Voyage ou Virtus: Qual Levar para Casa? Veja Prós e Contras

Voyage ou Virtus? Essa é uma disputa entre dois sedans compactos que são irmãos de marca, já que ambos são modelos pertencentes à Volkswagen. Mas, qual deles vale mais a pena comprar?

Neste artigo, você poderá acompanhar um comparativo completo, apresentando todos os prós e contras de cada um dos veículos, como consumo, desempenho, equipamentos, espaço interno e mais. Assim, ficará bem mais fácil sua escolha. Confira!

Bom Custo-Benefício

Volkswagen Virtus

O Volkswagen Virtus vendeu algo em torno de 15 mil unidades

  • É um automóvel pensado para a utilização rodoviária e urbana
  • Sua aceleração, de 0 a 100 km h, pode ser atingida em menos de 11 segundos
  • Suas 3 opções de motores são capazes de atender a quase todos os perfis de condutores, assegurando agilidade com médias superiores a 10 km l de gasolina

Ótimo Custo-Benefício

Volkswagen Voyage

Quando o assunto é mecânica, a VW sempre recebe opiniões positivas

  • A versão Voyage Comfortline 1.6, consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas 10,2 segundos
  • A sensação de segurança nas curvas e em alta velocidade se tornam evidentes
  • Se você circula muito na estrada e sente falta de segurança na velocidade máxima, vai de Voyage

Voyage ou Virtus

O Volkswagen Voyage e o Volkswagen Virtus, apesar de pertencerem à marca alemã e concorrerem na mesma categoria, trilharam caminhos bem diferentes ao longo de sua história.

Isso porque o Voyage é um veterano do mercado, e se apresenta como um sedan mais básico.

O Virtus, por outro lado, é bem mais recente, e busca seu lugar como um sedan premium, bem mais completo que o irmão menor.

Outro ponto importante é que o Voyage acabou saindo completamente de linha em 2023 e já não está mais disponível como 0 km.

Essa característica, é claro, traz pontos diferenciais para o comparativo entre os carros.

Volkswagen Virtus

Volkswagen Virtus 2022
Fonte: Car Blog

O Volkswagen Virtus é um sedan compacto premium, que busca ofertar uma opção com um pouco mais de luxo na categoria.

O modelo chegou ao Brasil em 2018, e conseguiu a vice-colocação no ranking de vendas em 2020 entre os sedans.

Mirando um nível mais alto, o veículo acabou caindo para o 5º lugar em 2021 e ficando em 9º em 2022, com 5.626 unidades emplacadas.

Atualmente, se apresenta com 5 versões, ainda com a estratégia de se destacar entre os premiums:

  • 170 TSI
  • 170 TSI aut.
  • Comfortline 200 TSI aut.
  • Highline 200 TSI aut.
  • Exclusive 250 TSI aut.

Pontos positivos do Volkswagen Virtus

Motor

A motorização do Virtus 2023 varia entre a 1.0 170 TSI, a 1.0 200 TSI e a 1.4 250 TSI, que entregam desempenhos diferentes.

O propulsor 1.0 170 TSI, por exemplo, gera 116 cv (etanol) e 109 cv (gasolina), a 5.000 rpm. Já o torque fica em 16,8 kgfm, a partir de 1.750 rpm em ambos os combustíveis.

O motor 1.0 turbo 200 TSI, por outro lado, entrega 128 cv (etanol) e 116 cv (gasolina), com um torque de 20,4 kgfm. Já o motor 1.4 250 TSI, que equipa a versão topo de linha, gera 150 cv e 25,5 kgfm.

Sendo bem menos potente, o Voyage entrega no máximo 84 cv com o motor 1.0 e 104 cv com o motor 1.6, em suas versões mais recentes.

Equipamentos e tecnologias

Sendo um sedã premium, o que não falta no Virtus são equipamentos e opcionais, que garantem a segurança e o conforto para as viagens. As versões topo de linha, por exemplo, chegam com:

  • 6 airbags
  • Assistente para partida em aclives
  • Controle da pressão dos pneus
  • Piloto automático
  • Freios ABS
  • Controle de tração
  • Controle de estabilidade
  • Vidros elétricos
  • Sensor de estacionamento
  • Frenagem emergencial autônoma
  • Start&Stop
  • Volante revestido em couro
  • Sensor de chuva
  • Sensor crepuscular
  • Ar-condicionado digital
  • Câmera de ré
  • Chave presencial
  • Farol LED de neblina
  • Central multimídia 10,1”
  • Acendimento automático dos faróis
  • Detector de fadiga
  • Dentre outros

O Voyage, por outro lado, não dispõe de tantos equipamentos assim. Algumas das ausências são detector de fadiga, os controles de estabilidade e tração, o assistente para as partidas em aclives e mais.

Espaço interno

Um quesito onde o Voyage perde feio é no espaço interno. Afinal, o Virtus é simplesmente o maior sedan entre os compactos.

São 4,561 m de comprimento, 1,751 m de largura, 1,476 m de altura e 2,651 m de distância entre-eixos, possibilitando uma viagem confortável para os 5 ocupantes.

Já o rival é bem menor na fita métrica, embora aproveite bem a sua estrutura: 4,213 metros de comprimento, 1,656 metros de largura, 1,463 metros de altura e 2,467 metros de distância entre-eixos.

Porta-malas

Com um tamanho exemplar, o VW Virtus conta também com o maior porta-malas do segmento compacto: 521 litros.

Em contrapartida, o Voyage oferece 462 litros de capacidade, bem menos que o irmão maior, apesar de também ser um número interessante.

Pontos negativos do Volkswagen Virtus

Preço

Como não poderia ser diferente, um grande ponto negativo em relação ao VW Virtus é o seu valor de mercado. O sedan premium está entre os mais caros da categoria, entre os 0 km:

  • 170 TSI – a partir de R$ 103.990,00
  • 170 TSI aut. – a partir de R$ 112.990,00
  • Comfortline 200 TSI aut. – a partir de R$ 121.990,00
  • Highline 200 TSI aut. – a partir de R$ 130.030,00
  • Exclusive 250 TSI aut. – a partir de R$ 144.990,00

A versão mais recente do Voyage, por outro lado, tem valor médio de 80 mil reais.

Volkswagen Voyage

Volkswagen Voyage
Fonte: Car Blog

Diferentemente do rival, o Voyage já é um veterano no mercado nacional, tendo chegado na configuração recente ao Brasil em 2008. Sua história, no entanto, já se desenha desde 1981.

O veículo ficou com o 3º lugar no ranking de vendas de 2022, entre os sedãs, emplacando 35.927 unidades, já considerando

Apesar disso, acabou saindo de linha em 2023 e já não aparece mais no configurador oficial do site da marca.

Em seu último ano, chegou em versão única, com um motor 1.0 de 77 cv (gasolina) 84 cv (etanol), a 6450 rpm com ambos os combustíveis, associado a um câmbio manual de cinco velocidades. Infelizmente esse lançamento não contou com câmbio automático.

Já em anos anteriores, dispunha de um motor 1.6, que é um pouco mais potente, entregando até 104 cavalos.

Pontos positivos do Volkswagen Voyage

Preço

Mesmo quando zero quilômetros, o Voyage já era bem mais barato que o Virtus. E agora que está disponível apenas entre os usados, o preço se tornou uma grande vantagem para o modelo.

Baseado nos dados da Tabela Fipe, a versão 1.0 2022/23 do sedan custa apenas R$ 80.825,00, em média.

Já um Voyage 1.6 16V 2022 pode sair por menos de R$ 68.519,00 em sua versão manual, o que é um valor bem atrativo.

Estabilidade

Como possui um sistema de suspensão um pouco mais dura que os padrões da categoria, o Voyage tem uma maior estabilidade nos trechos rodoviários e se comporta bem em altas velocidades.

Manutenção

Embora ambos os veículos sejam da Volkswagen, o Voyage já é um veterano no mercado nacional, e dispõe de milhares de unidades espalhadas pelo país, o que torna sua manutenção mais facilitada.

Consumo

No contexto geral, o VW Voyage apresenta um consumo levemente melhor que o Virtus, com destaque para o motor 1.0 manual, que faz:

  • Cidade – 9,5 km/litros (etanol) e 13,8 km/litros (gasolina)
  • Estrada – 10,9 km/litros (etanol) e 15,6 km/litros (gasolina)

Já o Virtus consegue fazer:

170 TSI manual

  • Cidade – 9,2 km/litros (etanol) e 13,5 km/litros (gasolina)
  • Estrada – 11,3 km/litros (etanol) e 15,9 km/litros (gasolina)

170 TSI aut.

  • Cidade – 8,5 km/litros (etanol) e 12,2 km/litros (gasolina)
  • Estrada – 10,7 km/litros (etanol) e 15,2 km/litros (gasolina)

Comfortline 200 TSI e Highline 200 TSI

  • Cidade – 8,2 km/litros (etanol) e 11,8 km/litros (gasolina)
  • Estrada – 10,4 km/litros (etanol) e 15 km/litros (gasolina)

Pontos negativos do Volkswagen Voyage

Desempenho

Com uma motorização potente equipando suas versões atuais, o Virtus tem um desempenho bastante atrativo:

  • 170 TSI manual – aceleração de 9,8s e velocidade máxima de 196 km/h
  • 170 TSI aut. – aceleração de 11,7s e velocidade máxima de 192 km/h
  • Comfortline 200 TSI e Highline 200 TSI – aceleração de 10s e velocidade máxima de 196 km/h
  • Exclusive 250 TSI – aceleração de 8,5s e velocidade máxima de 209 km/h

Assim, supera com folga o Voyage 1.0, que chega no máximo aos 170 km/h, saindo de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos.

Airbags

Cumprindo somente o que manda a lei, o Voyage 1.0 possui apenas os airbags frontais.

Como observado, o Virtus é bem mais completo nesse aspecto, já que oferece os airbags de cortina e laterais, totalizando 6 bolsas.

Design

Como é um sedan mais simples, o Voyage não conta com um visual tão chamativo quanto o concorrente.

O Virtus se destaca com um design mais robusto e agressivo, o que o torna bem mais bonito, fazendo com que ele marque presença onde chegue.

Voyage ou Virtus: Qual Vale Mais a Pena?

Sem dúvidas, dentro do comparativo entre o Voyage ou Virtus, o sedan premium sai na frente do irmão menor.

O Virtus se apresenta como um veículo completo, que une design, tecnologia, conforto, segurança e comodidade para as viagens.

Além disso, se diferencia por ainda estar em produção atualmente, sendo possível a aquisição de uma versão 0 km.

O Voyage, por outro lado, já saiu de linha e é também um sedan mais enxuto, com seu câmbio manual de cinco marchas e que não dispõe de tantos equipamentos ou diferenciais marcantes.

Ambos os modelos, é claro, possuem um bom conjunto mecânico, assim como outros veículos da marca, como o Volkswagen T-Cross ou o próprio Gol.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre HB20 Sedan ou Voyage que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Spacefox ou Voyage para descobrir qual é o melhor.

Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Se puder, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.

Até mais!