Nivus ou HR-V: Qual Vale Mais a Pena? Confira Prós e Contras

Nivus ou HR-V: qual SUV compacto vale mais a pena comprar? Estes são dois modelos de destaque no mercado brasileiro, e você irá conferir os prós e contras de ambos neste artigo. Acompanhe!

Ótimo Custo-Benefício

Nivus

SUV compacto, mas com traços bem demarcados de um cupê, o que lhe traz características marcantes

  • O Nivus possui 4,26 metros de comprimento e, como resultado, garante um porta-malas de 415 litros
  • O moderno VW Play, seis airbags, assistente de partida em rampa, painel digital, tela de 10″ e conexões USB e Bluetooth
  • Ajuste de profundidade e altura da direção

Melhor Escolha

HR-V

Um dos SUVs compactos mais vendidos no Brasil, integrando o top 10

  • Assistente para redução de ponto cego
  • Espaço interno amplo, e com sistema de rebatimento dos bancos
  • Chave com a função Smart Entry, para travamento e destravamento automático

 

Nivus ou HR-V

Honda HR-V 1.8
Fonte: iCarros

O que não faltam são opções de SUVs compactos dentro do mercado brasileiro, como o Citroën C4 Cactus; Chevrolet Tracker; Toyota Corolla Cross; Jeep Renegade; Renault Duster; Hyundai Creta; etc.

Nesse artigo, porém, o foco será o Volkswagen Nivus e o Honda HR-V. Afinal, qual vale mais a pena comprar?

Nivus

Volkswagen Nivus
Fonte: Motor1

O Nivus é um modelo da Volkswagen que chegou ao mercado em 2020, praticamente estreando uma nova categoria.

Afinal, o carro é um SUV compacto, mas com traços bem demarcados de um cupê, o que lhe traz características marcantes.

Desde o início, obteve bons números de vendas, e muitas avaliações positivas pelos proprietários e crítica especializada. Não à toa, foi eleito como o carro do ano pela revista Auto Esporte em 2021.

Atualmente, o veículo está disponível nas versões Comfortline 200 TSI, que é a de entrada, e a Highline 200 TSI, que é a versão completa, e é o 6º modelo mais vendido da categoria.

Pontos positivos do Nivus

Motor e câmbio

Um ponto importante a se considerar na hora de comparar o Nivus ou HR-V é justamente o motor dos veículos.

Nesse caso, em relação ao Nivus, ambas as versões contam com um motor 200 TSI (1.0), de 128 cv de potência, com etanol, e 116 cv com gasolina. Isso garante um torque de 20,4 kgfm, com 5.500 rpm.

Assim, quando abastecido com etanol, ele consegue alcançar uma velocidade máxima de 189 km/h, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 10,0 s.

Tudo isso acoplado com um câmbio automático de 6 velocidades, com a função Tiptronic, e tração nas rodas dianteiras.

Segurança

Outro ponto indispensável para avaliar é em relação a segurança que os modelos oferecem. A versão completa do Volkswagen Nivus, por exemplo, conta com:

  • 6 airbags ao todo, sendo 2 frontais,  2 de cortina e 2 laterais (bancos dianteiros);
  • Controle eletrônico de tração e estabilidade;
  • Ajuste de altura para o encosto de cabeça dos 5 ocupantes;
  • Assistente de partida nas rampas;
  • Ajuste de altura dos cintos de segurança dianteiros e pré-tensionador;
  • Banco traseiro com cinto de segurança automático de 3 pontos para o banco traseiro;
  • Sistema Isofix para a fixação da cadeirinha infantil;
  • Sistema autônomo para a frenagem emergencial anti- colisão frontal;
  • Alerta de frenagem emergencial;
  • Controle adaptativo de velocidade e distância;
  • Câmera traseira para auxiliar nas manobras de marcha a ré;
  • Espelho retrovisor interno com função antiofuscante e automático;
  • Faróis de neblina em LED;
  • Faróis de LED para condução diurna;
  • Alarme antifurto;
  • Etc.

Conforto

O conforto também é um ponto bastante positivo do Nivus, que apresenta itens como:

  • Ar-condicionado eletrônico;
  • Direção elétrica;
  • Ajuste de profundidade e altura da direção;
  • Sensores crepuscular e de chuva
  • Chave presencial;
  • Retrovisor externo elétrico;
  • Piloto automático;
  • Sensor traseiro de estacionamento;
  • Vidros elétricos;
  • Etc.

Tecnologias

Já as tecnologias também entram na lista de pontos positivos do VW Nivus. Afinal, além dos itens citados acima, o modelo ainda conta com:

  • Volante multifuncional;
  • Computador de bordo;
  • Sistema start/stop do motor;
  • Carregador de celulares sem fio;
  • Painel de instrumentos digital;
  • Central multimídia com tela de 10 polegadas;
  • Sistema que detecta a fadiga do motorista;
  • Etc.

Consumo

Sendo o 3º SUV Compacto mais econômico do país, o Nivus também tem seu consumo como uma vantagem importante.

Com o etanol, por exemplo, seu consumo na cidade é de 8,3 km/l; e de 10,1 km/l nas estradas.

Já com gasolina, seu consumo na cidade desce para 12,1 km/l e 14,2 km/l nas estradas, o que são boas médias para a categoria.

Pontos negativos do Nivus

Preço

Dentro do comparativo entre o Nivus ou HR-V, um ponto negativo considerável do Volkswagen Nivus é o seu valor de mercado.

A versão comfortline, por exemplo, que é a de entrada, sai por R$ 124.100,00. Já a versão Highline, completa, sai por R$ 139.770,00.

Esse é um valor de médio para alto, superando, e muito, o preço de outros concorrentes, como o próprio Fiat Pulse, que conta com versões por menos de 100 mil reais.

Para se ter uma ideia, o Highline consegue superar o valor até mesmo da versão de entrada do Volkswagen T-Cross, que custa R$ 134.990,00.

Espaço interno

Como mencionado, o Volkswagen Nivus acabou meio que inaugurando uma subcategoria dentro dos SUVs compactos.

Isso porque ele conta com medidas até menores do que modelos de categorias abaixo.

Assim, o espaço interno do veículo não é um dos mais interessantes, comportando 5 pessoas, mas deixando a desejar nesse quesito.

HR-V

Honda HR-V LX
Fonte: Mundo do Automóvel para PCD

Para saber qual vale mais a pena: Nivus ou HR-V, depois de analisar o Volkswagen Nivus, é necessário observar os detalhes do Honda HR-V.

Nesse caso, esse trata-se de um projeto mais antigo da marca japonesa, mas que chegou ao solo brasileiro em 2015.

Desde esse período, conseguiu bons números de vendas por aqui, e ainda é nos dias atuais um dos SUVs compactos mais vendidos no Brasil, integrando o top 10.

Atualmente, o veículo conta com quatro versões disponíveis: EX, EXL, Advance e Touring, dando mais opções para o público.

Pontos positivos do HR-V

Motor

O motor do HR-V é sim um ponto positivo considerável do modelo, principalmente porque oferece variações entre si.

As versões de entrada (EX e EXL), por exemplo, contam com um motor 1.5 DI i-VTEC Flex.

Esse propulsor conta com 126 cv de potência, 6.200 rpm e um torque de 15,5/15,8 kgfm.

Já as versões completas (Advance e Touring) contam com um motor 1.5 DI VTEC Turbo Flex, com 177 cv de potência, 6.600 rpm e um torque de 24,5 kgfm.

Assim, é possível chegar a velocidade máxima de 200 km/h, e sair de 0 a 100 km/h em apenas 8,9 segundos, com o motor turbo.

Ambos os motores, é claro, contam com um câmbio CVT de 7 marchas simuladas, e com o diferencial do Paddle Shifts nos propulsores turbo.

Segurança

Outro comparativo importante entre o Nivus ou HR-V é a segurança, e nesse quesito o modelo da Honda não deixa a desejar também. São diversos itens, como:

  • Assistente de Controle de Descida;
  • Assistente para redução de ponto cego;
  • Assistente de partidas em aclives;
  • Sensores de estacionamento;
  • Assistente de tração e estabilidade;
  • Sistema de luzes emergenciais;
  • Faróis de Neblina;
  • Tecnologia Honda SENSING;
  • 6 airbags (frontais, de cortina e laterais);
  • Freios ABS, EBA e EBD;
  • Sistema Isofix;
  • Etc.

Conforto

O conforto também é uma vantagem do Honda HR-V, uma vez que o modelo conta com itens como:

  • Porta-malas automatico;
  • Estabilizador corporal nos bancos;
  • Ar-condicionado digital Dual Zone;
  • Câmera multivisão de marcha à ré;
  • Rebatimento automático dos retrovisores;
  • Espaço interno amplo, e com sistema de rebatimento dos bancos;
  • Banco do motorista com ajuste elétrico;
  • Vidros elétricos;
  • Partida remota;
  • Etc.

Tecnologias

E como não poderia ser diferente, as tecnologias do Honda HR-V também são um grande destaque:

  • Carregador sem fio para celulares;
  • Chave com a função Smart Entry, para travamento e destravamento automático;
  • Multimídia de 8 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay;
  • Painel digital TFT de 7 polegadas;
  • Freio de estacionamento eletrônico;
  • Botão Start/Stop para partida do motor;
  • Retrovisor fotocrômico;
  • Bluetooth com HFT;
  • My Honda Connect;
  • Etc.

Consumo

Se o Volkswagen Nivus está em terceiro na lista de SUVs compactos mais econômicos do país, o Honda HR-V se destaca por ficar com a 2ª colocação do ranking, atrás apenas do Fiat Pulse.

Para se ter uma ideia, as versões EX, EXL e Advance contam com um consumo médio de:

  • 12,7 km/l na cidade (gasolina);
  • 13,9 km/l na estrada (gasolina);
  • 8,8 km/l na cidade (etanol);
  • 9,8 km/l na estrada (etanol).

Pontos negativos do HR-V

Preço

Dentro da comparação entre o Nivus ou HR-V, o modelo da Honda também conta com um valor de mercado elevado, o que é um ponto negativo do veículo.

Para se ter uma ideia, atualmente, o valor de cada versão é:

  • Honda HR-V EX – R$ 142.500,00
  • Honda HR-V EXL – R$ 149.900,00
  • Honda HR-V Advance – R$ 176.800,00
  • Honda HR-V Touring – R$ 184.500,00

Ou seja, a versão de entrada do Honda HR-V é mais cara do que a versão completa do Volkswagen Nivus, que já é elevada.

Nivus ou HR-V: Qual Vale Mais a Pena?

Volkswagen Nivus
Fonte: Autoesporte – Globo

Como foi possível observar, o comparativo entre o Nivus ou HR-V mostra que se tratam de subcategorias de SUVs compactos um pouco diferentes.

Inegavelmente, o Honda HR-V é mais robusto, com maior espaço interno, mais tecnologias, e um consumo comparativamente mais atrativo.

O valor, é claro, é elevado em ambos os casos, mas sendo preciso pagar bem mais para ter um modelo da Honda.

No geral, o HR-V sai na frente nessa disputa. Não à toa, é um dos SUVs compactos mais vendidos do país.

Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Se puder, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.

Até mais!