O que é pneu cinturato? Para quais carros e situações ele é recomendado? Ele é realmente tão bom?
Sem dúvida, esses questionamentos já passaram pela sua cabeça na hora de trocar de pneu. De fato, os pneus são um dos itens fundamentais de um veículo. Eles são responsáveis pela estabilidade e segurança do automóvel.
Além disso, eles também garantem um melhor desempenho do carro em manobras. E é justamente isso que os pneus cinturato oferecem.
Então, será que vale a pena trocar os pneus convencionais por pneus cinturato? Confira os detalhes a seguir.
O que é pneu cinturato?
O pneu cinturato é um produto automotivo de alta performance. Ele é composto por uma camada adicional de malha de aço.
Essa malha é feita a partir de fios de aço, que por sua vez são formados por 12 fios de aço. Depois que a malha de aço é formada, ela recebe o emborrachamento de poliéster e modelagem.
Por ser um modelo mais atual e tecnológico, o pneu cinturato possui um desenho na banda de rodagem que garante maior aderência e distribuição da água.
A forma como se produz o pneu também torna esse tipo de produto mais resistente e durável do que os pneus comuns, além de proporcionar baixa resistência ao rolamento.
Devido a essas características, o pneu cinturato é indicado para carros que fazem viagens longas ou para consumidores que procuram por maior estabilidade e segurança ao dirigir.
Qual é o diferencial do pneu cinturato?
A principal diferença entre o pneu cinturato e os modelos convencionais é a tecnologia usada na sua produção. Os modelos cinturato contam com um design mais moderno e eficiente do que os comuns.
O desenho da banda de rodagem e o reforço nos flancos dos pneus cinturato são projetados para evitar a aquaplanagem e aumentar a aderência no solo, mantendo a baixa resistência ao rolamento.
Alguns modelos do pneu cinturato, como os da Pirelli, possuem a tecnologia run flat. Ou seja, esse recurso permite que o veículo ande por cerca de 80 km, a uma velocidade máxima de 80 km/h, sem câmara de ar.
Dessa forma, você consegue chegar ao mecânico ou a outro lugar seguro para fazer a troca. Segundo a Pirelli, essa tecnologia reduz em 85% as chances de acidentes causados por perda de pressão nos pneus.
Em resumo, a tecnologia usada na produção dos pneus cinturato torna esse modelo mais eficiente, resistente e seguro.
Quais os benefícios do pneu cinturato?
Como vimos até agora, o pneu cinturato possui uma tecnologia diferenciada. Por isso, ele traz algumas vantagens para o desempenho e durabilidade do veículo, além de alguns benefícios funcionais para os motoristas. Confira a seguir.
Maior aderência
Por causa do desenho na banda de rodagem, o modelo de pneu cinturato tem maior aderência em pistas molhadas, evitando derrapagens e aquaplanagens. Além disso, ele também proporciona ótima estabilidade nas pistas secas.
Maior durabilidade
O pneu cinturato é mais durável do que os pneus convencionais, por causa da camada extra de malha de aço. Assim sendo, sua vida útil é maior em comparação com os produtos comuns, exigindo menos trocas.
Dependendo da marca e do modelo, você pode até mesmo andar alguns quilômetros com o pneu furado.
Embora não seja recomendado rodar longas distâncias nessas condições, esse recurso é importante para que você encontre um lugar seguro para trocar de pneu.
Melhor desempenho e segurança
Como vimos, o design dos sulcos do pneu cinturato garantem maior aderência e estabilidade ao carro. E isso influencia diretamente no desempenho geral do veículo.
Por exemplo, os pneus ajudam na performance do carro nas curvas, nas frenagens e nas arrancadas.
Semelhantemente, a aderência do pneu cinturato aumenta a segurança na direção, já que as chances do carro derrapar durante as manobras são menores.
Menor consumo de combustível
Por fim, o fato do pneu cinturato ter baixa resistência ao rolamento faz com que o motor não precise fazer tanta força para mover o veículo.
Como resultado, o consumo de combustível do carro é menor e, consequentemente, a emissão de CO².
Quais as desvantagens dos pneus cinturato?
Apesar de ser um ótimo produto, o pneu cinturato é mais caro do que os pneus convencionais. Alguns modelos com malha de aço chegam a custar o dobro do preço dos pneus comuns.
Além disso, dependendo da finalidade de uso do carro, a tecnologia dos pneus cinturato podem não fazer diferença em comparação com pneu comum.
Quais os principais modelos de pneu cinturato?
Atualmente, existem 3 tipos de pneu cinturato: P1, P4 e P7. Cada um deles é indicado para carros de diferentes tamanhos e potências. Conheça os detalhes a seguir!
Cinturato P1
O pneu cinturato P1 é o modelo básico. Ele proporciona boa aderência em vias secas e molhadas, além de baixa resistência ao rolamento.
Os pneus P1 possuem a tecnologia run flat, que permite que você rode até 80 km sem câmara de ar.
Embora seja o modelo mais econômico, o pneu cinturato P1 proporciona segurança e conforto na direção, além de melhorar a performance do carro e apresentar desgaste uniforme.
Além disso, como reduz o consumo de combustível, esse modelo de pneu ajuda a diminuir a emissão de CO² (dióxido de carbono).
O pneu cinturato modelo P1 é indicado para carros de passeio e de uso diário.
Ele possui melhor desempenho em veículos compactos e com baixa potência, com aro entre 13″ a 16″. Além disso, ele é indicado especialmente para uso em estradas urbanas.
Cinturato P4
O pneu cinturato P4 é um modelo intermediário. Ele é mais firme do que o P1 e tem proteção contra cortes e furos, além de ter um acabamento mais bonito e elegante.
Por ser mais resistente, o pneu cinturato P4 é ideal para ser utilizado todos os dias.
O seu designer moderno não é apenas estética. As bandas de rodagem do P4 têm altíssima durabilidade e oferecem excelente estabilidade e segurança durante as manobras em alta velocidade.
Por causa dos sulcos longitudinais e transversais inclinados, esse modelo de pneu expulsa melhor a água e reduz o ruído.
Devido a essas características, muitas montadoras escolhem o pneu cinturato P4 como padrão de fabricação. Ele também é recomendado para carros compactos, com baixa e média potência e com aro entre 13″ e 15″.
Além disso, por ter maior área de contato com o solo, o pneu P4 é ótimo para rodar em estradas urbanas.
Cinturato P7
O pneu cinturato P7 é um modelo avançado, de altíssima performance. Por isso, ele é indicado para carros de alta e média potência, com aros entre 15″ e 18″, que fazem longas viagens com frequência.
A tecnologia usada no P7 é a mais avançada da categoria.
Ou seja, esse modelo de pneus possui nervuras contínuas na banda de rodagem, além de quatro sulcos longitudinais, que melhoram a aderência ao solo, tornam a frenagem mais eficiente e expulsam melhor água, evitando a aquaplanagem.
Outro diferencial do pneu cinturato P7 é que ele conta com tecnologia de redução de ruídos (Noise Cancelling System – NCS), que aumenta o conforto na direção.
Além disso, ele conta com a tecnologia run flat, Green Performance (redução de emissão de CO²) e seal inside (preserva a pressão do pneu depois de perfurado).
Em resumo, o P7 é o que há de mais avançado em pneus cinturato. Por isso, você encontra aqui preços maiores.
Vale a pena investir em um pneu cinturato?
No geral, o pneu cinturato é ótimo. Mas, dependendo da finalidade do veículo, ele pode não ser a melhor opção.
Por exemplo, pessoas que não costumam viajar de carro podem não ver nenhuma diferença ao usar um pneu cinturato.
Por outro lado, quem pega estrada urbana com frequência pode se beneficiar do conforto e da segurança que o produto oferece.
Outro fator que deve ser levado em consideração ao decidir se vale a pena ou não investir em um pneu cinturato é a recomendação do fabricante.
Algumas marcas recomendam que o usuário use sempre esse produto — e nós recomendamos seguir essa sugestão.
De fato, os pneus cinturato são ótimos. O seu diferencial é a excelente estabilidade, aderência e drenagem de água que ele possui, aumentando o conforto e a segurança na direção.
Qual é o melhor pneu cinturato?
Atualmente, o pneu cinturato da Pirelli é o melhor e mais famoso do mercado. Conheça alguns modelos da marca!
Cinturato P1 185/60 R15: tem ótima performance na cidade e na estrada. Preço médio: a partir de R$ 550,00.
Cinturato P7 225/50 R17 Runflat: indicado para carros pesados ou que sempre viajam com porta-malas cheio, pois tem ótima capacidade de tração e carga. Preço médio: a partir de R$ 1.100,00.
Cinturato P1 175/70 R14: é o mais procurado, pois tem bom custo-benefício. Ele é compatível com os carros mais famosos no Brasil, como Gol, Voyage e HB20. Preço médio: a partir de R$ 460,00.
Cinturato P7 195/55 R15: possui alta resistência e capacidade de tração. É o modelo que possui melhor custo-benefício da marca. Preço médio: a partir de R$ 470,00.
Cinturato P1 Plus 225/50 R17: tem capacidade de velocidade e de carga acima da média e resistência à temperatura com preço acessível. Preço médio: a partir de R$ 600,00.
Cinturato P1 175/65 R14: compatível com os principais carros populares do Brasil, como Celta, Palio e Ka. Preço médio: a partir de R$ 350,00.
Agora que você sabe o que é pneu cinturato e quais os melhores modelos do mercado, conheça também as piores marcas de pneus e descubra quais produtos evitar!
Graduado em Letras e em Pedagogia, e Pós-graduado em Didática, atuo com redação desde 2019.
Apaixonado por carros e amante da escrita, pude unir minhas duas paixões por aqui.