Grand Siena ou Cobalt: Qual Ganha o Duelo? Comparativo Completo

Em 2012, comprar um Grand Siena ou Cobalt era a garantia de levar para casa uma novidade: sedã com cara de hatch compacto, espaçoso e com uma boa lista de equipamentos.

Porém, será que hoje, no mercado de usados, eles continuam sendo uma boa aposta para o consumidor?

Essa resposta você terá em nosso comparativo de hoje, onde vamos colocar os sedãs Fiat Grand Siena x Chevrolet Cobalt frente a frente.

Para efeitos de comparação, quem entra no duelo é a versão Grand Siena Essence 1.6 Dualogic e também a versão Chevrolet Cobalt LTZ 1.8, ambos com direção hidráulica.

Vamos conferir?

Ótimo Custo-Benefício

Fiat Grand Siena Essence

O Fiat Grand Siena é um modelo de carro bastante conhecido pelo seu design italiano que já bateu de frente com o design do Nissan Versa

  • Motor 1.6 16V e.torq, câmbio automático de 5 marchas
  • Apresenta uma ótima relação de custo-benefício
  • Airbags laterais, troca de marchas no volante, apoio de braço do motorista, limpador de para-brisa automático, teto solar e mais

Melhor Escolha

Chevrolet Cobalt LTZ

Modelo bastante generoso com seus consumidores e as recomendações dele sobre esse aspecto são muitas

  • O modelo é conhecido entre os consumidores por ser bastante espaçoso
  • O bom conjunto do Cobalt ajuda a amenizar a situação de trepidação em curvas e ondulações nas pistas
  • Quando abastecido com gasolina, o Grand Siena consegue fazer 10 e 12,6 km/l (cidade e estrada, respectivamente)

Qual o melhor carro usado: Grand Siena ou Cobalt?

Nos primeiros anos da década passada, o Gran Siena era líder de vendas e ganhou, inclusive, uma reestilização para a segunda geração do sedã, com porta-malas maior e tamanho do carro também.

Em uma disputa com o Nissan Versa SL, o Grand Siena deu conta do recado e mostrou que tem potencial com seu motor 1.6 E. Torq. Agora o duelo é contra o Cobalt da Chevrolet.

Falando nele, o modelo feito em São Caetano do Sul está atrás do rival quando se trata de marca líder de vendas. De janeiro a setembro daquele ano de 2012, fora 48.450 licenciamentos contra 67.497 unidades vendidas da versão da Fiat.

Confira as versões do Grand Siena abaixo:

  • Attractive 1.4 8V (Flex);
  • Essence 1.6 16V (Flex);
  • Essence Dualogic 1.6 16V (Flex);
  • Evo Tetrafuel 1.4 8V.

Agora, as versões da Chevrolet Cobalt:

  • Cobalt LT 1.4 8V SOHC Flexpower;
  • Cobalt LTZ 1.4 8V SOHC Flexpower;
  • Cobalt LT 1.8 8V SOHC Flexpower;
  • Cobalt LTZ 1.8 8V SOHC Flexpower.

Considerando as versões Essence Dualogic e Cobalt LTZ 1.8, quem leva a melhor: Grand Siena ou Cobalt?

Prós e contras do Fiat Grand Siena Essence 1.6 Dualogic

Fiat Grand Siena Essence
Fonte: iCarros

O Fiat Grand Siena é um modelo de carro bastante conhecido pelo seu design italiano que já bateu de frente com o design do Nissan Versa.

Com acabamento interno bem feito, linhas elegantes no exterior e estilo muito bonito desde sua versão de entrada, Siena 1.4, os concorrentes têm trabalho.

Muitos consumidores relatam a mesma coisa: bom espaço, bom custo x benefício, dificilmente dá problema, sendo possível rodá-lo por anos (com manutenção preventiva, claro) e honesto para o que se propõe: ser um sedã compacto com boa potência e lista de equipamentos interessantes.

Geralmente, quando há algum problema antes dos 60.000 km rodados, tem a ver com suspensão, batentes dos amortecedores e detalhes cromados que descascam antes do tempo.

No geral, é um carro completo, com boas características, mas se tiver que escolher, qual deles é mais eficiente: Grand Siena ou Cobalt?

Vejamos a seguir os prós e contras do Grand Siena da Fiat.

Pontos positivos do Grand Siena

Motor

Com motor 1.6 16V e.torq, câmbio automático de 5 marchas, o Grand Siena larga na frente com seus 115 cv de potência com 16,2 kgfm de torque, se for a gasolina. Entrega 117 cv com 16,4 kgfm de torque, quando com álcool.

O desempenho é melhor considerando também a relação peso/potência de 9.81 kg/cv no Siena e 10,64 kg/cv no Cobalt, sendo que a diferença de peso entre eles é mínima (1148 contra 1149 kg). Por isso, o ponto positivo vai para o modelo da Fiat.

Ele ainda consegue atingir a velocidade máxima em 194 km/h contra 170 km/h do concorrente e vai de 0 a 100 km/h em 9,9 s (no Cobalt são 10,9 s).

Mesmo com alguns trancos na pista – menor do que ocorre no Cobalt – e sendo desnecessário o uso da caixa Dualogic – podendo facilmente utilizar as trocas manuais – o Grand Siena se destaca neste comparativo.

Preço e custo x benefício

A relação Grand Siena x Cobalt no que diz respeito ao preço tem diferença – a favor do Siena. O preço do carro usado está R$ 37.468, enquanto o Cobalt sai a R$ 42.082.

A vantagem também se aplica no pagamento do IPVA, que sai pelo preço de R$ 1.499, quase R$ 200 a menos do que no concorrente.

O único detalhe está na garantia: 1 ano para o Grand Siena e 3 anos para o Cobalt. Tempo muito curto para uma garantia de carro, mas leva-se em conta que esses modelos já têm mais de 10 anos de estrada.

No entanto, a procura de peças não será problema, já que estamos falando de duas grandes marcas vendidas no Brasil. O preço da reposição também é uma vantagem, já que está entre os mais baratos do segmento.

Equipamentos

Grand Siena ou Cobalt no quesito lista de equipamentos?

Bom, se considerar que há mais itens opcionais para o Grand Siena em relação ao rival, temos, sim, um vencedor. O Cobalt peca pela falta de muitos acessórios, sejam eles de segurança, conforto ou entretenimento.

Para começar, não há air bag lateral para o Cobalt (opcional no Grand Siena) nem teto solar, volante multifuncional e troca de marchas no volante.

Confira a lista de opcionais no Siena que não tem no Cobalt:

  • Airbags laterais;
  • Troca de marchas no volante;
  • Apoio de braço do motorista;
  • Retrovisor interno fotocrômico;
  • Limpador de para-brisa automático;
  • Teto solar;
  • Faróis com acendimento automático;
  • Volante multifuncional;
  • Indicador de temperatura externa;
  • Termômetro de líquido de arrefecimento.

Sobre os itens de série, ambos têm freios abs, airbags frontais, faróis de neblina, ar-condicionado, zonas de ar-condicionado, câmbio automático, vidros elétricos dianteiros, rodas de liga leve e computador de bordo, banco traseiro rebatível, para citar alguns.

Pontos negativos do Grand Siena

Dirigibilidade

Apesar de trazer a caixa Dualogic e fazer parecer que é uma baita diferença para a versão anterior, o recurso não é tão vantajoso quanto se espera.

A carroceria balança um pouco mais do que no Cobalt, mas que não era tão esperado por quem abriu mão de comprar a versão Essence para comprar o Essence Dualogic.

Por isso, não é tão bom dirigir um Gran Siena. Falta conforto, a julgar pelo espaço no entre eixos.

Pelo menos a suspensão melhorou, não inclina tanto em curvas como o modelo antecessor. Sem contar a altura mínima do solo, que é de 159 mm contra 121 mm do rival, ideal para não raspar o chão do carro no solo enquanto estiver subindo uma rampa.

Ainda assim, se estiver na dúvida se leva o Grand Siena ou Cobalt, melhor considerar o bom conjunto do Cobalt, se fizer diferença para você.

Espaço

Pegando carona no tópico anterior, o Grand Siena não é tão espaçoso quanto seu rival, que tem 2.620 mm no entre eixos contra 2.511 do Siena.

Para quem ainda tem dúvidas sobre o que é um entre eixos no carro, ele é a distância entre a roda dianteira e a traseira. Quanto maior for essa distância, maior será o espaço interno do veículo para acomodar os ocupantes e menor será o desconforto nas pernas.

A altura também é importante para quem for um pouco mais alto: 1.514 mm para o Cobalt contra 1.506 mm do Siena. A diferença maior está no comprimento: 4.479 mm contra 4.290 do Grand Siena.

Por conta disso, o porta-malas saiu no prejuízo ficando com 520 litros, cerca de 43 litros a menos do que na versão Cobalt.

Prós e contras do Chevrolet Cobalt LTZ 1.8

Chevrolet Cobalt LTZ
Fonte: Car Blog

Falou Cobalt, lembrou do espaço interior – e que espaço! O modelo da marca norte-americana foi bastante generosa com seus consumidores e as recomendações dele sobre esse aspecto são muitas.

Afinal, ninguém gosta de ficar apertado no banco de trás nem o motorista acha legal a falta de liberdade para as suas pernas transitarem entre o acelerador e a embreagem, certo?

Além disso, os consumidores elogiam a manutenção de baixo custo, o sistema de multimídia, o excelente câmbio automático e uma suspensão macia.

Por outro lado, esse é um daqueles carros que, ou você morre de amores por ele, ou você odeia. Isso porque tem gente que o considera beberrão, um sedã com elevado custo de revisões, o que pode variar de carro, marca e oficina.

Será que no embate com o Grand Siena, o Cobalt se sairia bem?

Veja a seguir os prós e contras do Chevrolet Cobalt LTZ 1.8.

Pontos positivos do Cobalt

Espaço e porta-malas

Aqui voltamos a falar sobre o espaço, dessa vez, um ponto positivo para o Chevrolet Cobalt. O modelo é conhecido entre os consumidores por ser bastante espaçoso.

Isso se deve aos seus 2.620 mm no entre eixos e 1.735 mm de altura, tornando o Cobalt um carro incrivelmente confortável para todos, inclusive para quem é mais alto.

O bom espaço também se estende ao porta-malas com 563 litros contra 520 litros do Grand Siena. Excelente opção para quem vai levar amigos ou família para viajar de carro.

Além disso, ele oferece banco traseiro bipartido, ar-condicionado, ajuste de volante em altura, luz no porta-luvas e no porta-malas. Tudo para maior conforto do motorista.

Dirigibilidade

Não importa se é Grand Siena ou Cobalt, pois ambos balançam demais, trepidam em curvas e ondulações nas pistas, mas o bom conjunto do Cobalt ajuda a amenizar a situação.

A condução é melhor, o conjunto mecânico pode não ser superior ao Grand Siena, mas nas arrancadas ele se garante, graças a sua relação peso/torque de 67,2 kg/kgfm.

Considerando o peso do automóvel (1.149 kg contra 1.148 kg do Fiat Siena), o Cobalt é bem mais leve para dirigir.

Consumo

No Grand Siena ou Cobalt o consumo de combustível é razoável, então aqui temos um quase empate, com vantagem para a Chevrolet.

Quando abastecido com gasolina, o Grand Siena consegue fazer 10 e 12,6 km/l (cidade e estrada, respectivamente) contra 8,9 e 12,3 km/l do Cobalt.

No entanto, se for abastecido com álcool, o Cobalt faz os mesmos 6,9 km/l do oponente na cidade, mas ganha vantagem na estrada, com 9,5 km/l.

Além disso, o Cobalt tem capacidade para 54 litros no tanque de combustível, 6 litros a mais do que no rival.

Pontos negativos do Cobalt

Itens de série

Como mencionamos neste comparativo Grand Siena ou Cobalt, o modelo LTZ 1.8 da Chevrolet não possui alguns itens de série que são opcionais no Siena.

Mesmo com freios abs, câmbio automático e airbags frontais, o Cobalt não possui os seguintes itens que são opcionais no rival:

  • Airbags laterais;
  • Troca de marchas no volante;
  • Apoio de braço para o motorista;
  • Retrovisor interno fotocrômico;
  • Limpador de para-brisa automático;
  • Teto solar;
  • Faróis de acendimento automático;
  • Volante multifuncional.

Tirando isso, o Cobalt tem bom sistema de som, com rádio, CD Player e conexões USB e Bluetooth.

Preço e revenda

Para adquirir um dos carros mais espaçosos da categoria, com bagageiro bem generoso, é preciso desembolsar R$ 42.082 contra R$ 37.468.

O preço mais alto justifica-se não só pelo espaço interno e boa dirigibilidade, mas também pela garantia de 3 anos do carro. A desvalorização também é menor – 0,4% contra 0,76% do Grand Siena –, sendo vantajoso para revenda.

E então, Grand Siena ou Cobalt?

A briga é boa, mas aqui temos dois modelos de sedãs usados, porém ainda são opções viáveis, de marcas conceituadas, cada um com suas qualidades e defeitos.

De um lado, a potência do Grand Siena com seu motor e-Torq, capacidade de atingir a velocidade máxima em 194 km/h e aceleração em 9,9 s de 0 a 100 km/h.

De outro, o espaçoso Cobalt, feito para quem viaja muito com amigos ou família e não quer dificuldade nem para guardar a bagagem nem para os ocupantes se acomodarem.

Entre o Grand Siena ou Cobalt, há também a relação de melhor custo-benefício do Fiat, mas para quem prioriza o conforto, vale a pena pagar o preço do carro e levar um Cobalt para casa.

Enfim, até ampliando um pouco a comparação, em valores absolutos, entre Grand Siena, Cobalt e Versa, o Grand Siena é o mais barato dos três.

Pode pesar, também, o fato de o Grand Siena ter seis saídas de ar.

Recomendamos que você faça um test drive em ambos os carros e em outros topo de linha para sentir qual deles se adequa melhor às suas necessidades, além de conferir também a ficha técnica e os itens de série.

Analise todos os pontos mais importantes para você, como encosto de cabeça, bancos com regulagem de altura, trava automática das portas, desempenho na cidade e na estrada, velocidade média, consumo médio e mais aspectos.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Grand Siena ou HB20s que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Cobalt ou Voyage para descobrir qual é o melhor.

E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!

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Até a próxima vez – e dirija com segurança.