Prisma ou Cronos: Qual o Carro Melhor? Veja os Prós e Contras

Se você está de olho em sedãs no mercado do Brasil, então provavelmente já considerou comprar um Prisma ou Cronos. Mas, qual é a melhor opção? Vejamos a seguir em nosso comparativo!

Melhor Escolha

Chevrolet Prisma

O Chevrolet Prisma é um sedan compacto que deriva do Celta

  • Ele tem um valor mais baixo do que um 0 km
  • Acoplado com versões de câmbio automático e manual de 6 marchas
  • Se trata de um modelo econômico, o que é indispensável para um semi-novo

Ótimo Custo-Benefício

Fiat Cronos

Feito sob a mesma plataforma do Argo, mantendo o mesmo entre eixos, mas aumentando no comprimento

  • Porta-malas com capacidade para até 525 litros
  • Pode fazer 12,4 km/l (gasolina) e 8,5 km/l (etanol) na cidade, enquanto na estrada, ele faz 14,8 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (etanol)
  • O preço de uma revisão de 60.000 km é de R$ 684

Prós e contras do Chevrolet Prisma

Chevrolet Prisma 1.4
Fonte: Autoesporte

Antes de comprar um veículo, é importante avaliar todos os aspectos. Portanto, neste comparativo, vamos verificar quais são os principais pontos positivos e negativos.

Começaremos com o carro da Chevrolet, o sedã mais vendido do Brasil na atualidade e, em seguida, falaremos sobre o carro da Fiat.

Anote todas as características mais importantes para você e prepare-se para fazer uma escolha acertada.

Prós do Chevrolet Prisma

Conectividade

Para começar, todas as versões do carro, como o Prisma 1.4 ou o Chevrolet Prisma LTZ, contam com uma central multimídia de bastante qualidade.

Equipada com serviço OnStar, essa central é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, o que garante ao motorista a possibilidade de conectar dispositivos extras para ajudar na direção.

Motores

Sempre que comparamos sedãs, é normal que a conversa vá para os seus motores e o desempenho em termos de velocidade, torque e outros fatores. Nesse sentido, o Chevrolet Prisma se sai bem.

Ao todo, o Prisma tem motorização com dois modelos. O primeiro é um motor 1.0 de quatro cilindros e cabeçote com oito válvulas.

Usando um sistema de injeção eletrônica indireta de combustível, esse modelo entrega 78 cavalos de potência com a gasolina e 80 cv com o etanol.

Já o segundo é o motor do Prisma 1.4, que também é usado em todas as versões LT 1.4 e também do Chevrolet Prisma LTZ.

Esse segundo motor é mais potente, também tendo quatro cilindros em linha e injeção eletrônica indireta, mas dessa vez produzindo 98 cavalos de potência com gasolina e 106 com etanol.

Ao todo, a versão mais rápida do carro é o Prisma 1.4 com câmbio manual, que faz 180 km/h e vai de 0 a 100 km/h em apenas 10,5 segundos.

Porta-malas

Para quem precisa de espaço, o Chevrolet Prisma pode ser o sedã ideal. Sua capacidade de armazenamento no porta-malas é de mais de 500 litros, um valor que supera diversos SUVs.

Com isso, o Prisma é um modelo excelente para o mercado do Brasil, pois não é necessário dobrar o banco traseiro ou realizar qualquer outra alteração para levar uma compra de supermercado para casa ou, então, para viajar com as malas da família.

Contras do Chevrolet Prisma

Ergonomia

O Prisma não é um sedã de pequenas dimensões, mas não aproveita bem esse espaço, pois oferece uma experiência pouco ergonômica ao motorista.

São pequenos detalhes que atrapalham o modelo, por exemplo, o fato do banco traseiro e da frente ser de tecido e não de couro.

Além disso, os bancos traseiros não têm encosto para a cabeça, algo que, sem dúvida, é praticamente uma obrigação em um sedã desse nível.

Por isso, não é um carro com muito conforto e não está entre os melhores carros para Uber Comfort.

Espaço

Como mencionado, há uma certa diferença entre ter boas dimensões e ter espaço interno. O entre-eixos do Prisma é pequeno para um sedã, o que pode deixar seus usuários um pouco apertados.

Prós e contras do Fiat Cronos

Fiat Cronos
Fonte: FIAT

A seguir, vamos continuar com a comparação Fiat Cronos x Chevrolet Prisma.

Dessa vez, veremos o que o carro da marca italiana apresenta em termos de vantagem e desvantagem.

Prós do Fiat Cronos

Tecnologia

O primeiro grande benefício do Fiat Cronos é a quantidade de tecnologia inserida nele. Claro que isso acontece com ambos os modelos da avaliação, mas o Cronos se destaca pelos recursos disponibilizados.

Para começar, o carro tem uma central multimídia que também é pareada com o Android Car Auto e Apple CarPlay. Além disso, usa um sistema Keyless, para que o motorista possa destravar as portas automaticamente sem precisar usar as chaves para isso.

Seu volante conta com a possibilidade de troca de marchas pelo câmbio borboleta, além de ter recursos para mexer no rádio, volume e atender o telefone sem precisar tirar os olhos do trânsito.

Ainda há um rebatimento elétrico e automático e puddle lamps sempre que abrir a porta do carro, sistema tilt down para mexer nos retrovisores laterais para a realização de manobras, sensor que aciona as luzes automaticamente quando há pouca visibilidade e mais outro para acionar os para-brisas sempre que começar a chover.

Variedade

Um ponto positivo do Fiat Cronos é que ele apresenta várias versões no mercado, com preços diferentes e bastante variedade para os consumidores.

Suas unidades de 2023 são:

  • Fiat Cronos 1.0 — modelo de entrada
  • Fiat Cronos Drive 1.0 — intermediário com motor 1.0
  • Fiat Cronos Drive 1.3 — intermediário com motor 1.3 (também tem versão com câmbio automatizado CVT)
  • Fiat Cronos Precision 1.3 CVT – versão de luxo

No geral, os modelos são bem fáceis de entender: basta olhar pra o motor e depois para o câmbio e ver quais as opções mais interessantes.

Além disso, claro, quanto mais acima na linha, mais itens de série disponíveis, melhor o acabamento do porta-luvas, ar-condicionado e por aí vai.

Até muito recentemente, o modelo não tinha versões com câmbio automatizado, algo que deixou de existir quando o Fiat Cronos 1.3 GSR saiu de linha. No entanto, agora o modelo voltou a ter.

Consumo

Outro ponto positivo do Fiat Cronos é que ele tem um bom consumo em cidades e estradas também, tanto quando alimentado com gasolina, quanto com etanol.

Na cidade, a melhor versão do Cronos faz 13,4 km/l com gasolina e 9,3 km/l com etanol. Não é um valor muito acima da média, mas é bom para um sedã com motor 1.3.

A versão 1.0, por sua vez, faz 14 km/l com gasolina na cidade e 9,9 km/l com etanol.

Na estrada, a melhor versão do Fiat Cronos 1.3 faz 15,7 km/l com gasolina e 11,1 km/l com etanol.

Seu modelo 1.0 faz 16,1 km/l e 11,4 km/l, respectivamente.

Contras do Fiat Cronos Drive 1.3

Profundidade do Volante

O Cronos não permite regular a profundidade do volante. Assim, pessoas com altura acima ou abaixo da média podem ficar numa posição desconfortável.

Defeito no câmbio

O Fiat Cronos teve um problema no câmbio em suas últimas edições, o que levou a um recall de mais de 11,6 mil unidades.

Comparativo Fiat Cronos x Chevrolet Prisma: qual comprar?

Agora que avaliamos os dois modelos, é hora de concluir qual carro você deve comprar: Prisma ou Cronos?

Se você busca por um modelo mais completo, versátil e com mais tecnologia e desempenho energético, o Fiat Cronos é a sua melhor opção.

Por outro lado, se você prefere um sedã com mais espaço e mais acessível, então o Prisma funcionará melhor para você – não por acaso é o sedã mais vendido atualmente.

Recomendamos que você faça um test drive em ambos os carros para sentir qual deles se adequa melhor às suas necessidades, além de conferir também a ficha técnica e os itens de série.

Analise todos os pontos mais importantes para você, como banco do motorista com ajuste de altura, controle de estabilidade, câmera de ré, faróis de neblina, rodas de liga leve, computador de bordo, painel de instrumentos, direção com regulagem de altura, piloto automático, sistema multimídia e mais aspectos.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Yaris ou Cronos que fizemos aqui no blog.

Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.

Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!