Será que vale mais a pena comprar um Honda Fit ou HB20s? Se você tem dúvida sobre qual dos dois modelos é o melhor para a sua garagem, este artigo é para você.
Nele, faremos um comparativo entre esses dois veículos do mercado interno brasileiro para que você entenda qual oferece mais soluções para as suas necessidades básicas.
Será que é melhor para você comprar um Honda Fit ou HB20s? Será que existem outras opções no mercado que são mais atraentes? É o que veremos a seguir!
Ótimo Custo-Benefício
O Honda Fit conquistou uma boa reputação no mercado brasileiro de veículos nos últimos anos.
- Possui direção elétrica
- Conta com um porta-malas com capacidade para 363 litros
- Trata-se de um carro mais robusto
Melhor Escolha
Este modelo se popularizou com velocidade, isso se deve, em grande medida, à visão da Hyundai
- Diversos sistemas e acessórios voltados à segurança dos condutores e passageiros
- O consumo apresenta ótimos resultados tanto para o etanol quanto para a gasolina
- Chega ao mercado com o aumento de 5 cm entre banco dianteiro e banco traseiro
Prós e contras do Honda Fit
Para iniciar a nossa análise, vamos tratar dos pontos positivos e negativos que realmente separam o Honda Fit do HB20s e de outros modelos.
Afinal, eles guardam muitas semelhanças: são ambos Flex, ambos com boas vendas e ficha técnica básica semelhante.
Prós do Honda Fit
Magic Seat
O primeiro benefício que merece ser citado do Honda Fit é a tecnologia Magic Seat. Ela permite dobrar todos os bancos do automóvel, o que simplesmente multiplica a capacidade do seu porta-malas (que era de mais ou menos 300 litros).
Assim, o carro vence qualquer comparação de capacidade de armazenamento e se transforma em um verdadeiro depósito sobre rodas.
Baixa desvalorização
O segundo motivo de interesse no veículo é o seu ótimo desempenho no mercado interno do Brasil. Isso significa que ele tem uma baixíssima desvalorização e é muito buscado no setor de usados e seminovos. Por isso, vale muito a pena tê-lo com você.
Versatilidade
Por fim, o Honda Fit é um veículo bastante versátil. Afinal, ele é o que chamamos de “all-arounder”, é um carro que vai bem em qualquer contexto.
Claro, ele não é o líder de mercado em nenhuma área, mas desempenha muito bem o seu papel em quase todas as áreas.
Contras do Honda Fit
Suspensão dura
Como é óbvio, o Honda Fit também tem alguns problemas. O mais sério deles é a sua suspensão dura, que afeta um pouco a sua direção. O que acontece é bastante simples: como a suspensão é dura, ela passa para o motorista praticamente qualquer impacto.
Assim, dirigir o veículo é uma experiência desconfortável, pois você “sente” cada detalhezinho da rua ou da estrada. Para alguns, não é um problema tão grande, mas é algo incômodo para a maioria.
Prós e contras do Hyundai HB20 sedã
A seguir, veremos o que o Hyundai HB20 sedã tem de bom para oferecer aos seus motoristas.
Vale lembrar que estamos falando da versão sedã, não do modelo hatch. Muitos motoristas acham que os dois modelos são “iguais”, mas eles têm diferenças sensíveis.
Prós do Hyundai HB20s
Desempenho
O desempenho do Hyundai HB20s é considerado bom para sua categoria.
Sua velocidade máxima é de aproximadamente 178 km/h. A versão com injeção direta de combustível gera aproximadamente 120 cavalos de potência, o que está acima da média da categoria.
Por isso, listamos seu desempenho como o primeiro fator relevante de ponto positivo na análise das versões deste automóvel.
Equipamentos
Outro ponto positivo é como o automóvel é completo.
Os itens de série do Hyundai HB20s incluem: ar-condicionado, câmbio automático, direção com sistema hidráulico ou com sistema elétrico, trio elétrico (vidros elétricos, travas e retrovisores), sistema de som conectividade via Bluetooth e USB, central multimídia com tela sensível ao toque, airbags, freios ABS, entre outros.
Equipamentos opcionais podem incluir: teto solar, faróis de LED, câmera de ré, sensor de estacionamento, rodas de liga leve, bancos em couro, entre outros.
Claro, há custo adicional para esses valores extras, mas vale a pena.
Ergonomia
Por fim, a ergonomia do Hyundai HB20s é considerada boa por muitos usuários. Os bancos são descritos como confortáveis, mesmo nas versões em que não são de couro.
O Hyundai HB20s também possui ajuste de altura de direção e ajuste de posição do volante, o que permite ao motorista encontrar uma posição confortável.
Alguns modelos de carros da linha também possuem ajuste de distância do banco, o que pode ser uma vantagem para os motoristas mais altos.
Contras do Hyundai HB20s
Espaço interno
O primeiro contra do Hyundai HB20s é o seu espaço interno.
O modelo é o sedã com o menor espaço interno da categoria, perdendo até mesmo para veículos que são hatches. Por exemplo, ele tem 8 cm a menos de comprimento do que o Honda City hatch e apenas 10 cm de diferença a mais do que o Chevrolet Onix.
Isso prejudica o seu entre-eixos, que é bastante pequeno e o menor da categoria agora que o Volkswagen Voyage não tem mais versões novas.
Esses números pintam o retrato de um modelo apertado em relação ao mercado do país.
Preço
Outro ponto negativo do HB20s é o seu preço. O automóvel começa a ser vendido por mais ou menos R$90 mil atualmente e pode chegar a custar mais de R$120 mil dependendo da versão.
Esse valor tem um peso muito grande para o consumidor e é um quesito eliminatório cada vez maior. Afinal, por esse preço dá para comprar um SUV, por exemplo.
Honda Fit ou HB20s: qual comprar?
Agora que já vimos todas essas informações, é hora de decidir entre o Honda Fit ou HB20s. Qual é o melhor?
Com total honestidade, não dá para negar que o Honda Fit é o melhor carro.
Se a disputa ainda fosse com o Hyundai HB20 hatch, poderíamos até considerar um pouco mais. No entanto, o HB20s é um dos sedãs de pior desempenho geral (não de motor) do mercado.
Ele tem pouquíssimo espaço interno, já teve muitos problemas com recalls e tem um preço bastante elevado para a qualidade do que entrega. Por isso, damos o Honda Fit como mais adequado, especialmente por ser um automóvel tão mais versátil.
Claro, ele também tem problemas, especialmente em sua suspensão que é um pouco dura na dirigibilidade, mas tem um bom desempenho em praticamente qualquer área e muita versatilidade.
Verifique, também, outros aspectos que você considera importantes, incluindo a ficha técnica e os itens de série.
Fazer um test drive em ambos os modelos, se possível, também é uma forma de tomar uma decisão mais assertiva.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Versa ou HB20s que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Honda Fit ou Polo para descobrir qual é o melhor.
E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!
Se você acha que nosso blog também pode ajudar outras pessoas, não esqueça de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para o Review Auto.
Até a próxima vez – e dirija com segurança.
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.