loader image

Prós e Contras do Grand Siena: Vale ou Não Vale a Pena?

Se você está atrás dos prós e contras do Grand Siena, chegou ao lugar certo!

O Grand Siena Fiat é um dos sedãs mais populares entre os motoristas de táxi e de aplicativos por seu valoroso espaço interno e um porta-malas de 520 litros.

Ainda que um dos seus concorrentes, o Nissan Versa 2011, também disponha de excelente espaço, o Grand Siena consegue sair na frente, mas o foco não é só no espaço interno.

A distância entre eixos de 2,51 m e largura de 1,70 m do Siena de 2ª geração impressiona também com o conforto a bordo.

Dois adultos e uma criança podem se mover no banco traseiro, e o motorista mantém a maioria dos dispositivos ao alcance de seus braços e olhos.

Então, com um grande porta-malas, desempenho e consumo de combustível satisfatórios, esse sedã compacto é uma opção para muitos brasileiros transportarem suas famílias.

Mas, apesar de o Fiat Grand Siena ser um dos mais vendidos da sua classe, será que vale a pena comprar?

O que seus donos citam como os melhores e os piores aspectos?

Neste artigo, vamos mencionar os prós e contras do sedã Grand Siena para você decidir se essa será ou não a sua próxima aquisição.

Confira tudo neste artigo!

Principais prós e contras do Grand Siena

Versões do Grand Siena

  • Grand Siena Flex 1.0;
  • Grand Siena Attractive 1.4;
  • Grand Siena Essence 1.6.

Agora, antes de partirmos para os prós e contras desse modelo da Fiat, vamos lembrar que o Grand Siena é derivado da segunda geração do Palio, ficando entre as versões de Siena El (com carroceria de 1997) e Linea.

O amplo espaço do bagageiro é um dos destaques deste carro e uma das principais razões de venda no Brasil. E quais as outras razões para o Siena ser tão vendido ou ser preterido?

Vamos descobrir agora os prós e contras do Grand Siena da Fiat, tanto a versão Attractive, quanto as outras versões da montadora.

Confira!

Fiat Grand Siena é bom? Principais pontos positivos do Grand Siena

Na lista de prós e contras do Grand Siena, os pontos positivos do carro são:

  • Espaço interno (incluindo os 520 litros no porta-malas);
  • Conforto;
  • Design;
  • Baixo índice de manutenção veicular (pelo menos no Fiat Grand Siena Essence);
  • Consumo;
  • Desempenho (com o motor do Essence 1.6 16v);
  • Dirigibilidade;
  • Custo-benefício.

Com exceção do espaço interno, do conforto e do atraente design, todos os outros pontos positivos citados vão depender mais da versão do Grand Siena.

A julgar pelas opiniões de consumidores sobre o consumo, em média, é boa, se levar em consideração a versão do Siena e a forma de conduzir o carro.

Somando com o conjunto motor e câmbio, é possível economizar bastante no combustível.

A propósito, a edição Essence com motor 1.6 16v traz sistema one touch e antiesmagamento em todas as quatro portas de vidros e travas elétricas, porta-luvas, piloto automático, além de rodas aro 16.

E caso queira adicionar outros equipamentos (se não vierem de fábrica), como sensor de estacionamento e regulagem de altura dos bancos, o valor do pacote não assusta tanto, às vezes nem chegando a R$ 2.000.

Fiat Grand Siena é bom? Pontos negativos do Grand Siena

Na contramão dos prós do Grand Siena, temos os contras desse carro, já que não agrada 100% dos consumidores. Veja os principais pontos negativos desse sedan da Fiat:

  • Acabamento;
  • Ruídos;
  • Câmbio Dualogic Plus;
  • Suspensão;
  • Potência;
  • Estabilidade.

Apesar do desempenho ser um dos pontos positivos do Grand Siena graças ao seu e-torq de baixas rotações, o carro pode apresentar falhas, como a potência de seus motores na estrada. Pelo menos, a versão Attractive 1.4 – considerado um motor fraco, inclusive.

Para finalizar os prós e contras do Grand Siena, os maiores problemas relatados pelos condutores têm relação, não só com a baixa potência na estrada, mas também com o câmbio Dualogic e os ruídos internos.

Tais ruídos são efeitos de um acabamento com plásticos de má qualidade, formando uma dupla do barulho com os ruídos da suspensão.

Esse é, sem dúvidas, o maior problema da Fiat: o barulho. A dica é fazer um test drive antes de efetuar a compra.

Qual o perfil do consumidor do Grand Siena da Fiat?

Primeiramente é bom destacar o perfil do comprador de um Fiat Grand Siena em detrimento de suas principais concorrentes, como Chevrolet Cobalt e Nissan Versa.

Geralmente, pessoas que buscam amplo espaço interno, tanto para o motorista quanto para os caronas, têm preferência pelo Grand Siena.

Mesmo o Versa sendo espaçoso, pode não ser tão amplo para quem mede acima de 1,85 de altura, por exemplo.

Vale informar também que o Grand Siena da Fiat conta com itens de série básicos que vêm na maioria dos carros atuais, como freios ABS, direção hidráulica, ar condicionado e airbags, além de bons opcionais.

Além de famílias grandes serem o público mais comum dos carros Grand Siena, esse modelo também é o preferido dos motoristas de táxi e de aplicativos.

Há, inclusive, um pacote promocional com o motor de fábrica preparado para receber o kit GNV (Gás Natural Veicular).

Ou seja, pode ser um bom negócio fazer a compra do Fiat Grand Siena, de acordo com a avaliação que destacamos neste artigo.

Considerações finais

O carro tem vantagens dependendo da versão a ser escolhida. Logo, é preciso analisar fatores importantes antes de adquirir o veículo. Por exemplo, o câmbio automatizado, motor e teto solar. A opinião dos motoristas nos orienta a verificar o custo-benefício do modelo.

O carro possui um espaçoso porta-malas de 520 litros e excelente espaço interno. Por esses motivos, destaca-se como um modelo que pretende ser o veículo de trabalho de menor custo por km do mercado.

O Siena 1.0 ainda está em alta demanda entre os fãs de sedãs devido ao seu excelente valor, desempenho compatível e acessibilidade.

Muitos consumidores estão dispostos a pagar mais por carros novos, mas carros antigos da Fiat só vendem se forem baratos. Mas isso não reduz as vantagens do modelo.

Então, agora que você já conhece os prós e contras do Grand Siena, é só analisar todos os pontos e tomar sua decisão.

Gostou desse conteúdo? Se você tem dúvidas ou comentários sobre o assunto, é só mandar um e-mail pra gente.

Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!