Jeep Compass ou Creta: Afinal, Quem Vence o Duelo? Veja Aqui

Se você busca um SUV para comprar, é possível analisar as diferenças entre Jeep Compass ou Creta para decidir qual comprar.

Ao contrário de várias outras comparações entre carros, neste caso há uma diferença significativa entre os dois automóveis.

Um deles é de um nível bastante mais alto. Por isso, a comparação costuma acontecer entre um modelo de entrada e outro topo de linha.

Mas qual escolher entre eles, dois dos SUVs mais vendidos atualmente? Veremos a seguir!

Melhor Escolha

Jeep Compass

O Compass foi um dos pioneiros do Grupo Chrysler na disponibilização de modelos dotados de Câmbio CVT

  • Motor Turbo Flex GSE 1.3, com 185 cavalos de potência, seis marchas e um torque de 270 N.m
  • O modelo comporta até cinco pessoas, com bastante conforto
  • A central multimídia vem com o sistema Uconnect LIVE, que utiliza os comandos de voz e do volante para gerenciar os recursos de informação e de entretenimento do veículo

Ótimo Custo-Benefício

Hyundai Creta

O Hyundai Creta conquistou a liderança em vendas de carros em 2018

  • Sistema Stop & Go, monitoramento de pneus e a tecnologia nos faróis chamada de welcome e escort
  • Ao todo são 5 anos de garantia e preços de revisão que partem de R$ 227,18
  • Apresenta bom conjunto mecânico em todos os seus motores, além de ser o único com motor turbo

Prós e contras do Jeep Compass

Jeep Compass
Fonte: Quatro Rodas

A seguir, veremos os pontos positivos e negativos do Jeep Compass para analisar a comparação. É importante entender que o automóvel pode até parecer o Jeep Renegade, mas são SUVs diferentes e precisamos compreender essas diferenças na prática.

Prós do Compass

Espaço interno

O Jeep Compass é um veículo de tamanho médio com entre-eixos de 2.630 mm, altura de 1.731 mm e largura de 1.809 mm.

Isso significa que ele oferece um espaço interno generoso e confortável, com boa acomodação tanto para os ocupantes da frente quanto para os da traseira.

Em comparação, o Hyundai Creta Ultimate, que é a versão topo de linha do rival, tem entre-eixos de 2590 mm, comprimento de 4270mm, largura de 1780mm e altura de 1635mm. No geral, o Jeep Compass é um veículo bastante maior.

Autonomia

Outro ponto muito relevante do modelo é sua autonomia.

Na versão Jeep Compass Sport, o carro faz 550 km no ambiente urbano quando alimentado com gasolina e 680 km na estrada. Em comparação, o Hyundai Creta Ultimate faz 486 km com o seu tanque de combustível.

Considerando o tamanho interno e sua autonomia, o Compass é um veículo excelente para uma viagem, pois faz bastante distância com um tanque e traz muito conforto interno.

Potência

Por fim, vale mencionar a potência do seu motor.

A motorização do Jeep Compass é outro ponto positivo.

Alguns dos motores disponíveis incluem o motor a gasolina 1.3 turbo com potência de 170 cv e torque de 25,5 kgfm, o motor a gasolina 2.0 turbo com potência de 272 cv e torque de 37,7 kgfm, e o motor diesel 2.0 com potência de 170 cv e torque de 35,7 kgfm.

A velocidade máxima e a aceleração de 0 a 100 km/h também variam dependendo do motor escolhido.

Por exemplo, a versão do Compass com motor 1.3 turbo tem uma velocidade máxima de aproximadamente 200 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 8 segundos.

A versão com motor 2.0 turbo pode atingir velocidades máximas em torno de 210 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em aproximadamente 6 segundos.

Em comparação, o Creta Prestige chega ao máximo a 166 cavalos de potência, com velocidade máxima de 188 km/h.

Contras do Compass

Porta-malas

O Jeep Compass decepciona um pouco em relação ao seu porta-malas no mercado de SUVs. Ele tem um porta-malas com 410 litros de armazenamento, que é menor do que o do Creta Prestige, que acomoda 431 litros de capacidade.

Outros SUVs de tamanho similar, como o Honda CR-V e o Toyota RAV4, que têm capacidades de porta-malas de 522 litros e 580 litros, respectivamente.

Consumo

Outro ponto negativo do SUV é o seu consumo.

Ele faz apenas 8,1 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada quando alimentado com gasolina. Com alimentação de etanol, os valores são de 5,5 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada.

No comparativo, os valores do Creta Prestige, por exemplo, são de 10 km/l e 11,4 km/l com gasolina e 6,9 km/l e 8,2 km/l no etanol.

Prós e contras do Hyundai Creta

Hyundai Creta
Fonte: Automais

Agora, veremos os pontos positivos e negativos do Hyundai Creta para fazer uma boa comparação com a experiência que ele oferece para os motoristas.

Prós do Creta

Porta-malas

Do ponto de vista geral, o Hyundai Creta não tem um porta-malas muito grande.

São 431 litros de armazenamento na versão Prestige. No entanto, é um porta-malas bem maior do que a melhor versão do Compass, que tem 410 litros.

Tecnologia

Outro ponto bastante positivo do Hyundai Creta é a lista de equipamentos e itens de série do modelo. O carro conta com equipamentos como:

  • Teto solar panorâmico, sensor de estacionamento, ar-condicionado automático digital, sensor de ponto cego, freio de estacionamento, rodas de liga leve

No geral, o modelo tem um ótimo conjunto mecânico e conta com versões bastante equipadas e completas, recheadas de itens que melhoraram a experiência de direção do SUV.

Segurança

A Hyundai é uma empresa que foca bastante em segurança e, assim, o Creta tem uma série de recursos muito positivos para os motoristas.

Estamos falando de vários Airbags, freios ABS com EBD, assistência de partida em rampa, alerta de colisão frontal, câmera de ré, faróis de neblina, controle de estabilidade e muito mais.

Contras do Creta

Acabamento

No geral, o acabamento do Hyundai Creta é bastante insatisfatório quando comparado com o Jeep Compass, que é um carro mais de luxo. Mesmo na sua versão de entrada, o Compass tem um acabamento melhor.

O Creta tem acabamento em plástico rígido, com pouco refino nos botões do painel central e falta de um ajuste melhor no banco.

Design

Outro ponto negativo é seu design.

É claro que o visual é algo subjetivo, mas o Creta é bastante conservador e não tem muita personalidade, especialmente quando comparamos com o Compass, que tem um visual mais marcante, mais forte.

O único ponto positivo do seu design é a variedade de cores.

Jeep Compass ou Creta: qual SUV comprar?

Agora que vimos os pontos positivos e negativos, é hora de analisar qual SUV comprar: Jeep Compass ou Creta? Qual é o melhor para você?

Se você ainda está em dúvida, é importante compreender que o Jeep Compass é o melhor SUV. Simples assim. Afinal, sua versão de entrada se compara com o Creta topo de linha. Só esse fator já mostra que o Compass é melhor.

Entretanto, ele está numa faixa de preço muito maior. Por isso, o Creta é uma ótima opção para quem tem um orçamento menor.

Afinal, o Creta também tem uma ótima lista de equipamentos e tecnologias para oferecer mais conforto e uma melhor experiência para os motoristas. Portanto, é um SUV bastante competente.

Recomendamos que você faça um test drive em ambos os carros para sentir qual deles se adequa melhor às suas necessidades, além de conferir também a ficha técnica e os itens de série.

Analise todos os pontos mais importantes para você, como central multimídia, freio de estacionamento elétrico com função Auto Hold, Android Auto e Apple CarPlay, espaço no banco traseiro, desempenho off road e mais.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Jeep Compass ou Cherokee que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre HR-V ou Jeep Compass para descobrir qual é o melhor.

Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.

Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!