobrir qual é o melhor.

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Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!