Onix LT ou LTZ? Quais as Diferenças? Qual Comprar?

Quer saber quais são as diferenças existentes entre o Onix LT ou LTZ e qual modelo comprar? Então, chegou ao lugar certo!

Neste artigo, você vai encontrar um comparativo entre os dois modelos de Chevrolet Onix, em suas versões atuais. Assim, ficará muito mais fácil entender essas diferenças e escolher entre um dos dois modelos.

Confira!

Ótimo Custo-Benefício

Onix LT

O LT é o mais básico de todos (de entrada)

  • Com o Chevrolet Onix LT 1.0 aspirado, a Chevrolet mandou muito bem no quesito economia de combustível
  • Controle eletrônico de tração e estabilidade
  • Integração com smartphones, através do Apple CarPlay

Melhor Escolha

Onix LTZ

O LTZ é uma versão mais completa, quase que um topo de linha da categoria

  • Regulagem de altura no banco do motorista
  • Controle eletrônico de tração e estabilidade
  • Acendimento automático dos faróis, devido à presença do sensor crepuscular

 

Onix LT ou LTZ: conheça o Chevrolet Onix

Onix LT
Fonte: Automais

O Chevrolet Onix é simplesmente um dos principais carros hatches do Brasil. Para se ter uma ideia, o veículo foi o mais vendido no país entre os anos de 2015 e 2020.

Atualmente, ele ainda mantém seu destaque, embora tenha perdido o posto para a versão hatch do Hyundai HB20 e para a picape Fiat Strada, que se destacaram bastante nos últimos anos, caindo de vez mais no gosto do público.

Essa pequena derrapada provocou a necessidade de reformulações e a montadora norte-americana respondeu à altura, com fortes investimentos para retomar seu lugar.

São novas tecnologias, inovações e um design belíssimo, que fazem parte do veículo, seja na versão LT ou LTZ. Vale lembrar que atualmente trata-se da 2ª geração do modelo no país, lançada em 2019.

Quais são as diferenças entre o Onix LT ou LTZ?

O Onix LT e o LTZ tratam-se de variações diferentes do mesmo veículo: o Chevrolet Onix. Nesse caso, o LT é o mais básico de todos (de entrada), e o LTZ é uma versão mais completa, quase que um topo de linha da categoria.

Essas siglas fazem parte tanto dos modelos Onix hatch quanto dos sedãs (Onix Plus).

No caso dos hatches, por exemplo, há ainda versões como o Premier AT Turbo, que é a versão mais completa e mais cara desse modelo da marca norte-americana.

Assim, temos o LT como versão de entrada e o LTZ como um modelo intermediário. Cada um deles tem diferenciais próprios, e mais variações.

Por isso, para facilitar a compreensão dessas diferenças, utilizaremos como base a versão ONIX LT 1.0 Aspirado e o ONIX LTZ 1.0 Turbo, ambos do modelo 2023.

Motor e consumo

O ONIX 1.0 LT Aspirado conta com uma potência de 82 cv, e um torque de 10,6 kgfm (etanol). Já com gasolina, essa potência cai para 78 cv de potência, com 9,6 kgfm de torque. A aceleração é de 0 a 100 km/h em 13,3 s.

Essa é uma versão bastante econômica, e que apresenta consumos diferentes a depender do combustível e do trajeto percorrido. Com gasolina, o carro consegue fazer 13,3 km/l na cidade e 16,6 km/l na estrada.

Para quem prefere etanol, o consumo é maior, uma vez que ele faz 9,4 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada.

Essa economia geral deve-se, em grande parte, à utilização de um câmbio manual de 6 marchas, que ajuda bastante no desempenho do veículo, principalmente no uso rodoviário.

Esse é um diferencial importante e um verdadeiro destaque dentro dos hatches, uma vez que outros modelos, de outras montadoras, contam com câmbios de 5 marchas apenas em seus veículos de entrada – mais básicos.

A exemplo, estão o Fiat Argo, o Hyundai HB20 e o Volkswagen Polo.

Já o ONIX LTZ 1.0 Turbo também conta com um motor flex, mas agora com 116 cv de potência, sendo esse um diferencial à parte, com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,1 s.

Além disso, embora venha de fábrica com um câmbio manual de 6 marchas, oferece opções com câmbio automático. Assim, quem prefere um carro automático, consegue encontrar um bom custo-benefício no LTZ do Onix.

Seu consumo também é baixo, fazendo 9,1 km/l na cidade (etanol) e 11,1 km/l na estrada. Já com gasolina, dá para fazer 13,1 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada.

Equipamentos e segurança

Além do motor, os equipamentos adicionais também demonstram diferenças significativas entre o Onix LT ou LTZ. Nesse caso, o Chevrolet Onix LTZ é mais completo e conta com:

  • Acendimento automático dos faróis, devido à presença do sensor crepuscular;
  • Faróis de neblina;
  • Motor 1.0 turbo;
  • Sensor de estacionamento (traseiro);
  • 6 airbags;
  • Controle eletrônico de tração e estabilidade;
  • Vidros elétricos (dianteiros e traseiros);
  • Luz de condução diurna em LED;
  • MyLink – tela de 8 polegadas;
  • Integração com smartphones, através do Android Auto e Apple CarPlay.
  • Ar-condicionado;
  • Regulagem de altura no banco do motorista;
  • Câmera de ré;
  • Freios ABS;
  • Direção elétrica;
  • Chave presencial;
  • Dentre outros.

Por outro lado, a versão básica do Chevrolet Onix LT é bem mais enxuta, embora também conte com opções de implementações opcionais e variações mais completas. Nesse caso, ele conta com:

  • 6 airbags;
  • Controle eletrônico de tração e estabilidade;
  • Vidros elétricos (dianteiros e traseiros);
  • Direção elétrica;
  • Freios ABS;
  • Ar-condicionado;
  • MyLink – tela de 8 polegadas;
  • Integração com smartphones, através do Apple CarPlay;
  • Dentre outros.

Um destaque negativo para a versão LT é que a integração com smartphones acontece apenas por meio do Apple Car Play.

A inclusão do Android Auto é opcional e acarretará custos extras.

Além disso, não são todas as versões do Onix LT que contam com itens mais refinados, presentes nas categorias superiores.

Esse é o caso da chave presencial, faróis de acendimento automático, partida com botão e a câmera de ré, que fazem parte apenas de modelos LT completos.

Preço

Por fim, outro ponto fundamental na hora de escolher entre o Onix LT ou LTZ é o preço dos modelos. Afinal, esse é um dos quesitos que fazem toda a diferença nessa escolha.

Nesse caso, como já não deve ser novidade para ninguém, o Onix LT sai em grande vantagem, uma vez que trata-se da versão de entrada, portanto, a mais barata entre todos os tipos da categoria.

Para se ter uma ideia, é possível sair com um Chevrolet Onix LT por valores a partir de R$ 80.530,00.

Sendo assim, é também um dos carros hatch de melhor custo-benefício entre os concorrentes.

Para comprar um Chevrolet Onix LTZ Turbo, por outro lado, será preciso desembolsar ao menos R$ 91.760,00.

Nesse caso, trata-se de uma versão com câmbio manual. De todo modo, com menos de R$ 100.000,00 é possível comprar um LTZ com câmbio automático.

Um LT mais completo, como o Onix LT1 MT, por exemplo, sai por uma média de R$ 88.970 e já conta com adicionais importantes de conforto e segurança.

Onix LT ou LTZ: Qual Comprar?

Onix LTZ
Fonte: AutoPapo

Depois de observar com mais detalhes as diferenças existentes entre as duas versões, fica muito mais fácil escolher um dos dois modelos.

De todo modo, vale lembrar que ambas as variações conseguem atender um público distinto.

Para quem gosta dos veículos da Chevrolet e quer realmente comprar um Onix – que são, sem dúvidas, modelos que valem a pena adquirir – mas não conta com um poder aquisitivo suficiente para comprar uma versão completa, o LT é uma boa opção.

É claro que seu modelo de entrada possui certas limitações e ausência de alguns equipamentos, como câmeras e sensores traseiros.

De todo modo, trata-se de um veículo de 6 marchas, o que é um grande diferencial, e com ótima economia de combustível.

Por outro lado, para quem busca uma versão do Onix mais completa, o ideal é optar pelo LTZ. A diferença de valores para a versão de entrada é de mais R$ 10.000,00, mas os benefícios são significativos.

Primeiramente, o motor passa a ser turbo e não aspirado, como no LT. Isso abre as portas, por exemplo, para a compra de um modelo com câmbio automático (por um valor a mais).

Esse câmbio faz parte originalmente apenas do Onix Premier, que é o top de linha da categoria, mas que custa a partir de R$ 105.230,00.

Ou seja, a escolha entre o Onix LT ou LTZ depende bastante dos próprios gostos e objetivos de cada cliente.

De toda forma, seja o LT de entrada, Onix LT Turbo, LTZ manual ou automático, todos cumprem muito o que se propõem a fazer.

Considerações finais

Como foi possível observar, a escolha entre o Onix LT ou LTZ está diretamente ligada ao objetivo que se deseja alcançar com o carro.

Ambas as variações, presentes tanto nos hatches quanto nos sedãs do Chevrolet Onix, dizem respeito às versões de entrada (LT), que são mais básicas e enxutas, e às intermediárias (LTZ), um pouco mais completas e potentes.

As diferenças encontradas entre essas variações, como demonstradas, são significativas e abrangem pontos fundamentais, como o motor e economia, equipamentos, segurança e o próprio preço, que é um muito diferente, sendo que o LTZ é mais caro que o LT, por ser mais completo.

O top de linha do modelo, de todo modo, é realmente o Onix Premier Turbo, que já engloba outros públicos. Além disso, há outras versões de destaque, como o Onix RS Turbo.

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