Lamborghini ou Ferrari: Qual Das Duas Máquinas Vence a Disputa? Saiba Tudo Sobre a Rivalidade

Lamborghini ou Ferrari? Sem dúvidas, um dos maiores embates automobilísticos da história. Mas, e aí? Quem será que leva essa disputa tão acirrada?

Considerada como um dos duelos mais marcantes no mundo dos automóveis, a disputa entre as marcas italianas Lamborghini e Ferrari ganha proporções colossais.

Sendo retratado, muitas vezes, como o confronto de verdadeiros gigantes, mesmo para aqueles que não costumam se inteirar do mundo dos automóveis.

A rivalidade entre Ferrucio Lamborghini e Enzo Ferrari mudaria, de uma vez por todas, a indústria automobilística mundial. Os italianos, de gênio forte, ajudaram a ditar muitas das coisas que nós vemos nos modelos mais luxuosos de todas as empresas.

Mas como exatamente essa rivalidade surgiu? Quais foram as suas reais consequências e, principalmente, qual das empresas é a melhor? Tudo isso você confere agora!

A história da Ferrari: a criação revolucionária de Enzo Ferrari que mudaria o mundo automobilístico para sempre

Ferrari
Fonte: Quatro Rodas

O ano de 1929 trouxe consigo aquilo que viria a ser um dos maiores marcos da história para a indústria de automóveis mundial.

Além disso, podemos dizer também, que a criação impactaria em todo o status quo mundial. Afinal de contas, a Ferrari é cultuada por um grande número de pessoas, mundialmente falando.

Tudo começou em Maranello, uma comuna italiana localizada na região de Emília Romanha.

Lá, o então piloto da Alfa Romeo, Enzo Ferrari, criou a Scuderia Ferrari, que na época, patrocinava apenas carros e pilotos de corrida.

Foi só no período pós Segunda Guerra, em 1946, que a Ferrari viria a produzir seu primeiro automóvel, a Ferrari 125 S.

O carro de motor V12, além de se estabelecer como o primeiro modelo produzido de forma independente pela marca, também estreou com vitória no Grande Prêmio de Roma, no ano de 1947.

Já o modelo urbano, conhecido como Ferrari 166 Inter, só foi lançado no mercado em 1948. Sendo produzido até a década de 50, onde a linha seria encerrada.

Porém, foi em 1950, com a inauguração da Fórmula 1 que a Ferrari daria mais um passo importante no meio automobilístico mundial.

Apesar da “vermelhinha” não ter saído vitoriosa do Grande Prêmio da Grã-Bretanha, a empresa foi a única a participar de todas as edições da competição, desde seu início até os dias atuais.

Durante a década de 1960, a Ferrari passou por momentos ruins, quase tendo sido comprada pela gigante americana Ford.

Contudo, Enzo Ferrari acabou vendendo cerca de 50% da empresa para a Fiat, que nos dias atuais, possui 90% das ações da marca de luxo.

Ferruccio Lamborghini: os primeiros anos do autodidata mais influente da agronomia italiana

Lamborghini
Fonte: Motor1

Como não poderia ser diferente, uma boa história de rivalidade, sempre, deve haver uma forte inspiração por uma das partes. E aqui não é diferente.

Enzo Ferrari não foi um dos homens mais gentis e agradáveis de se trabalhar. Na verdade, seu temperamento explosivo e seu gênio forte foram os principais responsáveis por inspirar seu forte opositor e futuro rival, Ferruccio Lamborghini.

Nascido de pais fazendeiros, Ferruccio Lamborghini desenvolveu um enorme fascínio pelo funcionamento dos tratores e outros veículos agrários.

Não foi à toa que, rapidamente, o italiano foi ganhando cada vez mais destaque no mundo da mecânica, atuando até mesmo como mecânico do exército italiano.

Os anos que se seguiram após o fim da Segunda Grande Guerra foram essenciais para que Ferruccio adquirisse ainda mais experiência no ramo, alimentando ainda mais a sua ambição de construir o próprio negócio.

E foi justamente assim, no ano de 1949, que Ferruccio Lamborghini desenvolveu seu primeiro trator.

O veículo possuía um motor Morris da série 6C, com potência de 40 cavalos.

Além disso, a máquina agrícola também contava com um elevador hidráulico, algo que estava muito à frente de seu tempo.

Com o passar dos anos, Ferruccio Lamborghini ganhou cada vez mais notoriedade, principalmente no ano de 1958, ano em que a Lamborghini passou a produzir os seus próprios motores.

Porém, o status quo da empresa italiana estava prestes a mudar.

Ferruccio Lamborghini x Enzo Ferrari: a criação da Lamborghini

Os primeiros anos de Ferruccio Lamborghini acabaram por conectá-lo a um dos maiores gênios em ascensão do mercado automobilístico mundial, Enzo Ferrari.

O ano de 1963 marcou o início da Lamborghini como conhecemos atualmente.

O motivo disso se dá graças ao lançamento do 350 GTV no Salão de Turim.

Porém, se em 1962 a Lamborghini já começava a dar os seus primeiros passos, seria em 1966 que a marca, de fato, encontraria a motivação necessária para se tornar um verdadeiro ícone entre os modelos superesportivos mundiais.

Em 1966, Ferruccio Lamborghini identificou um problema na embreagem de sua Ferrari 250 GT.

O problema, que de acordo com Lamborghini, era crônico, o fez procurar Ferrari justamente para lhe oferecer uma solução para o problema em questão.

Contudo, Ferrari não reagiu bem à informação e disparou contra Ferruccio:

“Você não sabe absolutamente nada sobre carros. Sugiro que você retorne às suas máquinas do campo, ou faça algo melhor”.

Parece que, já que Ferrari não utilizaria os conselhos dados, caberia a Lamborghini aplicar sua teoria à prática.

Afinal de contas, o problema não seria problema para o gênio de Perúgia, já que Ferruccio utilizava uma adaptação da embreagem Brock & Beck em seus tratores.

Sendo assim, Ferruccio Lamborghini decidiu ampliar seu segmento, abraçando de vez o nicho dos supercarros.

Portanto, ainda em 1966, Lamborghini decidiu criar a Automobili Lamborghini, criando logo em seguida aquele que seria considerado um dos maiores sucessos da empresa, o Lamborghini Miura.

Lamborghini ou Ferrari? Qual das marcas possui os modelos mais velozes?

Depois de devidamente estabelecido o nível, e a importância, da longa rivalidade entre Lamborghini e Ferrari, chegou a hora de decifrarmos uma das maiores questões já levantadas a respeito do assunto: Lamborghini ou Ferrari?

Quem possui o modelo mais veloz? E a resposta para essa pergunta é… depende.

Como nós bem sabemos, ambas as marcas contam com diversos modelos distintos, que por sua vez acabam possuindo características completamente diferentes entre si.

Porém, nós da Review Auto sabemos o quanto é frustrante se esquivar de uma pergunta tão polêmica. Principalmente no que diz respeito às duas maiores e mais influentes marcas de carro do mundo.

Sendo assim, para que haja um embate justo, vamos escolher um modelo de cada empresa para que as representem em nossa comparação.

Para isso, decidimos escolher os carros mais rápidos de cada marca, sendo o Lamborghini Aventador o representante do touro dourado e a Ferrari 812 Superfast, representando o cavalo rampante.

Agora que já selecionamos os modelos que entrarão na disputa, chegou a hora de saber qual das máquinas vai levar essa disputa.

Sem mais delongas, vamos ao comparativo. Apertem os cintos!

Ferrari 812 Superfast

Ferrari 812 Superfast
Fonte: Quatro Rodas

Como o próprio nome bem diz, a Ferrari 812 Superfast é o modelo mais veloz da marca italiana presente em solo nacional.

O carro da “vermelhinha” conta com um motor de 12 cilindros em V de absurdos 800 cavalos de potência, que desenvolve 73,2 kgf.m de torque.

Essa configuração é capaz de fazer o carro sair de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos, atingindo a velocidade máxima de 340 quilômetros por hora.

Podemos ver aqui o quão competente o modelo 812 Superfast é. Não é à toa que o modelo se destaca, facilmente, como o mais rápido da marca subsidiária da Fiat.

Lamborghini Aventador LP 740-4

Lamborghini Aventador LP 740-4
Fonte: Heather Ballentine

Defendendo o touro italiano, o Lamborghini Aventador faz bonito e garante o posto de carro mais rápido da marca.

Também contando com uma configuração para lá de robusta, o Aventador possui apenas 10 quilômetros de diferença entre o seu rival. Mas afinal, será que é a mais ou a menos? Isso é o que descobriremos a seguir.

O modelo da Lamborghini conta com um motor 12V de 740 cv de potência, que desenvolve 70,4 kgf.m de torque.

Por sua vez, a configuração do seu motor dá ao veículo a capacidade de alcançar absurdos 350 km/h de velocidade máxima.

E se a velocidade em si não te surpreende, saiba que o veículo consegue chegar de 0 a 100 km em míseros 2,8 segundos.

Lamborghini ou Ferrari: qual a melhor?

Apesar de não ser uma diferença tão gritante, como acreditamos que muitos de vocês gostariam, o Lamborghini Aventador se mostra um modelo mais rápido que o da Ferrari.

Contudo, nós sabemos que velocidade, apesar de ser um grande atrativo dos dois modelos, não é tudo.

Modelos como a Ferrari Portofino e o Lamborghini Huracán também compartilham de especificações bastante semelhantes, mostrando que a eficiência de ambos os carros estão, justamente, nos detalhes.

Porém, algo muito mais nítido ainda pode ser visto na parte externa dos veículos, seus designs.

Os modelos da Ferrari contam com um visual mais elegante, mas sem deixar de lado a esportividade e a aerodinâmica.

Enquanto por sua vez, a Lamborghini aposta em linhas mais retas e em um visual mais agressivo e imponente.

É nítido ver que as empresas, de fato, atrairão um público muito mais interessado no seu visual do que em suas especificações, já que nós vimos que não há, exatamente, um abismo de diferença entre os modelos.

Sendo assim, podemos dizer que o melhor dependerá, exclusivamente, do seu ponto de vista.