Quais são os melhores pneus para Motos?
Quando se pensa em motos, logo se pensa em performance, velocidade, aventura, além de diversas outras palavras que tão bem descrevem esses veículos.
Mas as motos precisam de pneus para poder desenvolver todos esses itens que foram descritos acima e, dependendo do uso da moto, alguns itens se destacam sobre outros.
Na hora de trocar os pneus da sua moto, você tem as informações que realmente importam?
Você sabe quando deve trocar os pneus da sua moto ou simplesmente espera descobrir da maneira mais dura (no bolso), que é quando um fiscal resolve parar você e te afirmar que os pneus da sua moto estão completamente desgastados e impossibilitados de seguirem viagem?
Se você procura as informações corretas e importantes na hora de trocar os pneus da sua moto, bem como as melhores opções que o mercado pode oferecer, então esse review é pra você. Tire suas dúvidas e escolha o pneu ideal.
IMAGEM | PRODUTO | |
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Boa Performance
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Metzeler Karoo 3
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Melhor Avaliação
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Michelin Pilot Street Cb300
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Melhor Preço
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Technic Sport Cup
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Maior Aderência
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Pirelli Diablo Rosso III
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Uso Misto
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Rinaldi RT 36
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Quais São os Melhores Pneus para Motos?
Agora que você já sabe as informações importantes sobre os pneus para motos, vamos falar das melhores marcas de pneus para motos.
Esses pneus apresentam bom desempenho e foram avaliados muito bem por usuários.
Vamos apresentar as principais características técnicas, vantagens e desvantagens de cada linha. Confira!
1. Metzeler Karoo 3: Excelente Para Uso Misto
Considerado um pneu top para quem utiliza a moto tanto on road como off-road, o Metzeler Karoo 3 é considerado um pneu ideal para expedições off-road.
Possui desenho de banda de rodagem inovador, com distribuição em forma de V e espaçamento variável dos blocos, com grandes blocos centrais.
Isso promove maior estabilidade à moto, maior rendimento quilométrico e aumento na tração quando em off-road, com excelente estabilidade em altas velocidades.
A desvantagem dessa linha de pneus, quando avaliada por usuários, foi o desempenho em pista asfaltada molhada.
Alguns usuários apontaram que essa linha é excelente para off-road e estradas de terra, mas em pistas asfaltadas molhadas, deixa um pouco a desejar.
Outros usuários apontaram o ruído na condução como sendo um fator que incomodava um pouco, já outros embora falassem do ruído, apontaram como um fator positivo.
O preço dessa linha de pneus é considerado intermediário, não sendo uma linha barata, mas não é excessivamente cara.
Vantagens
Desvantagens
2. Michelin Pilot Street Cb300: Avaliação Mais Alta Por Usuários
A linha Pilot Street é indicada para motos de média e baixa cilindradas. A Michelin, que já dominava o mercado de motos de alta cilindrada, resolveu lançar essa linha para ocupar mais essa fatia do mercado.
De acordo com testes feitos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, essa nova linha cobra até 90% dos modelos das motos de até 250 cilindradas.
Essa linha foi desenvolvida com um novo composto de sílica na banda de rodagem, proporcionando boa aderência em pistas molhadas, segurança e durabilidade.
Graças aos recortes que aumentam sua largura desde o centro, dando um look esportivo ao pneu, ocorre a drenagem rápida de água da banda de rodagem.
Também relacionado aos testes realizados pelo Instituto, essa linha apresenta durabilidade 30% maior do que seu principal concorrente.
Usuários avaliaram essa linha dando excelente nota média, de 4,5 estrelas (sendo 5 estrelas a nota máxima), apontando o excelente custo-benefício do pneu.
Vantagens
Desvantagens
3. Technic Sport Cup: Mais Em Conta Com Bom Grip Mas Durabilidade Menor
A Technic é uma empresa nacional, que fabrica pneus no estado de São Paulo. Entre os modelos, a linha Technic Sport Cup é uma das mais conhecidas.
Essa linha de pneus possui como principal característica apontada um bom grip, ou seja, os pneus “grudam” bastante.
De acordo com a avaliação de usuários, o pneu Technic tem vantagens e desvantagens.
A desvantagem maior está na durabilidade, considerada baixa. Inclusive, usuários apontaram que esse pneu dura menos do que pneus de outras linhas.
A vantagem está no preço bem mais em conta e na aderência , considerada boa.
A empresa abrange uma série de linhas de pneus para diferentes tipos de motos, proporcionando uma opção nacional, mais em conta, de pneus.
Vantagens
Desvantagens
4. Pirelli Diablo Rosso III: Pneu com Maior Aderência
A linha Diablo Rosso III da Pirelli tem um perfil específico e indicação certeira: pilotagem esportiva.
De acordo com a fabricante, essa linha de pneus tem a mesma tecnologia aplicada no Campeonato Mundial de Superbike, proporcionando uma sensação de pilotagem sem precendentes, justamente indicada para uma nova geração de comportamento esportivo.
A linha apresenta bi-composto com uma faixa lateral larga, o que promove aderência máxima desde o início da inclinação. Com isso, há maior área de contato com o solo e melhor aderência.
Presente para tanto rodas dianteiras quanto traseiras em 17 polegadas.
A desvantagem está no preço e na indicação específica, já que é uma linha de pneus voltada para motos mais esportivas.
Vantagens
Desvantagens
5. Rinaldi RT 36: Excelente Opção Para Uso Misto
Os pneus da linha RT 36 da Rinaldi são para uso misto, ou seja, tanto para uso urbano quanto para uso off-road.
A vantagem está em um preço mais amigável do que outras linhas off-road.
De acordo com o fabricante, é um pneu que apresenta ótima tração, satisfazendo as necessidades urbanas e rurais, uma vez que apresenta excelente desempenho.
Essa linha de pneus está há alguns anos já no mercado e apresenta bom custo-benefício.
A aderência dessa linha de pneus, de acordo com usuários, é boa, óbvio que não excelente como pneus exclusivos para off-road, mas possui desempenho adequado.
Vantagens
Desvantagens
Onde Comprar Pneus para Moto Baratos?
Definiu a opção ideal para você entre os melhores pneus para motos?
É verdade, não é fácil escolher o modelo ideal, mas espero que tenha ficado claro que você é capaz de escolher aquele que melhor supre suas necessidades.
Na hora de comprar, nem sempre é fácil escolher uma loja virtual confiável. Existem muitas fraudes e aquelas promessas de preço baixo podem ser um chamariz pra problemas…
Por isso, sempre recomendamos a loja Achei Pneus, que é líder no setor e está no mercado há anos. Além disso, o índice de reclamação dela no Reclame Aqui é muito baixo.
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Qual É O Pneu Ideal Para Motos?
Cada moto sai de fábrica com dois pneus que foram estudados e projetados para estarem ali.
Ou seja, engenheiros testaram e aprovaram os pneus daquele tamanho, como sendo a melhor opção para aquele veículo. Mas, muitas vezes, há aspectos comerciais que também influenciam na escolha do pneu para cada tipo de moto.
Além disso, muitas vezes, o uso daquela moto demanda algumas outras características, por exemplo, motos que enfrentam terrenos acidentados ou de terra.
Muitas vezes, esses veículos embora tenham estilo “crossover”, vêm com pneus que são ideais para estradas de asfalto.
Assim, se você pretende usar a moto fora de estradas asfaltadas, tem que procurar uma opção diferenciada de pneus para “aguentar melhor o tranco”.
Portanto, algumas opções podem ser oferecidas ao condutor que experimenta padrões diferenciados de condução do seu veículo.
Como Ler A Especificação De Pneus Para Motos?
Existem basicamente três formas diferentes que as especificações se encontram em pneus para motos. Dois tipos para pneus radiais e um tipo para pneus diagonais.
Portanto, antes de explicarmos as especificações, vamos explicar os tipos de pneus para motos.
Tipos De Pneus Para Motos
Existem basicamente dois tipos de pneus para motos: pneus radiais e pneus diagonais. Cada um é feito de uma maneira diferente e possui características diferentes.
Não há melhor nem pior: apenas são pneus construídos de maneira diferentes e têm usos diferentes.
Pneus Diagonais Para Motos
Também são chamados de pneus convencionais.
Eles são construídos com lonas sobrepostas (constituídas por fibras têxteis), formando a carcaça, com aspecto diagonal.
Os pneus convencionais têm uma gama grande de aplicações, podendo ser usados para motos de baixa cilindradas, motos off-road e de trilhas.
No caso de motos off-road, os pneus diagonais são fundamentais, pois os pneus são submetidos a muitos impactos e sua estrutura consegue suportar esse tipo de esforço.
Os chamados “pneus mistos”, por exemplo, que são os pneus para uso tanto em off-road, quanto on road (em estradas de asfalto), têm em sua grande maioria no caso das motos, estrutura convencional, para absorver melhor os impactos.
Pneus Radiais Para Motos
Os pneus radiais possuem, além da estrutura têxtil, uma cintura de aço disposta paralelamente à linha central da banda de rodagem, com os fios metálicos formando um ângulo de zero grau com a linha central.
Os pneus radiais são utilizados nos carros. No caso das motos, os pneus radiais são indicados para motocicletas de maior cilindradas, que desempenharão alta velocidade. Esses tipos de pneus têm desempenho melhor em frenagens mais bruscas em alta velocidade.
Portanto, em motos esportivas e superesportivas, o uso de pneus radiais é obrigatório.
Especificação De Pneus Para Motos
Agora que você já sabe as diferenças de pneus diagonais e radiais, fica fácil explicar as três formas de especificações de pneus para motos.
Método Métrico
É a forma mais encontrada em pneus hoje em dia. É também a forma encontrada nos pneus para carros, em sua grande maioria, radiais.
Nesse tipo de especificação, há três números, depois uma barra, mais dois números, depois um R (que pode ou não estar presente), mais dois números, seguido de mais dois números e finalmente, uma letra.
Ficará mais fácil entender com um exemplo:
130/90 R 16 67 H
- 130 – indica a largura, em milímetros, do pneu;
- 90 – altura, como porcentagem da largura;
- R – se o pneu é radial;
- 16 – aro do pneu, medido em polegadas;
- 67 – Índice de carga
- H – Índice de velocidade, baseado em uma tabela.
Modelo alfanumérico
Foi o primeiro sistema de especificação de pneus a ser desenvolvido, portanto é utilizado em alguns lugares ainda.
Para entender melhor esse método, vamos dar um exemplo.
MT 90 16
- M – significa que o pneu é para moto;
- T – significa largura da banda de rodagem do pneu;
- 90 – É o perfil, ou seja, o resultado em porcentagem de altura sobre largura;
- 16 – é o aro do pneu, expresso em polegadas.
Pneus superiores a 150 mm de largura serão sempre expressos no sistema métrico, já que no sistema alfanumérico, a medida máxima expressa é MV85, que corresponde a 150 mm de largura.
Pneus também podem ter outras duas marcações, que são as letras TT ou TL, que significam TubeType (TT) ou TubeLess (TL). São designadas para pneus com tubos de ar para serem preenchidos por dentro, ou sem.
Cuidados Que Você Deve Ter Com os Pneus das Motos
Ao contrário dos carros que podem utilizar pneus de marcas diferentes na traseira e na dianteira, mas sendo todos do mesmo tamanho, nas motos há diferenças entre as rodas dianteiras e traseiras.
Algumas orientações:
1 – Use Pneus Correspondentes Na Dianteira e Na Traseira
É importante perceber que motos usam pneus de tamanhos diferentes na dianteira e na traseira.
Portanto, pode até parecer um conselho bobo, mas cuidado para não trocar e colocar o pneu da medida traseira na dianteira, ou vice e versa.
2 – Verifique Sempre A Calibração
A calibração dos pneus deve ser feita ao menos uma vez na semana, ou sempre que você for viajar.
Faça a calibração sempre com pneus frios, para que seja feita da maneira correta.
Repare se os pneus estão perdendo muito ar de uma semana para outra, pois isso pode indicar vazamentos. Pneus sem câmara podem perder até 2 libras por mês. Mais que isso, consulte um profissional para verificar se há problemas.
Mantenha sempre a pressão indicada para aquele tipo de pneu. Deixar um pneu com menos pressão faz o gasto de combustível ser maior, porque o veículo fica mais “pesado”.
Já deixar o pneu com mais libras do que o necessário, aumenta o risco de cortes do pneu, diminuindo a estabilidade do veículo também.
3 – Verifique O Desgaste Dos Pneus
Pneus modernos vêm com uma indicação chamada de TWI (Tread Wear Indicator), que é um indicador de desgaste do pneu.
Meça a profundidade do sulco, a partir da banda de rodagem. Qualquer valor abaixo de 1 mm já deve ser motivo de troca do pneu.
Além disso, exposição de fios, ou amassados, ou desgaste não equilibrado, em uma única área do pneu, já deve ser motivo de investigação e troca dos pneus.
4 – Pneus Remold para Motos
Pneus remold ou recauchutados não deveriam nem fazer parte da realidade de quem tem um veículo, mas infelizmente ainda fazem. Esqueça pneus remold!
Muitas pessoas acreditam que estão economizando bastante ao optar por pneus remold, mas o fato é que estão fazendo uma escolha por menos segurança, colocando em risco eles e demais pessoas.
No caso das motos, não dá nem pra pensar em pneus remold. Pensou em trocar os pneus da sua moto? Faça uma boa pesquisa, acompanhando as informações e opte por pneus novos, sempre.
Conclusão
É importante que o condutor de moto saiba informações fundamentais na hora de escolher o melhor pneu para moto.
Informações técnicas são importantes, justamente para que o condutor possa entender o mercado de pneus e fazer uma escolha bem pensada.
Há excelentes marcas já consagradas no mercado, como também marcas nacionais.
Para você optar por uma marca ou outra, é importante avaliar o que cada uma oferece para o seu tipo específico de moto.
Graduado em Letras e em Pedagogia, e Pós-graduado em Didática, atuo com redação desde 2019.
Apaixonado por carros e amante da escrita, pude unir minhas duas paixões por aqui.