Virtus ou Onix Plus: Qual Escolher? Veja Prós e Contras

Se você está procurando por sedãs compactos, é provável que se depare com a seguinte dúvida: qual carro vale mais a pena comprar, Virtus ou Onix Plus?

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, uma ampla gama de informações para que a sua escolha seja a mais consciente possível.

Aspectos como motorização, conforto, segurança, consumo e itens multimídia são elencados a seguir.

Entretanto, vale destacar que os valores apresentados são apenas uma média, já que os preços tendem a variar significativamente, dependendo, sobretudo, do estado ou região no qual o seu veículo será comprado.

Boa leitura!

Bom Custo-Benefício

Virtus

O Volkswagen Virtus vendeu algo em torno de 15 mil unidades

  • É um automóvel pensado para a utilização rodoviária e urbana
  • Sua aceleração, de 0 a 100 km h, pode ser atingida em menos de 11 segundos
  • Suas 3 opções de motores são capazes de atender a quase todos os perfis de condutores, assegurando agilidade com médias superiores a 10 km l de gasolina

Melhor Escolha

Onix Plus

O Chevrolet Onix liderou o segmento, superando a marca de 30 mil unidades emplacadas

  • Sistema keyless (utilizado para abrir portas por aproximação e, também, dar a partida no motor por botão)
  • Seis air bags, luzes diurnas (LED) e controles eletrônicos de tração e de estabilidade
  • Central multimidia conta com integração aos aplicativos dos smartphones, rádio AM e FM com conexões Bluetooth e USB, tela sensível ao toque de dez polegadas

Virtus ou Onix Plus: preços e versões

Tanto o Chevrolet Onix quanto o Volkswagen Virtus são capazes de atingir bons resultados de vendas entre os seus concorrentes.

Nos últimos períodos, o Chevrolet Onix liderou o segmento, superando a marca de 30 mil unidades emplacadas.

Neste ranking, o Volkswagen Virtus vendeu algo em torno de 15 mil unidades.

Antes de tudo, ambos são concorrentes diretos, apesar de partirem de faixas diferentes de preços: o Virtus é comercializado a partir de R$ 86 mil (em cinco versões) e Onix oferece oito versões, partindo de R$ 69 mil.

Volkswagen Virtus 2022

Volkswagen Virtus 2022
Fonte: Car Blog
  • Turbo AT GTS 1.4: R$ 130 mil;
  • Turbo AT Highline 1.0: R$ 113 mil;
  • Turbo AT Comfortline 1.0: R$ 99 mil;
  • AT 1.6: R$ 93 mil;
  • MT 1.6: R$ 86 mil.

Chevrolet Onix Plus

Chevrolet Onix Plus
Fonte: Quatro Rodas
  • Turbo AT Premier 1.0: R$ 95 mil;
  • Turbo AT Midnight 1.0: R$ 94 mil;
  • Turbo AT LTZ 1.0: R$ 90 mil;
  • Turbo AT LT 1.0: R$ 86 mil;
  • Turbo MT LTZ 1.0: R$ 84 mil;
  • Turbo MT LT 1.0: R$ 80 mil;
  • MT LT 1.0: R$ 73 mil;
  • Turbo AT 1.0: R$ 69 mil.

Motores

De forma geral, o Virtus, da Volkswagen, se sai melhor quando o assunto é motorização!

De maneira idêntica, ele chegou ao mercado brasileiro em três opções de motores: Turbo Flex 1.4, Turbo Flex 1.0 e Aspirado Flex 1.6.

O primeiro é o motor dotado de melhor desempenho do modelo, marcando apenas 8,7 segundos para ir de 0 a 100 km h.

Apenas 2 opções de motores são disponibilizadas pelo Chevrolet Onix Plus LTZ: 1.0 Turbo Flex e 1.0 Aspirado Flex.

O veículo registra a marca de 9,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km h – quando equipado com câmbio manual e motorização turbo. Porém, isso não é o suficiente para superar a performance do Volkswagen Virtus.

Desde o ponto de vista do consumo, o Chevrolet Onix vale a pena.

Por exemplo, na versão de entrada, com câmbio manual e motor Aspirado Flex 1.0, o veículo é capaz de fazer 14,5 km l na cidade (gasolina) e 17,7 km h na estrada (gasolina).

Volkswagen Virtus

Volkswagen Virtus
Fonte: Motor1

O VW Virtus apresenta as seguintes opções de motores: o MSI 1.6, de cento e dezessete cavalos de potência (câmbio automático ou manual); o TSI 1.0, de cento e vinte e oito cavalos de potência (nesta opção, o câmbio automático é de série) e o TSI 1.4 GTS, com o mesmo tipo de câmbio que o anterior.

Logo, os consumidores podem escolher as seguintes alternativas:

  • Câmbio automático, motor Turbo Flex 1.4: de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos;
  • Câmbio automático, motor Turbo Flex 1.0: de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos;
  • Câmbio automático, motor Aspirado Flex 1.6: de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos;
  • Câmbio manual, motor Aspirado Flex 1.6: de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos.

Chevrolet Onix Plus

Chevrolet Onix Plus aspirado 1.0
Fonte: Quatro Rodas

O Chevrolet Onix Plus vem sendo comercializado com 2 opções de motores: o 1.0, que é naturalmente aspirado – oferecido, somente, com câmbio manual.

Ele possui a capacidade de gerar até oitenta e dois cavalos de potência.

A segunda alternativa de motor é o Turbo 1.0, oferecido com câmbio automatizado e, também, com câmbio manual, entregando até cento e dezesseis cavalos de potência.

Portanto, os consumidores têm as seguintes alternativas:

  • Câmbio automático, motor Flex Turbo 1.0: de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos;
  • Câmbio manual, motor Flex Turbo 1.0: de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos;
  • Câmbio manual, motor Flex Aspirado 1.0: de 0 a 100 km/h em 13,3 segundos.

Espaço e conforto

No que tange o espaço disponibilizado no porta malas, o Virtus sai na vantagem, com quinhentos e vinte e um litros de capacidade contra quatrocentos e sessenta e nove do Onix.

Além disso, o banco traseiro do Virtus também é levemente mais espaçoso que o Onix.

Em conforto, o Chevrolet Onix Plus Premier é o modelo com os melhores equipamentos:

  • Câmera de estacionamento (ré);
  • Sensor traseiro de estacionamento (o dispositivo fica quase junto ao porta malas);
  • Computador de bordo;
  • Sensor crepuscular;
  • Sistema keyless (utilizado para abrir portas por aproximação e, também, dar a partida no motor por botão);
  • Sistema de alarme;
  • Ajuste elétrico para os retrovisores;
  • Descansa braço dianteiro (central);
  • Bancos em couro (parcialmente);
  • Ajuste de altura para o banco do motorista;
  • Volante multifuncional totalmente revestido em couro;
  • Ajustes de profundidade e de altura (controle no volante);
  • Ar condicionado;
  • Para-sóis com espelho;
  • Vidros elétricos;
  • Direção elétrica;
  • Piloto automático.

Segurança

Em relação à segurança, o Onix Plus Premier tem uma ligeira vantagem, disponibilizando seis air bags, luzes diurnas (LED) e controles eletrônicos de tração e de estabilidade.

Ademais, o modelo atinge notas elevadas em segurança nos testes de colisão.

Também chamados de “crash tests”, seu objetivo é verificar o impacto do carro contra barreiras (deformáveis ou indeformáveis) e determinar se o mesmo cumpra as normas legais de segurança.

No Volkswagen Virtus Comfortline 200 TSI, os proprietários dispõem de um conjunto similar: faróis de neblina, controles eletrônicos de tração e de estabilidade e quatro air bags.

Do mesmo modo, suas notas em testes de colisão também são muito boas.

Multimídia

O VW Virtus Comfortline é um modelo excelente em relação a este quesito.

De fato, a sua central multimidia conta com integração aos aplicativos dos smartphones, rádio AM e FM com conexões Bluetooth e USB, tela sensível ao toque de dez polegadas.

A resposta da central multimidia do Chevrolet Onix Plus, versão Premier, por exemplo, inclui integração com apps de celular, rádio AM e FM com conexões Bluetooth e USB e tela sensível ao toque de oito polegadas.

Na comparação, o Onix oferece uma tela menor aos proprietários.

Aceleração e consumo

Os níveis de consumo dos combustíveis são influenciados por uma ampla gama de variáveis, tais como o peso que o veículo transporta (ocupantes ou carga), tipo de trajeto (subidas, trânsito, entre outros), estilo de condução, dentre outros fatores.

Por sua vez, a aceleração é geralmente mensurada pelo cálculo de quanto tempo o carro leva para ir de 0 a 100 km/h. Por esse motivo, utilizamos tal índice para comparar os modelos.

Embora seja relativamente ilustrativa, esse indicador serve para que os consumidores tenham ideia da aceleração, enquanto síntese de elementos como o torque e a potência.

A seguir, abordamos como ambos os aspectos se manifestam no Volkswagen Virtus e no Chevrolet Onix Plus.

VW Virtus

Volkswagen Virtus
Fonte: VW

O Volkswagen Virtus é um automóvel pensado para a utilização rodoviária e urbana. Por isso, se comporta bem quaisquer cenários, sempre com muita economia.

Assim, suas 3 opções de motores são capazes de atender a quase todos os perfis de condutores, assegurando agilidade com médias superiores a 10 km l de gasolina.

Outro aspecto interessante, conforme mencionado, reside em sua aceleração, de 0 a 100 km h, ser atingida em menos de 11 segundos.

A partir do motor MSI 1.6, de câmbio manual, o Virtus entrega médias interessantes de consumo: 13,8 km l nas estradas e 11,9 km l nas vias urbanas.

Se o combustível usado for o etanol, o Volkswagen Virtus rende 8,2 km l na cidade e 9,5 km l na estrada. As opções de câmbio automática apresentam as médias de 13,8 km l na estrada e 10,8 km l na cidade.

Chevrolet Onix Plus

Chevrolet Onix Plus
Fonte: Car Blog

A despeito do fato de que o Chevrolet Onix Plus só possua 2 opções de motorização, o carro é versátil o bastante para agradar compradores dos mais variados perfis, articulando bons níveis de desempenho e de consumo.

O motor Aspirado 1.0 atende satisfatoriamente as necessidades cotidianas, embora não entregue tanta disposição em viagens por rodovias e ultrapassagens.

Com esse motor, o sedã demora 13,3 segundos para ir de 0 a 100 km h, registrando consumo médio de 14,5 km l em vias urbanas e 17,7 km l nas estradas – considerando a gasolina. Trata-se de uma performance bastante econômica!

Os números mudam com a motorização turbinada. Nas versões dotadas de câmbio manual, o tempo para chegar de 0 a 100 km h é de meros 9,7 segundos (o modelo com câmbio automático indica a marca de 10,9 segundos).

Quanto ao câmbio manual, as médias do consumo vão para 17 km l e 13,7 km l de gasolina em perímetros rodoviário e urbano, respectivamente, e 15 km l e 12 km l de gasolina, nos mesmos perímetros, porém, com câmbio automático.

Afinal, Virtus ou Onix Plus: qual escolher?

Agora que você chegou até o final da leitura, certamente já percebeu que o Chevrolet Onix Plus LTZ, embora seja mais barato do que o Volkswagen Virtus, proporciona mais itens de segurança e de conforto.

Mesmo assim, a escolha sempre dependerá, evidentemente, das preferências individuais e das necessidades de cada consumidor.

Nesse sentido, o melhor a fazer consiste em aliar essas prioridades com o máximo de informações confiáveis para assegurar uma boa decisão.

Antes de comprar um veículo, você sempre deve analisar pontos que sejam importantes para você, como alerta de ponto cego, custo-benefício, sensor de estacionamento, painel digital, distância entre eixos, rodas de liga leve, conectividade com Apple Carplay ou Android Auto e consumo urbano, por exemplo.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Honda City ou Virtus que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Cruze ou Virtus para descobrir qual é o melhor.

Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.

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Até mais!