Spacefox ou Voyage? Esses são dois modelos da Volkswagen, marca alemã de destaque por aqui.
Um ponto importante, aliás, é que ambos os modelos partem de outros sucessos da montadora: o Spacefox tem como base o Fox, sendo um tipo de minivan, enquanto o Voyage é a versão sedan do icônico Gol.
Mas, qual carro vale mais a pena levar para casa? Acompanhe os detalhes do nosso comparativo e descubra!
Ótimo Custo-Benefício
A Volkswagen Spacefox, de modo geral, é uma SportVan (minivan mais esportiva) do próprio Fox
- Motor 1.6 flex, o VW Spacefox é capaz de entregar 101 cv de potência na gasolina e 104 cv no etanol
- O Spacefox conta com valores bastante atrativos
- Na cidade, ele faz 7,8 km/l (etanol) e 11,1 km/l (gasolina). Já nas estradas, esse consumo é de 9,5 km/l (etanol) e 13,6 km/l (gasolina)
- A versão Voyage Comfortline 1.6, consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas 10,2 segundos
- A sensação de segurança nas curvas e em alta velocidade se tornam evidentes
- Se você circula muito na estrada e sente falta de segurança na velocidade máxima, vai de Voyage
Spacefox / Voyage: qual leva a melhor?
Além de serem veículos da Volkswagen, Spacefox e Voyage carregam a similaridade de já terem sido descontinuados atualmente.
O primeiro saiu de linha ainda em 2019, enquanto o segundo teve sua produção encerrada em 2022.
Volkswagen Spacefox
A Volkswagen Spacefox, de modo geral, é uma SportVan (minivan mais esportiva) do próprio Fox, outro modelo da marca alemã.
O veículo chegou no ano de 2006, e parou de ser produzido em 2019, quando foi lançado na versão Trendline, com motor 1.6. O Spacefox Comfortline, por outro lado, saiu de linha ainda em 2018.
Pontos positivos do Volkswagen Spacefox
Motor
Com seu motor 1.6 flex, o VW Spacefox é capaz de entregar 101 cv de potência na gasolina e 104 cv no etanol, ambos a 5250 rpm.
O torque, nesse caso, fica em 15,4 kgfm e 15,6 kgfm, respectivamente para gasolina e etanol, entregues a 2500 rpm
Associado ao motor está um câmbio manual de 5 velocidades, que permite o alcance de 181 km/h na velocidade máxima.
Preço
Como já não está em produção desde o ano de 2019, o Spacefox conta com valores bastante atrativos.
A última versão, por exemplo, que é a mais atual de todas, possui o seguinte valor, de acordo com os dados da tabela Fipe:
- SPACEFOX 1.6 Trendline Total Flex 8v 5p 2019 – preço médio de R$ 57.971,00
Consumo
Embora tenha um consumo pior que o Voyage, a SportVan não deixa tanto a desejar quanto ao consumo, levando em consideração sua categoria.
Na cidade, ele faz 7,8 km/l (etanol) e 11,1 km/l (gasolina). Já nas estradas, esse consumo é de 9,5 km/l (etanol) e 13,6 km/l (gasolina).
Porta-malas e espaço interno
Um dos objetivos do modelo é justamente entregar conforto para as viagens em família. Para isso, goza de amplo espaço interno e um porta-malas de 440 litros.
Pontos negativos do Volkswagen Spacefox
Acabamento interno
Um ponto sempre muito criticado o Spacefox é o seu acabamento interno, com muito plástico e materiais de baixa qualidade nessa construção.
Design
Sendo um tipo de minivan, o design não é um dos pontos positivos do modelo alemão.
Fora de linha desde 2019
Como já está há um bom tempo sem novas produções, não dá para encontrar um modelo zero no mercado.
Ou seja, para comprar um Spacefox é preciso partir para as versões já usadas, que embora tenham suas vantagens, não contam mais com a mesma garantia e a qualidade de quando saiu da fábrica.
Volkswagen Voyage
O Volkswagen Voyage se enquadra dentro da categoria de sedans compactos e teve sua origem ainda em 1981, com a segunda geração chegando apenas em 2008.
Após mais de 40 anos de história, porém, o veículo foi descontinuado no Brasil em 2022, da mesma forma que o Gol, também da montadora alemã, que saiu para dar lugar ao Polo Track.
De todo modo, ainda é possível encontrar modelos 0 km do sedan, que pode ser configurado no site da Volkswagen na versão 1.0.
Um ponto destacável é que, mesmo veterano, o modelo conseguiu terminar 2022 no top 3 de vendas da categoria, sendo ultrapassado apenas pelo Fiat Cronos (2º) e pelo Chevrolet Onix Plus (1º).
Pontos positivos do Volkswagen Voyage
Motor
Atualmente, o sedan está disponível com o motor 1.0, mas já possuiu diversas outras motorizações, como o 1.6, presentes no Voyage Trendline e no Voyage Comfortline.
Na versão para 2023, ele entrega 77 cv de potência, e 9,7 kgfm torque, quando abastecido com gasolina.
Para o etanol, o desempenho sobe um pouco, atingindo os 84 cv e os 10,4 kgfm de torque, associado a um câmbio manual de 5 velocidades.
Consumo
Sendo 1.0, o Volkswagen Voyage apresenta bons números de consumo. Na cidade, o modelo faz 9,5 km/l (etanol) e 13,8 km/l (gasolina). Já na estrada esses números sobem para 10,9 km/l e 15,6 km/l, respectivamente.
Além disso, mesmo versões 1.6 mais antigas também entregam um consumo atrativo, alcançado 13,3 km/l na estrada, com a gasolina.
Espaço interno e porta-malas
Sendo um sedã, o Voyage apresenta um bom espaço interno, garantidos por seus 4.213 mm de comprimento e 2.467 mm de distância entre-eixos.
Além disso, tem também um porta-malas com 462 litros de capacidade, bem mais amplo que o hatch.
Equipamentos de série
- ABS
- 2 airbags
- Sistema de alerta de frenagem emergencial
- Sistema de alerta para indicar o não afivelamento do cinto de segurança
- Ajuste da altura do banco do motorista
- Ar-condicionado
- Chave do tipo canivete
- Cinto de segurança de 3 pontos
- Direção hidráulica
- ISOFIX
- Vidros elétricos
Pontos negativos do Volkswagen Voyage
Preço
Apesar de apresentar um valor atrativo atualmente, dentro do comparativo entre o Spacefox ou Voyage, o preço do 0 km é salgado: são 89.850,00 reais, no mínimo.
Opcionais
Além de já ser mais caro que o Spacefox, que é mais antigo no geral, o valor dos opcionais do Voyage assusta.
Isso porque quem quiser um modelo com computador de bordo ou sistema de estacionamento deve incluir o pacote Urban, que custa mais de 8 mil reais.
E mesmo assim, ficam faltando outros equipamentos e tecnologias modernas, como o controle de tração e estabilidade, airbags adicionais, câmera para uma visão 360º e mais.
Spacefox ou Voyage: Qual Vale Mais a Pena?
Sem dúvidas, ambos os carros oferecem bastante conforto para viagens de até 5 pessoas.
No contexto geral, porém, o VW Voyage sai na frente por ser um carro mais completo e atual e ainda dispor de versões zero e seminovas.
Recomendamos que você faça um test drive em ambos os carros para sentir qual deles se adequa melhor às suas necessidades, além de conferir também a ficha técnica e os itens de série.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Spin ou Spacefox que fizemos aqui no blog.
E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!
Se você acha que nosso blog também pode ajudar outras pessoas, não esqueça de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para o Review Auto.
Até a próxima vez – e dirija com segurança.
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.